MD da Suécia visita oficialmente a Suíça e aproveita para falar do Gripen

13

Gripen F em Axalp - foto Depto de Defesa da Suíça

Entre outros assuntos de reunião dos ministros da Defesa dos dois países, o sueco atualizou o suíço sobre os últimos desenvolvimentos do caça

Nesta quinta-feira, 2 de abril, o Departamento de Defesa da Suíça divulgou nota a respeito de visita feita ao país pelo ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist. O ministro sueco foi recebido em Berna pela sua contraparte suíça, Ueli Maurer, chefe da instituição que na Suíça engloba Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esporte.

A reunião entre Hultqvist e Maurer focou em assuntos de cooperação mútua e contatos regulares entre os dois países, em questões de segurança, defesa e treinamento militar. A nota suíça destacou que este foi o primeiro encontro de ambos desde as eleições gerais realizadas na Suécia, em setembro do ano passado. Como resultado daquela eleição, o governo sueco passou a ser liderado pelos sociais-democratas, aos quais pertence Hultqvist.

A reunião entre os dois ministros foi qualificada como “distintiva e construtiva” segundo a  nota do Departamento de Defesa da Suíça. Em meio a assuntos como a situação de segurança internacional em face do conflito na Ucrânia e do crescimento do Estado Islâmico no Oriente Médio, a reorganização das Forças Armadas da Suécia e da Suíça e a cooperação bilateral de ambos os países em equipamentos e treinamento militar, o caça sueco Gripen também foi um tema abordados: Hultqvist delineou para Maurer os últimos desenvolvimentos técnicos relacionados à aeronave, e este tomou nota dos mesmos.

Vale lembrar que Maurer era um grande defensor da escolha do caça Saab Gripen para reequipar a Força Aérea Suíça, selecionado no final de 2011 numa disputa acirrada com os jatos Dassault Rafale e Eurofighter Typhoon, mas cujo sistema de financiamento para a aquisição foi rejeitado pela população suíça em referendo realizado em maio do ano passado, inviabilizando a compra. À época, curiosamente, o então parlamentar social-democrata sueco Hultqvist fazia parte da oposição ao governo de centro-direita da Suécia, mas apoiava firmemente o desenvolvimento da nova geração do Gripen e sua venda à Suíça – já os sociais-democratas suíços eram contra o negócio.

Encontro MD sueco Hultqvist e suíço Maurer - foto via Depto de Defesa da Suíça
Encontro em Berna do ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist (visto à direita, gesticulando) com sua contraparte suíça Ueli Maurer (visto à esquerda, com a mão no rosto)  – foto via Depto de Defesa da Suíça

 

FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça (a imagem do alto está em caráter meramente ilustrativo)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_
Marcos

Morreu o engenheiro Guido Pesotti.

Marcos

Off topic

Em relação a queda do helicóptero, novas informações dão conta de que uma das pás da aeronave foi encontrada muito distante do local do acidente, indicando que a mesma pode ter se soltado ou se rompido. Ninguém informa se a pá em questão é do rotor principal ou de cauda.

Dexter

Off topic:
Será o fim da farra dos “pobres” políticos no GTE?
Ou é só para inglês ver?
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/04/governo-publicara-decreto-que-restringe-voos-da-fab-para-ministros.html

rommelqe

Off topic,
Na imagem da TV fica claro que é do rotor principal (quando policiais carregavam o objeto). Esse EC possui fenestron com pas relativamente pequenas.

Pesames a todos os familiares, inclusive do eng. Guido.

ivanildotavares

O Gripen está definitivamente descartado como o futuro caça da Força Aérea Suiça ou ainda há possibilidade? O atual governo suíço pode, ainda que demore um pouco, propor nova análise para o Gripen voltar à cena?

Marcos

A aeronave selecionada foi o Gripen. E em algum momento os suíços vão ter de substituir seus F-5. O referendo simplesmente foi para definir se aumentariam as verbas para o financiamento.

ivanildotavares

Obrigado pelo esclarecimento, Nunão.
Abs

Rogério
Victor Matheus

Parece que o Fantástico deste Domingo vai ter reportagem sobre o Gripen galera!
Abraços!

Marcos

Victor:
Espero que não seja para trazer alguma reportagem mostrando que houve alguma coisa… como vou dizer… um descaminho na escolha da aeronave. Se teve, voltamos a estaca zero, ou seja, mais up grade no F-35, ops! F-5.

Corsario137

Segundo a matéria, ano que vem já chegam os Gripen C/D lisados…