segunda-feira, junho 27, 2022

Gripen para o Brasil

Força Aérea Suíça perde jato F/A-18 D em acidente

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

formação de Hornets suíços com F-18 D em primeiro plano - foto Força Aérea Suíça

A Força Aérea Suíça informou a queda de um jato F/A-18 D (modelo biposto) na região de Lopper, próximo a Alpnachtd, no Cantão de Obvaldo. A aeronave havia decolado de Meirigen.

Não há notícias ainda sobre a causa do acidente nem sobre a situação dos dois pilotos que tripulavam a aeronave, e estava prevista para as 17h (horário local) uma coletiva de imprensa no aeródromo de Alpnach.

F-18 D - foto Força Aérea Suíça

ATUALIZAÇÃO: 14h50

SCHWEIZ ALPNACHSTAD FLUGZEUGABSTURZO jornal suíço Tribune de Genève (clique aqui para acessar original em francês) trouxe algumas informações da coletiva de imprensa citada acima. Segundo o jornal, militares suíços afirmaram que as imagens do local (mostrando que a aeronave colidiu com uma montanha) sugerem que o acidente tenha custado a vida dos dois pilotos. Aldo Schellenberg, comandante da Força Aérea Suíça, disse que não há muita confiança (de que tenham sobrevivido) e que se trata de “um dia negro para as Forças Armadas e a Força Aérea”.

Não está claro ainda se os tripulantes acionaram seus assentos ejetáveis. Duas aeronaves participavam da missão de treinamento, e as condições meteorológicas permitiam a realização do exercício. O piloto do segundo F/A-18 que participava do exercício realizou uma manobra de emergência no local, com uma curva de 180º e ascensão, uma ação normalmente aplicável em caso de mau tempo.

Segundo Markus Gygax, ex-comandante da Força Aérea Suíça, trata-se do segundo acidente de um F/A-18 suíço. Dois pilotos morreram em acidente de abril de 1998, e as investigações apontaram a perda de orientação espacial do piloto, em meio a manobras agressivas e sem supervisão dos instrumentos de voo, como causa.

ATUALIZAÇÃO: 24/10 – 15h30

Segundo informes publicados nesta quinta-feira pelo Departamento de Defesa da Suíça, foram encontrados os corpos dos dois tripulantes e a “caixa preta” da aeronave.

Com a análise dos dados gravados sobre a missão e dos destroços encontrados no local do acidente, espera-se realizar a investigação sobre suas causas, cujos resultados foram prometidos para o público logo que os investigadores terminarem seu trabalho.

FONTES e FOTOS: Força Aérea Suíça  e Tribune de Genève (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em italiano e francês)

- Advertisement -

1 Comment

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

É muito bonito ver os suíços voando em meio as montanhas, mas nessas horas somos lembrados que é sempre um grande risco que eles estão correndo.

RIP.

Últimas Notícias

Rússia lança barragem de mísseis na Ucrânia

As forças russas lançaram um ataque de mísseis de cruzeiro em larga escala em locais em toda a Ucrânia...
- Advertisement -
- Advertisement -