Home Aviação de Caça Gripen NG: contrato de compra de caça sueco será assinado este mês

Gripen NG: contrato de compra de caça sueco será assinado este mês

325
34

Gripen NG com seis mísseis e tanque central - foto Saab

ClippingNEWS-PAO governo brasileiro pretende assinar até o dia 24 deste mês o contrato de aquisição dos caças supersônicos Gripen NG, produzidos pela empresa sueca Saab. O acordo prevê a compra de 36 aeronaves no valor estimado de USS 4,5 bilhões. “As negociações entre a FAB (Força Aérea Brasileira) e a Saab estão em fase bastante adiantada e o objetivo, caso não haja nenhum contratempo, é que até esta data o contrato possa ser assinado”, informou uma fonte da área de defesa.

Antes disso, porém, até meados de outubro, segundo o Valor apurou, deverão ser assinados os acordos de cooperação industrial e de transferência de tecnologia com as principais fornecedoras e parceiras do programa de desenvolvimento do Gripen no Brasil.

A assessoria do Ministério da Defesa disse não ter informação sobre a data de assinatura do contrato com a Saab. Na próxima segunda, a empresa sueca participará de mais uma reunião com a Defesa e representantes da FAB que coordenam as negociações.

Segundo o ministério, desde agosto as partes têm trabalhado nas definições do projeto. A lista de empresas parceiras do desenvolvimento do caça sueco no Brasil inclui a Embraer e sua controlada Atech, a Mectron, do grupo Odebrecht Defesa e Tecnologia, a Inbra Aerospace, Akaer, Ael Sistemas e as unidades da Selex e GE no Brasil.

Farnborough - maquete Gripen - foto 17 Saab

A Embraer já havia assinado, em julho, um memorando de entendimento com a Saab para assegurar a sua posição de liderança no projeto. A empresa informou que qualquer acordo com a Saab depende do contrato do projeto F-X2, a ser assinado entre a Saab e a FAB.

A participação da empresa no programa F-X2 inclui a coordenação das atividades de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen, assim como o desenvolvimento de sistemas, integração, testes em voo, montagem final e entregas.

A Embraer também estuda parceria com a Saab para a promoção e comercialização global do Gripen NG. O pacote de compensação tecnológica e industrial oferecido pela Saab para o F-X2 prevê que 40% do Gripen e 80% de sua estrutura sejam produzidos no Brasil.

Farnborough - maquete Gripen - foto 7 Saab

A Saab também se comprometeu a investir US$ 150 milhões na construção de uma fábrica de aeroestruturas em São Bernardo do Campo (SP). A Inbra Aerospace será sócia majoritária (60%) da nova empresa, que deve estar pronta no fim de 2015. A Akaer foi a primeira empresa contratada pela Saab para trabalhar no programa do Gripen NG, na parte de fuselagem, asas e portas principais do trem de aterrissagem. A Inbra Aerospace ficou com produção de partes estruturais em material composto.

FONTE: Valor Econômico (reportagem de Virgínia Silveira), via resenha do EB

FOTOS: Saab (em caráter meramente ilustrativo)

COLABOROU: Sandro

VEJA TAMBÉM:

34
Deixe um comentário

avatar
33 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
18 Comment authors
cristiano.grFLIGHTERjoao.filhoRinaldo NeryCarlos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Phacsantos
Visitante
Member
Phacsantos

2018…2018…2018!

Corsario137
Visitante
Member
Corsario137

Ótima noticia. Nas mãos da Embraer tudo vai acontecer bem rapido. A FAB mais uma vez mostrando ao que veio. Gripen, nos vemos em breve.

Nick
Visitante
Member
Nick

Poderiam anunciar a assinatura dia 23, junto com o roll out do KC-390.

Seria um dia histórico!! 🙂

[]’s

ernaniborges
Visitante
ernaniborges

B O M !

Melhor do que eu esperava.

ernaniborges
Visitante
ernaniborges

Agora, um detalhe: ou já estavam alinhavando esse acordo há algum tempo ou o contrato sairá a toque de caixa. Periga ser mal alinhavado.

André Sávio Craveiro Bueno
Visitante
Member
André Sávio Craveiro Bueno

Se ele realmente for assinado no final de outubro, o contrato será efetivado um més antes do previsto, aproximadamente, ou seja, nada de exagerado. Penso que se ocorrer, significará o entrosamento entre as partes e a clareza do que foi oferecido antes da definição do Gripen. Se nada surgiu de obscuro, é natural que o processo siga rápido.

Marcelo Pamplona
Visitante
Member
Marcelo Pamplona

Boa tarde a todos!

Phacsantos;

Kkkkk… dei muita risada com teu post! Boa!
Nada contra o colega Carlos, friso desde já, hein?! 🙂

Sobre o post:

Que ótima notícia! Tomara que se converta em fato (assinatura do contrato)!

Sds.

André Sávio Craveiro Bueno
Visitante
Member
André Sávio Craveiro Bueno

Correto Nunão. Todavia não creio que FAB ou SAAB correriam o risco de queimar etapas ou fazer vista grossa.

Edgar
Admin
Member

E alguém se estão caminhando as negociações da FAB com o Governo da Suécia a respeito dos Gripen C/D tampões?

É bem capaz que, na velocidade que as coisas andam aqui no Brasil, os Gripen E/F cheguem primeiro que os Gripen C/D, se estes últimos vierem 😀

A propósito, alguma notícia da SAAB sobre o protótipo do NG?

Augusto
Visitante
Augusto

Mas que beleza!

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Não se emocionem, vocês podem ter uma decepção logo em seguida…….

Grande abraço

PS com eu já disse em outro posto, o GF achou outro mapa da mina.

Mauricio Silva
Visitante
Mauricio Silva

“Não se emocionem, vocês podem ter uma decepção logo em seguida…….”

Olá Juarez.

E qual seria essa decepção?

SDS.

Solskhaer
Visitante
Solskhaer

Espero que o dia “D” ou domingo agora (5), o resultado das eleições não atrapalhem ou misturem as coisas. Certo que isso não tem nada a ver com a assinatura!
COPAC/FAB/GRIPEN é assunto militar e POLÍTICA/ELEIÇÕES/VOTO será assunto civil!

NOTA DOS EDITORES: AVISAMOS MAIS UMA VEZ QUE “POLÍTICA/ELEIÇÕES/VOTO” NÃO SÃO O ASSUNTO DESTE SITE, E MENOS AINDA ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES. PEDIMOS QUE SE ATENTEM ÀS REGRAS DO SITE E EVITEM COMENTÁRIOS QUE POSSAM FAZER O ASSUNTO DEGRINGOLAR PARA A PROPAGANDA POLÍTICA.

Vader
Visitante
Member

Torcendo pra acabar logo essa novela e as rafalechetes terem que utilizar as unhas mais uma vez…

Estoquem fraudas senhores…

🙂

Carlos
Visitante

“Fernando “Nunão” De Martini 2 de outubro de 2014 at 13:53 # ernaniborges, Não sei se dá pra dizer exatamente “a toque de caixa”, apesar do cronograma original, de 12 meses, ter sido considerado desafiador pela própria COPAC. O que se pode dizer a princípio, se a data trazida pelo jornal se cumprir, é que o prazo de negociação etc foi cumprido dois meses antes da meta, ou em cerca de 83% do prazo inicialmente esperado, e que foi anunciado como 18 de dezembro de 2014″ “…. apesar do cronograma original, de 12 meses, ter sido considerado desafiador pela própria… Read more »

Carlos
Visitante

“Phacsantos
2 de outubro de 2014 at 11:23 #

2018…2018…2018!”

Verdade Phac, é de quatro em quatro anos.

Carlos
Visitante

2022 ….. 2022 ….. 2022 …..

Carlos
Visitante

“A assessoria do Ministério da Defesa disse não ter informação sobre a data de assinatura do contrato com a Saab.”

Carlos
Visitante

“Antes disso, porém, até meados de outubro, segundo o Valor apurou, deverão ser assinados os acordos de cooperação industrial e de transferência de tecnologia com as principais fornecedoras e parceiras do programa de desenvolvimento do Gripen no Brasil.”

“O governo brasileiro pretende assinar até o dia 24 deste mês o contrato de aquisição dos caças supersônicos Gripen NG, produzidos pela empresa sueca Saab. ”

Caraca, a velocidade de datas mencionadas no texto,

Supercruise ?

Hypersonic ?

Estou indo para outro post, texto muito dúbio … fui ….

Rinaldo Nery
Visitante
Member
Rinaldo Nery

Pra quem postou nas outras matérias que na COPAC só tinha incompetente….
Conversei com o pessoal da SAAB no último sábado.
Má notícia é que a modernização dos E-99 está parada por falta de recursos.

Carlos
Visitante

Rinaldo Nery Má notícia e da pior possível. G NG-BR & E-99 são “irmãos gêmeos”. “Pra quem postou nas outras matérias que na COPAC só tinha incompetente….” Eu estou fora dessa, mas as datas e eventos que reproduzi acima são dúbios, quiça conflitantes. Sou dos que faziam parte da turma do SH, que ainda admira esse vetor, porém cumprimentei e faço coro com o time do G NG-BR. Certamente não foi mal escolha. O antagonismo que ocorre na FAB e nas FA’s em geral, na MB as coisas são esquisitas mesmo. Tudo isso via MD e GF …. esse é… Read more »

Rinaldo Nery
Visitante
Member
Rinaldo Nery

Carlos, não há nada pior do que despender esforço e gastar neurônios com planejamento detalhado, e no final não ter dinheiro.
E, como você falou, bilhões de dólares serem desviados nas falcatruas da Petrobrás.
Como diz um outro amigo da reserva que voa comigo na AZUL, chega um momento na carreira em que se começa a ¨limpar carvão e a enxugar gelo¨.
Esse foi um dos motivos que me levou pra reserva. Pelo menos não levo mais trabalho pra casa.

Carlos
Visitante

Perfeito Caro Rinaldo Nery,

abraços e parabéns pelo sucesso, certamente resultado de muita dedicação, estudo, sacrifício e preserverança.

André Sávio Craveiro Bueno
Visitante
Member
André Sávio Craveiro Bueno

Sem os R-99 na ponta dos cascos ficamos a meio caminho da eficiência.

Rinaldo, vc conheu Celso Pepato? Creio que foi para a reserva quando voava C-97 no GTE. É irmão de um amigo.

Quando estiver em Marília, experimente uma ida à Cachaçaria Água Doce. Se gostou do Copacabana deverá gostar de lá também.

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Cel Nery, só R 99 está parado por falta de recurssos… Hahahaha, vamos aos fatos: Vou abrii o bico e sei que vou me encomodar: Tem quase uma vintena de células de A 1 na Embraer e sabem o que aconteceu recentemente em regime de sigilo absoluto: Não! Um comunicado da FAB mandando suspender todos os trabalhos nos A 1 porque não haverá recursos para honrar os pagamentos, o projeto corre sério risco de não ir adiante ou ficar restrito a pouco mais mais de vinte células. Moderinzação do Bandeirante: Passo de tartaruga com asma, sem $$$$$ F 5M Jordanianos:… Read more »

joao.filho
Visitante
joao.filho

Viva o Brasil!!! 10 anospara escolher um caça, 10 anos para “assinar” o contrato, e 10 anos para chegar os primeiros. Em todo esse tempo, poderiamos yer projetado e construido um caça nacional de pelo menos quarta geração!!!

FLIGHTER
Visitante
FLIGHTER

Rinaldo, por acaso você possui uma casa num condomínio em Maragogi???

ernaniborges
Visitante
ernaniborges

É tanta informação, desinformação e contra-informação, que eu não sei mais se é para eu rir ou chorar.

“Quem é sabe”

juarezmartinez
Visitante
Member
juarezmartinez

Caro ernaniborges! Se você juntar os pedaçinhos de textos aqui e ali e tiver um bocado de páciência para observar fotos de open days, operações aéeras, vai verificar que a maioria dos “tail cods” das aeronaves são os mesmos é porque somente aqueles estão voando, olha o que eu disse, voando, porque operar full não sei se 15% da frota. Enquanto isto nomundo encantado do Comaer e do Comgar, OITENTA E QUATRO BRIGADEIROS finjem que não sabem que não sabem …sabe quem paga a conta?? Grande abraço PS Tem um tópico aqui no Aéreas da RAAF comprando mais dois C… Read more »

ernaniborges
Visitante
ernaniborges

Caros foristas. É difícil para pessoas que como eu que são apenas entusiastas de assuntos de defesa, sem a ajuda de pessoas como os editores, ter uma visão mais ampla e realista do que está realmente acontecendo nas FFAA. Mas se estamos prestes a substituir caças, bombardeiros e interceptadores por um multifunções, para racionalizar (economizar) com o ganho em escala e considerando que para cobrir o inevitável “GAP” virão os Gripens C/D, os senhores não acham razoável parar de investir numa geração já defasada para concentrar investimentos nos seus sucessores? Lembrando, é claro, que a quantidade de tampões deve ser… Read more »

cristiano.gr
Visitante
cristiano.gr

juarezmartinez: Muito apropriado seus comentários. Parabéns! É bom que exista pessoas que podem esclarecer e passar notícias reais sobre a situação das Faz. No Brasil há uma visão de cabeça pequena por parte dos oficiais de esconder de seus superiores as dificuldades enfrentadas no dia a dia das FAs, gerando um grande equívoco quanto a consciência que as autoridades têm da situação. Lembro de quando servi no Exército que houve alguns dias em que os soldados não puderam ficar para almoçar no rancho por falta de comida. Mas quando vinha um general visitar o quartel aí havia comida do cassino… Read more »

cristiano.gr
Visitante
cristiano.gr

FA’s abreviando Forças Armadas, o software corrigiu equivocadamente.