Gripen NG - vista ventral com cargas externas - foto Saab

Brasília, 3/9/2014 – Representantes dos ministérios da Defesa do Brasil e da Suécia reuniram-se durante os últimos dois dias, em Brasília, para encaminhar a negociação envolvendo 36 caças Gripen New Generation (NG), da empresa Saab, que irão reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB). Durante os encontros, autoridades dos dois países avaliaram positivamente a evolução das tratativas. A expectativa é que a assinatura do contrato aconteça no próximo mês de dezembro.

Nesta quarta-feira (3), o ministro Celso Amorim recebeu em audiência o vice-ministro de Defesa da Suécia, Carl von der Esch (foto). Na ocasião, Amorim disse que a sociedade brasileira recebeu positivamente a notícia de que os caças Gripen NG haviam sido escolhidos para o Projeto FX-2. Segundo o ministro, o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito, está empenhado em equacionar a definição dos critérios técnicos imprescindíveis para que a negociação seja concluída. “Em breve, Brasil e Suécia serão mais que grandes amigos. Serão parceiros”, disse Amorim.

Reunião Amorim e von der Esch no MD - foto Ministério da Defesa

Antes da audiência com Amorim, von der Esch reuniu-se com outras autoridades do Ministério de Defesa e da FAB. No encontro, foi apresentado um panorama do estágio atual das negociações. De acordo com o brigadeiro José Augusto Crepaldi, chefe da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac) – órgão responsável pelas especificações técnicas do projeto FX-2 –, tanto brasileiros como suecos têm atendido o cronograma de negociações com vistas à assinatura do contrato em dezembro próximo.

Segundo Crepaldi, as duas partes estão negociando uma solução acerca dos requisitos técnicos, já que houve mudanças entre a oferta inicial dos caças, em 2009, e a realidade atual. “São cinco anos de diferença e as realidades técnicas são distintas. Mas isso era previsível, dada a complexidade desse tipo de projeto”, explicou o brigadeiro.

Outra questão a ser definida é sobre o financiamento para a compra dos caças – orçados em US$ 4,5 bilhões. De acordo com o secretário de Produtos de Defesa do ministério, Murilo Barbosa, representantes dos dois países se reunirão no próximo dia 12 de setembro para os acertos finais acerca dos temas pendentes para a assinatura do contrato.

Carl von der Esch disse que o governo sueco está satisfeito com o andamento das negociações do Projeto FX-2. “Nossa intenção é aprofundar o diálogo e construir soluções para que possamos finalizar esse projeto”, disse o dirigente. Parar von der Esch, a parceria entre os dois países está apenas começando e ensejará diferentes tipos de iniciativas no longo prazo.

Infográfico Gripen NG - imagem via Ministério da Defesa

FONTE / FOTO DA REUNIÃO / INFOGRÁFICO: Ministério da Defesa

FOTO DO ALTO: Saab

COLABOROU: Phacsantos

VEJA TAMBÉM:

 

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Tenho certeza que será assinado até o final do ano.

Solskhaer

Só papelada, para mim mera formalidades, compramos e assina logo essa bagaça aê!
Pela imagem do infográfico, sera essa a pintura do Gripen Brazuca?!?!?!?

Lyw

O NG não receberá pequenas alterações em suas dimenções em relação aos C/D? As dimenções apresentadas no infográfico são identicas à versão original.

Quanto à camouflagem, que coisa linda!

Lyw

camuflagem*

Rinaldo Nery

Dimensões.

eduardo pereira

Que camuflagem bacana tomara q seja a escolhida para os Grifos vindouros!
SDS de Guarapari.

Lyw

Valeu Nunão.

São informações relamente muito importantes. Já li também sobre este ligeiro aumento no comprimeto. Agora, tubo de pilot de 1m não é ultrapassado pra uma aeronave com tantas inovações?

Tubo de Pilot do F-22:
comment image

Tubo de Pilot do Mirage IV:comment image

Lyw

Nunão, o cinza presente nesta imagem parece mais claro que o deste último link que você postou e que tem corrindo a internet… Acho que que esta cor um pouco mais clara associada ao verde acabou chamando a atenção.

Entretanto, provavelmente deve estar relacionado à resolução da imagem, ou algo do tipo… De uma forma ou de outra, sem querer querendo, ficou mais bonito, hehehe…

Phacsantos

Nunão,
É praticamente o mesmo, mas esse é mais bonito!rs
Assim como o Gripen E é praticamente o mesmo que o C, só que melhor!

Nick

Agora em Dezembro, resta torcer para que a Dilmona não empurre a assinatura para sua sucessora.

[]’s

Knight

Fernando “Nunão” De Martini 4 de setembro de 2014 at 19:28 #

Nunão,

A publicação quadrimestral da SAAB em sueco, a Spirit, de fins de 2012 apontou um aumento de 30cm para a versão “F” do Gripen. Pág.3 (15,5m com tubo de pitot):
http://www.saabveteran.se/spirit/spirit2012_3.pdf
——–

Obs: aquele debate que nós tivemos recentemente
http://www.aereo.jor.br/2014/08/21/fab-treina-bvr/
na última resposta que eu te dei, e na qual eu indiquei o seu post, eu não vi que vc havia postado mais uma outra resposta abaixo. Eu não li os dados que vc havia postado na segunda e, por óbvio, consequentemente, eu te respondi sem saber.

Nick

Caro Nunão,

Espero que esteja certo… Mas acredito que algum aval o Saito deverá pedir para a Dilma e o MD Cone….

Na torcido. :S

[]’s

Nick

corrigindo, torcida. 🙂

[]’s

Mauricio Silva

Olá. Uma coisa me chamou a atenção: a referência ao aparelho como sendo Gripen NG e não Gripen E/F. Pode ser uma mera questão de nomenclatura, como já fora citado anteriormente. Mas pode realmente indicar diferenças entre o modelo sueco (a ser adotado na Real Força Aérea Sueca) e o brasileiro. É verdade que quando um modelo é comprado “novo de fábrica” por um país, sempre haverá algumas modificações específicas para o comprador. Vale também para os desenvolvimentos conjuntos (o AMX brasileiro é ligeiramente diferente do italiano). Resta saber o quão diferentes eles vão ficar… Pelo jeito, o nome “Gripen… Read more »

Grievous

Essa questão de diferença de nome, como alguém aqui já disse, não seria pelo fato da Suécia só querer monoposto e nós querermos monoposto e biposto?
Antes a Suécia também se referia a Gripen NG, que acabou tendo a versão mono chamada de E. Pela lógica, a biposto seria a F. E ambas seriam da versão NG

Mauricio Silva

Olá Grievous. Acredito ser merchandising da Saab (com a anuência da FAB). Fica “mais fácil” vender para a população em geral a compra de um produto inteiramente novo (NG) do que uma versão de um modelo existente (E/F). Creio que tanto o dito “NG” quanto o modelo “E” tratem do mesmo aparelho monoplace, tirando alguma especificidade regional. Já o “NG/F” biplace, esse deve ser desenvolvido (se é que já não saiu da fase inicial da desenvolvimento…) em boa medida aqui no Brasil. Aparentemente, os demais países compradores do modelo monoplace não estão interessados na versão biplace “de nova geração”. Como… Read more »

Grievous

Essa questão do modelo F é sempre muito malhada por nosso colega Gilberto Resende. Assunto complexo… Não creio que falte interessados nessa versão, apenas a Suécia considerou que não valia a pela gastar com ela preferindo continuar usando a D. A Suíça foi no embalo. Também por questões de grana. Mas já caiu fora até da E. Como sempre lembra o GR, nossa concorrência pedia um modelo biposto e a SAAB sabia disso. Então tem que sair. Será??? Particularmente eu acho que, se ficar definido que o F vai sair e quando sair, até a Suécia vai acabar comprando. Só… Read more »

Carlos

Dezembro próximo ?

Aguardemos então ?

2022 !

Gilberto Rezende

Depois daquele post sobre a Suíça e Suécia, toda vez que eu ouço ou leio a SAAB falar alternadamente conforme o público aqui no Brasil ou na Europa (seja na Suíça ou na Suécia) em Gripen NG e Gripen E como se fosse aeronaves diferentes me corre um frio na espinha… Este trecho em especial me gelou o sangue: “Segundo Crepaldi, as duas partes estão negociando uma solução acerca dos requisitos técnicos, já que houve mudanças entre a oferta inicial dos caças, em 2009, e a realidade atual. “São cinco anos de diferença e as realidades técnicas são distintas. Mas… Read more »

Rinaldo Nery

Gilberto, você fala como se na EMBRAER só tivesse novinho e idiota. Você acha que a .EMBRAER já não sabe muito bem o que vai fabricar? E a FAB também não sabe o que vai contratar e receber?
Crepaldi nasceu ontem, é Segundo Tenente novinho