segunda-feira, novembro 29, 2021

Gripen para o Brasil

Com entrega da quinta aeronave, frota portuguesa de P-3C CUP+ está completa

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Último reforço para a Esquadra 601 “Lobos” – Aterrou na Base Aérea Nº11 o quinto P-3C CUP+

No dia 10 de outubro, aterrou, na Base Aérea Nº11, em Beja, o último P-3C CUP +. A chegada desta aeronave representa o término do processo de modernização dos cinco P-3C adquiridos à Real Marinha Holandesa no ano de 2006, para substituição da plataforma P-3P.

O programa de modernização iniciou-se em 2007 com a assinatura do contrato com a Lockheed Martin, tendo a sua execução sido conduzida pelo Grupo de Trabalho P-3C CUP+. A sua intervenção nos trabalhos de especificação, desenvolvimento em laboratório, produção e testes, tanto na componente técnica como operacional, permitiu atingir uma configuração que responde às necessidades nacionais, e compromissos internacionais, no âmbito da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

A plataforma P-3C CUP+, dotada com sensores modernos e um sistema de missão integrado, permite a realização de um largo espectro de missões em ambiente marítimo, que vão desde o patrulhamento à busca e salvamento, passando pela ISR (Intelligence, Surveillance and Reconaissance). Das operações efetuadas por esta aeronave destacam-se a Operação OCEAN SHIELD da NATO, a recente Operação “Manatim” e a NATO – OAE (Operação Ative Endeavour), ainda em curso.

Com a chegada do quinto e último P-3C CUP +, os “Lobos” veem agora completa a frota que lhe está confiada para continuar a cumprir a missão “sobre a terra e sobre o mar”.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Portuguesa

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

Rússia testa caça MiG-31 com sistema ‘fly-by-wire’

Moscou, 26 de novembro./TASS/. A atualização dos caças-interceptadores de alta altitude MiG-31 aumentará a eficiência de suas missões, em...
- Advertisement -
- Advertisement -