Pacifistas não querem deixar a nova geração do Gripen decolar em paz

24

Grupos pacifistas da Suécia e da Suíça se unem contra o Gripen – o objetivo é que a nova geração do caça não possa ser desenvolvida para nenhum dos dois países

 –

Para quem acompanha o mercado de defesa, essa associação pode soar um tanto bizarra: segundo o jornal suíço 24 heures, neste último domingo (15 de abril) o “Grupo para uma Suíça sem Forças Armadas” (GSsA) e a organização pacifista da Suécia “Sociedade Sueca de Paz e Arbitragem” (SPAS)  fizeram uma aliança para tentar impedir que o Conselho Federal Suíço adquira os caças Gripen. A coalizão foi acertada numa assembleia geral da GSsA, realizada em Soleure.

O interesse da sueca SPAS em que o contrato suíço não se realize, segundo a GSsA, tem o seguinte argumento: se a Suíça ou outro país comprar o caça, vai viabilizar que a Suécia também assuma custos de desenvolvimento do novo modelo do Gripen para suas Forças Armadas. “Ajude-nos a deixar o Gripen no solo”, disse o secretário político da SPAS, Rolf Lindahl. Com interesses em comum, as duas organizações fundaram a “coalizão helvética-sueca contra os aviões de combate”.

FONTE: 24 heures (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

NOTA DO EDITOR: o processo de aquisição do Gripen pela Suíça promete trazer novos lances de emoção nos próximos meses, pois vem surpreendendo a cada novo capítulo pelo inusitado – e, já que estamos falando em belicismo e pacifismo, pode-se dizer que esse processo pode se tornar tão longo quanto os dois volumes de “Guerra e Paz”, de Tolstói. Mas uma coisa pode ser dita: se grupos pacifistas se unem para tentar impedir o desenvolvimento do Gripen, é mais um sinal de que o caça é considerado uma arma de respeito. Afinal, se não fosse, para que tanto esforço em lutar contra? Em tempo: este editor também gosta de paz e amor e não deseja, com esse comentário irônico, entrar em guerra justamente com outros adeptos da paz mundial ou, como dizem em inglês as candidatas a Miss Universo, “the World Peace”.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Pacifistas nao querem deixar o Gripen em Paz! Que trocadilho 🙂 Eu nao sei vcs, mas nao me aborreco com os grupos pacifistas, pelo contrario, acho ateh que sejam um pouco “cute”… 🙂 , faz parte da democracia. Eu sou pela Paz, mas nao me classificaria como pacifista. Nunao, vc que estava inspirado, quando mencionou a Miss Universo e “paz no mundo”; soh de sacanagem irei mandar uma mensagem p/ estas duas entidades (Suica e Sueca) e dizer que vc comparou as mensagens deles com a da Miss Universo ( 🙂 ); fique esperando que irao te cercar e jogar… Read more »

Giordani RS

“Para se ter a paz é necessário estar preparado para a Guerra.”

Esses grupos são tipo “eu sou da paz”…só servem para fazer barulho, aparecer na mídia e vender camiseta…

Marcos

Os noruegueses descobriram recentemente que uma Noruega sem armas só serviu para que um atirador maluco abrisse fogo contra a população indefesa.

Marcelo

não gosto nem do Gripen normal, nem do Gripen NG, mas também acho muito engraçado esses pacifistas. Será que os pacifistas da Suécia não sabem que a Noruega logo ali do lado foi invadida e conquistada pela Alemanha Nazista e a Finlândia teve os seus problemas com a Rússia? Cadê os pacifistas do Brasil? Poderiam entrar no abaixo assinado também! Não que vá fazer alguma diferença. Bem como o editor bem notou, para nós que frequentamos esse espaço a notícia é bem bizarra mesmo, mas na imprensa normal todos vão achar lindo e deve repercutir aqui no Brasil também. Vamos… Read more »

Fabio ASC

O mais impressionante aqui é utilizarem grupos pacifistas que não entendem nada de defesa para exaltar “as qualidades” do aviãozinho.

Vcs estão apelando DEMAIS!!!!!!!!!

Mauricio R.

Não estamos vendo “grupos pacfístas” se opondo ao belicismo russo do recém eleito Vladimir Putin ou as movimentações expansionistas chinesas na Ásia.

ricardo_recife

Pacifistas são inerentes as democracias (para a raiva de muitos), nas ditaduras não existem pacifistas, não tem ambientalistas, etc.., apenas tiranos e vitimas. Em países como Rússia, China, Cuba, Coreia do Norte, Vietnã, etc… não há movimentos pacifistas, como também não há oposição política. Suécia e a Suíça são dois dos países mais democráticos do mundo (junto com Noruega, Islândia, Dinamarca, Nova Zelândia, Canada e Finlândia). Na terra do Gripen existe a mais importante instituição mundial sobre o tema, o renomado Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI). Não há nada de estranho nisto! Em todos os países democráticos existem os… Read more »

DrCockroach

Prezado Nunao, Quando vc mencionou a Miss Universo eu nao o interpretei corretamente, mas valeu pelo esclarecimento. Acredito (acho) sim que o MinDef Sueco caiu por causa da Arabia Saudita; e, de memoria, fazem alguns meses, alguns membros deste grupo Sueco chegaram a invadir algumas instalacoes da Saab e quebraram algo… 🙂 Sim, nao concordo com eles e a visao romantica dos mesmos, mas acho que trazem, as vezes, algo p/ refletirmos. Mas falando de Paz mais seriamente, o pre-candidato Republicano, e libertario, Ron Paul tem atraido milhares e milhares de estudantes universitarios em suas aparicoes em Universidades, nem mesmo… Read more »

Eduardo RA

“Giordani RS disse: 16 de abril de 2012 às 8:31 Esses grupos são tipo “eu sou da paz”…só servem para fazer barulho, aparecer na mídia e vender camiseta…” Giordani, os caras são é muito espertos, bicho! Fica de bobeira, só demonizando as armas, o capitalismo selvagem, os grandes latifúndios, a demarcação das terras indígenas e o que você quiser colocar mais de “causas nobres” é uma baita sacada, velhinho! Você faz o que da vida, meu filho: -Eu faço parta do “Grupo para uma Suíça sem Forças Armadas”…Alguém consegue imaginar alguma coisa mais abstrata? Com certeza deve ter um site,… Read more »

Fabio ASC

Claro que não Nunão.

Também acredito que pacifistas são inerentes à Democracia,m mas, assim como os Ecochatos, eles só vão se dar conta da realidade quando a água bater no bumbum deles.

Observador

Senhores, Tem coisa muito pior do que a Suécia com seus grupelhos de sonhadores da´Era de Aquário, desejando um mundo sem armas, no qual, claro, voltaríamos a nos matar com paus e pedras. Pior é o BRASIL, onde uma campanha completamente ESTÚPIDA de desarmamento tirou quase todas as armas da população civil. Sabem qual é a única coisa de que bandido tem medo? A única coisa que segurava a bandidagem era o temor da população pegar em armas, jogando a Lei na lata de lixo e fazendo justiça com as próprias mãos. E isto é desde o ladrão de galinha… Read more »

Justin Case

Observador, boa noite.

Interessante a estatística, mas acho que comparar países de primeiro mundo com outros subdesenvolvidos envolve muitas outras variáveis, até mais importantes.
Porque não comparar somente entre países de primeiro mundo?
Ou entre dois países violentos, um com armas liberadas e outro com restrição ao porte de armas?
Onde está o Japão, por exemplo? A população está armada por lá?
Abraços,

Justin

Observador

Caro Justin: Boa noite: Este é o ponto. A pesquisa que li dizia que a taxa de violência tem a ver com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), e não com o número de armas em poder da população. É claro que entram outros fatores na equação. Um Estado que realmente PUNA o bandido, ao invés de passar a mão na cabeça dele, é outro ponto bem favorável. No Japão, o IDH é alto e a polícia e o Judiciário funcionam. Posso citar em contraponto o caso da China, com IDH médio (e até recentemente, baixo), onde a população não… Read more »

Grifo

Povo desarmado é bandido sossegado.

Basta ver as estatísiticas de homicídios por país, conforme abaixo:

Caro Observador, eu concordo com a sua tese que os cidadãos devem ter acesso as armas, mas não sei se concordo com as estatísticas. Criminalidade tem mais a ver com outros fatores, como perfil demográfico do país, eficiência da política e da justiça, e política de imigração.

Observador

Caro Grifo: Creio que eu não fui muito claro. As estatísticas que citei apontam exatamente para o que você falou. Quis mostrar que a violência nada tem a ver com o acesso da população às armas. o Canadá inclusive está revendo a restrição de armas à população, pois esta não influiu nos índices de violência. Foi inútil. A violência tem a ver, isto sim, com baixo IDH, com leis frouxas, com polícia e judiciário ineficientes e corruptos. Dependendo do país, o narcotráfico, consumo de drogas tolerado e políticas permissivas de imigração também contribuem para o quadro, como você colocou. Todos… Read more »

DrCockroach

Sou a favor da Paz pois sou contra o inicio da agressao, seja de outros individuos ou governos, que acabem violando os nossos direitos. Sou a favor das armas por uma questao de principio, acho que os individuos tem direitos de defender a propria vida, liberdade e propriedade, contra agressao de outros individuos ou da mafia organi…, digo, governo. Tb acho que um Pais deve investir em defesa como forma de protecao, mas nao iniciar qualquer tipo de agressao. Mas se me perguntarem se prefiro viver no Iemen ou Iraque, onde todos andam armados, ou Inglaterra, que ateh mesmo a… Read more »

DrCockroach

Sou a favor da Paz pois sou contra o inicio da agressao, seja de outros individuos ou governos, que acabem violando os nossos direitos. Sou a favor das armas por uma questao de principio, acho que os individuos tem direitos de defender a propria vida, liberdade e propriedade, contra agressao de outros individuos ou da mafia organi…, digo, governo. Tb acho que um Pais deve investir em defesa como forma de protecao, mas nao iniciar qualquer tipo de agressao. Mas se me perguntarem se prefiro viver no Iemen ou Iraque, onde todos andam armados, ou Inglaterra, que ateh mesmo a… Read more »

Vader

Esses pacifistas são tão chatos como os ecochatos e aquelas religiões que não comem carne…

Marcelo

Vader disse:
17 de abril de 2012 às 7:57
existe isso? Para mim isso é pior que ser pacifista. Mas não sou gaucho não!!!

Vader
Observador

Caro Dr. Barata:

O seu argumento apenas reforça o que eu disse: a tentativa de desarmar a população civil foi ESTÚPIDA porque não levou nenhum dado sério em consideração. O que aconteceu é que meia dúzia de pseudo-intelectuais lançou a idéia e políticos do naipe de um Sarney a abraçaram, só para ganhar espaço na mídia.

Além disto, para os nossos governantes vale a máxima:

“quando todas as armas forem propriedades do governo, este decidirá de quem serão as outras propriedades”.
(Benjamin Franklin)