Imagens divulgadas pela IAF do ataque ao reator sírio em 2007

Convidamos os leitores a reler as matérias abaixo sobre ataques israelenses a instalações sírias no passado recente, e refletir sobre possíveis respostas que interessem às Forças de Defesa de Israel.

Israel admite ter atacado reator nuclear secreto sírio em 2007

Caças F-15 e F-16 da IAF

Ataque foi realizado pela pela Força Aérea na noite do dia 5 para 6 de setembro de 2007

Israel admitiu nesta quarta-feira (21) que atacou e destruiu, em 2007, um suposto reator nuclear secreto da Síria, em uma operação aérea relâmpago contra o país vizinho.

“Durante a noite do dia 5 para 6 de setembro de 2007, aviões da Força Aérea Israelense (IAF) atingiram e destruíram um reator nuclear sírio em desenvolvimento. O reator estava a ponto de ser concluído. A operação permitiu suprimir uma ameaça emergente para Israel e toda a região”, diz comunicado do governo.

Não havia muitas dúvidas sobre a participação de Israel no ataque contra a usina de Al Kibar, na província oriental de Deir Ezzor, mas é a primeira vez que o país assume abertamente a responsabilidade pelo ataque.

O reconhecimento coincide com a multiplicação das advertências por parte de Israel contra o reforço da presença militar iraniana na Síria em guerra e os apelos para se anular o acordo sobre o programa nuclear do Irã, firmado entre as grandes potências e Teerã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um prazo até 12 de maio aos europeus para que corrijam os “defeitos” deste acordo firmado em 2015.

Imagens divulgadas pela IAF do ataque ao reator sírio em 2007

FONTE: G1/AFP

 

WikiLeaks: Documento confirma que Israel destruiu reator da Síria em 2007

Estado judeu não admite ataque, mas secretária de Estado da época revela bombardeio

JERUSALÉM – Israel destruiu um reator nuclear da Síria em um ataque aéreo, semanas antes de ele entrar em funcionamento em 2007, afirma um documento diplomático dos EUA vazado pelo site WikiLeaks e publicado nesta sexta-feira, 24, pelo jornal israelense Yediot Aharonot.

“Em 6 de setembro de 2007, Israel destruiu o reator nuclear construído secretamente pela Síria aparentemente com a ajuda da Coreia do Norte”, afirmou a então secretária de Estado americana Condoleezza Rice, em documento publicado pelo Yediot Aharonot. “Nossos especialistas de inteligência estão convencidos de que o ataque dos israelenses tinha como alvo na verdade um reator atômico do mesmo tipo do construído pela Coreia do Norte em Yongbyon”, escreveu ela, em mensagem datada de abril de 2008.

“Nós temos boas razões para acreditar que o reator não foi construído para fins pacíficos”, disse ela, acrescentando que o ataque ocorreu apenas semanas antes de o reator começar a operar.

Condoleezza também destacou o segredo em torno da instalação nuclear, com autoridades sírias se recusando a convidar a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ou a imprensa para visitá-lo.

A Síria sempre negou que a estrutura atacada por aviões de combate israelenses fosse um reator nuclear. O governo sírio apenas admitiu que era uma “instalação militar em construção”. Israel por sua vez nem chegou a admitir oficialmente que atacou o alvo.

O ex-presidente dos EUA George W. Bush afirmou em seu livro de memórias que resistiu à pressão israelense para bombardear o local. Em 2008, o então senador e candidato Barack Obama, atualmente presidente, disse que Israel tinha o direito de bombardear a instalação suspeita na Síria. As informações são da Dow Jones.

FONTE: Estadão

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dudu

____
____

COMENTÁRIO APAGADO POR DISSEMINAR DISCURSO DE ÓDIO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz

Sonhar, mais um sonho (8

Hertz

____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS OU IGNORE O COMENTÁRIO E FOQUE EM DEBATES REALMENTE PRODUTIVOS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hertz

Esperando do moderador o mesmo critério de bloqueio ao Orivaldo (com quem concordo totalmente) Li as regras do blog é parece que até Xandão ficaria corado com elas. RESPOSTA DOS MODERADORES: FAÇA SUA PARTE RESPEITANDO AS REGRAS DO BLOG E CONTRIBUINDO PARA O DEBATE NESTE ESPAÇO. ESTE É UM ESPAÇO PARA DEBATES E NÃO PARA ATAQUES COMO AS REDES SOCIAIS SE TORNARAM. OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL. SE VOCÊ NÃO TEM NADA A CONTRIBUIR OU A AJUDAR PARA O TRABALHO DOS MODERADORES, NÃO ATRAPALHE. FAÇA SUA PARTE ANTES DE COBRAR DOS OUTROS. OS CRITÉRIOS SÃO OS MESMOS… Read more »

Last edited 15 dias atrás by Hertz
Rinaldo Nery

Você é antissemita? Não tem lei contra isso?

Sergio

Alguns ” torcedores ” pró Irã na gloriosa e outrora “imprensa Brasileira” já apostando que Israel não reagirá.

“Pois os democratas na casa branca não desejam.” e todo aquele bla bla bla padrão DCE.

Mas vem chumbo grosso aí.

Resta-nos apenas cogitar o tamanho da porrada.

O domingão promete.

Allan Lemos

Israel não quer guerra aberta com o Irã, se o ataque não resultou em muitos danos, não há porque revidar, no máximo uma ação pontual.

Pessoal aqui precisa parar de viajar e aprender a analisar as coisas com pragmatismo e sem viéses.

Heinz

bem, não acredito em um ataque em grande escala da força aérea Israelense contra o Irã, não agora. Mas, acredito em ações especificas de sabotagem, assassinatos de mais membros de alto escalão da força Quads, e marretada pesada em cima do Hezzbollah.

RODES

Algumas oportunidades de ouro foram dadas ontem:

Finalizar o Hamas no sul de Gaza;
Acabar com o Hezbolah no sul do Libano;
Acabar com a infra de petróleo do Irã (e por tabela ferrar Aiatolas, Biden, Lula, China e etc. Vai fortalecer o Putin, o lado negativo)

Willber Rodrigues

Não acabaram com o HAMAS e não resgataram praticamente nenhum refém em 7 meses, mesmo com Gaza totalmente cercada, mas vão acabar com eles agora, confia…

Faver

Atacar a infraestrutura iran vai ferrar o biden, lula e a china juntos? Por causa do preço do petróleo? Acho que não rola, a Europa sofre antes.

Bispo

Atacar o Irã , a mais de 1000km de distância, com avioes, demanda uma logística muito mais complexa que o ataque à Síria.

O fator defesa aérea iraniana adiciona outra camada , sem a ajuda ,”mão na massa”, dos EUA , Israel não o fará, não tem os recursos necessários.

Usar de submarinos e mísseis, seria uma possibilidade…mísseis com ogivas nucleares táticas… e a caixa de Pandora junto.

Last edited 15 dias atrás by Bispo
Marcos R

Pelo jeito chegou a hora do f35 mostrar a que veio, em tese tem autonomia para ir o voltar ao Irã com sobra… Resta saber se os sistemas AA vão ou não conseguir interceptar.
Diz a lenda que já passearam sobre todo o Irã sem ninguém ver.

Last edited 15 dias atrás by Marcos R
Bosco

Marcos,
O desempenho do F-35A dá para chegar na fronteira do Irã e voltar mas não dá para penetrar no território iraniano.
É preciso reabastecer sobre o Iraque.
Há informações que os iranianos tenha desenvolvido tanques externos para seus F-35 mas ainda não houve comprovação de estarem operacionais. Eles dariam algum fôlego a mais aos caças que podem levar 5000 libras de bombas nos compartimentos internos.

Niemand

Não sabia que o Irã tinha F 35

Bosco

As repostas possíveis de Israel:
1- ataque aéreo convencional com reabastecimento no ar sobre o Iraque
2- ataque com enxame de drones sup-sup de baixo custo Ex: Harop no modo “autônomo”.
3- ataque com mísseis balísticos Jericho II
4- ataque aéreo de longo alcance utilizando os mísseis de cruzeiro subsônicos lançados do ar Popeye Turbo a partir da Jordânia.

JuggerBR

Vão fazer nada agora, Bibi vai guardar essa retaliação pra depois do Hamas, não tem nenhuma pressa, afinal ele precisa manter o povo mobilizado num inimigo pra irem esquecendo dele e dos processos que podem leva-lo pra cadeia…

Bosco

A política interna israelense não me interessa.

Bruno malgor

É Bosco seria bom se interessar por política, pois a guerra é só uma extensão dela , pois é a política que vai determinar a resposta em tempo e intensidade.

JuggerBR

Ao Bibi, é só o que interessa…

Allan Lemos

Tudo pode acontecer, inclusive nada, como disse na outra matéria, há chances de Israel não fazer nada, principalmente se for verdade que abateu “99%” dos drones e mísseis lançados.

O mesmo aconteceu quabdo o Irã atacou a base americana, no Iraque se não me engano, como não houve perdas, os americanos deixaram para lá para que a situação não escalasse. Os dois lados sairam ganhando.

Não deve ser de interesse de Israel uma guerra aberta com o Irã+aliados, já se desgastaram muito com a ação em Gaza.

Edgard

O Irã deu a justificativa que Israel precisava para ataca-lo. O principal objetivo de Israel é destruir as instalações nucleares do Irã. Podem escrever.

Vitor

No papel aceita tudo … creio que um teste nuclear feito pelo Irã…vai mudar a configuração de poder no Oriente Médio…Os reinos Árabes vão repensar em ficar sob o guarda chuva dos americanos.

JuggerBR

O guarda chuva será recolhido imediatamente se Biden sair do cargo de POTUS, então não dá pra confiar nada nos EUA…

Bispo

Se o Irã der a entender que ja possui a NUC… Arábia Saudita, misteriosamente anuncia o mesmo… graças ao Paquistão 🙃

Bispo

O ataque a usina Síria serviu de lição.. as Usinas do Irã foram construídas prevendo um possível ataque…

Israel não irá atacar sem ajuda dos EUA .. Biden não ira arriscar o tiro sair pela culatra.

JT8D

Obviamente não sei o que Israel vai fazer. Entretanto, apenas conjecturando, Israel costuma ser mais ousado que os analistas, e suas ações acabam virando temas de filmes e documentários. O Iran está muito distante para um ataque aéreo convencional tipo Osirak. Gastar mísseis balísticos também não parece ser prudente nem efetivo. Um ataque de drones dificilmente produziria muitos danos, vide o próprio ataque iraniano. O que resta é o improvável: um ataque de comandos ao estilo do aeroporto de Entebe. É claro que não seria fácil penetrar o espaço aéreo iraniano, mas é aí que entraria a ousadia e as… Read more »