sexta-feira, janeiro 28, 2022

Gripen para o Brasil

Tenente-coronel da FAB que testou o Gripen fala sobre o caça

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres
- Advertisement -

19 Comments

Subscribe
Notify of
guest
19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

“During the war I had the oppertunity to fly captured P-47’s and P-51’s. I didn’t like the Thunderbolt. It was too big. The cockpit was immense and unfamiliar. After so may hours in the snug confines of the 109, everything felt out of reach and too far away from the pilot. Although the P-51 was a fine airplane to fly, because of its reactions and capabilities, it too was disconcerting. With all those levers, controls and switches in the cockpit. I’m surprised your pilots could find the time to fight. We had nothing like this in the 109. Everything was… Read more »

Clésio Luiz

Sim mas os caras não vão consertar o lado da abertura do canopi não? 🙂

Guilherme Poggio

Muito me admira ser um vídeo feito pelo Blog do Planalto.

O interessante é que de todas as decisões tomadas pelo governo (no amplo espectro da administração pública federal), parece que esta foi uma das mais acertadas.

Aquilo que o Planalto esperava, ou seja, críticas da oposição e/ou sociedad pela decisão, não aconteceram. Ao contrário, estão até colhendo bons frutos.

Guilherme Poggio

Prezado Clésio, não entendi

É porque o canopi abre para a esquerda? Esta é só uma das peculiaridades de caças feitos na Suécia.

Imagina na parte de gerenciamento de painel como deve ser algo diferente.

Vader

Realmente, um vídeo muito bem editado.

Guilherme Poggio

Só que acabou “passando” uma cena que pode ser “politicamente incorreta”. O voo em formação com um Flanker a 1 minuto e 40 segundos (lembrando que a Venezuela tem caças da família…)

Também reparei nisso. Mas a minha opinião é de que a pessoa que editou não é do ramo dos “aviõeszinhos” e não pensou nessa possibilidade política.

Por outro lado alguém pode interpretar simplesmente como um voo entre dois aviões diferentes de forças armadas amigas lado a lado.

Nautilus

O que sempre me encantou na interface homem-máquina desenvolvida no Gripen é a sua filosofia “menos-é-mais” ou, como disse o pilto sueco com que conversei na LAAD 2013: “no need-no show”. É bem como no depoimento do alemão Oberleutnant Walter Wolfrum: acostumado com o Me109, onde tudo era simples e estava à mão, podendo se concentrar em voar e combater, sentiu-se perdido no espaçoso cockpit do P-47 e no meio dos mostradores, manetes e interruptores do P-51… O outro ponto forte é consciência situacional. Todos os pilotos que voam o Gripen, destacam esse ponto. Coisas que parecem simples, como o… Read more »

Ozawa

Breaking News !!!!!

‘VOZ DA RÚSSIA’ AFIRMA:

“Caça Sueco Gripen foi eleito pelo governo brasileiro por que o canopi abre para… esquerda !”

juarezmartinez

Realmente, quem voou diz que avião é um muito bom de manobra, suave e redondo, agoara vamos ver se conseguimos tocar o projeto sem interrupções, sem metidos, sem lobbys burros e principalmente com responsabilidade e objetividade.

Grande abraço

Clésio Luiz

Nunão, Poggio

Foi uma brincadeira com uma peculiaridade da aeronave. Por estas bandas geralmente se entra pelo lado esquerdo, mesmo em aeronaves com canopi de abertura lateral, como o Tucano.

Clésio Luiz

Afinal, os cavaleiros sobem em suas montarias por esse lado…

rommelqe

Pô Clesio, eu ia falar exatamente isso…cavalos puro sangue, ou melhor, dragões hibridos de leão também são montados pela esquerda!
Ride a dragon like a Gripen!

Iväny Junior

Erro mesmo, só “Grippen” na abertura quando apresenta o entrevistado. Mas de resto tá tudo bacana.

Clésio Luiz

Nunão, estava dando uma conferida agora e dos ancestrais do Gripen, apenas o Lansen tinha abertura de canopi lateral, o resto era para trás.

Deve ser coisa de vikings, acho que eles subiam nos barcos pela direita…

Últimas Notícias

Quanto custa a conversão de jatos A330-200 em A330 MRTT?

Com o anúncio da abertura de licitação da Força Aérea Brasileira para a aquisição de dois jatos A330-200 e...
- Advertisement -
- Advertisement -