Home Aviação de Caça Novos caças para a Suíça: constituído o grupo de acompanhamento

Novos caças para a Suíça: constituído o grupo de acompanhamento

4086
33

FA-18 Hornet - foto Forca Aerea Suica

Grupo composto de 14 membros já tem reunião marcada para este mês, e deverá levar em conta não apenas caças, mas também a defesa terra-ar, acompanhando os trabalhos técnicos de um grupo de especialistas que avaliará a aquisição das aeronaves

Em nota divulgada na sexta-feira, 8 de abril, o Departamento de Defesa da Suíça informou que foi constituído um grupo de acompanhamento encarregado da avliação e da aquisição de novos aviões de combate. O grupo, de 14 membros, será presidido pelo ex-conselheiro dos Estados Hans Altherr, e é formado de representantes dos quatro partidos governamentais, da Sociedade suíça dos oficiais, dos Swissmem, do DFAE (Depto de Assuntos Estrangeiros), do DFF (Depto de Finanças), do DEFR (Depto de Economia), do DDPS (Depto de Defesa, Proteção Pública e Esportes) e das Forças Armadas.

A primeira reunião está prevista para o final deste mês de abril, e o grupo de acompanhamento deverá abordar todos os aspectos das ameaças presentes ao espaço aéreo, com uma visão global para definir a resposta apropriada, levando em conta meios de defesa terra-ar e aviões de combate (caças). Os debates serão confidenciais, segundo a nota.

Os 14 membros acompanharão os trabalhos de um outro grupo interno do Departamento de Defesa, composto por especialistas e encarregado da parte técnica, incumbido da avaliação e da aquisição de um novo avião de caça.

F-5 F - foto Forca Aerea Suica

Composição do grupo:

  • Ex-conselheiro dos Estados Hans Altherr, presidente e representante do PLR
  • Ex-conselheiro dos Estados Peter Bieri, representante do PDC
  • Ex-conselheiro Nacional Roland Borer, representante da UDC
  • Conselheira dos Estados Géraldine Savary, representante do PS
  • Coronel EMG / SMG Stefan Holenstein, presidente da Sociedade suíça dos oficiais
  • Beat Brunner, membro da direção dos Swissmem
  • Simon Plüss, responsável pelo setor de Controles de exportação de Material de Guerra, SECO, DEFR
  • Jon-Albert Fanzun, chefe de Gabinete do chefe do DFAE
  • Karl Schwaar, diretor suplente da Administração federal das finanças, DFF
  • Comandante dos Corpos Dominique Andrey, conselheiro militar do chefe do DDPS
  • Embaixador Christian Catrina, chefe da Política de segurança e secretário geral suplente do DDPS
  • Comandante dos Corpos Aldo Schellenberg, comandante das Forças Aéreas
  • Hans-Rudolf Sieber, chefe das Finances do DDPS
  • Peter Winter, diretor de Sistemas aeronáuticos, armasuisse

F-5 Tiger II e FA-18 Hornet - foto Forca Aerea Suica

VEJA TAMBÉM:

33
Deixe um comentário

avatar
31 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
ronaldo de souza gonçalvesAndré LourençoLuiz MonteiroJustin CaseBrancoF-16 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gustavo Borges
Visitante

O Gripen é feito sobre medida para países do tamanho da Suíça, mas eles podem optar pelo F-35 ou Typhoon. Os suíços têm dinheiro para tal.

ivammc
Visitante
ivammc

A FAB pode aproveitar os F-18 usados na Suíça. Agora é a hora.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Não tem dinheiro nem pra comprar pneu pras viaturas.

ivammc
Visitante
ivammc

É isso aí, caro Rinaldo Nery. Sei que estou sonhando, mas, vai que alguém de bom senso, na FAB, tenha uma atitude mais efetiva. Sds.

shambr
Visitante
shambr

os f 18 ate 2030 e sobra somente os f5s a naum mais f5s naum isso ja era e obsoleto demais e boca da suica cair de f35s como o boca ja disse eles tem dinheiro para tal no verao passado eu vi pela janela de casa os f5s suicos e f18s um f 18 passou devagar bem em cima da minha casa deu para ver ele tava voando baixo os dois turbinoes o f 18 e lindo parece o starfighter de Guerra nas estrelas pois e a suica vai cair de f35 typhoon e gripen o gripen e melhor… Read more »

Cristiano.GR
Visitante
Cristiano.GR

Não tem dinheiro por conta da roubalheira dessa cambada de políticos corruptos que são exemplos do que há de mais podre entre os cidadãos brasileiros, estão no mesmo saco dos médicos ladrões de orgãos, dos políciais informantes dos traficantes, dos traficantes, dos pedófilos, … Corrupção deve ser considerado crime ediondo e ter punição severa, o problema é que só provam crimes dos empresários, engenheiros e executivos os políticos seguem se safando. Paras as viaturas das FAs falta até pneu, mas vai ver se falta pneu para os carros da Câmara, Senado e Legislativo. A população devia se juntar, invadir Brasília… Read more »

André Lourenço
Visitante

Acho que a FAB deveria ficar de olho nesses F5, tem cerca de 50 caças, é a melhor opção para agora, são de excelente qualidade, até a USAF comprou alguns com 2 lugares. É só trazer e começar a colocar em condições de voo, sem custos de treinamento de pilotos, integração de armas e equipe de terra, estocar no PAMA SP e aos poucos transferir para a base de Cumbica para reparos na fuselagem, depois manda para Embraer pintar e fazer a eletrônica. Já visitei o PAMA SP várias vezes, inclusive fizeram uma simulação nos motores do F5 em bancada,… Read more »

Nonato
Visitante
Nonato

O Brasil comprar F5?
Mas F5 ele ja tem.
Está precisando é de caças de verdade…
Quanto aos pneus das viaturas sempre tive a opinião de que a maioria dos paises gasta dinheiro desnecessariamente.
Tipo imagino que nas guerras os EUA compram água mineral em garrafinhas para seus soldados. Ja imaginou os gastos?
Aí, de repente, o exército paga 150 mil por um Marrua, feito no Brasil (estou chutando o preço).
Talvez um pneu custe mil reais.
Não ha dinheiro que chegue…
Deveria se pagar o mínimo de lucro para empresas privadas. Deixar que faturam exportando.

Bardini
Visitante

É mais fácil a FAB ir ao AMARC e arranjar F-15B e fazer MLU do que algum F/A-18 A/B Suíço vir pra cá.

Bardini
Visitante

Correção: F/A-18 C/D

ivammc
Visitante
ivammc

Meu caro Bardini, F-15 na FAB iria ser muito bom. Porém, a ideologia não aceitaria. Se a FAB quisesse uma aeronave de verdade já teria tomado uma atitude. Mas a ideia é boa. Sds.

Bardini
Visitante

ivammc 9 de abril de 2016 at 17:18
.
“F-15 na FAB iria ser muito bom. Porém, a ideologia não aceitaria.”
.
Qual ideologia?
.
“Se a FAB quisesse uma aeronave de verdade já teria tomado uma atitude.”
.
A força já fez sua parte, escolheu uma aeronave que vai poder operar de verdade dentro de suas limitações. Resta agora aguardar o andamento do programa.

ivammc
Visitante
ivammc

Ideologia: De nunca ter o nosso território ameaçado logo não precisaríamos ter aeronaves de ponta. Esse era e continua sendo o pensamento na FAB. Lhe digo isso Bardini, porque fiquei mais de 2 décadas na FAB. Sds.

BrancoF-16
Visitante

Olha se for para o Brasil ir de usado para quebrar um galho, não vamos inventar a roda de novo povo. Esse caça é o F-16 tem aos milhares, e tem mais de uma empresa que pode dar um bom tapa neles a um custo justo, com uma gama de armas enorme já integradas ao caça. Falo custo beneficio é o F-16 para de comprar F-5 e vai de F-16 usado. Quando Gripen chegar, teremos Gripen NG como principal e F-16 como secundário. Olha não sei quanto custaria mais F-16 block 40 não deve sair o olho da cara, a… Read more »

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Olá ivammc. Voce passou pela AFA? Qual turma? Só pra saber, já que conhece a ideologia.

ivammc
Visitante
ivammc

Caro Rinaldo Nery, fui praça durante 9 anos, fiz cursos mas não é o caso de mais detalhes, não fui oficial. Vejo que o senhor foi oficial. E quanto a ideologia eu posso ilustrar: o material para manutenção era escasso e quando o pedido era feito demorava de 2 a 3 anos para chegar de uma simples graxa patente. Canos descalibrados com a alma empenada precisando dar passo, logo f-5 desdentados. Sendo, não a interesse em melhorar as aeronaves só um ufanismo de comprar 36 Lifts NG para dar tempo de evacuar Brasília. Deixo claro que é a minha opinião… Read more »

ivammc
Visitante
ivammc

Caro Rinaldo Nery, depois que me formei em Ciências Jurídicas e Sociais descobri mais da realidade da FAB, do que quando eu servia. E gostaria de saber, do senhor, o por que não se renovou a nossa frota de caças a mais tempo?

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Bem, é que quando se posta ¨é o pensamento da FAB¨ me pareceu ser uma afirmação muito forte. Só se a gente tomasse um whisky com o Comandante da Força, com o Chefe do EMAER, com o Comandante do COMGAR e com o Chefe da 6a Subchefia do EMAER (que aliás, era o Brig Vasconcelos, da minha turma), pra saber a posição deles. Mas o TB Rossato não bebe. Se todos os F-5EM fossem desdentados não faziam nem campanha de emprego ar-solo, ou ar-ar. Nem lançavam nenhum missíl. Dizer que o Gripen NG é um LIFT me parece, também, equivocado.… Read more »

Bardini
Visitante

É estranho dizer que é ufanismo comprar “36 Lifts NG” para dar tempo de evacuar Brasília enquanto você defende que a força deveria ter optado por um “caça de verdade”, mais caro que os F-39 E/F e que sofreriam muito mais para serem mantidos operacionais por estas bandas devido seus custos, haja visto que você disse que até F-5 é “desdentado”.
.
Talvez a FAB, que tem tido seus pés por muito tempo “no chão” tenha feito bom uso desta experiência na sua escolha.

ivammc
Visitante
ivammc

Caro Reinaldo Nery, concordo e respeito a opinião do senhor. Como já foi ventilado muitas vezes aqui, o Gripen NG é uma nova versão (o NG vem de “new generation”) do JAS 39 Gripen, caça leve multiuso empregado pela força aérea sueca desde 1997. Esse avião também foi vendido a países como África do Sul, República Checa e Hungria. Assim sendo, para um pais de dimensões continentais, riquezas naturais e o mais importante o seu povo, o qual se deve proteger. Acredito que para o Brasil seria um caça da classe Typhoon, Su-35, Super Hornet, Rafale ou F-16 Block 60.… Read more »

ivammc
Visitante
ivammc

Meu caro Bardini, quem tem que manter os pés no chão é o Exército, a FAB cuida do céu, caso o senhor não saiba.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

ivammc, como voce já foi da “graxa”, como o Juarez, sabe que é difícil e caro manter um avião de combate. É o bordão que usamos aqui várias vezes: não adianta ter se voce não pode manter. Simples assim. Com o dinheiro do Petrolão dava até pra ter F-22. US$ 58.000/hora de voo.
Quero uma Ferrari, mas não consigo pagar o IPVA. Nem o seguro.

ivammc
Visitante
ivammc

Boa, Rinaldo Nery, é isso aí. Poderiamos ter como dizia o FHC: uma mini USAF.
Desculpa qualquer coisa em algum comentário mal colocado, acho que o espaço é para debater com bom senso.
Saudações.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Certamente. Estamos só trocando opiniões. Abs.

Bardini
Visitante

ivammc 10 de abril de 2016 at 0:06
.
Sim, se o dever é cuidar do céu então é preciso ter uma aeronave que possa fazer isso full-time e dentro do que a força possa manter. Não adianta sonhar com coisa mais cara pra ficar no hangar por falta de dinheiro para comprar até o combustível.

ivammc
Visitante
ivammc

Ok, Bardini, o senhor tem razão.
Desculpa qualquer coisa.

Bardini
Visitante

ivammc 10 de abril de 2016 at 0:26
.
Não necessidade de você pedir desculpas, e eu também não sou o dono da razão… Estamos apenas defendendo nossas opiniões, por mais que elas venham a divergir em algum momento.

Justin Case
Visitante
Justin Case

Amigos, A FAB tem uma missão a cumprir, muito bem determinada em documentos de alto nível. Assim, não tem direito de planejar seus meios aéreos, treinamento e manutenção em grau inferior ao necessário para o cumprimento dessa missão. Ainda, temos que lembrar que o pedido de dotação orçamentária é feito para atender a essa necessidade operacional. Simplificando, se a Força for reduzida a metade, só terá direito de requisitar a metado dos recursos que pede hoje. Da mesma maneira, o Governo provavelmente irá “contingenciar” esse novo orçamento no mesmo percentual que usa hoje. Assim, por mais que se reduza a… Read more »

Luiz Monteiro
Visitante
Luiz Monteiro

Prezado Justin Case,

Penso da mesma forma.

Prezado Ivammc,

Quem informou que irá disponibilizar seus F/A 18 Hornet nos próximos 5 ou 6 anos foi o Kuwait.

Abraços

André Lourenço
Visitante

A época do F16 já passou, a uns 15 anos atrás uma empresa chamada VEM ( varig engenharia e manutenção ), ofereceu a FAB um lote de 12 caças F16 MLU da Holanda, a FAB recusou alegando que o FX poderia ser cancelado caso o negócio fosse fechado. Acho que esses caças foram parar no Chile, Portugal também vendeu alguns para a Hungria é só dar uma olhada aqui no site, no deserto existem apenas versões antigas do F16, que estão virando drones. Acho que o tempo do F5 não passou não, a FAB voltou a comprar mais alguns da… Read more »

ronaldo de souza gonçalves
Visitante
ronaldo de souza gonçalves

O pessoal não pode ver uma noticia de F-5 que querem que Fab compre,se pudessem atrapalharia o negocio da argentina e compravam o F-5 que eles vão comprar temos F-5 o suficiente agora e o gripen. se pensamos em voltar para trás não vai haver mais lotes do gripen não o F-5 e um caça bom é pelo menos foi mas chegou ao final serve para Uruguai,nicaraguá serve pro Brasil não dá mais