terça-feira, dezembro 7, 2021

Gripen para o Brasil

Vídeo: caças Gripen, Viggen e Draken em rara apresentação fora da Suécia

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Vídeo publicado no youtube em 20 de setembro e divulgado pelo blog oficial do Gripen mostra uma rara apresentação conjunta de três gerações de caças suecos, os jatos Saab Gripen, Viggen e Draken. Os aviões realizaram tanto apresentações individuais quanto um voo em formatura, durante o recente evento “NATO Days in Ostrava & Air Force Days”, no aeroporto de Mošnov, na República Tcheca.

Normalmente é preciso viajar à Suécia para ver uma cena como essas, mas desta vez um grande público, de mais de 200.000 visitantes, pôde presenciar essa celebração da tecnologia do passado e do presente na República Tcheca.

Cena 2 vídeo apresentação Draken no Dny NATO 2014

O inovador supersônico duplo delta Saab J35 Draken foi fabricado entre 1955 e 1975, inicialmente para substituir o primeiro jato europeu de asas em flecha, o Saab J29 Tunnan, nas tarefas de interceptação. Entrou em serviço na Força Aérea Sueca em 1960 e foi exportado para a Áustria, Dinamarca e Finlândia.

Cena vídeo apresentação Viggen no Dny NATO 2014

Já o supersônico Viggen foi projetado para substituir inicialmente o jato de ataque subsônico Saab 32 Lansen, com a versão AJ37 otimizada para ataque ao solo, e posteriormente o próprio Draken, na versão JA37 de interceptação. Seus pontos fortes eram as capacidades de pousos e decolagens curtos, a manutenção de velocidade supersônica a baixa altitude e, em altitudes elevadas, de Mach 2.

Cena vídeo apresentação Gripen no Dny NATO 2014

O Viggen operou na Suécia até 2005, quando foi completada sua substituição pelo caça supersônico multifuncional JAS 39 Gripen, substituindo todas as versões do seu antecessor e sendo operado hoje em esquadrões de caça da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e Tailândia.  Ainda sobre o Gripen, quatro pilotos tchecos foram condecorados no evento de Mošnov por atingirem mais de 1.000 horas cada um no caça, que é operado pela República Tcheca.

Cena vídeo apresentação Gripen Viggen Draken no Dny NATO 2014

FONTE / VÍDEO: Gripenblogs (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês – além do vídeo ao alto, ilustramos o texto com algumas cenas capturadas do mesmo)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
_RJ_

O Viggen é realmente impressionante, com aquele trem de pouso colossal e motor com reverso!!!
Off-road total.

Carlos

“…..Viggen e Draken.”

Olhando cuidadosamente os três, em minha opinião de leigo,
é uma evolução em três etapas de um conceito de desenho.

Excelente matéria, vídeo ….. tudo.

Roberci

Draken, o caça mais bonito já fabricado

Claudio Moreno

A Guerra Fria fez o engenheiros aeronauticos mais brilhantes colocarem para fora de suas iluminadas mentes (abençoadas ou diabólicas como queiram), as mais espetaculares máquinas aladas de combate!!!

A lista é quase ilimitada. Em minha opnião e não necessariamente nesta ordem: F-14, F102, A-5, Mig-21, Mig-23/7, Draker, Miragem F-1, F-5 Tiger II, AMX/A-1.
Transporte: C-130, C-5, C-47, An-225, C-160, C-97K (raridade achar um).

CM

angelo

Imagino como devem ter se divertido os pilotos dessa apresentação. Cada um com sua máquina voadora representando uma época tecnológica.Fantástico.

Últimas Notícias

Alto oficial da Força Espacial diz que a China está desenvolvendo capacidades ‘duas vezes mais rápido’ que os EUA

Para o general David Thompson, China pode ultrapassar os EUA em capacidades espaciais em 2030 O vice-chefe de Operações Espaciais...
- Advertisement -
- Advertisement -