Home Divulgação Mês que vem tem asteroide gigante, mas não precisa se preocupar

Mês que vem tem asteroide gigante, mas não precisa se preocupar

3195
34
A nossa sofrida Terra, em imagem capturada na missão Apolo 11 – foto NASA

Melhor continuar se preocupando apenas com o coronavírus: a AFP checou notícias que falavam de um alerta da NASA sobre risco de colisão, daqui a um mês, de um asteroide com a Terra. Mas são notícias falsas, a NASA não alertou nada disso. O Asteroide 1998 OR2 passará ‘perto’ da órbita terrestre mas não impactará. Agora que a preocupação astronômica passou, aproveite para saber mais nesta matéria oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê, que lançou seu novo clipe

Como desgraça pouca é bobagem, em tempos de coronavírus começaram a circular notícias falsas de um alerta da NASA sobre o possível impacto, no próximo dia 29 de abril, de um asteroide na Terra. Segundo a agência AFP, que checou o assunto em busca de fake news, algumas postagens sobre o tema somavam, na semana passada, mais de 29 mil compartilhamentos no Facebook e 40 mil curtidas no Instagram!

Mas a notícia é falsa, embora essas fake news se refiram, em geral, a um asteroide verdadeiro que realmente passará “perto” da órbita da Terra, mas não vai impactar.

A verdade, segundo a AFP, é que dois asteroides foram descobertos em 1998 e denominados 1998 OR2 e 1998 OH. Um deles, o 1998 OR2, deverá passar no próximo dia 29 de abril a uma distância equivalente a 16 vezes a distância da Terra à Lua, conforme dados divulgados em hotsite da NASA que registra a distância de objetos próximos – astronomicamente falando – da Terra.

Ou seja, embora a passagem pela órbita terrestre seja próxima na perspectiva da astronomia, está muito longe de um perigo de impacto, devido à distância equivaler várias vezes à que nos separa do corpo celeste mais próximo, a Lua.

Esta matéria é oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que acaba de lançar o clipe VOU SEMPRE A-MAR-TE.

 

Esta série é um oferecimento do trio de rock Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzido nos anos 60. Fato ou fake, uma coisa é certa: a banda está cada vez mais ativa em nosso planeta, fazendo muito sucesso em festivais de música independente e acaba de lançar seu novo clipe, “VOU SEMPRE A-MAR-TE“, um lyric video onde você pode aprender a letra enquanto assiste e curte o som.

Clique no link, na imagem acima ou nas cenas abaixo para conferir esse lançamento da banda, uma superprodução cheia de imagens de perseguições interplanetárias entre carros-discos-voadores e situações surpreendentes!

Conheça a banda!

Esse power trio do outro mundo lançou, há poucos meses, o seu primeiro disco, “Em Órbita”Clique no link ao lado ou na imagem da capa do álbum (abaixo) e acesse a árvore de links (linktree) da banda, onde você escolhe as plataformas de streaming onde o disco já está disponível! Ou clique diretamente nos links abaixo da capa.

Se você não ouve música em plataformas digitais como estas acima, não tem problema: a banda também disponibilizou o álbum inteiro no YouTube, num vídeo com cerca de 36 minutos, com as 12 faixas na sequência. Clique na imagem abaixo para ouvir e curtir!

Está fazendo sua quarentena por causa do coronavírus? Então aproveite para ver uma maratona de videoclipes e lyric videos da banda! 

Os Abduzidos do iê iê iê cancelaram sua agenda de shows de março (tudo bem, era só um show… ) para evitar aglomerações em tempos de muito cuidado com o coronavírus. No momento, estão de quarentena no disco voador. Se você também está de quarentena, mas aqui na Terra mesmo, aproveite o tempo livre em casa para fazer uma maratona nos diversos videoclipes e lyric videos que a banda publicou em seu canal no YouTube. Acesse clicando nas imagens abaixo e aproveite para se inscrever no canal:

 

Ainda não segue os Abduzidos do iê iê iê nas redes sociais? Clique nos links abaixo e acesse os perfis da banda no Instagram e Facebook. Aí basta clicar em seguir e curtir. Pronto! Você acompanhará mais e mais aventuras imperdíveis da banda pelo espaço, além de trechos de shows e tudo o que vem por aí.

VEJA TAMBÉM:

34 COMMENTS

    • Bosco quero parabenizá-lo pela paciência de explicar o ÓBVIO lá no forte para certas pessoas que insistem em seguir o caminho da militância e desonestidade intelectual contra o governo atual, deturpando notícias e replicando calúnias e desinformações.

      Infelizmente por LIMITAÇÕES que a moderação lá no forte faz a minha pessoa, a grande maioria dos meus comentários na qual não ofendo ninguém são retidos, e portanto não consigo ajudar vc e outros amigos nessa tarefa árdua de dar mais esclarecimentos, ou desmistificar mentiras e calúnias que esses militantes travestidos de “poetas e intelectuais” fazem, mas fica aqui meu apoio.

  1. Não tenho certeza se a esta distância poderia atingir Marte ou Júpiter e neste caso, morreríamos antes da COVID-19, com estilhaços de um desses planetas com uma “leve mistura de tinta” deste Asteroide nos atingindo por tabela (Certo, Mestre Bosco!).

  2. Esse só vai tirar um fino, a bronca é que só conseguimos identificar quando já estão perto, não temos meios de examinar todo o sistema solar e identificar com bastante antecedência. então pode ter algum que não tenha sido identificado e que pode estar em rota de colisão.

  3. Quando eu era criança, lembro de um filme catástrofe onde os EUA e a então URSS uniam forças para usar os ICBM de ambos num tentativa de destruir um asteroide gigante que iria colidir com a Terra.

    Imagino que planos nesse sentido tenham sido feitos, mas fica sempre a interrogação se iria mesmo funcionar.

    https://www.youtube.com/watch?v=SQPnUlQCvek

  4. Estava ficando otimista. Torcendo para que a rota do dito cujo espacial. Caísse com a precisão cirúrgica no meio de dois prédios, em determinado lugar de Brasilia.

  5. Boeing quebrou, vai receber em caixa auxílio americano maior que o valor pago pela Embraer, ex campeã nacional incriticavel e incólume no coração de tantos; agora sob gestão indireta de governo estrangeiro (empregos americanos em ano de eleição é o MÍNIMO que a empresa assumirá como contaparte)
    Negocião o do ano passado hein?

    • Não é verdade, a Boeing só está acessando uma linha de crédito a qual ela tem direito, porque não sabe se em breve terá, graças ao vírus. Outras empresas estão fazendo o mesmo.

  6. Asteroide, covid-19, dengue chicungunha, senadores, deputados, vereadores e chavecadores em geral. Difícil para escolher a pior desgraça.

  7. O que mas preocupa é a felicidade de umas pessoas com as desgraças de outras! Essas pessoas acham que o dinheiro vem de árvore assim como os serviços! Que alegria ficar atrás de um computador, falando o que quiser, jogando COD e achando que nada vai acontecer com ela!
    Fora isso, muito legal o som da banda! Me traz esperanças para nossa música!

  8. Esse asteroide ira passar exatamente a 6.290.590 km, o que em termos astronômicos e muito próximo, considerando que durante o seu trajeto ainda há possibilidade de haver perturbação gravitacional da sua órbita, e, considerando o seu diâmetro é de aproximadamente 4 km, em caso de uma hipotética colisão seria o fim da humanidade. O problema que não é só esse corpo celeste que ronda o sistema solar, há muitos outros, e Nasa tenta rastrear todos, além de estudá-los para tentar mitigar os seus efeitos sob a civilização, isso se a tecnologia disponível permitir. Com relação ao corona Vírus, como havia sido previsto pela capa do Economist, a economia mundial entrará numa recessão profunda, e advinha quem vai sair ganhando, os 2% que detêm a riqueza mundial, ainda sairão mais fortalecidos para finalizar o plano de Globalização Mundial. Os sinais estão por toda parte e não percebe os que se preocupam em gastar seu precioso tempo com futebol, BBB, Fazenda, Novelas, ai quando acordar será tarde demais.

  9. não há nada tão ruim que não possa ficar pior:

    Alemanha e Filipinas registram novos casos de gripe aviária(h5N8)

    O caso alemão foi registrado em uma fazenda de criação de frangos na Saxônia, no leste do país, segundo informou o Ministério de Assuntos Sociais e Proteção do país.

    O caso envolve a gripe aviária do tipo H5N8, encontrado em uma fazenda em Bad Lausick, uma cidade perto do distrito de Leipzig.
    Todas as aves na unidade foram sacrificadas e uma área de quarentena estabelecida ao redor.
    Um caso anterior havia sido registrado em uma ave selvagem na Alemanha, em janeiro.

    Já nas Filipinas, o registro foi realizado pelas autoridades do Departamento de Agricultura das Filipinas, que detectou casos da gripe aviária H5N6 em uma fazenda de
    codornas, na cidade de Jaen, província de Nueva Ecija.
    As aves foram testadas depois que 1,5 mil codornas morreram em uma fazenda, segundo informações da agência de notícias do governo filipino.

    Nos últimos meses, uma série de casos da doença tem sido registrada na Europa. Esses fatos, no passado, levaram a grandes impactos sobre a indústria de aves europeia e a programas de sacrifício em massa.

    A gripe aviária é causada por uma mutação do vírus influenza A, transmissor da gripe, o H5N1. Outras variações do vírus, como H7N7, H7N9 e H9N2, também já infectaram humanos.

    A gripe ou influenza aviária (IA) é uma doença altamente contagiosa, que ocorre principalmente em aves e menos comumente em suínos.

  10. Faleceu na noite e ontem Al Worden, coronel reformado da USAF e astronauta. Tripulou a missão Apollo 15, quando foi piloto do módulo de comando. Por ocasião, realizou a primeira EVA [atividade extra veicular] em espaço profundo quando já na trajetória de retorno. Desta missão resta apenas o comandante, David Scott, que também tripulou a missão Gemini 8, junto com Neil Armstrong e que realizou o primeiro acoplamento [com um veículo Agena] no espaço.

    • Nada disso (viagens à Lua, EVA, etc) aconteceu…

      Foi tudo uma grande armação da NASA, com ajuda técnica da indústria cinematográfica de Hollywood…

      Afinal de contas, como apregoa o guru ideológico do atual (des)governo federal, a Terra é plana…

      E o Covid-19 é uma praga sino-comunista criada em laboratório que fugiu de controle (para entender melhor, leiam A Dança da Morte, de Stephen King, ou assistam o seriado Tchernobyl, como nos ensinou ontem um certo Deputado Federal que, nas horas vagas, faz “bico” como “Chanceler Supremo do Brasil”…

      Enfim…

      Melhor ouvir música…

      Muito bom o som da banda, parabéns pelo disco.

      Abraços a todos (e, em especial, aos reptilianos infiltrados entre nós)

    • Valdez,
      Asteroides com potencial de causar grandes danos são “mapeados” e no caso de um se tornar perigoso muito provavelmente seria previsto com vários anos de antecedência o que poderia sim dar tempo de alguma reação.
      O que se imagina hoje ser mais efetivo é desviar o asteroide e há várias maneiras disso ser feito, desde que haja tempo. Não é preciso a destruição física dele, mas apenas influenciar um pouco na sua trajetória para que erre a Terra.
      Desde que ainda muito longe um pequeno “empurrão” pode afetar a trajetória e empurrá-lo pra longe. Esse empurrão pode ser feito de diversas maneiras. Uma das mais engenhosas seria fazer uma “sonda” se manter próxima ao asteroide de modo a atraí-lo gravitacionalmente. A aproximação mesmo que de uma massa reduzida tem potencial de fazê-lo mudar de curso.
      Mas há uns 10 métodos diferentes que podem ser adotados para dar um empurrãozinho na ameça, claro, desde que ela seja detectada prematuramente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here