Evento ocorreu em fevereiro de 2018 e foi reportado pelo jornal Al-Jarida do Kuwait. Matéria foi publicada aqui no Poder Aéreo naquela época e agora reproduzida novamente em função dos acontecimentos recentes

F-35I Adir da Força Aérea de Israel

Dois aviões F-35 Adir da Força Aérea de Israel entraram no espaço aéreo iraniano sem serem detectados, de acordo com o jornal Al-Jarida do Kuwait

Dois caças israelenses F-35 entraram no espaço aéreo iraniano no mês passado, informou o jornal do Kuwait Al-Jarida na quinta-feira. O ato é um sinal de aumento das tensões regionais, especialmente à luz dos recentes ataques militares israelenses na Síria, inclusive contra bases iranianas no país.

Fontes citadas pelo Al-Jarida afirmaram que dois caças furtivos sobrevoaram o espaço aéreo sírio e iraquiano para chegar ao Irã, e até mesmo visaram locais nas cidades iranianas Bandar Abbas, Esfahan e Shiraz.

A reportagem afirma que os dois caças, entre os mais avançados do mundo, circularam em altitudes elevadas, acima dos locais do Golfo Pérsico, suspeitos de estarem associados ao programa nuclear iraniano.

Ele também afirma que os dois jatos não foram detectados pelo radar, inclusive pelo sistema de radar russo localizado na Síria. A fonte se recusou a confirmar se a operação foi realizada em coordenação com os militares dos EUA, que recentemente realizou exercícios conjuntos com as IDF (israel Defense Forces).

A fonte acrescentou que os sete caças do F-35 (*) em serviço ativo da IAF realizaram uma série de missões na Síria e na fronteira libanesa-síria. Ela sublinhou que os caças podem voar de Israel ao Irã duas vezes sem reabastecimento.

Israel admitiu ter lançado cerca de 100 ataques aéreos na Síria nos últimos cinco anos, engajando terroristas do Hezbollah, comboios de armas e infraestrutura, e acredita-se que esteja por trás de dezenas de outros.

Em 21 de março, as IDF liberaram para publicação que Israel estava por trás da destruição em 2007 de um reator nuclear que estava em construção no norte da Síria.

Em fevereiro, caças israelenses F-16 entraram no espaço aéreo sírio, atingindo 12 alvos iranianos na Síria em resposta à invasão de um drone iraniano que foi abatido sobre Israel. Dois tripulantes israelenses ficaram feridos quando foram ejetados de seu jato atingido por míssil antiaéreo, o que mais tarde foi determinado como causado por erro do piloto.

Em resposta ao drone iraniano, uma alta autoridade israelense alertou que Israel reagirá com força aos esforços do Irã para se fortalecer ainda mais na Síria.

“… os iranianos estão determinados a continuar se estabelecendo na Síria, e o próximo incidente é apenas uma questão de tempo”, disse ele, advertindo que Israel não descarta que a República Islâmica continuará a tentar atacar Israel.

FONTE: Jerusalem Post 

(*) NOTA DO EDITOR: atualmente Israel possui dois esquadrões de F-35 de uma encomenda inicial de 50 exemplares e pretende formar mais um esquadrão nos próximos anos.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Faver

O iran vai sofrer um revide forte. Muitas situações que nunca tinham acontecido antes estão ocorrendo neste conflito do Oriente Médio. Nunca um ataque terrorista tão forte contra Israel, nunca uma ofensiva tão forte de israel na faixa de Gaza, nunca tinha acontecido um ataque de Israel contra uma representação diplomática (do iran em Damasco), nunca um ataque resposta direto do iran contra israel… E ainda falam que a sistuação não escalou…

Guacamole

Concordo.
Só achei estranho o Irã ter mandado os drones movidos a por motor convencional aí invés de mandarem os movidos a jato, em teoria mais capazes de evadir defesas.

Vinicius Momesso

Simples: são mais baratos e servem como chamarizes para as defesas anti aéreas

JHF

Temos até vídeo de F35 gastando míssil caro e hora de voo nestas vacas que voam a 200 km/h. Uma tática que visa o esgotamento e a distração. Combinada com as outras opções ela já mostrou resultados na Ukrania.

Heinz

Na hora do pega pra capa, ninguém esta nem ai pro custo, usa o que tem. Quem fica analisando dados monetários são pessoas como você, mas quando se tem um míssil ou drone voando em direção a um alvo, usa-se o meio disponível no momento.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, a conta principal é o custo (material e em vidas) do alvo caso fosse atingido.

O que não muda o fato de que pequenos drones acabam sendo abatidos (ao mesmo tempo em que saturam as defesas) por armas que muitas vezes são caras e de reposição mais lenta que os próprios drones, o que se torna um problema potencial.

Rodolfo

O mesmo problema da US Navy com os Houthis do Yemen, usando SM3 pra abater drone.

Heli

Afinal de contas, quem paga a conta mesmo é o contribuinte americano.

João

A conta não é míssel x drone.
É drone X o que poderia ter destruído.
O missel é disparado na guerra ou em exercício.

Felipe

Esse ataque iraniano foi só pra mostrar que não vão deixar quieto as provocações israelenses. Não foi ataque com objetivos militares.

João

Com certeza….

misericordia…..

francisco

Meu Deus! KKKKKKKKKK

Heli

Essa conta aí tá bem inflacionada, visto que cada Shaheed custa em torno de 22 a 40 mil dólares, 200×22 mil ou 200×40 mil dá entre 4,4 a 8 milhões… e ao que parece o Shaheed representou quase 70% do ataque. Então achar que o restante, misseis balísticos e de cruzeiro, cheguem a bilhão de dólares é meio estranho

Marcos Silva

“não usou nenhum de seus UAVs e mísseis balísticos mais sofisticados e poderosos…”
Porque não tem??
E quais seriam essas armas fantásticas?

Chris

Considerado que o Iron Dome derruba até as chuvas de foguetes do Hamas facilmente..

Eu tbem testaria as defesas de Israel com drones que possam voar mais baixo e com menor assinatura no radar !

Principalmente depois do estrago que este tipo de drone fez na Arábia Saudita ! E ate mesmo na Ucrânia e Rússia!

Last edited 14 dias atrás by Chris
Chris

É uma situação muito complicada ! Israel viveu por décadas… Sofrendo com ataques terroristas, ameaças… A ponto de todas as casas la serem obrigadas a possuerem bankers!

Na minha opinião fica difícil tirar a razão de Israel… Em tentar dar um basta definitivo na situação.

E é uma guerra… Que aconteceria cedo ou tarde… Pois os vizinhos só aguardavam a tecnologia e as munições suficientes, para ataca-los.

Jefferson Ferreira

O mais estranho é o uma fonte do Kwait ter a informação sendo que todos os últimos ataques recentes de israel, foram feito pelos f16

Vanguard

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Burgos

Que comecem os jogos de guerra 💪
“Quem tem telhado de vidro, não joga no do vizinho”😏

Jagder#44

Acontece nas melhores famílias.

Rodolfo

Ou eles usaram tanques externos ou reabasteceram em voo pois o F35 nao tem tanque interno pra sair de Israel e invadir o espaço aereo iraniano e retornar. Parece que a IAF tem desenvolvido tanques externos pro F35.

https://www.twz.com/israel-has-extended-the-range-of-its-f-35s-report

Zé Rato

Nas prática, penso que o raio de ação da aviação israelita poderá ser bem superior, porque a Jordânia (e talvez até a Arábia Saudita, que também quererá o poderio iraniano controlado) poderão abrir o seu espaço aéreo, incluindo a aviões-tanque de reabastecimento israelitas.

Os espaços aéreos da Síria e do Iraque basicamente serão zonas de passeio para a aviação de caça israelita (se a aviação russa com base na Síria ficar quieta, e até agora não tem atrapalhado as incursões israelitas), mas será mais arriscado meter aviões de reabastecimento nesses locais.

Toshio Nagasaki

Rússia acaba de montar defesa aérea para abater jatos israelenses

Santamariense

???

ChinEs

O probelma de Iran é falta de uma bomba Atômica, as Potências Atômicas têm sempre a iniciativa contra as nações que não têm a Bomba, veja o caso da Ucrânia, veja o caso do Iraque/Syria/Libia/Afganistão/Somalia/Niger, veja o Caso de Taiwan e agora o Iran… Se a Ucrânia tivesse a Bomba a Rússia nunca iria invadir da forma que invadiu, se o Iran tivesse a Bomba Israel nunca iria invadir da forma como invadiu, a Coreia do Norte mostrou como se faz, bastou ela ter a Bomba para impor negociações.

carvalho2008

No nivel de Irã…..não se pode duvidar que ja a tenha….

ainda que não tivesse algo próprio, acho provavel que tenham algo via Coreia do Norte…..

é complicado….

Ramon Grigio

Quanto a esse raio de ação que consta na imagem… O F-35 pode realizar reabastecimento no ar no limite do espaço aéreo israelense quando da ida, podendo realizar também outro na volta, como qualquer vetor convencional.

Gasta-se muito combustível na decolagem e subida. Mas depois o gasto é mais contido. Esse valor de 760nm pode ser maior dessa maneira, mesmo com carga A-G.

profyler

A maioria dos jornais escreveu que o ataque Iraniano foi “pra ingles ver” e “patético”. Vamos ser sinceros, militarmente, o Iran é patetico se comparado ao ocidente. Aquilo foi só pra dar manchete aos jornais Iranianos…