De zero a nove, nota final do Gripen na avaliação suíça foi de 6,36 pontos

5

Informação está em atualização das transcrições da SFTV, que transmitiu a coletiva de imprensa dada nesta terça-feira pelo chefe do Departamento de Defesa da Suíça, Ueli Maurer

A TV “Schweizer Fernsehe” (SF) da Suíça trouxe mais atualizações das transcrições da coletiva de imprensa desta terça-feira, motivada por relatórios vazados da concorrência suíça por caças que substiturão seus F-5. Com destaque, estava a informação abaixo:

O chefe do Departamento de Defesa contrapôs às notas mostradas no relatório vazado, que trazia informações de 2008 e 2009, o resultado final da avaliação, que prosseguiu nos anos seguintes. De acordo com Maurer, o Gripen E/F atingiu na pontuação global a marca de 6,36 pontos, classificando-o como satisfatório. A graduação ia até 9 pontos. Em áreas específicas como “efetividade operacional”, foram 5,81 pontos. Em “adequação operacional”, o valor foi de 6,87 pontos. Todos os valores são significativamente mais altos que os mencionados nos relatórios vazados, publicados pela imprensa no último domingo (neles, o caça sempre mostrava notas abaixo de 6, que era o valor de referência).

Outra informação foi dada pelo comandante da Força Aérea, Markus Gygax, é que respostas dadas pela Suécia sobre o desenvolvimento da versão E/F do Gripen mostraram que essas estimativas serão excedidas.

FONTE: SFTV (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

FOTO: Saab

NOTA DO EDITOR:  não foram disponibilizados na matéria original os números das avaliações finais dos outros dois concorrentes, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon.

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo_recife

Eficiente e de baixo custo comparado com as outros dois vetores.

Escolheram o melhor!!!

Nick

Ou seja, com 6,36 superou o F-18 C/D. Todo carnaval feito com um relatório desatualizado e incompleto com o objetivo óbvio de melar a decisão foi ridicularizado. No mais, mostra o profissionalismos da FAS/MD/Governo deles.

Aqui por questões ideológicas, preferiram repesar o relatório da FAB. E mesmo assim ainda atrasam o anúncio do Rafale por saberem que esse “repesamento” não se sustenta.

[]’s

edcreek

OLá,

Fica evidente que a ocultação das notas dos outros concorrentes que há algo a ser escondido….

Abraços,

Vader

edcreek disse:
15 de fevereiro de 2012 às 15:11

“Fica evidente que a ocultação das notas dos outros concorrentes que há algo a ser escondido”

Tem razão. Divulguem as notas.

Mas divulguem os PREÇOS também… bem como os custos de manutenção/operação. 😉

Afinal, transparência sempre é bom, concorda? 🙂