sábado, 28 março, 2020
Home Aviação de Caça USN admite vídeos de UFOs, mas diz que UFO não é UFO!

USN admite vídeos de UFOs, mas diz que UFO não é UFO!

4623
186

Vídeos dos UFOs foram feitos por pilotos de caças Super Hornet, mas a USN prefere chamar os objetos voadores de ‘fenômenos aéreos’. Entenda essa confusão em mais esta matéria da série “Vale a pena abduzir de novo”, oferecida pela banda Abduzidos do iê iê iê

Meses atrás, deu no New York Times que pilotos da Marinha dos EUA (USN) haviam visto e feito vídeos de UFOs (Objetos Voadores Não Identificados, na sigla em inglês), e agora uma nova notícia deu no Washington Post: na semana passada, a USN publicamente admitiu que os vídeos são reais, mas se recusa a chamar de UFOs. O termo em voga na Marinha dos EUA para os fenômenos registrados agora é UAP – Unidentified Aerial Phenomena, ou Fenômenos Aéreos Não Identificados (FANI).

Joseph Gradisher, porta-voz do subchefe de operações navais para guerra de informações, admitiu: “A Marinha designa os objetos contidos nesses vídeos como Fenômenos Aéreos Não Identificados”. O termo, segundo o oficial, “é usado porque provê a descrição básica para avistamentos / observações de aeronaves / objetos não autorizados / não identificados que foram observados entrando / operando no espaço aéreo de várias áreas de treinamento controladas por militares.” Esta é considerada a primeira vez que a Marinha admite a existência de objetos nos vídeos, e também que não consegue identificá-los.

Será um UFO? Será um UAP? Nessa foto, é apenas um flare lançado por caças Super Hornet da Marinha dos EUA

Para relembrar – Os vídeos vieram a público em dezembro de 2017 e março de 2018 e mostraram encontros de pilotos da USN, voando caças Super Hornet, com misteriosos objetos esféricos. Os objetos moviam-se de forma muito diferente de qualquer aeronave conhecida. Os vídeos foram feitos durante treinamentos dos pilotos, e não foram produzidos com a intenção de vir a público.

Veja um dos vídeos abaixo. Ele é bem didático em informar as informações presentes no HUD do caça (visor ao nível dos olhos) e traz a transcrição, em inglês, de áudios dos pilotos. Em certo momento, um piloto diz: “Há uma frota inteira deles”.

 

O termo “Fenômeno Aéreo Não Identificado” (UAP / FANI) não é novo, mas “Objeto Voador Não Identificado” (UFO / OVNI) é muito mais popular. Porém, UFO tem uma carga cultural, muitas vezes pejorativa, que pode desencorajar pilotos de reportarem a ocorrência, com medo de serem rotulados. E a Marinha dos EUA vem buscando o caminho contrário: encorajar que seus pilotos relatem esses acontecimentos.

Será que veremos mais vídeos em breve? Fenômenos aéreos ou objetos voadores não identificados? As perguntas estão no ar, mas os vídeos também!

 

Esta matéria é oferecimento da banda Abduzidos do iê iê iê, que no dia 6 de outubro tocará no maior festival de música independente do Brasil!

Esta série é um oferecimento do trio de rock Abduzidos do iê iê iê, que alega ter sido abduzido nos anos 60. Fato ou fake, uma coisa é certa: a banda foi selecionada para o Festival Time4Music (quase 600 bandas inscritas, 90 selecionadas), o maior festival de música independente do Brasil!

O show será na eliminatória de 6 de outubro (domingo) no St Paul’s Pub, em Pinheiros, um dos melhores bairros paulistanos para ver música ao vivo! Se você é de São Paulo ou estará na cidade no dia 6, não perca essa oportunidade.

CLIQUE AQUI E COMPRE SEU INGRESSO PARA O SHOW DE 6/10 

São só 35 reais, no site de vendas, para assistir a seis bandas selecionadas da nova safra do rock independente – menos do que o preço de um ingresso de cinema de domingo em muitas salas por aí!

Os shows rolam a partir das 17h30 e os Abduzidos do iê iê iê serão a segunda banda a subir no palco. O St Paul’s Pub fica na Rua dos Pinheiros, 518, a 100 metros da estação Fradique Coutinho do metrô.

Show dos Abduzidos do iê iê iê no Festival Time4Music

  • Quando: 6 de outubro (domingo)
  • Horário: 17h30
  • Onde: St Paul’s Pub – Rua dos Pinheiros, 518, São Paulo
  • Quanto: 35 reais no site de vendas (40,00 na porta, no dia) – compre aqui

Conheça a banda!

Quer conhecer o som dos Abduzidos do iê iê iê antes de ir ao show? Aproveite que o trio lançou, há poucos meses, o seu primeiro disco, “Em Órbita”Clique no link ao lado ou na imagem acima para acessar a árvore de links (linktree) da banda, onde você escolhe as plataformas de streaming onde o álbum já está disponível! Ou clique diretamente nos links abaixo. 

Se você não ouve música em plataformas digitais como estas acima, não tem problema: a banda também disponibilizou o álbum inteiro no YouTube, num vídeo com cerca de 36 minutos, com as 12 faixas na sequência. Clique na imagem abaixo para ouvir e curtir!

Veja também os videoclipes e lyric videos da banda: 

Os Abduzidos do iê iê iê já publicaram diversos videoclipes e lyric videos em seu canal no YouTube. Acesse clicando nas imagens abaixo e aproveite para se inscrever no canal:

Ainda não segue os Abduzidos do iê iê iê nas redes sociais? Clique nos links abaixo e acesse os perfis da banda no Instagram e Facebook. Aí basta clicar em seguir e curtir. Pronto! Você acompanhará mais e mais aventuras imperdíveis da banda pelo espaço, além de trechos de shows e tudo o que vem por aí.

VEJA TAMBÉM:

186 COMMENTS

  1. Srs. Extraterrenos , existe um lugar que denominamos cidade, aqui chamamos de Brasilia, la tem um lugar chamado S*F, eles se sentem acima de tudo e de todos. Duvido os Srs vencerem eles … fica o desafio 🙂

    • Caro terráqueo,
      Metade dos ministros do STF já foi abduzida faz tempo.
      Nós vimos os caras sendo teletransportados para o disco voador.
      Era a nave de uma espécie peculiar de alienígenas conhecidos como ETs: Extra Tribunálicos.
      Muito cuidado com eles.

    • Não sei se seria uma boa ideia, atirar em objetos luminosos desconhecidos, que aceleram acima de Mach 5, param e mudam de direção bruscamente.
      Vai que ele se sinta no direito de revidar o fogo sofrido. E aí o piloto vai arrumar o que?

    • Pelo mesmo motivo que os Índio não deram uma flechada no Cabral quando ele descobriu o Brasil!!

      Aparece um objeto que provavelmente veio de outro planeta, devem ter uma tecnologia mil anos a nossa frente, se marcar estamos numa situação bem pior que a dos índios na época de Cabral a nível de inferioridade tecnológica.

      Acha que é simples assim, somente atirar e pronto???

      • Não sei não hem… Acho que quando os americanos tiverem seus lazers e phasers operantes em VANTS hipersônicos, eles podem querer tentar a sorte. Só não sei o que virá a seguir.

        • Neste caso são varias as hipóteses .

          Quem eles são ?

          Sera que representam a ONU galática, ou apenas uma empresa ou um pais, que em seu planeta de origem seria como a nossa Coreia do Norte por exemplo ?

          Seriam apenas algumas naves ou teria uma nave mãe gigantesca próximo ao nosso planeta por exemplo ?

          O que eles pensam sobre nós, sera que nós somos alguma experiencia deles ?

          Qual o nível se sua tecnologia comparada a nossa, podemos ser extremamente primitivos diante deles, quem já assistiu o filme Nimits de volta ao Inferno de 1980 pode comparar um pouco a evolução tecnológica em 40 anos, agora imagina a diferença em milhares de anos ??

    • Porque a física newtoniana diz que se um objeto se desloca acima de mach 5 ele não pode ser atingido por um missil AIM120 que voa a mach 4,5…

    • Segundo relatos oficias da USN, em alguns caças o sistema de armas chegava a ficar inativo na operação de misseis e o piloto no conseguia se aproximar o suficiente para o emprego do canhão.

      A cia vivia estudando esses acontecidos e chegou a desclassificar algumas coisas.

  2. Um objeto não identificado necessariamente não é obrigado a ser uma nave alienígena de um planeta habitado por seres verdes de olhos enormes. O problema é para quem esses objetos se apresentaram, não era nenhum voo comercial e sim aeronaves que devem fornecer segurança para um grupo de batalha s portanto providos do que ha de melhor em recursos. Para a USN é menos grave que seja coisa de Marciano do que de Chinês ou Russo.

    • -POSITIVO. Pode ser apenas uma manifestação de alguma perturbação do ESPAÇO-TEMPO causada por fenômenos naturais que ainda não conhecemos e que se manifestam, inclusive, como pontos emissores de luz errantes ou que deixam apenas a luz passar através deles. Um corpo que tenha “massa” não pode acelerar do nada, instantaneamente, para cinco, dez vezes a velocidade do som e fazer uma curva de 90, 180 graus, pelo que sabemos. E esse fenômeno luminoso ocorre muito também no interior de todo o Brasil, em beiras de morros e até sobre árvores. Qualquer caipira já ouviu falar dessas “bolas de fogo” pairando sobre moitas e atravessando paredes e montanhas. Dizem que é a “mãe do ouro” ou, simplesmente, assombração… nas cidades não vemos porque existe a luz artificial e ninguém fica olhando para o céu.
      -Não podemos esquecer que a Terra gira a uma velocidade aproximada de 30km/s ao redor do sol e que cada segundo ambos percorrem uma vastíssima região nova da Via Láctea. E alguma perturbação (uma brecha ou rachadura, por exemplo) do espaço-tempo que venha a cruzar, mesmo que esteja “parada”, dará a impressão que está em movimento. Quem sabe por ser isso pode até mesmo ser detectada por radar?
      -Essa teoria parece loucura, mas é muito mais plausível do que achar que seres extraterrestres cruzarão bilhões de anos-luz para amassar pé de arroz, transar com vacas, só para ficar voando em zigue-zague de lugar algum para lugar nenhum, carregar pedras com raio trator ou fazer as necessidades fisiológicas escondidos atrás de alguma moita. Seriam especialistas em mecânica espacial e analfabetos em biologia?

      • Com relação às aparições a que você faz referência, isso é verdade. Desde os tempo de nossos bisavós existem esses relatos, principalmente aqui no nosso interior nordestino. Interessante é que as mesmas estórias são contadas em várias regiões do mundo com as mesmas descrições dos objetos vistos por aqui.

      • NEGATIVO, esse conjunto de abstracoes nao prova nem desprova nada, o seu texto esta repleto de falacias logicas. A sua propria existencia nao poderia ser provada pois voce pode ser apenas uma inteligencia artificial com uma capacidade de argumentacao suficiente para se tentar passar por um humano. Mas enfim de quem chama teoria de alienigenas de loucura se utilizando de um sarcasmo tao infantil e bossal nao de pode esperar muita coisa…

  3. Os vídeos acima, nos quais não se dá para ver quase nada, são autênticos e de naves extraterrestres mesmo. (A comunidade ufológica de Varginha, Xique-Xique da Lagoa Misteriosa, e de Itamonhangabinha do Norte Sulista, séria e responsável, assina embaixo.)
    Como saber se um vídeo de UFO é autêntico? (Dica tirada do Manual do Observador Ufológico da Sociedade Ufológica de Xique-Xique da Lagoa Misteriosa) É fácil, simples e básico de descobrir…
    Chamais pode ser nítido. Caso lhe apresentem uma foto ou vídeo de um UFO, muito bem filmado e cheio de detalhes prontamente desconfie. Afinal todo mundo sabe que essas imagens, pelo menos de todo UFO que se prese, devem ser horríveis, desfocadas e bem tremidas.
    Portanto os vídeos acima são autênticos.
    Obs:
    No caso de câmeras filmando ou fotografando em IR, as imagens nítidas devem ser descartadas. Mais uma dica, importante, do Manual do Observador….

      • Se tratam de objetos reais, se deslocando na atmosfera, tão reais que foram registrados pela instrumentação dos caças. Assim, fica descartada que sejam apenas uma informação pessoal mas sem nenhuma prova material, e a velha hipótese de que a testemunha sofreu alguma alucinação, que é muito imaginativa, mentirosa, ou que é uma montagem não são válidas. temos então dois registros reais para a ufologia.

        Igualmente, usando o exemplo acima, no caso da nossa famosa Operação Prato, temos essa ocorrência de um fenômeno ufológico que foi muito bem registrado por instrumentação. O que descarta que esta operação foi uma farsa.


        Nos dois vídeos podemos tecer algumas considerações:
        >O primeiro vídeo mostra um objeto, que é mais quente que seu entorno e que faz uma auto rotação muito estranha, como se estar já se movendo numa direção não significá-se nada para sua massa se rotacionar. Será que o objeto se virou para o caça, para fazer algo diferente do que vinha fazendo? Mas justamente aí o vídeo acaba. Ainda a altitude era de cerca de 8000m no display do caça, acima de uma camada de nuvens, parecia que o objeto estava meio alheio ao entorno, tanto que faz essa rotação, que a meu ver foi para saber quem o estava observando ali em cima da nebulosidade onde ele estava, até então, à vontade.
        >Num segundo vídeo da marinha americana (que não está aqui no post) a coisa filmada nitidamente tem um objetivo, pois se desloca perto das ondas do mar, ou seja, seu horizonte fica muito reduzido, logo não está passeando, ou nos visitando, mas sabe exatamente para onde ir. Neste caso, a coisa fica totalmente alheia ao caça que lhe filma, dando a entender que ou já conhece os caças, ou que realmente está alheia. Em todo caso, parece que seu controlador já conhece tudo por aqui, está vindo de um lugar e indo para outro objetivamente.
        E mais uma vez é um vídeo curto, sem maiores detalhes.

      • Verdade, Ricros. Mas tem uma turma que, por não acreditar na hipótese alienígena, desconsidera também a própria existência e seriedade do fenômeno em si. Não critico quem não crê nos aliens, porque há muitas improbabilidades nesta hipótese, mas critico quem desconsidera o fenômeno sem ao menos fazer uma observação mais profunda.

        • Assim não vale. 😀
          Já faz tantas décadas que falam sobre projetos secretos desse tipo, coisa e tal, e jamais apareceu nenhum em campo de batalha. Pra mim, não cola.

      • Mas onde no vídeo mostra o “fenômeno” a Mach 5? Pelo que a gente vê o objeto não altera sua distância do caça e este consegue manter o objeto trancado. Em nenhum momento se observa o objeto se afastando ou se aproximando ou cruzando a linha de visão com algo que pareça ser em “altíssima velocidade”, ou acelerando ou desacelerando ou mudando de direção instantaneamente em desacordo com as leis da física.

  4. Vamos dizer que realmente existe uma raça extraterrestre extremamente avançada tecnologicamente que já conseguiu dominar a tecnologia do motor de dobra espacial e consiga viajar para qualquer lugar do universo, não tem o porque deles virem pra terra. Primeiro porque eles não tem nada pra aprender com nós (a nossa tecnologia mais avançada iria parecer com um lampião a querosene perto da deles). Segundo, eles não iriam conseguir ensinar nada pra nós ( seria o mesmo que você tentar ensinar o teu cachorro a usar uma calculadora). Terceiro, é muita falta do que fazer sair do planeta dele pra ficar sambando na frete de um caça americano.
    Na minha opinião, não faz sentido não existir vida em mais nenhum lugar na imensidão do universo, mas sobre os casos de avistamento (pelo menos os que eu tenho conhecimento), todos tem um explicação. Esse por exemplo pode ser nada mais que o teste de um novo tipo de drone que acabou vazando.

    • Acho que a principal questão não está ligada à possibilidade alienígena, mas sim a necessidade de se propor uma explicação alternativa e plausível para o fenômeno. Meter o pau é fácil, mas só é válido quando se tem um bom argumento.

    • Claro que tem! Estudar, nós não estudamos micróbios? Então eles vem aqui estudar nossa biologia, provavelmente a deles é diferente, então nós somos uma área de pesquisa, ou você acha que seres superiores não estudam mais pq são superiores?

      • Nada que seja biológico como nós iria viajar a distâncias inimagináveis.

        Minha hipótese é de que nem toda inteligência altamente evoluída tenha que se manifestar em um médium biológico.

        Talvez a nossa seja a única.

        Temos sido visitados por máquinas, cujo os criadores podem ou não serem biológicos, ou deixaram de existir biologicamente há milhões de anos atrás.

        • É algo bem proximo a isto mestre Tadeu.

          Vida é universal.

          Biologico, é como a vida se manifesta em nossa frequencia dimensional fisica.

          Morte não existe, é apenas uma observação da transição da energia materializada em nossa 3a. dimensão. Esta transição ocorre tambem em outras dimensões menos materializadas, mas sem os traumas e conversões grotescas que observamos aqui na nossa. Como nossa ligação é muito fraca com as outras dimensões, não se sabe o que ocorre depois ( cultura geral).

          Não existe o atomo, existe a energia que o combina, assim como nem todos os atomos compoe este universo ( vide que pelos calculos, faltam 70% a 90% de massa no espaço universo para se explicar todas as atrações gravitacionais e expansão)

          Então, o que voce ve, é apenas o que voce sente e percebe. Tal como a vida, outras existem em numero e formatos, cada qual a sua dimensão energetica. Vida no estagio inteligente pulula, e aquelas que tambem chamamos humanos trata-se apenas de um rotulo daquelas que transitoriamente aqui estão, de acordo com seu estagio energetico e vibracional possa o planeta comportar. Aqueles que migram de estagio ou se atrasam , são constantemente alocados e realocados para outro ao qual melhor se adapte.

          É assim que a 2000 anos havia uma centena de milhões de habitantes na Terra e mesmo depois de 1000 anos, passaram a uns 400 milhoes…..chegando a 1,5 bilhão no pós guerra e nos ultimos 50 anos saltando para 7 bilhões….

          Este pessoal todo, não era daqui e ninguem nunca foi, alguns aqui demoram mais ou menos, mas são apenas passagens de centenas de anos ou milhares de anos.

          Então, noves fora, não existem não existem extra terrestres, pois ninguem é nativo de lugar nenhum….são apenas moradores que ali residem naquele momento….

          E o que estes outros tão avançados vem aqui fazer?

          A criação é desejo universal, a construção, o crescimento, o conhecimento, tal como o homem da terra construtivo a pratica, todos os outros assim tambem o fazem, cada qual no seu limite de capacidade e trabalhando para aumentar estes limites.

          • Carvalho2008,

            O mestre aqui é você, Carvalho.

            Seu conhecimento, sua Física, sua metafísica e escatologia, estão bem avançados do que a minhas suposições científicas e filosóficas.

            Sou apenas uma gota de chuva no oceâno.

            Saudações mestre.

          • Acredito que máquinas ou algo do tipo. Uma civilização muito avançada já poderia ter transferido sua existência para máquinas. Ou ainda, algo que eu considero bastante e que já dizia Carl Sagan, é que a vida pode ser muito diferente da que conhecemos por aqui. Pode nem ser baseada em carbono.

          • Talvez o melhor seja “seres vivos não baseados no carbono” porque a definição de vida é tão ampla que dela pode não estar excluído o que chamamos hoje de máquinas.

          • Kevin,

            O que eu quero dizer é que civilizações biológicas como a nossa podem ter chegado a um nível de conhecimento científico e tecnológico tão extremamente avançado, que abandonaram seus corpos orgânicos e passaram a existir dentro máquinas híbridas AI + Neurocircuitos pós humano.

  5. A vantagem é que os ETs, sempre começam seus planos de dominação global pelos EUA.
    Até chegarem aqui, teremos tempo de pensar em algo para contra atacar, talvez bomba biologica de mosquitos Aedes com dengue, zica, chikungunya, febre amarela e Mayaru. Acho que nenhum sistema imunológico das galáxias existentes resiste a isso.

  6. Não importa se até o celular mais xing-ling hoje em dia tenha uma câmera de centenas de megapixels, e que tenhamos satélites capazes de ver, com nitidez, corpos celestes a anos-luz de distância:
    Qualquer foto ou filmagem de UFO, ET Bilú, Monstro do Lago Ness, Xupa-Cabra, etc etc, tem que ser da resolução e nitidez mais v@gabunda possível.

    • Obrigado por compartilhar de sua opiniao conosco senhor Willber Rodrigues, engenheiro Senior da McDonnell Douglas, formado pelo MiT, 34○ turma de 1967 em Fisica Aerodinamica e participante do projeto de desenvolvimento do F-18. Conte-nos mais a respeito da sua decisao de nao incluir uma dessas na frota atual da US-NAVY e nos explique porque a mesma ja nao encontrava na primeira geracao de 30 anos atras. Tambem aproveite e faca uma analise tecnica do estudo de viablildade de tal equipamento pela sua turma de escritorio sobre o tema.

    • Eu também pensava assim, até que fiz um teste filmando os aviões que passam aqui próximo na rota para congonhas….

      A gravação fica horrível mesmo com o IPhone, só se for muito perto….aqui devo ficar uns 5 -9 km da rota e ficaram péssimas todas as tentativas, mesmo a noite

  7. Como eu não entendo inglês (só em filmes) fica difícil pra mim avaliar o grau de surpresa que a gravação das vozes demonstra. Será que o piloto não tava simplesmente relatando sua surpresa com o desempenho de um veículo terrestre (americano) em teste do qual ele participava mas se deixou surpreender pelo desempenhos inesperado do veículo?

    • Bosco,

      A reação semântica (de espanto e surprêsa) dos pilotos é autêntica.

      A US Navy disassociou-se do uso da sigla UFO, porque os objetos aéreos observados frequentemente por seus pilotos, em realidade não estão voando (aerodinâmicamente falando).

      UFO adquiriu um estigma cultural bastante suspeito.

      O fenômeno existe, mas a resposta que buscamos pode sêr muito mais catastrófica para a psique humana, do que meros alienígenas antropomórficos extraterrestre.

  8. Não tenho nenhuma pretensão em ridicularizar esses fenômenos, ou ocorrências melhor dizendo, porque fenômenos mesmo não são. Para aqueles isentos de pensamentos e com o espirito de pesquisa, sugiro lerem o relatório referente à Operação Prato da Força Aérea Brasileira, sob responsabilidade do Coronel Uyrangê Hollanda (Coronel da Ativa por ocasião das operações realizadas pelo 1° Comando Aéreo Regional em 1977). O relatório, na verdade uma parte dele foi liberada para consulta livre, porém outras parte continuam como informações classificadas. O que a USN viu, o pessoal da FAB viu com muito mais evidências e consistências em 1977. Cada um julgue conforme seus critérios.

      • Space jockey
        Você pode informar a fonte onde afirmaram que a Operação Prato foi uma farsa? Preciso saber para atualizar minhas informações. Obrigado

      • Até hoje, nunca vi uma declaraçao destas.

        Recentemente, a FAB divulgou relatorios secretos sobre a operação dando testemunho formal das ocorrencias. Estao la gravadas dezebas e dezebas de pessoas e militares. Dufucuk pe acreditar que o fenomeno nao ocorreu com tanta gente dando a cara a tapa….de caboclo morador, a medicos e militares.

        Todos sem exceção, nao apenas colheram testemunhos, como foram tambem vitimas e testemunhas eles mesmos das ocorrencias.

        Os objetos vinham ate em comodos fechados, lançavam luz sobre a pessoa, queimava a parte iluminada e a pessoa sentia-se anemica e debilitada depois.

        os exames não acusam nada depois apesar das marcas. Ate a medica correu de uma ocorrencia desta mas a pessoa que estava andando com ela foi alvejada.

        ninguem sabe o objetivo, mas foi interessante que ele aparentemente desafiou o testemunho dos militares pois quando eles la chegaram, demonstraram bastante o fenomeno em especial a eles que nada mais puderam fazer alem de testemunhar as luzes. O capitão encarregado, suicidou-se poucos anos atras mas antes fez questão de revelar o caso. Ele sofria de depressão. O Ministerio, liberou a documentação secreta coisa de 2 anos atras .

  9. Êsse é o tema mais fascinante e aterrador o qual no momento, não existe uma explicação clara e satisfatória.

    É um fenômeno presente na história das civilizações, através dos tempos.

    Mas a campanha de desinformação foi tão eficiente, que a maior e mais importante descoberta da história humana foi praticamente relegada ao ridículo e a pseudo ciência.

    O fundo dos oceanos tem mais surpresas estarrecedoras.

    • Tadeu, há um dito que cita que sabemos mais sobre o universo do que sobre nossos oceanos. E creio que isto seja verdade.

      • André,

        O que eu vi outro dia me deixou perplexo.

        Uma máquina se movendo a 6000 pés de profundidade e cuja a transformação estrutural em frente às câmeras de um ROV fazendo uma inspeção em um sistema subaquático, foi o fenômeno mais estarrecedor que eu já tenha visto em toda a minha vida.

          • Boa tarde Jardel,

            No Science Channel, existe uma série chamada , Extrange Evidence.

            Se não me engano foi no programa número oito.

            Eu fiquei receios de que poderiam tirar do ar o respectivo avistamento e filmei com o meu celular.

            Depois eu tentar fazer um upload aqui no blog.

          • Caro Jardel,

            Ao refinar a minha busca sobre o material , lhe vou passar informação mais detalhada.

            Science Channel
            Série: Strange Evidence
            Episódio S4 – Alien in the Abyss. do dia 15/08/2019.

  10. Acredito que os drones de guerra desenvolvidos hoje sejam projetos inspirados nas sondas extraterrestres…na ufologia as chamadas “sondas” se referem aos artefatos voadores não tripulados que costumam acompanhar as naves tripuladas…atuando como sentinelas e como veículos de reconhecimento…os drones de combate são projetados para assumir o mesmo papel que o destes veículos de apoio…

    as sondas ufológicas são, em geral, pequenos objetos, muitas vezes esféricos que podem aumentar ou diminuir de tamanho, mudar de cor e, que parecem ser autocontrolados…estes artefatos podem ter entre 50 e 80cm de diâmetro, mas têm a incrível capacidade de diminuir ou aumentar de tamanho…e isso muitas vezes em resposta a reação do observador…se ele se admira com o objeto que se aproxima, parece que o artefato capta seus pensamentos e retribui com um aumento de tamanho e de brilho…mas se o observador se assusta com o que vê, ocorre o contrário e o objeto se afasta…

    não é ficção imaginarmos que seres extraterrestres possam realizar pesquisas em nosso planeta e em nossos vizinhos utilizando o mesmo recurso tecnológico que nós terrestres empregamos…considerando a avançada tecnologia desses povos, é possível até conceber que suas sondas sejam obviamente diferentes dos nossos no aspecto e na mobilidade, até mesmo mais eficientes e, principalmente, menores e mais ágeis…

    Rússia revela filme de Migs interceptando UFOS :

    https://www.youtube.com/watch?v=iuWs7WEu_hw

  11. Bem, ufologia é um tema delicado devido ao preconceito que existe, porém vejo um movimento hoje no ocidente por parte de governos (principalmente ocidentais)e até mesmo de organizações para desmistificar o assunto, pode ser que devido a isso nas próximas décadas tenhamos enfim alguns respostas.

    Como já coloquei em outros posts desse assunto aqui a maioria esmagadora dos relatos de ufo são coisas ´´facilmente´´ compreendidas principalmente em áreas militares onde ocorrem testes de tecnologia, lembro do caso do piloto comercial que que avistou o SR71 e o classificou como ovini… mas existe sim coisas que nós (público geral) e até mesmo governos não tem a menos ideia do que se trata.

  12. Ano passado surgiu um rumor, baseado numa fala do vice-presidente da LockheedMartin, Jack O’ Banion, de que o SR-72 já poderia ser uma realidade – oficialmente começaria a voar em meados de 2020. Considerando que tanto o U-2, quanto o SR-71 já foram classificados pelos militares como UFOs (os projetos eram tão secretos que mesmo dentro das Forças Armadas muitas pessoas não os conheciam) não acharia improvável se daqui alguns anos descobríssemos que esses UFOs aí nada mais eram do que um SR-72.

    • Jugger,

      Seria muito melhor se fosse piada de mal gôsto. O problema é que aqui não se trata de piada. Vai se acostumando para que o susto não venha a sêr tão grande no futuro.

        • Caro Bosco,

          Só uma perguntinha:
          Como você explicaria a presença de ”veículos experimentais americanos ” nos céus da Rússia, Bélgica, Brasil, México, Índia, Inglaterra, na Bíblia, nos textos sagrados Hindus , nas escritas cuneiformes dos Assírios, nos objetos de arte pré-Colombianos.

          No fundo dos oceanos ou observando guerras entre os Terràqueos.

          A lista é longa meu amigo.

          • Tadeu,
            Me referi apenas e tão somente ao avistamento do post . É que coloquei no lugar errado.
            Mas já que você tocou no assunto, sou cético em relação à sermos visitados hoje por inteligências não humanas, venham de onde vierem, mas estou aberto a acreditar na possibilidade disso ter ocorrido no passado.
            Até que me provem o contrário a imensa distância entre os sistemas solares é um impeditivo para viagens interestelares de forma corriqueira e regular como querem nos fazer crer os mais “otimistas”.
            Em relação a relatos de visitas de extraterrestres (qualquer que seja a origem: espacial, temporal, dimensional…) a história humana é repleta de relatos misteriosos. Fosse me basear somente neles eu teria que acreditar em duendes, gigantes, dragões, reencarnação, fantasmas, possessões diabólicas, telecinese, telepatia… Há uma colcha de retalho ao gosto do freguês.
            Um abraço.

          • Bosco,
            Na minha análise sobre o tema, eu cheguei à conclusão de que não são inteligências biológicas presentes nesses objetos.

            Estamos diante de abismo tecnológico e cultural, ininteligível.

          • sim e não….

            Se sua definição de biologia estiver circunscrita apenas ao que conhecemos de nossa biologia molecular então não….

            a biologia é inerente a todas as dimensões apenas combinadas de forma energetica similar ou muito diferente.

            Mas sim, alguns são apenas drones tal como possa se chamar. Alguns construidos como numa industria tal como na terra e outros, plasmados e construidos, mas pela mente daquele que a controla e emprega. Depende de quem na infinidade de tipos de inteligencias, o emprega e cria ao seu proposito.

          • Carvalho 2008,

            Minha biologia está completamente circunscrita ao dogma central da biologia molecular.

            Na minha visão, o Evolucionismo via seleção natural jamais produziria uma civilização sentiente e inteligente, através de êrros e acêrtos estatísticamente impossíveis.

            Se Darwin está certo, então estamos biológicamente sozinhos no universo, e a ração humana não é um acidente aleatória, mas sim um milagre.

          • o Gene é um sistema operacional…..varios ativos, varios inativos, varios latentes, como se toda a biblioteca da historia evolutiva, desde o unicelular, passando porrepteis dinossauros, aves, insetos, cada qual com sua deruvativa, estivessem la presentes e armazenados…..

            Alguns programas parecem ser disparados pela interação do ser vivo com o ambiente ajustando-o tal como darwin afirma, outros vão ate ao comportamento, como o ser enxerga e reflete o mundo, mas de fato alguns parecem ter uma ativação bem mais complexa do que apenas a interação da adaptabilidade….realmente parece que algumas “mutações” escapam a estatistica matematica da coincidencia de ser uma mudança positiva ao ambiente e que deu a vantagem a perpetuação da especie.

            Esta é a tese da exo-evolução da humanidade na Terra segundo alguns ufologos e recentemente os esotericos.

            O elo perdido nao seria localizavel pois teria ocorrido uma adaptação de varias raças hominideas da terra ainda sem a auto consciencia ( ainda estagio animal) a corpos hominideos capazes de receberem as primeiras consciencias com capacidade de auto consciencia humana. Na sequencia, uma evolução propria daqueles que mais se adaptaram e deram a origem final da especie humana vencedora.

            Segundo a Doutrina Secreta decodificada por Helena Petrovsk Blavatsk, somos a 4a. humanidade consciente que ja povoou a Terra onde nosso ciclo teria reiniciado cerca de a 12 mil anos atras, cada uma com um estagio de consciencia, cultura e tecnologia diferente….

            Alguns dizem que a Terra na realidade não é um mundo estavel e desta forma, ciclos e ciclos são reinicializados, pois este mundo não comporta um desenvolvimento continuo e linear. Ora são ciclos de vulcões, ora ciclo do gelo e ainda por cima, que nosso sistema solar teria em sua orbita o tal suposto planeta X quem em ciclos de milheres de anos retorna em orbita acentuada e eliptica e nao planificada ( as orbitas dos nove planetas são achatadas e estaveis) mas este ultimo e grande planeta não, nosso sistema solar ainda nao teria conseguido planificar esta ultima orbita e assim, de milhares em milhares de anos, o caldo entorna.

          • Não Mestre Tadeu, acredito que não pois confesso que tive de pesquisar o termo mencionado pois o desconhecia, apesar ja ter ouvido varias vezes.

            Ou talvez eu ate seja ou me assemelhe pela forma de se expressar.

            Como disse em outro post a outro colega, sou uma criança de 51 anos… ja lia sobre os canais de marte ainda com uns 7 a 8 anos de idade….tive um avistamento ou ao menos acredito ter testemunhado antes desta idade, sempre aficcionado por ficção cientifica classica, Arthur Clarke, Isaac Asimov, leitor desde os primeiros livros de Erich Von Daniken, plastimodelista desde esta idade junto com irmão sobre aviões da WWII e varios livros que ele devorava e eu ia por tabela…..Saburo sakai, Pierre Closterman e toda aquela coleção azul da editora Flamboyant…

            Aos 14 frequentei umbanda por uns 12 anos….depois kardecista, hoje me considero um espiritualista….sempre interessado nos porques? pelo lado da corrente cientificista, apesar da forte influencia cristã no kardecismo…leitor desde criancinha daquela revista planeta…

            Um Traker, espiritualista, ligado em ufologia e aficcionado por assuntos militares…

            Testemunhei e desde cedo, a junção de abordagens espiritualistas e ufologicas que em maior ou menor grau, falavam de fenomenos parecidos, porem cada um usando linguagem diferente…então percebendo que ai tem coisa….e hoje em dia, ou é moda ou de fato as duas coisas estão intimamente relacionadas….ao menos num metodo socratico, entre perguntas e respostas, parece fazer muito sentido…e principalmente lógico, partindo-se de que certas hipoteses seriam verdadeiras….

          • Mestre Carvalho,

            Realmente você é uma criança, se comparamos sua idade com a minha.
            Tenho 65 anos. Portanto você entende a minha geração e sofreu influência cultural semelhante a minha.

            Também fui um árduo leitor de ficção científica.
            Estudei Kardecismo, frequentei a Rosacruz, fui convidado a sêr membro da Sociedade Teosófica (aquela fundada por Blavatsky).

            A revista planeta era a minha favorita. Me lembro nítidamente quando comprei o primeiro número do lançamento da revista, que senão estou enganado foi em 1972. Aquela coleção para mim valia ouro. Era uma edição compacta, fruto de uma excelente engenharia gráfica.

            Essa revista abriu a minha cabeça. Eu gostaria de comprar a coleção original. Eu deixei a minha no Brasil.

            Eu também colecionava a revista Tecnirama. Daquelas páginas nasceu o meu amôr pelas Ciências.

            Recentemente terminei um curso em Astrobiologia.

            Como já dizia o agente Fox Mulder (X Files):
            The Truth is Out There.

          • Ja li a doutrina secreta da Helena Petrovna, mas vou te contar heim….linguagem dificil de entender pois usa figuras e metaforas puramente orientais….tá certo que são conhecimentos Tibetanos….

            Mas quando voce compara com a Genese Kardecista, são muito similares e percebe-se que falam a mesma coisa….embora a vantagem deste ultimo é que utilize um metodo socratico e cartesiano de logica, bem ocidental. Ja a doutrina secreta vai mais fundo….

            Por incrivel que pareça, uma pessoa que conseguiu traduzir e unificar bem esta miscelanea de coisas, como elas se relacionam de forma simples, foi o Professor Laercio da Fonseca. É de certa forma considerado um Guru por muitos e gosto muito de suas palestras, não concordo com tudo mas até hoje, o que mais apresentou ideias que concordavam com o que pululava em minha cabeça. As vezes discutimos as teorias, mas não discutimos os corriqueiros de como isto molda e influencia nas vidas das pessoas.

          • Bosco, certa vez li uma entrevista de um astrofísico da USP, discorrendo sobre isso. Disse ele que o espaço não é vácuo, mas é rarefeito, contando com cerca de 5 átomos de hidrogênio por cm cúbico. Pois bem, ele disse duvidar da existência de Ets por aqui porque, para chegar aqui, eles teriam de viajar à velocidade da luz, e aí aqueles 5 átomos por cm cúbico virariam radiação cósmica sobre a nave num nível milhares de vezes acima do que seres vivos tolerariam. Ou seja, bastaria 1 segundo à velocidade da luz para matar toda a suporta tripulação e destruir todos os equipamentos à bordo também. Tentei achar o link da matéria mas não encontrei.

          • As equações de Alcubierre derivam de Einstein? A relatividade é uma farsa, então ? Digo, se os ET dominarem a tecnologia de propulsão de Dobra? Quem sabe nós mesmo não estejamos dando os primeiros passos rumo à fronteira final?

          • Tomcat,
            Interessante!
            Dizem os físicos pé no chão que no máximo chegaremos a 20% da velocidade da luz, o que nos faria atingir o sistema estelar mais próximo em 25 anos.
            Temos mais de 60 sistemas estelares num raio de 20 anos luz que poderiam ser atingidos em 100 anos de viagem.
            Salvo se ocorrer alguma revolução na biotecnologia (imortalidade, transferência neural, animação suspensa por tempo prolongado, etc.) provavelmente a única maneira do ser humano pisar em outro sistema estelar é através de naves multigeracionais.
            Outra opção são as naves “maternidade”, onde haveria centenas ou milhares de embriões que seriam ativados por robôs quando faltando alguns anos para chegar no destino e o ser humano resultante seria criado e treinado igualmente por robôs para colonizar o planeta.
            Valeu!

          • Sim. forçando a materia em seu estagio tal como o é, a mesma se comporta como uma cola e elastico onde seria necessario cada vez mais energia para aumentar um milesimo de velocidade….

            É uma limitação aqueles que ainda não podem converter os estado da materia.

          • pode acreditar num pouco de cada….

            A imaginação humana só é capaz de alcançar pedaços da realidade e assim, monta sua propria realidade baseado naquilo que codifica do que sente e vê….

            Nada sai do nada….o nome que damos é aquilo que percebemos e que, não o entendendo, damos a mistificação, a lenda, o boato, a alucinação.

        • Se fossem projetos secretos eles não iam divulgar, das duas uma ou é russo ou é ET, a marinha tá divulgado porque eles invadiram uma área de exercício militar e se amanhã aparecerem em cima de NY, a marinha tá tirando o dela da reta antecipado.

          Se for russo o que é mais improvável seria uma preocupação, se for ET a preocupação deve ser maior pois porque eles invadiram um exercício militar??

          Querem mostrar presença??

        • Mas os Americanos não tinham estes mesmos veiculos experimentais na WWII e antes dela….as descrições e avistamentos correlatos são anteriores ao homem sequer voar a 500 km/hora….e a historia na humanidade relata ate antes de existirem americanos

    • Eu já vi um bem de perto, uns 8 metros de distância e era do tamanho de uma bola de golf . Existem sim.

      E não foi no campo, foi no meio da cidade. Já apareceu aqui umas três vezes antes da chuva começar. Se era de outro plante não sei, mas são reais.

      • Já vi também coisas estranhas no céu. Principalmente aqui em sampa.
        São três requisitos para vê-las:
        Observar o céu. Sempre que possa.*
        Sorte.
        Boa visão.
        *Meu último avistamento foi, à tarde, caminhando perto de casa… Um objeto que me pareceu esférico e metálico a uns 3000m de altitude, direção oeste do meu local, se movendo em direção a umas nuvens nas quais desapareceu. Como estava na rua só tinha os olhos, portanto sem maiores detalhes.

        • OVNIs são um fenômeno aceito pela ciência há anos. É reconhecido que eles existem. Dizer que é de outro planeta ninguém pode, mas são reais.

  13. Eu me pergunto, digamos que sejam drones americanos, pq se fossem chineses ou russos eles atirariam sem pensar, ainda mais numa área de testes. Bom são americanos, então os pilotos estão atuando no vídeo, fingindo que aquilo é algo que eles nunca viram, se são drones americanos que voam há velocidades hipersônicas, pairam no ar, não usam combustível(já que não há traços de exaustão), porque eles investem bilhões em desenvolvimento do f35, do mq25, sinceramente é difícil entender essa lógica.

    • Quem garante que os sons não foram colocados depois?
      E na verdade, nos vídeos mostrados ,não há sinais dos “fenômenos” estarem em velocidade hipersônica não.
      Quanto ao porquê , os americanos sabidamente investem também em armas laser, feixe de partículas, canhões eletromagnéticos… e nem por isso abandonaram o fuzil, o canhão, o míssil…
      Eu não duvidaria ser um experimento (drone) com propulsão exótica (MHD) , mas totalmente terrestre. Talvez consigam fazer um drone não tripulado pesando 100 ou 200 kg voar com essa tecnologia exótica por alguns minutos (até acabar a carga da bateria), mas não conseguem fazer uma aeronave com a dimensão de um caça voar com ela.
      E nem duvido que já possa estar sendo adotada pelo menos como um suporte à propulsão convencional de alguma aeronave secreta ou sendo projetada. Por exemplo, o Aurora que agora virou SR-72 ou o futuro B-21 ou o caça de 6ªG podem muito bem ter um propulsor “exótico” auxiliar que reduza ou mesmo elimine o arrasto (permitiria aumento de velocidade e alcance) e que possibilite o voo totalmente stealth.

  14. Ta certo a classificação USN, pois UFO não voa , anula a gravidade, por isso existem avistamentos de alguns imensos do tamanho de um porta aviões ou maiores , Vai ver ficaram curiosos em ver como os porta aviões terráqueos operam , 🙂

    • Unidentified FLYING object não voa?

      Você deve estar se referindo àos ULO, Unidentified Levitating Objects, claro.

      Vejo com cada vez mais frequência os PIBA, Positively Identified Brainless Automatons.

      • Leandro Costa,

        Não voa. Nossa percepção visual de que estão voando é ilusória.

        Esses objetos se movem no espaço sem a sustentação aerodinâmica (necessidade do deslocamento de ar no perímetro da superfície) como é usada por nossas aeronaves e mísseis.

        • Independente da forma de propulsão ou deslocamento, se o faz pelo ar, de forma controlada e sustentada (ao invés de balística ou projétil que cai quando perde energia), é porque está voando. Não importa se é pipa ou a bolha do ‘Explorers*.’

          *Quem não entendeu essa referência é porque não teve infância.

          • É só você usar o vocabulário correto. Voar é um evento aerodinâmico.

            Nem tudo que está nos céus está voando.

            Pare de dar chilique.

          • Não sei onde viu chilique (coloquei algum ponto de exclamação que não consigo ver, talvez?), mas estou debatendo o uso de ‘flying’ ou ‘voador,’ dependendo da língua que se escolha, sobre UFO/OVNI.

            Debate inútil? Talvez, mas ainda interessante.

            Se um ônibus espacial vai ao espaço, onde não há qualquer necessidade para as suas asas, enquanto ele está no espaço ele está voando ou navegando ou…? O que? Não é pegadinha, quero saber sua opinião mesmo.

          • Leandro,

            O debate é extremamente importante, seja a tecnologia que usem para moverem-se tanto no ar, como na água e no espaço.

            Como êste tema sobre UFOs. já foi apresentado aqui diversas vêzes, eu fiz um upload de um evento registrado na câmera de um dos passageiros de um vôo turístico perto do World Trade Center no ano 2000.

            Se vê claramente a presença de um UFO de tamanho considerável
            se movendo por detrás das torrês, o qual avançou em direção ao helicóptero fazendo um alteração na trajetória no último segundo , mudando o curso em 180 gráus em direção quase que oposta.

            A velocidade estimada da manobra era de mais de 3000 milhas por hora.

            Eu estive no World Trade Center em 1986, dá para se têr uma idéia aproximada do tamanho do UFO em relação às torrês.

            Talvêz o diâmetro do objeto aparentava sêr entre 40 a 60 metros.

            Dois dados importantes:

            1 o objeto detectou que estava sendo observado.
            2 a manobra de mudança direcional do objeto, não causou turbulência no helicóptero.

            Na minha opinião, o objeto navega e se sustenta em algum tipo de fluxo energético desconhecido pela ciência.

            Era como se o objeto não necessitasse das propriedades fisicas , descritas na segunda Lei de Newton.

        • Há duas correntes sobre o que faz os ditos “discos voadores” se deslocarem na atmosfera . Uma, mais em sintonia com a física atual, diz ser a base de propulsão MHD, onde as moléculas do ar são ionizadas e o ar é dirigido por campos magnéticos. Claro, esse tipo de propulsão funciona na água do mar mas não funciona no espaço . Então o tal “UFO” teria que ser recuperado e lançado de uma nave mãe com propulsão espacial ou sua base seria na própria Terra ou ele teria que ter um outro sistema de propulsão para se deslocar no vácuo.
          Esse tipo de veículo, na verdade, de aeronave, voaria de fato, usando a atmosfera para se sustentar e se deslocar horizontalmente e obedece direitinho o princípio da ação e reação. Inclusive existem aeronaves assim, bem rudimentares, sendo desenvolvidas hoje. http://news.mit.edu/2018/first-ionic-wind-plane-no-moving-parts-1121
          Outra corrente defende que seja pela anulação ou controle da gravidade. Essa já viaja mais na maionese porque foge das possibilidades previstas pela física como a entendemos hoje , que não admite um sistema de propulsão não reativo, e aí o deslocamento no ar não caracterizaria um voo já que ele se processaria sem o concurso da atmosfera. Se deslocaria do mesmo jeito em qualquer lugar, na Terra ou no espaço.
          Um veículo que controlasse a gravidade sequer entraria em órbita. Ele poderia ,por exemplo, ficar no espaço sobre o mesmo ponto da Terra, em qualquer altitude, na atmosfera ou no vácuo.

          • MHD > Magneto Hydrodinamica = Plasma
            É o quarto estado da matéria.

            Cheguei conversar sobre MHD com o meu professor de Física em 1972.

            Mas eu penso que os UFOs. não sejam máquinas estruturalmente sólidas.

          • boa.

            Mas pense que nem todos precisam ou seriam da mesma origem.

            Então, depende que quem o cria e opera. Se voce considerar uma unica origem provavelmente chegara a uma unica tecnologia. Se considerar que existe mais de uma origem, então tera mais de uma tecnologia.

            Então podera identificar algumas mais proximas a nossa e outras tão distantes tal como algumas que de fato podem ser classificadas como não solidas.

          • Pensando bem Bosco,

            Essa ionização de moléculas de ar pode sêr a razão pela qual os UFOs. são observados pelo ôlho humano como luzes coloridas.

    • Já vi vários enquanto sentava em intermináveis horas em salas de espera de médicos. Se não eram ET’s legítimos, pelo menos eram tão ALIENados quanto um.

    • Eh bem por isso nao perdem nem tempo de trocar umas ideas conosco, eh soh os ETs entrarem na nossa internet e se deparar com piadinhas insolentes feito essa. Zeca, nao me surpreende se voce for apenas o dono de um boteco.

  15. Não vi nada de outro mundo… repara no final do vídeo como ele desacelera, ele usa a própria resistência do ar para parar, isso explicaria a desaceleração brusca. Quanto a aceleração brusca e alta velocidade, pode ser propulsão nuclear, sei que a NASA planeja lançar um foguete com propulsão nuclear em breve, então se a NASA já tem essa tecnologia os militares devem estar na frente.

    • A propulsão nuclear provavelmente não vai ser usada dentro da atmosfera terrestre. Foguete convencional irá levar a nave até o espaço para só então ela ligar os foguetes nucleares. Acabei de ler uma matéria sobre isso na Wired.

      • A bem da verdade não é difícil levar grandes cargas para a órbita usando foguetes convencionais. Mais complicado será baixa-las até a superfície , o que será necessário num futuro distante quando a humanidade estiver minerando os asteroides , a Lua, etc.
        Para colocar em órbita grandes cargas basta “amarrar” mais foguetes.
        Por exemplo, se um Falcon Heavy leva 60 toneladas para uma órbita baixa dois Falcon Heavy juntos levarão 120 toneladas. Três levarão 180 toneladas e assim por diante.
        Isso se deve porque cada foguete dá conta de levar ele, todo o combustível e a carga.
        Em tese a tecnologia atual pode fazer um foguete para colocar em órbita cargas do tamanho que quiser. Por exemplo, 1000 toneladas.
        O problema é mais no sentido de como sustentar todo esse peso na plataforma de lançamento do que a tecnologia para fazê-lo subir até a órbita.
        Já pra voltar com grandes carga é um problema até agora complicado. Não tem como descer com 1000 toneladas. rssss

  16. -Senhores, pode ser apenas uma manifestação de alguma perturbação do ESPAÇO-TEMPO causada por fenômenos naturais que ainda não conhecemos e que se manifestam, inclusive, como pontos emissores de luz, errantes, ou que deixam apenas a luz passar através deles. Um corpo que tenha “massa” não pode acelerar do nada, instantaneamente, para cinco, dez vezes a velocidade do som e fazer uma curva de 90, 180 graus, pelo que sabemos.
    -Além disso, esse fenômeno luminoso ocorre muito também no interior de todo o Brasil, em beiras de morros e até sobre árvores, mas aqui o espaço lá em Pium não é tão bem vigiado como é perto das bases militares norte-americanas. Qualquer caipira já ouviu falar dessas “bolas de fogo” pairando sobre moitas e atravessando paredes e montanhas. Dizem que é a “mãe do ouro” ou, simplesmente, assombração… Nas cidades não vemos isso porque existe a luz artificial e ninguém vai ficar olhando para o céu.
    -Não podemos esquecer que a Terra gira a uma velocidade aproximada de 30km/s ao redor do sol e que cada segundo ambos percorrem uma vastíssima região nova da Via Láctea (871.000k/h). E alguma perturbação (uma brecha ou rachadura, por exemplo) do espaço-tempo que altera alguma propriedade desconhecida ou que permita a passagem da luz através dela, e que a Terra venha a cruzar, mesmo que esteja “parada”, dará a impressão que estará em movimento para nós. Quem sabe por ser isso é que ela pode até ser detectada por radar?
    -Essa ideia parece loucura, mas é muito mais plausível do que achar que seres extraterrestres cruzarão bilhões de anos-luz para amassar pé de arroz, transar com vacas e seres humanos, ficar voando em zigue-zague de lugar algum para lugar nenhum, carregar pedras com raio trator ou fazer as necessidades fisiológicas escondidos atrás de alguma moita. Seriam especialistas em mecânica espacial e analfabetos em biologia e em espionagem eletrônica?
    As FRBs e as ondas gravitacionais estão aí, provando que ainda não sabemos nada das propriedades físicas (naturais) do Universo.

    Abraços.

        • Quem sabe fomos criados por “máquinas” que estão semeando o universo com formas de vida inteligente.

          Somos apenas uma colônia de sêres inteligentes, como tantas outras que devem estar disseminadas pelo cosmo, em diferentes níveis de evolução biológica ou não biológicas.

          Imagino o jardim do Éden, como sendo uma inmensa nave interestelar, estacionada em algum ponto entre a África e o Oriente Médio, incubando embriões orgânicos. Sendo todo processo , controlado por algum sistema AI.

          Se eu fôse Giordano Bruno, pronunciando essas heresias, certamente iria acabar sendo queimado vivo pela Inquisição.

          A Igreja o sacrificou por muito menos.

          • Penso parecido Mestre Tadeu….

            Mas maquinas são são o meio… a tecnologia pelo qual se operam os desejos de mentes superiores que assim planejam e semeiam…

            Temos uma dificuldade enorme, quase impossivel de conceber o que seria mentes ou mente superior criadora….pois estamos atrelados ao sistema da individualidade…da limitação de nosso unico exercicio individual de pensamento, não sabemos o que nosso semelhante pensa, inferimos o que achamos que nosso vizinho pensa appelo que consegumos observar ou ele mesmo se dispor a comunicar, verdadeiro ou não…

            Uma mente superior enseja que não necessariamente seja unica, pois ela se expandiria, extrapola sua dimensão espacial, recebe e transmite seus pensamentos e reais desejos a todas as outras que assim experimentariam e comungariam da realidade objetiva uma da outra e assim, sua individualidade deixa de existir e compõe uma mente coletiva, real, instantanea, de soma de ciencia, numa evolução tão abismal que ate o que achamos de ETs estariam para eles como um cão inteligente a humanos….mas eles cientes disto atuam como tudo e todos cada qual a seu grau, nesta mesma trilha de desejo de evolução e criação…

            Discutir estes conceitos é muito dificil, é coisa ara lá de milhares e milhoes de anos de evolução…estamos apenas na cartilha de alfabetizado formando silabas…

            Mais facil é comentar os Ets que estariam aqui proximo e nossos proprios problemas do dia a dia….é o aprendizado de nosso estagio no curso da evolução da humanidade a quem estamos atrelados….

          • Eu não conhecia o termo, mas me parece uma questão de logica.

            A individualidade é o conjunto de experiencias particulares e sua interação com o meio. Diante disto, dá-se de um lado o sentimento, sensações e reflexos e de outro, o conhecimento, ciencia e tecnologia e experiencia.

            Numa escala ao infinito, dada a hipotese de uma ou mais consciencias imortais permearem este mesmo infinito de experiencias no tempo, a individualidade como forma de pensamento tende a desaparecer, pois tudo ja foi experimentado e conhecido. Aliado a isto, mas desta vez crente na hipotese que a mente se expande a medida que progride, o proprio pensamento passa a ser compartilhado chegando a forma instantanea. Então, voce eixa de ter não somente individuos não somente na forma de pensar, concluir e saber, mas tambem no comunicar, transmitir e receber…

            parece assustador para o ser humano que cultiva e valoriza tanto sua individualidade, mas a lógica caso estas premissas sejam verdadeiras, apontam que nos uniremos em um só….

            mas como disse, isto é abstrato para algo que em si, seja o reflexo puro da perfeição….coisa absolutamente dificil de divagar no estagio em que nos encontramos….

          • Caro Tadeu, existe uma coleção de livros de ficção cientifica que admite a existência desse tipo de vida no vastíssimo Universo.Trata-se da coleção de Perry Rhodan, título de uma uma coleção literária de ficção científica. Seus volumes narram uma história contínua que se inicia no ano de 1971 e avança progressivamente pelos séculos e milênios adiante, apresentando a história futura da Humanidade e sua expansão pelo espaço sideral como uma epopeia grandiosa e intrigante. Embora seus volumes formem uma linha sequencial de histórias, cada episódio traz uma história fechada em si, que pode ser lida individualmente.
            A série Perry Rhodan foi criada na Alemanha há cinco décadas. Atualmente, ela já ultrapassou a marca de 2.700 episódios.
            Caso se interesse: http://perryrhodan.comunidades.net/ciclos-da-serie

          • Prezado Bosco, eu nem sabia que tinham feito filme. Como é uma obra antiga, pensei que já tivessem encerrado qualquer produção a esse respeito.
            Abraços.

          • A obra de Asimov também é assim. Uma sequência de histórias correlacionadas que avança milênios na evolucao da Terra, cada uma num século ou milênio diferente….mas sempre com cunho de mistério policial

            Sinceramente, ou estes autores ou são pessoas de outro mundo que nasceram aqui, ou foram inspirados, descrever robôs em 1950….francamente Quem lembra de Alan Turing??? Aquela máquina pai dos computadores na WWII, o cara abstrair robôs, zimologia, viagens espaciais com todo o contexto sociológico, incrível

          • Me lembro de Alan Turin. Um genio matematico, conhecido como o pai do computador. Lamentavelmente se suicidou devido ao castramento quimico que lhe imposto pelas leis inglesas, como metodo para inibir os desejos sexuais de homosexuais como Turin.

            Turin foi o principal responsavel pela descoberta do codigo da maquina Enigma dos nazistas.

      • Prezado, para monitorar o que acontece na terra basta sintonizar em algum canal de televisão, das grandes universidades e laboratórios ou decodificar e sintonizar nas frequencias dos canais militares das grandes potências. Para sabermos o que acontece em Marte não precisamos ir até lá. E olha que ainda são homens das cavernas.
        Pelo menos penso assim.

        • Prezado Fran. apenas nao seja desumilde, pois se a humanidade perdurar, em um futuro proximo, todos aqueles que hoje desqualificam a hipotese de vida extra terrestre meramente por conveniencia ou preconceito serao tao ridicularizados quanto aqueles que tentam provar que a Terra eh plana ou que o Sol gira em torno de nos, sendo estes tambem considerados loucos ou ignorantes por opcao.

          • Meu caro John, eu acredito na vida extraterrestre, inclusive mais inteligente do que a nossa. Mas não consigo acreditar que esses seres tão avançado em eletrônica, viagens especiais, interdimensionais e astronáutica precisem ficar ziguezagueando de um lado para outro da Terra a troco de nada! Bastariam sintonizar a internet e teriam todas as informações que quiserem a anos-luz de distância. Ou colocar um satélite espião na borda do Sistema Solar. Seria eles menos desenvolvidos na espionagem do que os chineses?
            Hoje sabemos muita coisa de Marte sem que nenhuma nave humana tenha ficado por lá, trafegando sem destino, para cima e para baixo.
            Abraços.

          • Mas este é um assunto muito interessante mesmo, que deixa mais dúvidas do que respostas.
            Ainda bem que é assim. A gente fica imaginando mil coisas…

        • Será que monitoram a humanidade?

          E se o interesse é monitorar o individuo….?

          Monitorar a humanidade enseja uma curiosidade e aprendizado sobre algo que não conheçam…..

          Monitorar o individuo enseja especial dedicação aos detalhes da vida do dito cujo….

          e se o monitoramento da humanidade não for o plano principal de fundo, mas apenas o meio pelo qual dar encaminhamento aos individuos?

          quem se mostra quer se mostrar…..

          Quem se mostra abertamente mas de forma limitada e controla é porque apenas deseja dar conhecimento, vagaroso, não traumatico e paulatino de que existem…..

          Lembro de uma obra de Arthr C. Clark chamada de “O Fim da Infancia”, nela os alienigenas chegaram numa gigantesca espaçonave ao estilo Independence Day, mas ficaram parados sem qualquer comunicação por mais de 50 anos, até que sua figura fosse tratada como comum e ja incorporada a paisagem….somente depois disto é que começaram os primeiros contatos e ainda sim sem revelação fisica….

          • Eu vim a saber sôbre Arthur C. Clark , em 1968 quando fui assistir 2001 Space Odessy. ( Sua mais famosa obra, baseado no livro The Sentinel.

            No princípio dos anos 70, comecei a lêr livros de Asimov.

            Difícil saber qual dos dois é melhor escritôr.

            Eu era um fanático pela ficção científica.

          • Obrigado Carvalho.

            Em Setembro 20 do ano passado, eu estava presente a uma palestra no Centro de Astrofísica da Havard.

            O tema da palestra foi , Life in the Universe.

            No final da palestra me aproximei do Professor Avi Loeb, Diretor do Departamento de Astrofísica Computacional e no meio da conversa em grupo, na qual eu participava, o professor se referiu ao Oumaouma (possível asteroide alongado) que entrou no sistema solar em finais de 2018, como sendo uma possível nave interestelar.

            Eu fiquei atônito ao ouvir da boca de respeitado cientista e astrofísico (Acessor da NASA) , falar abertamente sôbre o que pensa sêr um objeto artificial, inteligentemente controlado (UFO).

          • sim, o Oumaouma comportava-se de forma estranha…e acelerou quando saia do sistema solar…..tal como um veleiro solar aproveitando o vento solar….

            sinistro….foi uma polvorosa….quem sabe….

            em tese, um asteroide pode acelerar no perielio….mas jamais quando se afasta….uma incongruencia pois o efeito da gravidade acelera quando se aproxima…..realmente pareceu um veleiro…

          • Carvalho,
            Não é bem assim a história. Eles não revelaram sua verdadeira aparência mas se comunicavam com os terráqueos por intermédio do secretário da ONU.

          • Obrigado Bosco,

            Vou lêr a versão online que você mandou para min.

            Mas fico imaginando têr êsse livro com essa capa. Viajando na maionese.

            Eu lêio vários livros pelo Kindle, mas nada se compara à experiência de tocar, foliar, e sentir o cheiro das páginas.

          • Este mesmo….

            Bosco, sei que voce não acredita nestas coisas que posto, mas é incrivel como a vida imita a ficção em diversas dimensões….

            Existem muitas coincidencias filosoficas ate mesmo neste livro que foi o primeiro escrito por Arthur Clarke….

            Acredite meu amigo, arte, ciencia e novelas tem muitas coisas assopradas…inspiradas…tudo é preparo para uma abordagem de novos pontos de vista….

            Muita gente até hoje não entendeu 2001 e nem o filme 2010…o cara nunca foi ufologo ou espiritualista….e as obras eram ate mais antigas do que muitas correntes que se criaram e hoje estão bem cristalizadas…

  17. Os lobistas de Washington trabalharam bem dessa vez. Vão chover verbas para “pesquisas” e “investigações” que farão a fortuna de muita gente amiga. Já tem general e almirante com passagem marcada para o Hawai com a família.

  18. Então, dizer que não é um Ovni é algo vago. Por que? Simples, você acha que os americanos pousaram na Lua e não revelariam que alunissaram lá? Isso prova que os militares jamais se negariam a dizer que possuem um avião tão poderoso. Vou te dar outro exemplo: imagine você comprar uma Ferrari, duvido que você compre e fique com ela guardada na garagem e duvido que você não queira mostrar para os seu vizinho curioso sua nova aquisição. Se você dizer que não, então você não é do planeta Terra. Americano ficar escondendo que tem uma tecnologia melhor que da Russia? Só para te dar mais um exemplo: a NASA usa foguetes russos. Se tivessem tão boa qualidade armas tão poderosas por que usariam foguetes russos?

    • Contatoalieningena,
      “a NASA usa foguetes russos”
      Não! A NASA não usa foguetes russos.
      O foguete Atlas V da Lockheed/Boeing (21 t LEO) , um dos cerca de 20 foguetes utilizados pelos EUA para colocar cargas em órbita , usa no primeiro estágio o motor foguete RD180 desenvolvido e fabricado na Rússia. Ele não é da NASA e sim de uma empresa privada americana que coloca cargas em órbita e usa centros de lançamento sobre administração governamental (NASA).
      A escolha do foguete russo se deu por dois motivos:
      1- preenchia os requisitos do foguete ATLAS V;
      2- havia um ambiente de parceria entre russos e americanos logo após o fim da URSS e tal escolha era muito bem vinda do ponto de vista da política de estreitamento de laços entre as duas nações.
      Em nenhum momento os EUA dependeu exclusivamente de componentes russos (qualquer que seja) para colocar cargas em órbita.
      Essa é um lista de foguetes americanos (que não adotam motores russos) tanto dos atuais quanto de alguns que estão para ser operacionalizados e suas respectivas capacidades de carga para uma órbita baixa (LEO):
      1-Antares (8t)
      2-Electron (250 kg)
      3-Falcon 9 (23 t)
      4- Falcon Heavy (64 t)
      5- Minotaur V (1 t)
      6- New Glen (60 t)
      7- Omega A (15 t)
      8- Pegasus V (450 kg)
      9- SLS (90-140 t)
      10- Taurus V (1,3 t)
      11- Delta IV (12 t)
      12- Delta IV Heavy (29 t)
      13- Vulcan (35t)
      14-Vector-R (65 kg)
      15-Alpha (1t)
      16- Beta (4t)
      17-Vector-H (160 kg)
      18-Starship (150 t)

  19. Senhores,
    Prezado Bosco,
    Prezado Tadeu.

    Existe uma coleção de ficção científica que foi feita em quadrinhos e publicada, parcialmente, no Brasil, com desenhos de Don Lawrence, narrando fatos que se passarão daqui a algumas centenas de anos, quando a humanidade já terá instalado uma estação especial em Júpiter para examinar de perto o “estranho comportamento” da mancha vermelha e do planeta. Da estação espacial é mandado o astronauta Storm, em uma sonda/nave, mas ele se aproxima demais e ambos acabam tragados pela gravidade para a mancha; o astronauta perde a consciência e acaba desmaiando. Quando acorda, nota que tudo está mudado no planeta Jupter, que a grande mancha vermelha havia desaparecido e que nem a estação espacial existe mais.
    Então, Storm ativa o programa da nave para o planeta Terra em uma viagem que duraria um ano. Mas a Terra também está diferente. Com novas cores…e novas formas… gelo nas regiões tropicais e com o nível dos oceanos baixado aquém da borda das plataformas continentais; algo havia acontecido! Será que a mancha vermelha era algo mais que um simples furação?
    -Serie publicada em 10 edições pela editora abril de entre setembro de 1989 e dezembro de 1990 e que pode ser baixada gratuitamente neste link:
    https://quadrikomics.blogspot.com/search?q=storm

    • Caro Francisco,

      Muito obrigado pelas informações e pelas refêrencias sobrê mais uma obra que eu não conhecia .

      Dos três gêneros de Ficção Científica, o que eu gosto mais é o Hard SciFi. aonde predomina o hardware.

      Talvêz porque eu era adolescente quando começou a lêr Clark e Asimov , ambos bem no estilo Hard SiFi (aonde a máquina é o tempo central).

      Uma das obras mais espetaculares do gênero, foi o filme “Caçador de Andróides”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here