Boeing P-8A Poseidon

A Boeing antecipa uma necessidade do Brasil por aeronaves de guerra antissubmarino (ASW), para a qual está promovendo o P-8.

“Vemos uma enorme oportunidade para os P-8s,” disse Tim Flood, vice-presidente de desenvolvimento de negócios internacionais da empresa para a Europa e Américas, à Janes na feira aérea FIDAE em Santiago, Chile, em 9 de abril. “Isso é realmente uma forte oportunidade para nós. E temos estado em conversas com a Força Aérea Brasileira. Eles estão atualmente em uma fase de estudo, determinando como seria seu processo de substituição.

Embora as discussões da Boeing com o Brasil não tenham chegado ao estágio de determinar uma configuração local, Flood disse que a empresa incentiva uma configuração comum entre as frotas internacionais.

FONTE: Janes

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Carlos Campos

Sou mais o Kawasaki P1, pena que não está mais em produção, ou até E2 convertidos

Carlos Campos

P8 e P1 são caríssimos.

Carlos Campos
Fabio Araujo

Comprar um avião deste tipo que já existe ou desenvolver um novo não vai ser barato, os aviões baratos que tem são os velhos P-3C e esse já temos e vamos precisar trocar mais cedo ou mais tarde. O que devemos é aproveitar o tempo que temos para decidir logo se vamos comprar ou se vamos desenvolver um novo, mas se demorar para decidir só vai restar a opção de comprar!

Bille

Pra esse tipo de missão, o futuro é drone.
Os aviões não passam de um monte de sistema embarcado, a identificação visual hoje é via FLIR.

Mirar no futuro é evoluir esse tipo de coisa.

Marcos Silva

No tal slide da fab tinha o P-8.
…e F-16! Kkkklkkk

Last edited 16 dias atrás by Marcos Silva
Magalhaes

Sou meio nostálgico. Dificil ver ASW sem P-3, Atlantique…rs

Em tempo, baita plataforma essa do P-8, pena que deve ser bem caro de se manter e voar.

Aéreo

Também gosto da ideia de plataformas especializadas na função ASW, como o Atlantic. Claro que o custo é muito alto, a escala é pequena e as forças armadas precisam ser racionais. Esta foto do P-1 perto do P-8 mostra como uma aeronave projetada para uma missão especifica é distinta de uma adaptada para a função. A adoção de quatro motores, as asas projetadas para menores velocidades e altitudes, a fuselagem dupla bolha para aumentar a capacidade do bombay o tamanho do espaço para o radar no nariz da aeronave, entre outros aspectos. Mas como dinheiro não dá em arvore nem… Read more »

Jose Luiz Antonio

Tem o KC390, sai mais economico modificar e transformar em P 390. O avião é incrivel com dois cabides para armas sob as asas, uma escotilha para abertura em voo, para lançar botes e sondas. O resto é suíte eletronica e sensores, tem espaço. Autonomia também pode ser ampliada. E a maior vantagem ainda vai vender no exterior com certeza.

Marcelo Bardo

Acredito que um P190 seria mais viável.

J Moura

O problema é o custo de desenvolvimento e reforço da célula do avião para a função, mais titânio, materiais composto, e aviônicos

Jorgemateus77

Ñ, ñ é
É uma.plataforma q sairia do zero e com mercado restrito.
A Embraer perdeu o bonde disso uns 10 anos atrás

Bernardo

concordo, mas parece que acordaram!

po ate c295 tem versao maritima. a embraer dormiu no ponto mesmo

alias se nada vingar tem essa opção tb

Allan Lemos

Olha a audácia rsrsrs.

Mas não faria mais sentido oferecer isso à MB? Ou existe alguma norma que dá à FAB a exclusividade nesse tipo de aeronave e missão, como na questão de asa fixa para o EB?

Nilson

Hoje os P3 estão com a FAB, então normal que o substituto lhe seja oferecido. Sem embargo de que possa haver mudança no futuro.

Sergio

A FAB ofereceu os P-3 à MB. Que ” afinou”.

JS666

Só Trader enche os olhos da MB rs

Ricardo Machado

Eu também acho ESTRANHO, a Aviação de Patrulhar Marítima NO MUNDO TODO e executado pela Aviação Naval da Marinha ou da Guarda Costeira, talvez a UNICA EXCEÇÃO nos Países que “contam para alguma coisa” e o Reino Unido, onde a RAF executa a Função (Isso não deveria surpreender, eles são muito Excêntricos mesmo), e apenas a FAB “se agarrando” a qualquer função que poderia ser MELHOR exercida por quem e o AGENTE NATURAL, não querendo se Assumir inteiramente como TAXI AÉREO do Governo… AVISO DOS EDITORES: 4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais.… Read more »

Diego Lima

Kkkkk Nunca o Brasil vai ter um desses

Marcelo Andrade

Nunca diga nunca

Alonso

Brasil pode criar um desses, deveria. Aproveitar seu tempo de paz.

BK117

Pra comprar pronto, preferiria C-295 MPA do que o P-8, mas se vier eu reclamo? Não. Não seria o primeiro “contato” da FAB com o avião. https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/39783/MODERNIZA%C3%A7%C3%A3O%20-%20Comandante%20da%20FAB%20re%C3%BAne-se%20com%20representantes%20da%20Boeing%20e%20da%20SAAB Acho curioso isso sair ao mesmo tempo que à cooperação para plataformas ISR com um C-390 MPA enorme na foto. Dessa vez, P-8 é só papo de vendedor. Mas pode indicar que estamos próximos de uma decisão sobre a patrulha marítima. Bato novamente na tecla do desenvolvimento nacional com base no E-190/195. À propósito, não tinha visto essa matéria quando comentei na do C-390, quase perdi. A seção de “Últimas” é por ordem… Read more »

Felipe M.

P8 é um avião caríssimo. Considerando que já temos as “opções nacionais”, seja com base no E190/195 ou no KC390, esse talvez seja um dos poucos programas que o custo de uma adaptação nacional seja parelho a uma aquisição de prateleira. Creio que um eventual projeto com base nos Ejets sai mais em conta do que no KC390. Quem sabe se consiga uma plataforma única, com as devidas adaptações, para substituir os P3 e, no futuro, os E99 e R99. Se houver essa possibilidade, talvez o projeto nacional se justifique. Importante também não esquecer que o componente drones e radares… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Felipe M.
Fernando "Nunão" De Martini

“Creio que um eventual projeto com base nos Ejets sai mais em conta do que no KC390.” Quanto a custo de aquisição do produto final, e provavelmente também custo operacional, creio que sim. Quanto a custo de desenvolvimento, meu palpite é que usar o KC-390 como plataforma seja mais barato e rápido. O KC-390 já é militarizado, a plataforma já usa computadores de missão para emprego militar, sistemas de proteção, alerta de mísseis, já possui estação sob a fuselagem para pod de reconhecimento, estações sob as asas para os pods de reabastecimento em voo e que servirão como suportes para… Read more »

Daniel

Uma dúvida, Nunão: não seria mais barato e prático usar drones de longo alcance para patrulha marítima? Me parece um investimento duvidoso continuar insistindo em projetos de aviões cuja principal função seja ficar voando por horas e horas sem fazer nada no oceano. Sem falar no desgaste dos militares que poderiam ser liberados para fazer outra coisa.

Fernando "Nunão" De Martini

Daniel,
Isso que você descreveu é basicamente esclarecimento marítimo, e não patrulha marítima.

Esclarecimento marítimo é função principal do P-95M Bandeirulha, não do P-3AM, cuja substituição futura é claramente o alvo da Boeing ao oferecer o P-8 e da Embraer com uma possível versão de patrulha marítima (inclusive dotada de mísseis antinavio) mostrada em outra matéria.

Acredito que drones poderão substituir o P-95M em missões de esclarecimento marítimo.

BK117

Caro Nunão, ótimos argumentos sobre o KC como patrulha. Outro ponto que pensei seria que o KC já foi construído tendo em mente voos de baixa altitude e velocidade (lançamento aéreo, combate a incêndio, etc.). Com isso, meu chute é que ele tem alguma vantagem em relação a um “airliner”, seja em desempenho ou controle, nesse padrão de voo, que pode ser útil na localização e confirmação de um contato submerso, especialmente com o uso do MAD. Não sei se faz sentido. Isso, contudo, não abala minha preferência pelo E190/195, que poderia ser não só uma aeronave de patrulha, mas… Read more »

Alonso

Como ficou o incidente com queda livre da fase de testes? Como resolveram? Qual a explicação?

Fernando "Nunão" De Martini

Oi, BK117, só deixo claro que não escrevi o comentário como argumentação pró ou contra opções de desenvolver avião de patrulha marítima a partir de KC-390 ou a partir de algum E-Jet como o E-190. O que palpitei é que um teria custo de desenvolvimento provavelmente mais baixo versus custos de aquisição e operação mais altos, enquanto outro provavelmente teria custo de desenvolvimento mais alto versus custos de aquisição e operação mais baixos. Caso minha suposição seja correta, trata-se de uma decisão complexa sobre que caminho seguir, levando em conta quem bancaria o desenvolvimento e que países seriam potenciais compradores… Read more »

Alonso

Pode ser adaptado num avião comercial?

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, há diversos aviões comerciais que foram adaptados para missões de alerta aéreo antecipado, patrulha marítima etc.

O P-8 é adaptação de avião comercial.

Os E-99 e R-99 também são adaptações de aviões comerciais / regionais.

BK117

Na minha opinião, caro Felipe, nosso litoral deveria ter três tipos de aviões. Drones, para vigilância e esclarecimento. Podem substituir os Bandeirulhas. Nesse quesito acompanho de perto o novo conceito da Stella de um AtobáXR de patrulha. Aviões médios com capacidade apoiar em busca e resgate. Nesse ponto, nossos SC105 atendem bem. Não reclamaria de mais umas unidades. Aviões ASW. Hoje atendido pelo P-3 de Schrödinger (pode ou não estar operacional ao mesmo tempo rsrsrs). Aí eu gostaria de, por ordem de preferência, E-190/195 -> C-390 -> C-295 MPA. O Nunão colocou ótimos argumentos em favor do KC390, então talvez… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Vale lembrar que a versão básica de transporte do KC-390 também pode ser empregada em busca e salvamento, tal qual o C-130 de transporte foi usado para isso como missão secundária, complementando o SC-105.

BLACKRIVER

Pra comprar pronto, preferiria C-295 MPA

Colocação perfeita

Jonathan Pôrto

A FAB com um orçamento magro desses? Podem abandonar essa ideia!!

Aéreo

Acho que o orçamento tende mais a uma versão patrulha do ATR-72 ou do C-295. O P-8 é muito caro para a FAB que aparentemente sinaliza que sua prioridade de aquisição número 1 é um segundo lote do Gripen.
Claro que no Brasil tudo pode acontecer, de um downgrade de capacidades, renunciando a capacidade ASW por uma plataforma leve de esclarecimento marítimo, como foi a adoção do P-95 no passado, também não seria surpresa.

Fernando "Nunão" De Martini

Há espaço tanto para modelos mais sofisticados, para patrulha marítima (incluindo ASW, como é o caso do P-3AM em um dos três esquadrões de Patrulha) quanto menos sofisticados, de esclarecimento marítimo (P-95M, nos outros dois esquadrões). No caso de esclarecimento marítimo, no futuro os P-95M podem ser substituídos por drones.

Aéreo

Espaço há, inclusive para drones também. A questão é se a FAB ira priorizar investir em aeronaves ASW que são tão caras quanto aviões de caça.

Fernando "Nunão" De Martini

Cada prioridade a seu tempo.
Agora a prioridade está em aviões de caça.
Os P-95 foram modernizados há pouco tempo para servirem por mais alguns anos e os P-3 estão em pleno programa de revitalização das asas para também adentrar a próxima década.

Abner

Nunão, na sua concepção séria melhor o caminho de.

1 – A Fab e Embraer modificar aeronaves já existentes como o KC 390 ou um avião comercial da Embraer, para missão ASW e patrulha marítima e outras missões inerentes.

2 – Comprar pronto no caso P8 ou qualquer outra opção?

Levando em consideração quantidade, valores, manutenção e etc.

Last edited 19 dias atrás by Abner
Fernando "Nunão" De Martini

Prefiro a opção 1, que oferece potencial de aquisição não só pela FAB mas por outras forças aéreas e marinhas.

Caso isso não seja viável, opção 2, e nesse caso eu prefiro opções mais baratas como a versão de patrulha marítima do C-295.

A quantidade para a FAB não é grande, perto de meia dúzia (quantidade atual de P-3AM).

Abner

Nunão também acho a opção 1 a melhor.

Até pelo fato do sucesso da aeronave e potencial venda para os países que já operam ou vão operar.

Quanto a quantidade achei que fossem 7 ou 9 atual.

Fernando "Nunão" De Martini

Três P-3AM foram desativados. Para os demais, há o programa de extensão da vida útil estrutural pela revitalização das asas, trabalho realizado pela Akaer.

TALES

Nunão, porque esses P-3 foram desativados?

Fernando "Nunão" De Martini

Não sei.

Bernardo

dá pra fazer um bem-bolado e vender não? sei lá pra guiana? ucrânia? argentina? os EUA tao financiando lá, vai que animam?

Fernando "Nunão" De Martini

Já foram retirados todos os componentes úteis das células desativadas e o que restou foi leiloado.

Fernando Vieira

Mesmo que seja seu número, de 9 unidades, fazer a Embraer desenvolver todo esse projeto para comprar menos de 10 aeronaves é de doer. Eu também prefiro essa opção, mas aí é preciso escala para esse projeto ser rentável.

Abner

Fernando concordo, fazer todo o trabalho e no fim comprar uns 10 é jogar dinheiro no lixo.

É melhor comprar pronto.

Adriano madureira

Você acha que adquirir aeronaves C-390 para MP seria demais para a FAB? Um KC custa menos que um Hércules, junte a aeronave toda Parafernalha eletronica

Adriano madureira

Você acha que a FAB não tem capacidade de adquirir C-390s para ASW/MP ?

Um C-390 mais equipamentos eletrônicos para tal missão e armamentos, sem esquecer algumas adaptações que a Embraer teria que fazer, ficaria caro mas certamente ainda seria mais em conta que um Poseidon da Boeing.

Acho que um P-390 ou um P-190 ainda seria uma boa opção de aquisição.

E para quem acha inviável economicamente, temos que lembrar do aumento do PIB para a defesa, que será implementado.

Santamariense

Só que na realidade, não é tão simples. Não são “ algumas adaptações que a Embraer teria que fazer”. São muitas! Tem um monte de integrações, testes estáticos e de voo, compatibilidade entre os sistemas de missão e a própria aeronave, antenas e sensores externos, cabides dos mísseis, etc, e tudo o que isso influi no desempenho aerodinâmico. Tudo isso demanda tempo e dinheiro. Para 6 ou 8 aeronaves, a relação custo/benefício é totalmente desfavorável.

EduardoSP

“…ficaria caro mas certamente ainda seria mais em conta que um Poseidon da Boeing.”
Será? Um C-390 custa muito mais caro que um 737. E o P-8 já está em produção há algum tempo e deve ter mais de 170 unidades entregues. Nós começariamos do zero a partir de uma aeronave mais cara. Então esse “certamente ainda seria mais em conta” não me parece tão certo.

Fabio Araujo

Os P3-c que temos são aviões antigos comprado de segunda mão e que vão precisar ser trocados em alguns anos, temos tempo para analisar as opções e a meu ver se houver o devido apoio temos tempo de desenvolver uma solução local baseada nos E-2 da Embraer, mas não podemos esperar muito para decidir se vamos comprar uma solução que já existe seja americana, japonesa, russa ou chinesa ou se vamos desenvolver algo localmente, temos capacidade e tempo para isso, mas se demorarmos vamos ter que comprar algo fora!

Marcelo Tatsch

Na aviação de Patrulha nunca se pegam novos modelos de aeronave do Mercado. Sempre se pega a versão anterior que já está consolidada e sem problemas técnicos de projeto.

Por isso que a aeronave ideal é o E1 do 190 e não o E2. O p-8 é baseado no 737-800 e não no MAX. Na época do P-3 Orion a plataforma usada foi o Electra.

Isso é justamente para evitar que frotas inteiras de aeronaves de patrulha fiquem aterradas, caso a aeronave apresente problemas de projeto como andou acontecendo com o 737-MAX, 787, etc.

Last edited 17 dias atrás by Marcelo Tatsch
Marcelo Andrade

De novo, onde ha fumaça……

Sergio

Já houve fumaça com os s3 viking , F35 e agora o p8.

Não temos dinheiro!

RSmith

Porque isso agora? …. Por que os aviões da Embraer estão sendo convertidos para a Patrulha Marítima e a Embraer esta estudando a possibilidade de lançar uma linha com versões para patrulha naval novinhos. a Boeing tem medo de qualquer competição assim quer incentivar que a FAB escolha e compre o P8 para desestimular a Embraer para que esta não entre no mercado de Patrulha naval….

Santamariense

Bem vindo ao mundo da competição comercial e corporativa.

Bernardo

pq eles querem vender avião uai? não é nenhuma ofensa oferecer um avião pra vender não

não que exista dinheiro pra isso

mas se eles quiserem fazer um descontão….. (não vão, a fila do p8 tá até crescendo rápido)

Marcelo Baptista

RSmith, faz parte do jogo, cabe ao outro jogador mover suas peças corretamente.

Angelo

Boeing mira o Brasil…
Ela vai precisar de um sensor muito avançado para localizar recursos para isso.

Wellington R. Soares

Recurso é fácil localizar, agora o destino rsrrr….

Adriano madureira

Sou mais favorável a uma versão nacional do que aeronaves que são caríssimas…

Temos nove P-3 Orion, duvido muito que temos cacife para pôr nove Poseidon em seus lugares.

Prefiro que desenvolvam um P-390 ou um P-190/195 que seria uma opção viável para o Brasil.

Acho que temos que adquirir uma aeronave que mesmo não sendo um P-8, possa estar adequada as missões ASW/MP além de ser adequada a nossa realidade econômica

Santamariense

Não temos mais 9 P-3AM há algum tempo. Três deles foram desativados e leiloados como sucata.E quanto ao custo, penso que seria mais caro projetar, integrar, desenvolver e adquirir aeronaves aqui do que comprar prontas. A escala para aeronaves assim é muito pequena. Poderiam exportar? O mercado desse tipo de aeronave é muito reduzido e tem o próprio P-8 como concorrente, além do menor, e mais barato, C295 MPA.

adriano Madureira

Huum, obrigado por me atualizar Santamariense !

Nove P-8 seria um delírio, se não conseguimos tocar vetustos Orions e armamentos para eles, que dirá o top dos top.

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Melhor procurar criar um top genérico mesmo,que esteja de acordo com nossos bolsos não tão fundos.

Um E-190 não seria uma aeronave tão grande como o 737 mas certamente com a suíte eletrônica ideal, armamentos e um projeto de plataforma bem desenvolvida,não faríamos feio.

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Last edited 18 dias atrás by adriano Madureira
RSmith

.. eu não entendo que e porque negativou o seu comentário…. só pode ser mais um infiltrado querendo prejudicar o Brasil…

Maurício Veiga

Mais uma piada da Boeing, a Embraer deveria ser mais agressiva nesse segmento e lançar um modelo concorrente o mais rápido possível!!!

RSmith

novamente gente negativando uma excelente ideia para o BRASIL…. deve ser gente da BOIENG ….

Gustavo

O C390 MPA ta aí pra isso..

Marcelo

Se a pequena Nova Zelândia comprou, por que o Brasil não poderia? Com financiamento FMS camarada…É uma baita aeronave no estado da arte.

Bernardo

a Nova Zelândia é um país desenvolvido, amigo. vai ver a renda por cabeça la e a nossa aqui. as condições de financiamento lá tb sao mil vezes melhores que as nossas (por razoes obvias)

Marcelo Baptista

Olha a vizinhança deles.

Gynaviacao

Por favor, que nessa FIDAE a FAB compre o T7 como treinador pois não faz sentido sair do Tucano e ir direto pro Gripen.

Franz A. Neeracher

Por quê não faz sentido?? 🤔

Last edited 18 dias atrás by Franz A. Neeracher
Rinaldo Nery

Acho que ele deu muita ficha deficiente nos novos alunos do 1° GDA… Deve ser um instrutor experiente da primeira linha.

RSmith

Comprar um “lead in Fighter” concordo… o T7? porque? tem outras opções bem mais atraentes para nosso pais…

Zorann

Seria muito bom, mas preferia que fosse a Marinha.

Não precisam ser muitas unidades. Só algumas, que seriam completados por aeronaves tripuladas mais baratas, drones e satelites.

Luís Henrique

A EMbraer e a FAB acabaram de fechar um acordo para analisarem possíveis parcerias no desenvolvimento de um C-390 de patrulha marítima, etc.

A Boeing se interessou em vender o P-8 para o Brasil praticamente no mesmo dia. Que coincidência, não?
Ou a Boeing já quer acabar com as chances de ter um concorrente nos próximos anos?
Ainda que seja um concorrente “indireto”.

RSmith

hum… acho que ouvi esse comentário antes em algum lugar…. quase palavra por palavra :o)

EduardoSP

Eles já ofereceram antes, lá em 2022.
“On 23 September 2022, Boeing’s Latin America director, Tim Flood, presented the capabilities of the P-8 to the Brazilian Air Force commander, General Carlos de Almeida Baptista Júnior. According to Baptista Júnior, “the discussions have a great importance to prospect the future of FAB’s maritime patrol aviation”, as part of a plan to replace its P-3AMs currently in service.

Marcelo Tatsch

Se a Embraer não projetou um P-190 da versão do E1, até agora, é por que levando em conta as baixas aquisições da FAB nos projetos, e o mercado externo internacional, não vale a pena projetar um E1 de Patrulha. A aeronave de patrulha mais adequada para a FAB é aquela que preencha os requisitos dela. Independente de ser de fora ou nacional. Existia um abismo entre o P15 Neptune, o P-16 Tracker se comparados ao limitado Emb-111 Bandeirulha. O Bandeirulha não era e não é uma aeronave anti submarino, é praticamente uma aeronave de patrulhamento visual, que no máximo… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Marcelo Tatsch
Santamariense

Sem prejuízo de sua argumentação, com a qual concordo totalmente, só acrescento que os P-95 sempre tiveram um radar de busca de superfície, motivo daquele nariz de pato. Inicialmente , era o AN/APS-128 Super Searcher e na modernização ao padrão M, foi adotado o radar AESA Seaspray 5000E, que pode detectar um alvo a até 370 km. Quanto ao armamento, salvo engano, com a modernização os foguetes que antes podiam ser levados sob as asas, não são mais utilizados.

Last edited 18 dias atrás by Santamariense
Alex Prado

A questão é recursos, infelizmente não tem.

Nemo

Em 2021 a Alemanha comprou cinco unidades, incluindo o suporte técnico o pacote somou US$ 1,8 bilhão (acredito que ainda teria de adicionar os impostos).
https://www.dsca.mil/press-media/major-arms-sales/germany-p-8a-aircraft-and-associated-support

Felipe Mendes

A Embraer acabou de mostrar interesse em fazer um C-390 patrulha. Só me falta a FAB comprar o P-8 e não ir de C-390..

Gilson

teve um cara que escreveu só algumas palavras no comentário dele ( uma plataforma do E190, seria viável para patrulha marítima ). O cara é bom, 40 positivos e nenhum negativo.

Sensato

Tenho conciência que minha opinião não tem valor algum para as FAs mas sou muito contra a FAB manter a missão de patrulha marítima, principalmente se pra isso tiver que comprometer essa montanha de dinheiro que uma frota de patrulheiros modernos custará pra comprar e manter.

A MB não quer voar mesmo que tenha dificuldade pra simplesmente navegar? Pois que seja pra patrulha e ASW. Muito melhor isso que manter aqueles A4 vergonhosos.

Manus Ferrum

Esse jato pode fazer um estrago imenso numa guerra naval, ainda uma de alta intensidade.

Marcos Silva

No controvertido slide da fab tinha o P-8…