Home Aviação de Caça Fotos: caças Rafale voltam de missão no Iraque, sob o sol dos...

Fotos: caças Rafale voltam de missão no Iraque, sob o sol dos Emirados

519
0

Passava um pouco do meio dia (hora local) de 30 de maio quando dois caças Dassault Rafale, da Força Aérea Francesa, retornavam a uma base nos Emirados Árabes Unidos, após seis horas de voo em missão de reconhecimento armado sobre o Iraque. O sol estava a pino e a temperatura marcava 42 ° C no momento em que os pilotos desciam das aeronaves e os mecânicos começavam as inspeções pós-voo, em preparação para novas surtidas.

Na missão daquele dia, segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França, os dois aviões apoiaram tropas terrestres iraquianas em seus combates contra forças do Estado Islâmico (EI, também denominado Daech). Os franceses tem realizado essas surtidas desde que foi lançada, em 19 de setembro do ano passado, a Operação Chammal, que é a parte da França no esforço internacional de apoio ao combate ao EI.

Ainda segundo a nota do MD francês, os caças atacaram naquele dia alvos específicos já planejados, neutralizando os objetivos. De fato, nas imagens acima e abaixo, percebe-se que um dos caças traz dois de seus pilones subalares parcialmente vazios, indicando que pelo menos duas bombas guiadas foram lançadas (de quatro normalmente transportadas por cada avião).

Além de seis caças Rafale que operam a partir dos Emirados, a França mobiliza para a Operação Chammal seis jatos de ataque Mirage 2000D, em base na Jordânia, um avião-radar E3F para controle do tráfego aéreo (todos da Força Aérea Francesa) e um avião de patrulha marítima (da Marinha Francesa) Atlantique 2.

Para saber mais sobre missões anteriores realizadas pelos jatos franceses na Operação Chammal, clique nos links a seguir, dentre as várias matérias já publicadas no Poder Aéreo sobre essa operação.

Caças Rafale voltam de missão sobre o Iraque em 30-5-2015 - foto 4 MD França

FOTOS: Ministério da Defesa da França

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of