Gripen NG: Aeronáutica e SAAB se reúnem para início da certificação do caça

1

Gripen NG com 2 bombas e seis mísseis - foto SAAB

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) irá validar os testes realizados na Suécia

Entre os dias 11 e 12 deste mês, representantes do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), se reuniram em São José dos Campos (SP) com representantes da empresa SAAB para tratar sobre o início do processo de certificação da aeronave Gripen NG.

As certificações da aeronave Gripen NG com relação aos requisitos de aeronavegabilidade e de cumprimento de missão serão realizadas por órgãos da Suécia. O IFI irá acompanhar esses processos e, após validá-los, irá emitir um Certificado de Tipo ao projeto da aeronave Gripen NG.

Durante o encontro, foi apresentado à empresa um breve histórico do Instituto e a empresa, por sua vez, apresentou ao órgão certificador a sua estrutura organizacional envolvida no desenvolvimento da aeronave. Os analistas do IFI debateram sobre o Master Certification Plan que a SAAB irá submeter ao IFI, de forma a possibilitar a aceitação desse documento. Também foi discutido o SAAB Aeronaitics Quality Assurance System e como o Instituto verificará o cumprimento dos requisitos.

No processo de Garantia Governamental da Qualidade, o IFI fará uma validação do Sistema da Qualidade adotado pela SAAB.

Reunião IFI no DCTA com SAAB para tratar da certificação do Gripen NG - foto via FAB

FONTE / FOTO DE BAIXO: FAB

FOTO DO ALTO: Saab

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Parte do processo, normal …… parece que a “fila tá andando”.

Muito bom.

2022.