A-29 Super Tucano - missao treinamento Afeganistao 6-4-2015 - foto USAF

Foto disponibilizada pela USAF (Força Aérea dos EUA) nesta sexta-feira, 8 de abril de 2016, mostra uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã voando sobre o Afeganistão em missão de treinamento. O breve descritivo que acompanha a foto informa que ela é de 6 de abril.

O descritivo acrescenta que o A-29 é um avião de ataque leve que pode ser armado com duas bombas de 500 libras, duas metralhadoras .50 e foguetes, acrescentando que seus tripulantes são treinados em missões de interdição aérea e reconhecimento armado, que permitem uma capacidade de ataque pré-planejado. Também informa que no momento a Força Aérea Afegã possui oito aeronaves A-29, mas terá 20 exemplares até o final de 2018.

A-29 Super Tucano - missao treinamento Afeganistao 6-4-2015 - detalhe ampliado foto USAF

Ainda segundo a USAF, o Comando Aéreo de Treinamento, Assessoramento e Assistência (Train, Advise, Assist Command-Air  / TAAC-Air) trabalha diariamente junto à Força Aérea Afegã para ajudá-la na construção de uma força profissional, sustentável e capaz.

Clique na imagem e nos detalhes ampliados, acima e abaixo, para ver em maior tamanho. Percebe-se claramente que a aeronave transporta duas bombas pintadas no padrão azul, indicativo de armamento de exercício (treinamento). Clique também nos links da lista a seguir para saber mais sobre o A-29, selecionado e adquirido pela USAF para operar na Força Aérea Afegã.

A-29 Super Tucano - missao treinamento Afeganistao 6-4-2015 - detalhe ampliado 2 foto USAF

FOTO: USAF (Capt. Eydie Sakura)

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Ben-Hur
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Ben-Hur

Detalhe para os cases de Chaff/Flare na segunda foto.

Daniel Dutra
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Daniel Dutra

Essa foto do a29 ficou muito bonita, da ate pra usar de wallpaper

Marcos
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Marcos

O que é aquela antena no dorso da fuselagem??

Marcos
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Marcos

off topic: primeiro giro de motor

https://www.youtube.com/watch?v=3fNdWVCTX1Y

bomfao
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bomfao

Lindas fotos, acho que só eu não gosto do nosso padrão de camuflagem ,,

Renan
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Renan

Não lozalizei o mencionado case de chaff/flare. 🙁

Ben-Hur
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Ben-Hur

Na fuselagem, próximo ao flape.

EduardoSP
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EduardoSP

A paisagem do Afeganistão favorece fotos de aviões que mostrem o solo. As montanhas, os desertos e as variações de cores do solo dão um excelente pano de fundo para aviões. Gravei fotos desse tipo, muitas publicadas aqui.

Bosco
Visitante

Rena,
Talvez essa foto ajude:comment image

Bosco
Visitante

Esta tá melhor. São os “cabides” vermelhos entre a fuselagem e as asas. https://4.bp.blogspot.com/-_MlU-P7ZjG0/VaiaGsdyjMI/AAAAAAAAD5M/bH2gDtDvOFU/s1600/super%2Btucano.jpg

Mauricio R.
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Nossa nem me liguei na cor do corpo das bombas, fui direto checar: Kd as espoletas???? Sem espoletas, logo bombas de manejo.

Bosco
Visitante

Maurício,
De cor eu não entendo, mas sobre espoletas, as bombas podem ter adotado as de cauda.

shambr
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shambr

jaja eles vaum comecar a entrar no cacete o pau vai cume quente poderia acrecentar ao super tucano o mesmo chaff/flares novos do mesmo Sistema para helicopteros russos uma material foi agora postada a respeito durante as demonstracoes nenhum helicopter foi abatido por misseis portateis e de alto alcance boa sorte tucanoes e esta na hora do pau kkkk

Cristiano.GR
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Cristiano.GR

Parabéns aos brasileiros da Embraer!

PRAEFECTUS
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PRAEFECTUS

De fato concordo com o shambr, seria interessante dotar os Tucanos com um sistema de defesa parecido com o dos russos. Não sei se isso seria possível nos Tucanos, se positivo, os pilotos agradeceriam com certeza.

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

O shambr tem é que consultar uma gramática, e usar um pouco de ponto, vírgula, letra maiúscula etc. Parece adolescente postando no Whats app.
Bosco, armamento de instrução e manejo sempre é pintado na cor azul (no ocidente, pelo menos). Usa-se o verde, na maior parte das vezes, para o armamento real.

Marcos
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Marcos

Rinaldo, bom dia!
Quando os Super Tucanos foram entregues para a FAB, foi necessário criar uma doutrina de uso para ele. Saberia dizer se os americanos criaram uma nova doutrina para uso dos ST para as forças afegãs?

Marcos
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Marcos

Ops! Para eles (os ST).

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Certamente, Marcos. Com a experiência em combate que os norte americanos possuem, inclusive no próprio Afeganistão, eles sabem muito bem o que o A-29 pode fazer ou não. A missão é a mesma do A-10, mas a capacidade não. O A-29 é bem mais limitado.

Bosco
Visitante

Valeu Rinaldo (e Maurício),
Eu sabia das faixas coloridas dos mísseis mas nunca tinha me atentado à cor das bombas.
Um abraço.

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Quanto aos mísseis, a cor original do fabricante (nos de emprego) é mantida por razões técnicas.

Marcos
Visitante
Marcos

Só o custo de combustível deve pesar enormemente. Um A-10 tem os dois motores do E-170/175.

Bosco
Visitante

Não vejo nenhum óbice à introdução de um avião de ataque leve turboélice na USAF, que pode muito bem ser o Super Tucano, agora de forma alguma ele seria um substituto do A-10. Não há cabimento em dizer que o Super Tucano irá substituir o A-10 na USAF, nem hoje e nem nunca. Menos! Bem menos!!! O A-10 tem função de apoio aproximado, interdição, ataque anti-blindados e contra insurgência. Um avião de ataque leve turboélice (Super Tucano ???) só poderia ser utilizado na função “contra-insurgência”. As outras três funções do A-10 continuariam a ser feitas pelos caças de alto desempenho… Read more »

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Mas ninguém disse que o A-29 vai substituir o A-10 na USAF.

Rinaldo Nery
Visitante
Rinaldo Nery

Ninguém falou em substituir os A-10 por A-29 na USAF.

Bosco
Visitante

Realmente Rinaldo! Eu estava lendo alguns links sugeridos e cometi um ato falho comentando fora de lugar.

Delmo Almeida
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Delmo Almeida

KKKKKKKKKKKK
Bosco, acontece nas melhores famílias…
Seria para assumir UMA missão do A-10, justamente a que mais demanda horas operacionais e permitiria um número maior de surtidas.Desconsiderando o alcance limitado a indisponibilidade de REVO, ele poderia dar conta de praticamente todas as missões do cenário da Síria e Iraque (sem mísseis de cruzeiro, sem bombas como Mk. 84 e tal). Não possui todas as capacidades, mas possui o feijão com arroz. É como usar talheres de prata para servir feijão com arroz.
PS: Acho que o ponto principal para a USAF é a ausência da capacidade de realizar REVO.

Bosco
Visitante

O problema de se utilizar um avião leve de ataque, de baixo desempenho, sem capacidade de REVO, para COIN, e ainda por cima, nos tempos politicamente corretos de hoje, é que é pouco efetivo com sua pequena carga de bombas burras. A efetividade das bombas burras é diretamente proporcional à quantidade levada. Hoje em dia ainda tem as proibições de se utilizar Napalm e bombas de fragmentação. Há variantes das bombas de emprego geral Mk-81 e Mk-82 com fragmentos pré-formados, o que aumenta a efetividade dessas bombas burras, tornando-as bombas de alta fragmentação, que intensificam seu efeito se dotados de… Read more »

Bosco
Visitante

Vale salientar que me refiro a “ser interessante” o conceito da BAT-120 e não a bomba em si já que ela não é mais fabricada.

Delmo Almeida
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Delmo Almeida

kkkkkkkkkkk
Concordo, mas não acho que as bombas burras sejam opções para a guerra moderna. A inteligencia e baixa margem de erro é a chave do sucesso para operações nas guerras de quarta geração. Já passou o tempo que sair matando todo mundo era uma estratégia (graças à Deus). A série Mk 80 é útil quando tornadas inteligentes e o ST pode operar bombas inteligentes. Acho que a complementação viria com mísseis no estilo do Brimstone (que são 3 por lançador) e foguetes também tem espaço.
PS: Não tenho praticamente nenhum domínio sobre as características de emprego dos foguetes, me ajude ai…

Bosco
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O problema da utilização de bombas burras é que mesmo o vetor sendo dotado de sistema de mira avançado (CCIP e CCRP) ainda assim só se consegue um nível mínimo de precisão do ponto de vista de obter alguma utilidade prática (e tática) se lançado de menos de 3000 metros de altura, o que expõe o vetor aos mampads. Acima de 3000 metros só utilizando a tática de “carpet bombing” pra se obter algum efeito tático. Ou seja, utilizar bombas burras de modo minimamente eficiente expõe o vetor, e mesmo assim duas (ou mesmo quatro) bombas de 500 lb concentram… Read more »

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Bosco, os A-1 e A-29 conseguem uma precisão de 8 metros lançando acima de 3000 metros. Fato comprovado nas campanhas anuais de emprego ar-solo. Se a coordenada geográfica exata do alvo for conhecida, a bomba pode ser lançada a partir do vôo nivelado, inclusive.

Bosco
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Rinaldo,
Com bombas burras???

Bosco
Visitante

Pra mim o CEP a 3000 metros era superior a 30 metros para lançamento em voo nivelado.

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Não. Os sistemas de pontaria são muito bons.

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Sim, com bombas burras. As bombas são burras, mas os aviões não.

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

O ataque à usina nuclear de Osirak, pelos israelenses (Operação Babilônia) , foi realizada do modo mais convencional possível, como você sabe. Ataque com balsing, topo 5000 ft, e bombas burras. Ah, mas o alvo era grande. Mas o DMPI (Desired Mean Point of Impact) não. Havia pontos certos para o impacto das bombas.
E só uma aeronave, a do Comandante da Base, Cel Iftach Spector, que não acertou,, porque ele estava com problemas de saúde (escondeu de todos) e apagou na puxada do balsing. Acabou lançando as bombas “no nada”.

Delmo Almeida
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Delmo Almeida

Rinaldo Nery, mas isso com que condições atmosféricas? Condições perfeitas ou adversas??? Também estou surpreso. No comentário acima o senhor falou em pés, nos anteriores falávamos em metros. O senhor se atrapalhou em algum ou apenas usou as duas unidades (de maneira correta)?

Rinaldo Nery
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Rinaldo Nery

Uma campanha de emprego ar-solo só é realizada em condições visuais. O ECP é de 8 metros com lançamentos acima de 3.000 metros (9.000 ft). Na campanha de ensaios, em Maxaranguape, o Jordão (piloto de provas da EMBRAER, ex Comandante do 1° Grupo de Aviação de Caça), lançou uma bomba a partir de voo nivelado, 8/8 de camada (céu completamente encoberto), acima de 3.000 metros, e acertou o bingo. Se o lançamento for empregando o modo CCIP, é óbvio que você tem que enxergar o alvo. Não entendi a influencia das condições atmosféricas. O ataque israelense foi realizado em condições… Read more »