Presidente dos EUA, Donald Trump, é entrevistado por âncora da ABC News, George Stephanopoulos

Presidente e congressistas dos Estados Unidos receberam briefings sobre crescimento de relatos sobre Objetos Voadores Não Identificados, especialmente por pilotos da Marinha dos EUA

Em entrevista recente à ABC News, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não acredita muito em UFOs (sigla em inglês para Objetos Voadores Não Identificados – OVNIs), apesar do crescimento dos relatos de aeronaves não identificadas por parte de pilotos da Marinha dos EUA (USN).

A entrevista, exclusiva, foi dada na semana passada ao âncora chefe da ABC, George Stephanopoulos. Perguntado sobre o crescimento dos relatos, Trump respondeu: “Eu acho que é provável – Eu quero que eles pensem o que queiram. Eles dizem, eu vi, eu li, eu ouvi. E eu tive uma reunião de briefing (reunião informativa) bem rápida sobre isso. Mas as pessoas estão dizendo que eles estão vendo OVNIs. Se eu acredito nisso? Não muito”.

“Tem que ver isso” – O âncora também perguntou ao presidente americano se ele saberia se fosse um caso de vida extraterrestre. Donald Trump respondeu: “Bem, eu acho que meus ótimos pilotos saberiam. Nossos grandes pilotos saberiam.” O presidente completou: “Eles veem coisas um pouco diferentes do que no passado. Então tem que ver isso. Estamos observando, e você será o primeiro a saber”.

Aumento dos relatos na Marinha – Neste ano, a Marinha atualizou sua doutrina sobre como os pilotos devem relatar a detecção de “aeronaves não autorizadas ou não identificadas”, devido a um aumento na quantidade de relatos.

Joseph Gradisher, porta-voz do subchefe de Operações Navais para Guerra de Informação, afirmou: “Houve uma quantidade de relatos de aeronaves não autorizadas e/ou não identificadas penetrando diversas áreas controladas por militares e espaços aéreos designados nos últimos anos.”

Seriedade – Ainda segundo Gradisher, “por razões de segurança (de voo e de informação) a Marinha e a Força Aérea (dos EUA) encaram com muita seriedade esses relatos e investigam cada um deles”. O porta-voz completou: “Como parte desse esforço, a Marinha atualizou e formalizou o processo pelo qual relatórios de qualquer tipo de incursão suspeita são feitos para as autoridades competentes.”

Cena de vídeo divulgado em 2017 pelo Departamento de Defesa dos EUA, com objeto voador não identificado, detectado por caça F/A-18 Super Hornet da USN – Huffpost

Briefing a congressistas – Gradisher também disse que oficiais de inteligência da USN, além de pilotos que “relataram perigos para a segurança da aviação” fizeram briefings para membros do congresso e suas equipes em resposta a pedidos de informação. O Huffpost publicou matéria sobre o tema, informando que os briefings para membros do Congresso, realizados em 19 de junho, foram secretos.

“Pequenos homens verdes”– Rachel Cohen, porta-voz do senador democrata Mark Warner, disse que “se pilotos da (base de) Oceana ou de qualquer outro lugar estão reportando ameaças em voo que interferem com seus treinamentos e os colocam em perigo, então o senador Warner quer respostas. Não importa se são balões meteorológicos ou pequenos homens verdes, ou algo totalmente diferente – nós não podemos pedir aos nossos pilotos que coloquem suas vidas em risco sem necessidade.”

O fato é que o interesse pelo tema está aumentando e, segundo um oficial de inteligência, “mais pedidos de briefings estão chegando”.

Esta matéria é um oferecimento da banda “Abduzidos do iê iê iê”, que está divulgando sua nova música e vídeo “Gravidez 10, gravidade zero”, além de show na próxima quinta-feira, 4 de julho, na Vila Madalena, em São Paulo!

Esta série é uma oportunidade para discutir assuntos espaciais, ufológicos e afins aqui no Poder Aéreo, e é um oferecimento da banda de rock Abduzidos do iê iê iê. O power trio alega ter sido abduzido em 1965, voltando agora à Terra após envelhecer apenas uma fração desses mais de 50 anos no espaço.

Os Abduzidos do iê iê iê acabaram de lançar sua nova música “Gravidez 10, gravidade zero“. Acesse o videoclipe de lançamento clicando na imagem acima! Mais um rock meteórico da banda, com pegada surf music dos anos 60, contando a história de um surfista da Mooca que, depois de uma temporada em Saquarema, resolve pegar carona num foguete para curtir um luau com as ETs, pra lá de Plutão.

Quer conhecer o grupo ao vivo? Nesta quinta-feira, 4 de julho, os Abduzidos do iê iê iê tocam no Republic Pub, um dos melhores da Vila Madalena, em São Paulo!

É uma ótima oportunidade, porque o pub será o palco do festival “Rock Brands”, com o preço super promocional de 15 reais a entrada para curtir nada menos que cinco bandas! O show dos Abduzidos do iê iê iê é o primeiro da noite, e começa às 20h30.

Conheça mais músicas!

Os Abduzidos do iê iê iê já publicaram diversos outros videoclipes e lyric videos no YouTube. Acesse clicando nas imagens abaixo:

Ainda não segue os Abduzidos do iê iê iê nas redes sociais? Clique nos links abaixo e acesse os perfis da banda no Instagram e Facebook. Aí basta clicar em seguir e curtir. Pronto! Você acompanhará mais e mais aventuras imperdíveis da banda pelo espaço, além de trechos de shows e tudo o que vem por aí.

Instagram

Facebook 

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

143 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

O título deveria ser: Trump diz que não acredita muito “que civilizações extra solares dotadas de uma tecnologia altamente avançada – que inclusive parece ir contra a física como nós a entendemos – nos visite rotineiramente utilizando veículos espacias exóticos, com objetivos que nos são completamente ocultos”.

JPC3

Resumiu a tecnologia russa na visão do Antoniokings….

Antoniokings

Eu acho que vc resumiu o Governo dele, né?

JPC3

Tanto faz, não votei nele.

Antoniokings

Mas, bajula com uma paixão……

JPC3

Me esqueci que você não puxa o saco da Rússia e da china em todos os seus comentários….

Antoniokings

Isso se chama ‘contramedida’.

peter nine-nine

^^

Marcelo

O que seria não acreditar muito? Ou acredita ou não acredita. Políticos são todos iguais…

Bosco

Marcelo, Esse tipo de assunto não dá pra ser taxativo. Por exemplo, tem pessoas que são questionadas se acreditam em “disco voador” e elas dizem que sim porque de acordo com elas é impossível num Universo tão grande haver vida só aqui na Terra. Ora! Isso é de um reducionismo intelectual que dá dó e que não tem nada a ver com a pergunta original Nós somos a prova que podem haver não só vida , mas vida inteligente, que se organizou ao ponto de formar uma civilização tecnológica que simplesmente não consegue viajar no espaço atravessando anos luz de… Read more »

Carlos Alberto Soares

Bosco, quando você vem com seu ateísmo a flor da pele eu fico p da vida.

Desde pequenino eu assiste o Dr Schmidt tomando sustos, os incas venusianos, Ultraseven, depois Jornada nas Estrelas, etc etc etc….

Mas Bosco, se você desqualificar os Thunderbirds …….

https://www.youtube.com/watch?v=SvHOWuwuUrs

Madmax

Não penso assim, acho que a única comunicação possível para as distâncias do universo é por meio do emaranhado quântico.

Madmax

O “efeito fantasmagórico” que Einstein apelidou por não acreditar e que viola, em tese os limites da velocidade da luz.

Carlos Gallani

É tipo “meio grávida”!

Madmax

Acho que o que ele tentou dizer foi: está acontecendo alguma coisa que não sabemos o que é, isso já ficou evidente. Mas não tenho provas que sejam ETs

Bosco

Para uma pessoa dizer que acredita em “OVNIs” ela tem que dizer sim a uma série de questões. Algumas: 1-acredita que haja vida fora da Terra? 2-acredita que haja vida inteligente fora da Terra? 3-acredita que essa vida inteligente fora da Terra chegou ao ponto de formar uma civilização? 4- acredita que essa civilização tenha desenvolvido tecnologia? 5-acredita que essa tecnologia chegou a um ponto de desenvolvimento que permita levá-los ao espaço? 6-acredita que essa tecnologia espacial os permita atravessar os anos luz que separam as estrelas com desenvoltura a ponto de visitar regularmente outras estrelas? 7-acredita que essa civilização… Read more »

Alessandro

1- sim
2- sim
3- sim, mas não aqui
4- não sei, está além da minha compreensão oq seria “tecnologia” para esses seres
5-sim
6-sim
7-sim, sempre
8-sim e não, estão em outra “frequência” que só podemos vê-los quando eles querem.

Masa

Não é tão simples assim…
Você já viu um documentário das savanas africanas?
Aquela cena no qual um leão devora um filhote de elefante e o cinegrafista, escondido na moita, nada faz pra não atrapalhar a ação natural da natureza?
Oras, quem garante que uma civilização extraterrestre atue dessa forma?
Para uma civilização super avançada, nós somos apenas seres ignorantes devorando outros animais, similar aos leões. É fato que os humanos fazem isso mesmo, basta assistir as guerras.

Bosco

Masa,
Parabéns. Você disse sim a todas as 8 questões.
Eu só digo “sim” até a 5ª questão. Daí pra frente, ao meu ver , é a mais pura especulação e muito baseado na fé.
Como nunca presenciei algo que me tenha feito crer, eu me dou o direito de ver com desconfiança depoimentos, declarações e testemunhos alheios.

Camargoer

Olá Bosco. Eu também só consigo afirma “SIM, acredito” até a quinta pergunta, ainda reafirmando que é apenas uma questão de fé.

Tonolucro

Presenciei um OVNI às 12:15 de um lindo sábado de sol, a cerca de 100 metros do estádio de Barueri em 2012, por sorte é uma área industrial e tinha cerca de 20 pessoas saindo do trabalho, os porteiros de um condomínio de empresas no local também presenciaram duas bolas de luz abaixo da altura total do poste de energia elétrica, tinham cerca de 1,5 metros de diâmetro, pareciam aqueles globos antigos de luz, pois a iluminação parecia ser interna, muito intensa mas não ofuscava a visão, estava a 30 metros a nossa frente, foi filmado por câmeras de segurança… Read more »

Antoniokings

Tonolucro.
Assisti um documentário sobre esses fenômenos que parecem esferas luminosas.
Na verdade seriam o que chamam de raios globulares ou relâmpados esféricos.
Apresentam forte luminosidade com cores intensas e constantes.

Chevalier

Quer dizer que se vc um dia realmente avistasse uma nave extraterrestre, ela parasse na sua frente, a coisa toda clara como água e o ET até abanasse pra vc, mesmo assim vc só poderia afirmar que viu uma nave extraterrestre se junto soubesse explicar como ela foi construída, com qual tecnologia, se era nova ou em fim de vida, de que planeta veio, se os tripulantes dentro dela eram capitalistas ou comunistas, o que eles queriam aqui, quais seus nomes, quanto tempo demorou a viagem até aqui, e ainda apresentar o manual de instruções da nave?? Não to dizendo… Read more »

Bosco

Chevalier,
Não é o que eu acredito. É o que está embutido na expressão: acredita em UFOs?

Chevalier

Bosco, só quis dizer que, no caso de Fulano, lá no meio da sua fazenda, sozinho, realmente visse uma nave pairando a sua frente, bem grande e luminosa, ele obviamente teria de passar a acreditar, não interessando o que os outros falam, pq seus olhos viram. Agora, caso me fizesses essa pergunta assim, do nada, eu que nunca vi nenhum objeto no céu, diria que não, ou provavelmente não, só não me fecho à possibilidade de existirem, afinal, falta de evidência não é evidência de falta, como diria Taleb. Abs.

JPC3

Eu acredito em vida inteligente fora da terra e em OVNIs, se um tem relação com outro não sei, possivelmente não.

Que objetos voadores não identificados existem é certo. Não dá para afirmar que são de outro planeta, mas existem.

Luciano

Olá, Bosco. Ainda podemos levantar questões de outras ordens quanto a origem e objetivos….Havendo vida inteligente fora da terra, como isso se relaciona às nossas crenças religiosas? Eles também possuem crenças assim? Elas se aproximam ou se afastam das nossas? Caso não, as nossas ainda teriam sentido? Só o fato de existir vida inteligente e haver algum contato aberto, público, isso promoveria uma revolução neste ponto que levanto.

Camargoer

Olá Luciano. Lembrei do filme “Contato”.

Farroupilha

Levantaria confusão apenas com os tolos.

Independente de seres inteligentes extraterrenos visitantes, nossas entidades santas continuam exatamente como são… São nossas.
Caso sejam compartilhadas com outras regiões cósmicas ou não, isso de forma alguma serve para desfazer a suas qualificações e valores locais.

Esse papinho de ruptura religiosa é fruto de questionamento incorreto.

Bosco

Farroupilha, Tenho que concordar com você. Na verdade o Cristianismo já foi bombardeado pela ciência muito mais do que se fosse comprovado a existência de civilizações extraterrestres ou mesmo se pousasse uma nave em Copacabana, e continua firme e se reinventando desde os idos tempos de Copérnico. O Cristianismo é altamente resiliente e o Islamismo é altamente rígido para não se permitirem abalar pela constatação de que não somos as únicas criaturas inteligentes no Universo. Claro, muitos terão sua fé abalada mas a religião continuará. *Eu tive um amigo “testemunha de Jeová” na juventude que dizia que mesmo que ele… Read more »

Camargoer

Olá Bosco. O cristianismo tem aproximadamente 2000 anos. A história tem cerca de 5500 anos. A espécie humana tem cerca de 250 mil anos. O período cristão é apenas uma pequena fração da existência humana. Por outro lado, os valores cristãos de solidariedade e caridade inspiraram as ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade. Ao separar estes valores humanistas cristãos de qualquer vínculo religioso, metafísico ou espiritual, é possível encontrar a herança cristã nas ideias marxistas de emancipação da classe operária e de defesa dos direitos humanos nas social-democracias. A partir desse ponto de vista, acho improvável que o cristianismo… Read more »

nonato

Como se relacionam com crenças religiosas é indiferente.
Podem ser como muitos humanos, ateus.
Podem adorar a Deus.
Podem ter outros deuses.
Podem nunca ter pensado a respeito.

Willber Rodrigues

Com certeza
Sim
Sim
Sim
Sim, provavelmente colonizado os outros planeta de seu sistema solar, indo até o sistema solar mais próximo
Não, mas por causa de nosso nível tecnológico
Não acredito que estamos sendo visitados, ou nos visitaram “recentemente”

Willber Rodrigues

Partindo do princípio que, pra uma civilização cruzar anos-luz em tempo viável e de maneira rápida, envolveria tecnologias e conceitos físicos que pareceria bruxaria comparado a nosso atual nível tecnológico. Não estamos ainda usando combustível fóssil, e nem conseguimos colonizar nosso próprio satélite natural. Pra quê uma civilização extraterrestre nos visitaria? Pra ver como estamos destruindo nosso próprio planeta?

Bosco

Willber, Interessante que a viagem no tempo é plenamente possível, só que só para o futuro. É impossível voltar no tempo. Uma nave que se aproxime da velocidade da luz é uma máquina do tempo que se move tanto no espaço quanto no tempo, em direção ao futuro. Teoricamente é possível um ser humano ir e voltar de estrelas distantes no seu tempo de vida se estiver numa nave com velocidades próximas à da luz. Por exemplo, uma viagem a Alfa Centauri numa nave fisicamente exequível, que se move a 99% da velocidade da luz e acelera (e desacelera) a… Read more »

Bosco

Para os mais curiosos, esse site é ótimo e calcula a “dilatação” do tempo referente às viagens interestelares. http://nathangeffen.webfactional.com/spacetravel/spacetravel.php

Willber Rodrigues

Uma nave que se mova auma fração da velocidade da luz é uma hipótese. Tem uma teoria ( bem teórico mesmo ) de que a matéria escura poderia servir como donte de energia pra criar uma distorçar espaço/tempo, uma espécie de “buraco de minhoca”, o que, caso seja verdade, faria viagens instantâneas, independente da distância em anos-luz. O problema é que é algo extremamente teórixo. Nem sabemos direito o que é energia escura, e não fazemos a mais puta idéia de que tipo de tecnologia seria necessária pra isso. Andar em fracões da velocidade da luz serve se você quer… Read more »

Camargoer

Olá Bosco. Acho que a Segunda Lei da Termodinâmica seria violada caso houvesse uma viagem para o passado. Quando a energia flui do quente para o frio, ocorre um aumento da entropia total (processo irreversível). Para que a entropia total diminuísse, a energia teria que fluir do frio para o quente. Isso seria possível pela Primeira Lei, mas improvável (a probabilidade de todos os constituintes microscópicos iram para um estado de menor probabilidade e se manter lá é infinitamente pequena). Para que a matéria voltasse ao estado que ela exibia anteriormente (no tempo passado), seria necessário reduzir a entropia total,… Read more »

MGNVS

Bosco Questoes interessantes vc colocou em pauta. Eu nao desacredito mas o meu ponto de vista se baseia nao em seres extra-terrestres e nem em UFOs e sim em seres extra-dimensionais. Creio que essas “aparicoes” sao uma quebra na barreira entre dimensoes, o que nos permite por pouquissimo tempo visualizar o que pode estar do “outro lado” o que tbm pode acontecer com eles. Essa foi uma proposiçao feita no filme Interestelar e dps de assisti-lo eu fui pesquisar sobre o assunto e tal tema realmente tem base cientifica coerente. Ademais… mesmo se no caso em questao as aparicoes forem… Read more »

Bosco

MG, Mas eu parto da explicação mais lógica e razoável. A de que seriam seres físicos do mesmo Universo que o nosso e regido pelas mesmas “leis”. Se formos partir para outras dimensões aí quase tudo é possível, inclusive magia como em Harry Potter ou algo como Asgard. Eu não sou cego ao fato incontestável que há avistamentos perturbadores e inexplicáveis mas há fatos perturbadores e inexplicáveis em outros aspectos da vida. Se formos nos ater a eles forçosamente teremos que acreditar em fantasmas, Terra plana, Terra oca, Lua oca, reencarnação, demônios, duendes, teletransporte, monstro do Lago Ness, pé grande,… Read more »

RENAN

Bosco
1-Sim
2-Sim
3-Sim
4-Sim
5-Sim
6-Acredito que não é necessário atravessar anos luz, estão aqui, no planeta e no nosso sistema solar.
7-Nos conhecem antes de ser o que somos
8-nos permite viver aqui
9-tudo tem um propósito, e deve ter um motivo para nós estarmos evoluindo em direção ao espaço.

Camargoer

Não acredito em UFO´s, mas que eles existem, existem.

Alessandro

é que o Trump não conheceu o caso do ET Bilú, tenho certeza que ele mudaria de ideia.

Camargoer

O nosso governo poderia convida-lo para vistar Varginha e depois as minas de nióbio de Araxá.

Jacinto

Eu me lembro de que o falecido Stephen Hawking – já no final da vida* – comparou um possível contato entre humanos e aliens com a chegada do Cristóvão Colombo na América, lembrando que o resultado, para os americanos nativos, foi escravidão, opressão, morte e sofrimento.

Carlos Gallani

Uma tecnologia capaz de atravessar as distâncias estelares é tão colossalmente distante da nossa que qualquer preocupação militar é inútil, atenhamos em sermos bons anfitriões aliás, pelo mesmo motivo, é muito improvável que eles viajem essas distâncias e venham bater o “carro” como nos relatos roswell é similares!

Willber Rodrigues

Comparar os índios com Cristovão Colombo é até simpático. Os astecas ainda tinham certos conhecimentos que o europeu na época não tinha, e vice-versa.
No caso humanos X civilização alienígena, seríamos um hominídeo de 12.000 anos atrás vendo um F-35 ou uma nave SOYUZ.

LBacelar

Na verdade, escravidão, opressão, morte e sofrimento já eram bem recorrentes na américa pré colombiana. existem relatos e documentação de de milhares de sacrificios nos “festivais” e ritos religiosos astecas. Invasão de territórios, genocídio e trabalho forçado era algo bem comum para os povoados menores.

Partindo dessa lógica, o que houve na verdade foi progresso.

Camargoer

Caro LBacelar. Acho que há um erro na sua conclusão. Considerando que a existência de escravidão e genocídios, ainda assim as essas civilizações sobreviveram por centenas de anos. Por outro lado, a colonização espanhola as liquidou em um período curto. Portanto, não houver progresso mas aniquilação.

Adriano Madureira

Normal, é um senhor com mente limitada, com certeza deve achar que dentre bilhões de estrelas e galáxias, somos o único intelecto superior que Deus criou em sua grande sabedoria…

Manda ele dar uma olhada nos arquivos secretos do governo ou até da MUFOM ou de outros países aliados.

Bosco

Adriano, Você tem um intelecto superior mas não entendeu a pergunta dirigida ao Trump. O jornalista não perguntou a ele se ele acreditava ser o planeta Terra o único do Universo agraciado com vida inteligente. O que o jornalista pergunto foi se ele acredita que “civilizações extra solares dotadas de uma tecnologia altamente avançada – que inclusive parece ir contra a física como nós a entendemos – nos visite rotineiramente utilizando veículos espacias exóticos, com objetivos que nos são completamente ocultos”. A essa pergunta ele disse “não muito” Tivesse o jornalista perguntado se ele acredita que Deus proveu vida inteligente… Read more »

Antoniokings

Adriano.
Muito provavelmente o Trump não entendeu direito a pergunta do jornalista.

Sérgio Luís

Ele deu uma dica sutil!
“Nós só podemos observar!”
Pode ser uma diretriz tipo “Se ver não atire!”

BILL27

Só pode observar pois não temos o que fazer …

Sérgio Luís

Concordo plenamente!

Carlos Campos

eu acredito pq já vi OVNIS, algo coisas qua ciência não explica, um dos avistamentos nem sei se é alienígena ou algoso brenatural

Munhoz

O que ocorre são que esses relatos são oficiais!

Igual ao do Chile e Brasil nos anos 80.

Isso tá parecendo uma preparação para caso ocorra algo que acabe não dando mais para esconder.

Notem o relato dos pilotos e controladores sobre a capacidade de aceleração e desaceleração desses objetos e sua velocidade, isso em todos os casos!
Só aí já está a confirmação!

Defensor da liberdade

Ele não acredita em si próprio? ?

Alessandro

A física já comprovou que há 4 dimensões e já é difícil de imaginar um ser quadridimensional, mas há teorias que possa haver até 10 dimensões, ae vem o meu questionamento, se existir essas 10 dimensões, será que Esse(s) Ser(s) haveria necessidade de ter algum tipo de tecnologia?

Acho oq nós aqui na nossa insignificância chamamos de “magia, poder, feitiçaria, fenômeno oculto etc.” seria a tal “tecnologia” ou parte da extensão metafísica do “corpo” (se é que posso chamar disso) um Ser(s) que habita e pode transitar 10 dimensões.

Carlos Gallani

Se considerarmos o tempo como um dimensão nós vivemos em quatro delas, existem teorias da física que consideram 11 ou 12 mas não se iluda, elas ocorreram em nível subatômico, nos medimos e teorizamos a nível de aceleradores de partículas, não é possível escalar estas dimensões a não ser que aliens possam tudo só pq são aliens!

Farroupilha

N-Dimensões não são consideradas em nível escalar, mas em nível vivencial. Assim podemos ter, como exemplo para o tempo: estático, passado, presente e futuro; para a química: realidades ácidas, alcalinas, líquidas, sólidas, gasosas, gustativas, odoríficas e calóricas; para o espírito realidades de amor, ausência de amor, puro extinto no domínio do irracional, consciência cósmica, consciência planetária, consciência regional. Para cada uma das vivências (realidades) há uma determinada dimensão experimentada e percebida. No caso de uma consciência cósmica, a sua dimensão é sem extensão, ou seja, a consciência pode estar nos observando aqui na Terra e estender seu olhar até marte… Read more »

Camargoer

Olá Alessandro. Exato. São 3 dimensões espaciais e uma dimensão tempo.

Oiseau de Proie

Com toda certeza existe um comum acordo feito entre eles e os eua…já que este país se constitui hoje como o poder dominante do nosso planeta…para que possam se manterem ocultos e realizarem suas missões exploratórias/científicas livremente sem nenhum tipo de empecilho…acredito que evitem se revelar para nós para que isso não desencadeie medo e pânico na maior parte da humanidade…pois ainda não estaríamos prontos para lidar com isso… imaginem como seria a reação de toda a humanidade se tivesse a confirmação de que seres mais inteligentes e avançados de outros planetas, nos visitam todos os dias em alguma parte… Read more »

JPC3

Que UFOs existem é certo e aceito pela ciência, se são de outro planeta ninguém sabe.

Camargoer

Olá Colegas. Alguns números para pensarmos. O Universo está em expansão acelerada e sua idade está estimada em cerca de 14 bilhões de anos. Isso significa que só possível observar até a distância de 14 bilhões de anos luz (mesmo que o Universo se estenda para além dessa distância, a luz que traria a imagem dessa região ainda não teria chegado na Terra. Esse é o nosso horizonte visível (então para nós o Universo tem uma largura de 28 bilhões de anos-luz) O Hubble mostrou que o Universo visível é homogêneo e isotrópico. Portanto todos os observadores em que estejam… Read more »

α Tau

“Camargoer AGORA é o problema. NENHUM astrônomo encontrou uma prova de vida extraterrestre (nem primitiva como bactérias nem tecnológica usando naves espaciais) Quem encontrar uma prova de vida extraterrestre terá o nome imortalizado na história humana (por isso existe uma corrida para achar ao menos uma bactéria vivendo em outro planeta). Há um gap de informação entre a observação de Ovnis e a observação astronômica. Segunda Carl Sagan (em Cosmos), pode ser que sejamos a única civilização tecnológica do Universo (em função da especificidade das condições da Terra).” “Viagens de trem em altas velocidades não são possíveis, os passageiros impedidos… Read more »

Camargoer

Caro Tau. Caso haja interesse em aplicar o método científico, a primeira coisa é elaborar uma boa hipótese inicial para, em seguida, executar experimentos para refuta-la e então revisá-la a partir dos novos resultados experimentais. Sobre como grandes mentes pensam o futuro, recomendo o livro “Previsões”, organizado por Sian Griffith, de 1999 e publicado em português em 2001. H.G.Wells também publicou um livro em no fim da I Guerra com o título “The war that will end war”, praticamente há 100 anos atras.

Cavalo-do-Cão

Desde quando estudei sobre a Evolução no ensino médio, até quando na universidade aprendi o que diferença uma teoria de uma hipótese, percebo que há uma grande dose de cientificismo e radicalismo por parte de quem se esperaria maior racionalismo…Entendo que Darwin elaborou uma hipótese genial, como Einstein também o fez….Muitas das hipóteses de Einstein somente há pouco tempo puderam ter uma comprovação, embora a maioria não seja reprodutível em laboratório….Neste aspecto talvez nunca se possa falar de uma Teoria da Evolução, pela sua irreprodutibilidade intrínseca…É duro admitir mas é uma hipótese(plausível) contra outra (crível)….Todas as teorias são hipóteses pois… Read more »

Camargoer

Cavalo. A hipótese é o ponto de partida para a elaboração de uma teoria. A robustez de uma hipótese é observada a partir do fracasso dos experimentos planejados para derruba-la. A hipótese é revisada a cada nova evidência descoberta Uma hipótese se torna um teoria quando as hipóteses concorrentes são refutadas experimentalmente. A qualidade de uma teoria está em sua capacidade de prever resultados. A teoria da evolução neodarwinista (que combina a seleção natural com a mutação genética) tem tido um enorme sucesso em prever resultados que são confirmados depois, além de conseguir explicar evidências experimentais melhor que qualquer outra… Read more »

Bosco

Camargoer, Muito interessante seu texto. Só um adendo, apesar do Big Bang ter ocorrido há cerca de 14 bilhões de anos o universo observável tem mais de 90 bilhões de anos luz de diâmetro. Isso se deve à chamada “inflação cósmica” que ocorreu logo após o Big Bang em que a estrutura do Universo, o continuum espaço-tempo, expandia mais rápido que a luz. Na verdade os telescópios conseguem ver galaxias que estão a mais de 45 bilhões de anos luz da Terra, em qualquer direção, mas cuja luz já nos alcançou. Claro que o Universo ainda é maior que o… Read more »

Camargoer

Olá Bosco. Obrigado pela complementação. Quando você comentou sobre a velocidade de expansão da fronteira do universo, lembrei do novo telescópio Webb que fará imagens na região do infravermelho. Devido essa aceleração, há um deslocamento da luz para a menor energia (deslocamento para o vermelho, o mesmo efeito que distorce a sirene da ambulância para sons graves quando ela se afasta) que limita o alcance do Hubble (já que ele só detecta luz visível). Além do limite visível, há uma região na qual as imagens que poderão ser captadas pelo telescópio Webb. Depois, é a radiação de fundo em microondas… Read more »

Farroupilha

De acordo com a Teoria do big bang e da conservação da energia o Universo material não é infinito.

Camargoer

Olá Farroupilha. A conclusão que o universo precisa ser finito devido a Primeira Lei dw) Termodinâmica pode estar equivocada. A 1o Lei diz que “a energia interna de um sistema finito (U) só pode ser modificada trazendo energia da vizinhança ou levando energia para a vizinhança por meio de calor (q) ou trabalho (w). A forma diferencial é mais adequada que a forma algébrica (dU = dq + dw). Isso mostra que a energia não surge ou se extingue espontaneamente dentro do sistema, mas que as mudanças na energia interna estão relacionadas ao fluxo de energia através da fronteira que… Read more »

Farroupilha

Caro Carmagoer, Vizinhança? Que vizinhança? Trazendo energia da vizinhança? Que energia externa seria essa se estamos tratando de UM sistema (Universo único). Em outras palavras, além do Universo não há nada. A Teoria Big Bang está relacionada a um único Universo e a sua matéria. E de modo algum a primeira lei de termodinâmica pode ser aplicada (pois a força gravitacional não entra nela – e que é fundamental para o Big Bang ocorrer). Ao ler qualquer dissertação de Big Bang que não mencione gravitação, mas apenas calor e trabalho, ou grau de desordem que não tem nada a acrescentar,… Read more »

Camargoer

Olá Farroupilha. Vizinhança é todo o espaço excluído o sistema. Por exemplo, imagine uma panela cheia de água como sendo o sistema. A chama, o fogão, o ar da cozinha, as paredes da cozinha, os vizinhos, a cidade toda, o país, o planeta, o resto do universo seria a vizinhança. A água quente irá perder energia para o ar em volta (parte da vizinhança) ou poderá ficar mais quente recebendo energia da chama (que também faz parte da vizinhança). O universo seria a combinação do sistema com a vizinhança. A termodinâmica não explica a origem do universo mas pode ser… Read more »

Oiseau de Proie

Tudo acontece por alguma razão….

Camargoer

Olá O.P. Existe uma alternativa ao seu comentário que seria mais apropriada para a hipótese da evolução neodarwinista, na qual a seleção natural resultaria da mutação genética. “Tudo que acontece teve uma causa sem objetivo”.

Oiseau de Proie

O erro não está no criacionismo..Está nas duas correntes extremistas…De uma lado os fanáticos religiosos e de outro os militantes ateus fundamentalistas que querem usar Darwin para negar algo que nunca foi objeto de seu estudo…As duas correntes rejeitam que Deus provavelmente criou o homem, mas não como em passe de mágica…O problema é que os ateus não aceitam a existência Deus por puro orgulho e os religiosos não aceitam a ideia de Deus sem milagres mágicos…Quem sofre com isso é Darwin que nada teve haver com essa briga idiota…Um índio isolado de civilização ignora as leis da gravidade, nem… Read more »

Camargoer

Caro O.P. A Teoria Neodarwinista da Evolução(que não trata da origem da vida) consegue explicar o caminho percorrido pela vida das espécies mais simples até as mais complexas associando a seleção natural com a mutação genética. Ela vem sendo sistematicamente testada nos últimos anos, o tem permitido aprimora-la.O fato de ser crente ou ateu não muda as congruências bioquímicas entre as espécies, seus registros fósseis, relações anatômicas, parentesco genético, datações, etc. Acho que você fez uma excelente comparação entre pessoas que sabem ou não as leis da gravidade. O tombo é igual.

Cavalo-do-Cão

O apóstolo João descreve no Apocalipse o início do Universo….João 1.1 – No princípio era o verbo – O verbo é a “ação” de uma oração e não a “palavra” como certos pregadores pregam poraí… A ação é o verbo de uma oração (português elementar)…. A palavra se resume no autor da oração e no complemento dessa mesma oração….. A ação, ou seja, o verbo depende de “energia” e portanto, devemos interpretar como sendo “No princípio só existia energia”…Pergunta: Quem gerou essa energia?….Os pseudocientistas do Big Bang não justificam esse detalhe primordial, essencial e indispensável à justificativa da sua teoria..… Read more »

Bosco

Cavalo, Me perdoe mas não concordo com você. Quem tem a soberba de querer explicar “tudo” são as religiões. Os cientistas formulam hipóteses e teorias para explicar o que é observável e usam para isso o método científico. O Big Bang é uma teoria aceitável para explicar a origem do universo observável e não de “tudo que existe”. Há inclusive teorias de que “tudo que existe” é formado por infinitos Universos, o chamado “Multiverso”, onde há big bangs e big crunchs ocorrendo a todo momento como bolhas numa banheira de espuma. Ou seja, nosso Universo seria só um dentre infinitos… Read more »

Cavalo-do-Cão

“Num Universo infinito onde a realidade é captada pelos nossos sentidos em constante mudança, prover qualquer tipo de prova absoluta para qualquer coisa não passa de mera especulação baseada em dados aleatórios”

Timmy Turner

Quando você começa a encontrar mais sabedoria em um simples desenho animado do que acharia no mundo fechado e ignorante de um “cético” percebe que estava antes dentro desse mundo…

Alessandro

sou obrigado a concordar com vc máquina troll, até hoje os cientistas não conseguem explicar oq e como gerou a energia do bing bang, pois eles simplesmente não tem a menor ideia de como formar uma tese científica de como surgiu do “nada” dois átomos e qual a força que fez eles colidirem entre si para gerar todo esse universo.

Camargoer

Caro Alessandro. A ciência é feita a partir da observação e quantificação de fenômenos. Como ainda não foi possível reproduzir em laboratório as condições anteriores ao Big Bang, essa pergunta ficará sem resposta. O problema é obter evidências experimentais que sustentem ou rejeitem uma dada hipótese, não a construção da hipótese em si. Seria um equívoco cobrar uma resposta científica a algo que não permitiu até agora a aplicação do método científico. Por enquanto, a existência do universo, sua expansão, sua idade e o seu início são fatos verificados experimentalmente, o que já é uma coisa extraordinária.

Bosco

Alessandro,
A ciência não diz isso que você falou. O que havia antes da singularidade que deu origem ao Big Bang não e do campo da ciência…. ainda!

Bosco

E o fato da ciência não conseguir explicar a origem de algo ou como algo funciona não remete diretamente ao divino ou ao sobrenatural. Só remete diretamente à evidência da ignorância humana.

Camargoer

Caro Bosco. São inúmeros os exemplos de perguntas que a ciência só pôde confirmar hipóteses depois de um desenvolvimento tecnológico. Já comentamos como algumas coisas só foram confirmadas após a operação do telescôpio Hubble. Na ciência dos materiais, várias hipóteses só foram avaliadas após o desenvolvimento dos microscópios eletrônicos. A genética precisou do desenvolvimento da difração de raios X para determinar a estrutura do DNA, o bóson de Higgins só foi verificado após a operação do LHC, a simulação de moléculas só se tornou possível após o desenvolvimento de processadores. A datação de fósseis e a determinação da idade da… Read more »

Alessandro

Meu caro Bosco, quando os cientistas encontrar uma tese científica que consiga ser aceita para explicar oq havia antes da singularidade, vão ter que encontrar uma outra explicação para que originou o “antes” da origem da singularidade, portanto sempre terá um “oq originou isso?” e assim vai, até chegar ao “nada” e oq é o nada? O que, onde e como originou o “nada”? Pq o “nada” ainda é alguma coisa que não sabemos explicar, chega até dar um nó na cabeça rsrs… E só Algo Onipotente, Onipresente poderia ser esse “nada” que na nossa insignificância humana não temos a… Read more »

α Tau

Posso dividir um pouco da minha fé com vcs?

Bosco

Fique à vontade!!

α Tau

Vc sabe explicar o que é o tempo? …O passado já não existe mais…O futuro nunca chega e o presente voa tão rápido que parece que não tem nenhuma extensão, ou seja, nem passado, nem presente nem futuro existem…. O presente só existe para virar passado e quando o futuro chega, já virou presente……Uma ilusão……A diferença entre passado, presente e futuro não passa de uma firme e persistente ilusão……De onde veio a primeira partícula que originou o Universo?….Entender o tempo dá no mesmo que (tentar) entender como surgiu a faísca que deu origem ao Universo, ou melhor dizendo, ao Big… Read more »

Camargoer

Caro Tau. A variação da entropia do universo é usada como a direção do tempo do passado para o futuro. Você pode encontrar uma explicação didática em pequeno artigo publicado em 202 na revista da SBPC: “TEMPO: ESSE VELHO ESTRANHO CONHECIDO”.

Paulo costa

E Só mesmo os tontos, muito tapados mesmo acreditam em ET’s, disco voadores kkk

Andrigo

“Não acredito, mas sei de umas coisinhas que não posso contar.”

Rene Dos Reis

Claro que ele não só acredita como desde o dia que tomou posse tomou conhecimento de tudo que se passa na área 51 rs.

Farroupilha

A orientação que ele recebeu é de manter a dúvida popular. Seguiu o script do Pentágono.
Estrategicamente, para a maior potência bélica do planeta, seria um tiro no próprio pé afirmar que existe tecnologia altamente superior a sua própria, e da qual não possui o mínimo controle.
Não esperem um Presidente americano, no exercício do cargo, afirmar para o povo que UFOS existem, ou que ele acredita piamente em sua existência.

João Adaime

Na teoria viagens espaciais podem ser possíveis.
Vocês já devem ter ouvido falar sobre os buracos de minhoca, certo? Também conhecidos como “Pontes de Einstein-Rosen”, sua existência é prevista pela Teoria da Relatividade Geral e eles consistiriam em “atalhos” que conectariam dois pontos no tecido espaço-tempo que, hipoteticamente, permitiriam que as viagens espaciais se tornassem muito, muito mais curtas.
Como até hoje todas as teorias do Einstein estão sendo confirmadas, vamos aguardar por mais essa.

Bosco

João,
Há um excesso de boa vontade de alguns quanto a essa afirmação: “prevista pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein”. Na verdade tudo que não possa ser negado ou vá diametralmente contra a Teoria da Relatividade é dito estar previsto nela.
Sinceramente não se se Einstein em sua genialidade previu essa micro estrutura cósmica denominada de buraco de minhoca ou se simplesmente não a disse ser impossível, o que é bem diferente.

João Adaime

Amigo Bosco
Alguns físicos negam esta possibilidade. Outros especulam que talvez ao atravessar o buraco de minhoca, você saia noutra dimensão.
Prefiro a afirmativa do filósofo grego Sócrates:
– Só sei que nada sei.
Abraço

Camargoer

Olá João. O problema é sobreviver a uma viagem dessas.

Camargoer

Olá Bosco. Excelente comentário.

Farroupilha

Há duas questões: Buracos de Minhoca naturais – Buracos de Minhoca artificiais. Quanto a Einstein há a sua possibilidade (Teoria) de deformação do espaço (deixando o tempo de lado por enquanto) por uma enorme concentração de matéria. Algo que foi provado acontecer pela observação do que os Buracos Negros ocasionam a sua volta… Os Buracos Negros deformam o “tecido espacial”. – Neste ponto, Einstein (não fala) mas deixa claro que considerava ter algo no vácuo do espaço ao mencionar deformação do espaço. Seriam linhas gravitacionais? – Enfim, dependendo da deformação do espaço, podemos ter linhas de gravidade deslocadas que (numa… Read more »

Delfim

Precisa haver: – uma estrela com o tamanho e tempo de vida certo; – que esteja na distância certa do centro da sua galáxia; – que tenha um planeta rochoso na órbita certa; – que tenha o tamanho certo; – que tenha um núcleo de ferro no tamanho certo, com rotação diferenciada para criar um campo magnético protetor; – que tenha um satélite do tamanho certo para estabilizar sua rotação; – que tenha a atmosfera certa; – que tenha a quantidade de água e terra emersa certa; – que tenha os elementos certos na quantidade certa; – e que mantenha… Read more »

Delfim

E mesmo assim depende de fatores aleatórios, como o asteróide de Chicxulub, que dizimou os dinossauros há 75 milhões de anos. Sem tal, os mamíferos não teriam evoluído, e nós humanos não teríamos surgido.

Aliás, sabiam que no BR existe uma enorme cratera que é habitada ?

https://www.youtube.com/watch?v=nXpgnX2PgkE

Camargoer

Caro Delfim. Você está certo sobre os eventos aleatórios que podem levar a extinções em massa (a vida na Terra passou por algumas) contudo acho que você está errado sobre a evolução. Pode ser (isso é apenas especulação) os dinossauros não tivessem sido extintos naquele momento, mas poderiam ter sido extintos por outros fatores. A evolução dos mamíferos foi afetada pelo meteorito mas mesmo no caso que ele não tivesse ocorrido, os mamíferos continuariam evoluido. A evolução e contínua, está ocorrendo agora sobre todas as espécies vivas. A espécie humana não é o objetivo da evolução, mas consequência, assim todas… Read more »

Delfim

Camargoer, eu não disse que apenas os humanos poderiam ter uma civilização, disse que os humanos como entendemos não teriam existido.

Camargoer

Caro Delfim . Você tem razão. Um evento aleatório, mesmo que em pequena escala, pode afetar o ambiente em torno de um grupo (separando em dois grupos por um rio ou abrindo uma passagem.para um no o predador) que determinará um ou outro tipo de pressão evolucionária que será indelével para as gerações futuras. Por exemplo, considere uma única mutação no DNA que seja passado aos descendentes mas que lhes dê uma vantagem evolucionária, como um visão um pouco mais acurada, uma resistência a uma bactéria ou vírus, etc. Essa única mutação teria a chance de determinar tido o futuro… Read more »

Farroupilha

Caro Camargoer. Permita, já que estamos no Poder Aéreo, fazer uma analogia com o antigo e inesquecível Concorde. Muita gente explica sua saída do mercado pelos seguintes fatores, ou por apenas um deles: – Suas passagens eram caríssimas, pois consumia combustível demais para seus voos supersônicos de grande duração; – Seus motores eram ecologicamente e acusticamente reprovados; – Seu boom sônico era proibitivo para voos sobre cidades; – E por último, aquele acidente fatal, manchou sua boa imagem de segurança. Pois não foi nenhum desses motivos o que lhe condenou ao estacionamento eterno, mas o tipo de passageiros que servia…… Read more »

Camargoer

Farrroupilha. A evolução não tem objetivo. A ação da seleção natural ocorre no presente sem qualquer planejamento. A ideia equivocada que a evolução tem um propósito (design inteligente) supõe a existência de uma força consciente. Recomendo os livros do Dawkins, por exemplo “Evolução”, “O gene egoísta” ou “O relojoeiro chego”. “A origem das espécies” é uma leitura pesada e deve ser deixa para depois.

Cavalo-do-Cão

Dawkins não passa apenas de um biólogo que se julga especialista em assuntos metafísicos, totalmente fora de sua alçada…que possui uma multidão de admiradores alienados, incapazes de ver que enaltecem um sujeito intelectualmente desonesto e tremendamente narcisista, que só quer fama para poder lucrar bastante com as vendas de seus livros… Dawkins admite que não entende nada de teologia e pensa que não precisa entender para ridicularizar…Ele apenas ataca e pronto, já partindo de um principio tautológico que ele está certo e os outros errados…É fundamentalismo ateu mais bizarro que existe…rs… Falando sério, um sujeito como ele, que foge sistematicamente… Read more »

Camargoer

Caro Cavalo. Você tem razão em dizer que Dawkins é um biólogo e não um teólogo, o que torna os seus livros muito bons para entender evolução, que é um tema difícil até para quem tem formação científica. Talvez existam outros autores mais adequados para ler sobre teologia e outras pessoas mais interessantes para debater religião do que eu. Por outro lado, evolução é um tema que me anima. Considero a série de três documentários “Quando éramos peixes” muito bons e estão disponíveis na internet. Infelizmente, o livro em português está esgotado (levei quase um ano para encontrar um novo).

Camargoer

Delfim. Na periferia da cidade de São Paulo há um bairro em uma região plana que foi recentemente identificada como um cratera formada pela colisão de um grande meteorito. Outras cidades, como Araxá, onde há uma enorme reserva de nióbio, estão dentro de uma cratera de um vulcão extinto. Também é curioso que os fosseis de dinossauros mais antigos foram encontrados na região que engloba o Rio Grande do Sul e a Argentina, que sustenta a hipótese que os dinossauros surgiram naquela região no período triássico (há cerca de 230 milhões de anos) quando os continentes formavam Pangeia.

Camargoer

Olá Delfim. Até a I Guerra, a única galáxia conhecida era a Via Láctea. O astrônomo Hubble foi o primeiro a identificar a existência de outras galáxias. Foi por meio das imagens do telescópio Hubble que foi possível estimar o número de galáxias no universo visível e também no fim do séc XX que foram descobertos exoplanetas. Uma boa estimativa e que existam praticamente um.mol de planetas e grandes luas no universo, cerca de um bilhão vezes mais que na via Láctea, o que resultaria em 2 bilhões de civilizações tecnológicas em todo o universo visível. As condições para vida… Read more »

Alfredo RCS

O astronomo Halton Arp demonstrou empiricamente que a dita “expansão” do universo era baseada no achismo do “desvio para o vermelho”, uma especia de efeito doppler (aquele que diz que uma fonte sonora se aproximando do observador tende a ficar mais aguda e mais mais grave quando se afasta) para a luz, o qual nunca foi comprovado em laboratorio. O desvio para o vermelho nos diria a qual velocidade uma galaxia, estrela etc, estaria se afastando de nós, servindo como base para a teoria do Big Bang de um universo infinito em expansão. Por outro lado, Halton Arp sugeriu que… Read more »

Delfim

Camargoer, galáxias mais próximas como Andrômeda já eram conhecidas antes do Hubble. E mesmo que a vida em outros planetas ficasse restrita à água (durante bilhões de anos foi assim na Terra) seria necessário oxigênio e carbono em quantidade suficiente.

Bosco

Delfim, Creio que não. Andrômeda era considerada uma estrutura dentro de nossa galáxia. – Alfredo, Vc citou uma outra teoria cosmológica mas não nos deu elementos para acreditarmos nela em detrimento da teoria do Big Bang. Pode ser que Halton Harp tenha razão (ou tenha se aproximado mais da “verdade verdadeira”) como pode ser que não. Pelo que vc disse Halton Harp não duvida de um Universo com milhões ou bilhões de anos luz de extensão. Em assim sendo, como ele explica que vemos astros a bilhões de anos luz sendo que se formos considerar a velocidade da luz como… Read more »

Delfim

Bosco e Camargoer, dei uma olhada na questão e a resposta chega a ser engraçada. Andrômeda foi reclassificada de nebulosa para galáxia pelo Hubble sim, mas não o telescópio, e sim pelo astrônomo, em 1929 ! “Edwin Hubble encontrou a primeira variável cefeida na galáxia de Andrômeda. Como existe a possibilidade de estimar com razoável precisão a distância de uma cefeida em relação à Terra, foi possível determinar pela primeira vez a distância de Andrômeda em relação ao Sistema Solar. As primeiras análises estimaram essa distância em mais de um milhão de anos-luz, muito mais longe do que qualquer outro… Read more »

Bosco

Delfin,
Eu não sei a impressão que deixei, mas no meu caso eu queria dizer sobre o astrônomo Hubble e não sobre o telescópio.
Claro que quando o telescópio foi lançado há 30 Andrômeda era considerada uma galáxia. rsss

Camargoer

Olá Delfm. Acho que é isso mesmo. Se tiver um tempinho, sugiro aquele artigo “Cem anos de descobertas em cosmologia e novos desafios para o século XXI” publicado na revista brasileira de ensino de física. É bem didático. Gostei muito dele.

Camargoer

Olá Delfin e Bosco. Encontrei um artigo que explica o histórico das descobertas cosmológicas nos últimos cem anos (o artigo é de 2005 com título “Cem anos de descobertas em cosmologia e novos desafios para o século XXI” e é possível baixar o PDF pela internet. Até 1923, havia duas hipóteses para explicar as nebulosas. A primeira as considerava aglomerados de estrelas dentro da Via Láctea. A segunda as considerava galáxias espirais distantes. Contudo, não havia instrumentação que permitisse coletar testar a duas hipóteses. Foi o astrônomo Edwin Powell Hubble quem mostrou que as nebulosas eram galáxias. Achei o artigo… Read more »

Delfim

Bosco e Camargoer, um episódio de Star Trek original já mostrava Andrômeda como galáxia, e isto na década de 1960. Por isto coloquei que Andrômeda já era galáxia antes do telescópio Hubble.
.
Hj se sabe que as nebulosas existem, mas como resultado da explosão de supernovas.

Marcos10

Alguém já tentou abater um OVNI?

Farroupilha

Sim, russos e os peruanos se não estou enganado.

Marcos10

Deu em quê?

Farroupilha

Pô! Meu velho, já lhe passei uma dica.

SmokingSnake ?
Alfredo RCS

Muitas pessoas confundem o termo “OVNI” com “disco voador”….o primeiro existe, ja o segundo, somente se voce acreditar na teoria da evolucao e seu universo infinito de 14 bilhoes de anos recheados de materia escura e buracos de minhoca unindo 5 universos paralelos, provocados por uma teorica equacao matematica chada de “buraco negro”, onde nenhuma Lei da fisica consolidada seria respeitada…fora isso, alguem teria uma foto do et de varginha pra eu fazer um poster???

Camargoer

Caro Alfredo. Acreditar é um ato de fé. A evolução, a idade do Universo, um buraco negro, aceleração da gravidade, átomos, planeta esférico, foram hipóteses propostas para explicar evidências experimentais. São constantemente testadas e revisadas a partir de novas evidências experimentais. Hipóteses alternativas são necessárias e bem-vindas, mas precisam estar de acordo com os fatos conhecidos. Caso qualquer um tenha uma hipótese melhor que a evolução para explicar a origem das espécies, será sensacional (lembrando que evolução e origem da vida são cosas diferente). Se qualquer um tiver uma hipótese melhor que a do bigbang será celebrado, mas terá que… Read more »

Alessandro

Eu só vou acreditar em ETs no dia que o Verdevaldo apresentar a transcrição de uma conversa entre dois ETs pelo Whatszapp, até lá sigo firme em minhas convicções.

Luiz Trindade

Bem… É assim… Se existir, os EUA serão os últimos a confirmar isso e sempre os primeiros a negar. Agora existem? Pela minha crença lógica sim. Tem provas que eles existem: Até hoje nada! Enquanto os governos não tomarem nenhuma decisão séria a respeito, sempre teremos essas teorias malucas de Alien.

RENAN

Senhores Pensar em seres divinos e outras coisas Padrão: Tudo na natureza segue padrões. Imagem de um átomo é um círculo grande com pequenas esferas circulando ao seu redor. Tem muitos eventos que se repete da mesma forma no universo. Nosso sistema solar é Assim. Nossa galáxia é assim Portanto no meu ver o corpo humano é formado por bilhões de átomos. Um ser vivo que habita nosso corpo já mais terá contato com o espaço. Portanto este ser vivo por mais evoluídos que seja no máximo viverá nas nuvens. Seguindo este padrão. Nossos sistemas e galáxia pode ser apenas… Read more »

Camargoer

Caro Renan. O modelo de órbitas do átomo usada por Bohr para explicar o átomo de hidrogênio é uma simplificação que não pode ser aplicada para átomos com mais de dois elétrons. O modelo de Schrodinger que usa funções de onda tridimensionais fornece densidades de probabilidade ao invés de órbitas circulares. Esse modelo pode ser aplicado para átomos polieletrônicos e até moléculas, permitindo prever diversas propriedades antes mesmo de isolar a molécula. Acho que não é apropriado generalizar o modelo de órbitas circulares de Bohr.

Delfim

Esqueceu do modelo de De Broglie

Camargoer

Caro Delfim. Schrodinger usa a dualidade onda-partícula proposta por de Broglie (que quase foi reprovado na defesa de seu doutorado) para propor a sua equação HY = EY (useu Y ao invés do psi grego). Os softwares de simulação química usam usa combinação de gaussianas para ajustar a função de onda (psi) por meio da minimização da energia E. Quando a função psi é elevada ao quadrado, é obtido uma densidade de probabilidade para a presença do elétron. A curva de probabilidade de encontrar um elétron em uma determinada região do espaço em torno de um ou vários núcleos pode… Read more »

RENAN

Sim correto a ideia é exemplificar de maneira simples a “teoria apresentada”
Que resumindo.
“Podemos ser parte de um ser vivo, composto por bilhões de galáxia”
Da mesma forma que bilhões de átomos forma o nosso corpo.

Camargoer

Olá Renan. O problema é encontrar uma evidência para dar suporte à sua hipótese. Por enquanto, os dados experimentais confirmam que subpartículas são subpartículas, átomos são átomos, células são células, estrelas são estrelas e galáxias são galáxias.

α Tau

O que se observa hoje é uma constante e persistente intenção de doutrinar o “público” a adotar comportamentos como sinal de inteligência tais como relacionar gostos, crenças e estilos como reflexo de inteligência…Atribuir o ceticismo e a incredulidade extrema ao raciocínio e lógica e, consequentemente, a Inteligência, permitindo que as próprias vítimas das manobras de indução virem peões jogando ao seu favor e dissuadindo a opinião publica para longe do objeto comprometedor…Dogmatizar a ciência que assume o papel de Religião aos seus adeptos, transformando suas decisões e visões em relação ao ponto de vista do público em conclusões indiscutíveis e… Read more »

Camargoer

Caro Tau. Seria um erro dogmatizar a ciência para assumi-la como uma religião. Ao contrário de uma religião que tem sua base na fé (acho que no novo testamento diz “quem crer e for batizado será salvo”). Por outro lado, a base da ciência é a obervação e a quantificação por meio da sistemática revalidação experimental das teorias. O fato ter uma fé ou nenhuma crença diz respeito apenas ao individuo. Ignorar a ciência para defender o credo garante apenas o sucesso do hipócrita.

Valdez de Araujo

Existe uma linha ufologia curiosíssima que afirma que passagens da Bíblia se referiria a equipamentos tecnológicos. Por ex, esse: “Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina muito forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu, E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Nisso todo o Monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça começou a subir como a fumaça de uma fornalha, e todo o… Read more »

Valdez de Araujo

Olhem essa: “4 Olhei e vi uma tempestade que vinha do norte: uma nuvem imensa, com relâmpagos e faíscas, cercada por uma luz brilhante. O centro do fogo parecia metal reluzente… 16 Esta era a aparência das rodas e a sua estrutura: reluziam como o berilo; as quatro tinham aparência semelhante. Cada roda parecia estar entrosada na outra. 17 Quan­do se moviam, seguiam nas quatro direções dos quatro rostos e não se viravam enquanto iam. 18 Seus aros eram altos e impressionantes e estavam cheios de olhos ao redor. 19 Quando os seres viventes se moviam, as rodas ao seu… Read more »

SmokingSnake ?

Não… é apenas a descrição de um vulcão…

Rodrigo

Falou e não falou nada, essa é a arte da politica, …. e sempre vai ser assim nesse tema

não sou o Trump, obviamente, mais se alguém me perguntasse se o fenômeno OVINI é verdadeiro eu digo que sim só resta saber quantos desses são Humanos , extraterrestres, ou fenômeno naturais

o que é mais importante nessa noticia é essa atualização de protocolos ou doutrina da Marinha Americana e o aumento recente do interesse pelo tema e avistamentos,

RosWell e Varginha agradecem