A Coreia do Sul finalmente recebeu três dos 8 aviões Lockheed Martin P-3CK da Korea Aerospace Industries e que serão usados para patrulhar o Mar Amarelo.

Os P-3CK possuem um radar multifunção, um sistema eletroóptico de alta definição e câmeras infravermelhas, além de equipamento de análise acústica.

Os aviões podem levar e lançar mísseis antinavio Harpoon Block II, que também podem acertar alvos em terra, como unidades costeiras e lançadores de mísseis. As outras cinco aeronaves serão entregues este ano, segundo a KAI.

As oito aeronaves eram originalmente P-3Bs, adquiridos no AMARG dos EUA e modernizados para o padrão P-3CK com a ajuda da KAI e a L-3 Communications.

A KAI recebeu os oito P-3 há quatro anos, mas começou a entrega somente agora por causa de questões de integração de sistemas e da liberação de exportação de tecnologias pelos EUA de alguns equipamentos. A ROK Navy já tem oito P-3Cs e a adição de mais oito P-3CK duplicará a frota em serviço.

A Coreia do Sul precisa do P-3 por causa das disputas com a Coreia do Norte nos anos recentes no Mar Amarelo.

FONTE: Flight Global

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JACUBAO

Eles precisam de mais oito por causa das disputas com a Coreia do Norte nos anos recentes no Mar Amarelo…
E nós precisaríamos de mais doze por causa do gigantesco mar territorial, mas…

Invincible

Esses P-3 do Coreia “parecem” tão novos.

Porque o Brasil não optou pelo P-99?

Custos, capacidade ou alguma outra coisa?

Alexandre Galante

Invincible, a FAB preferiu nesse caso uma solução pronta, consagrada, utilizada por “n” operadores, do que investir num “avião de papel”.

Vinicius Kober (SNAKE)

O Brasil tinha que ter comprado os EC-295 Persuader

Sabre

Ihhhhhhhhhh! Galante se for assim o Brasil não deve apostar no Gripen NG, pois é um avião de papel! hihihihi,não joga contra o time!

Robson Br

Sabre em 03 mar, 2010 às 20:40

Pô sabre…pega leve com o galante…..rsrsrsrssr

MUITO IMPORTANTE ISSO e olha que eles são da turma dos EEUU>…

“”A KAI recebeu os oito P-3 há quatro anos, mas começou a entrega somente agora por causa de questões de integração de sistemas e da liberação de exportação de tecnologias pelos EUA de alguns equipamentos”””

Fabio Mayer

Bem… prova de que a FAB não está assim tão errada em adquirir P-3, não foi só ela…

Elizabeth

O problema do P-3BR é ter demorado tanto para haver uma decisão sobre voltar a operar meios ASW, depois o atraso no programa de modernização. Hoje deveríamos estar pensando já nos substitutos dos P-3 e estamos ainda pra colocar o primeiro esquadrão operacional, comprar armas, formar doutrina etc… Argentina e Chile já operam o P-3 a mais de uma década, claro que os nossos serão mais modernos (porque são mais novos em sistemas), mas o fato é que em um cenário sul americano estamos atrasados. Outra critica que faço é que se fosse para demorar 10 anos para ter os… Read more »

Ricardo_Recife

A Itália tem 14 para patrulhar o mediterrâneo. Deveríamos ter uns vinte, nossa costa tem 8 mil km.

Robson Br

Pelo alto custo de aquisição e operação de um vetor como o P3-M seria um absurdo utiliza-lo apenas para uma patrulha diária contra barcos pesqueiros ou outro tipo de pequenas embarcações e até para buscas próximas ao nosso litoral. Como também seria um absurdo utilizar um caça caro para patrulha rotineira se temos o super tucano ou também utilizar uma fragata para operações de patrulhas se temos os barcos de 200T e agora os macaés de 500T. Os P-3M são aviões de guerra, que inclusive podem lançar armamentos contra subs e navios de superfícies, o que é uma séria limitação… Read more »

Sabre

Robson Br, o galante vira casaca rápido demais,olha ele era Gripen NG depois de um “acordo secreto com os Suecos” do qual obtivemos fotos :), agora depois que ele foi convidade para visitar o Carl Vinson e ganhou até diploma, ele fica mandando mensagens entre linhas que a FAB, prefere aviões consagrados a aviões de papel! Isso está cheirando a propaganda do SH!Ahahahahaha brincadeira Galante

Challenger

Estranho é a FAB ter optado pela versão “Bravo” e não a versão “Charlie” por que?