Rodízio de caças Rafale em operação contra o Estado Islâmico

4

três caças Rafale substituem outros três na Operação Chammal - foto via Força Aérea Francesa

Três caças foram enviados ao Golfo Pérsico para permitir a volta de outros três que já reforçavam o dispositivo francês na região desde outubro

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa, no dia 24 de janeiro três caças Rafale deixaram a Base Aérea 118 de Mont-de-Marsan rumo ao Golfo Pérsico, acompanhados de um avião reabastecedor C135FR do grupo de reabastecimento em voo 2/91 “Bretagne” (este saído da Base Aérea 125 de Istres).

Os caças três caças, dois do Regimento de Caça 2/30 “Normandie-Niemen” e um do Esquadrão de Caça 1/7 “Provence”,  fizeram um voo de seis horas sem escala, com três reabastecimentos na rota. Eles substituem três caças do mesmo tipo desdobrado para a região em 5 de outubro de 2014.

três caças Rafale substituem outros três na Operação Chammal - foto 2 via Força Aérea Francesa

Em breve, os jatos recém-chegados ao Oriente Médio começarão a participar da luta contra o grupo terrorista autoproclamado Daech e também conhecido como Estado Islâmico (EI), no Iraque. A participação aérea e naval francesa na coalizão que apoia a luta em terra contra o EI é denominada “Operação Chammal”, contando também com a fragata antiaérea Jean Bart, que integra o grupo aeronaval americano do navio-aeródromo USS Carl Vinson. Além da fragata, a Marinha Francesa integra o dispositivo com um avião de patrulha marítima Atlantique 2.

C-135FR apoia substituição de caças Rafale na Operação Chammal - foto via Força Aérea Francesa

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: os três caças Rafale desdobrados na região desde outubro, e agora substituídos por outros três, reforçaram seis jatos do mesmo tipo que operam de forma permanente em Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos, no esquadrão “Lorraine” de além-mar, que opera uma dotação reduzida de caças Rafale em relação aos esquadrões baseados na França. Os aviões de combate franceses operando na região, em ações contra o EI, somam nove jatos Rafale que realizam missões a partir dos Emirados e seis jatos Mirage 2000D, desdobrados na Jordânia, apoiados por um reabastecedor C-135FR. Para saber mais sobre o assunto, clique nos links a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kojak

‘Bebe” bem heim, mas normal ele é bi, (rs).

Gostaria de saber do uso efetivo total do rajada.

Ou é só para o EAU ver ?

eparro

Pessoas, este C135FR tem como base o Boeing 707?

Kojak