Acordo feito com a Lockheed transfere para a companhia portuguesa parte dos trabalhos

A OGMA vai assumir a responsabilidade pela modernização de três dos cinco aviões P-3C Orion da Força Aérea, após acordo com o fabricante Lockheed Martin (EUA), segundo um despacho publicado em Diário da República.

O contrato de modernização destes aviões de patrulhamento marítimo foi assinado em 2007 e previa que os trabalhos se realizassem nos EUA, o que ocorre com duas das aeronaves. O aditamento publicado segunda-feira no jornal oficial transfere para a fábrica da OGMA, em Alverca, a responsabilidade pela modernização dos restantes três P-3C Orion.

Este acordo da OGMA com a Lockheed Martin representa um novo negócio entre as duas empresas em matéria de aviões militares para a Força Aérea, depois do celebrado para a modernização dos caças F16, embora o ramo militar seja responsável – através das oficinas na base aérea de Monte Real – por parte importante desses trabalhos.

A OGMA, que ocupa um lugar central no cluster aeronáutico que Portugal quer desenvolver, é detida em parte pelo construtor brasileiro Embraer – que anunciou no fim-de-semana, no salão aeronáutico de Farnborough (Reino Unido), ter assinado o fornecimento de 28 aviões de transporte militar KC-390 à Força Aérea do Brasil.

Esse novo aparelho é visto pela Embraer como o sucessor dos aviões militares C-130 (de fabrico americano), face aos muitos problemas com o sucessor C-130J e aos atrasos na produção do europeu A400M. Recorde-se que muitos Hércules C-130 vão atingir o limite de vida útil esta década.

Portugal surge como um dos principais candidatos a participar na construção do KC-390, através das duas fábricas que a Embraer começa a construir em Évora a partir de Novembro. Em princípio, o acordo formal da entrada de Portugal nesse processo industrial deverá ser assinado em Lisboa, em Setembro, quando o ministro da Defesa brasileiro visitar Portugal.

Segundo disse o presidente da Embraer Europa, em Farnborough, as obras em Évora ficam concluídas no final de 2011 e a produção começa a partir de 2012. “A produção das fábricas estará em full power em 2013”, precisou Luiz Fuchs, sobre um projecto de 150 milhões de euros e que criará 600 postos de trabalho altamente qualificados. “A Embraer está a cada ano mais envolvida com Portugal”, frisou Fuchs.

O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, congratulou-se com o início da construção das fábricas, pois são investimentos-âncora que podem atrair novos projectos aeronáuticos para o concelho. Com Lusa

FONTE/FOTO: DN Portugal

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Antonio M

Quem sabe esse envolvimento com Portugal seja muito melhor do que aquele feito com a China.

Paulo

Caro Antonio M

A China deslumbra pelo seu imenso potencial de consumo, porém ainda não está claro que jogo eles querem jogar no tabuleiro global.

Abraços

pp_muscimol

Primeiro ….em Portugal apenas serao fabricadas algumas peças (3 ??) que nem sao de alta tecnologia.
Segundo … em Portugal nao irao copiar um KC-390 e fabrica-lo uns anos mais tarde com o nome JC-930…. como poderia acontecer ..sei la …talvez na china!!??

Leandro

Olha Portugal está mesmo empenhado em entrar no projeto do KC-390…
Resta saber se além de uma parceria no projeto eles vão adquirir a aeronave e se empenhar para a mesma ser adquiridas por outras nações européias (mesmo as menores)!
Em tempo, a OGMA tem expertise para a modernização dos P-3? Em caso positivo, por quê então a modernização dos nossos P-3 não se deu por ela já que a OGMA é uma subsidiária da EMBREAR?

Otus scops

pp_muscimol e Leandro meus srs. a pesporrência e complexo de ALGUNS Veracrucianos (vulgo brasileiros) é atentatória à inteligência e propícia ao engano. chama-se a arrogância da ignorância. a OGMA (Oficinas Gerais de Material Aeronáutico) é uma empresa de grandes tradições, existe desde 1918 http://www.ogma.pt/profile_pt.html contrapondo a Embraer “um pouco” mais nova, 1969. como experiência, a OGMA fez toda a guerra fria (o que é isso devem voçês perguntar), fez uma guerra colonial em três frentes e é certificada pela NATO à décadas. tem capital EADS 24,5% e do estado português 30% alem da Embraer 45,5%, logo a OGMA (ainda?) não… Read more »

Leandro

Otus scops disse:
27 de julho de 2010 às 13:15

Prezado Otus, obrigado pela elucidação sobre o capital da OGMA.

Meu questionamento fica sobre a modernização dos P-3 adquiridos pela FAB e que estão sendo modernizados na Espanha, pergunto se não teria sido mais vantajoso à Portugal e ao Brasil que a modernização dos 8 P-3 brasileiros fosse feita pela OGMA?

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Otus scops, cê tá muito recalcado, hein? Em que comentário houve alguma desfeita à capacidade tecnológica/científica/arrumatória de avião velho dos portuga?

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Leandro disse: 27 de julho de 2010 às 14:47 Otus scops disse: 27 de julho de 2010 às 13:15 Prezado Otus, obrigado pela elucidação sobre o capital da OGMA. Meu questionamento fica sobre a modernização dos P-3 adquiridos pela FAB e que estão sendo modernizados na Espanha, pergunto se não teria sido mais vantajoso à Portugal e ao Brasil que a modernização dos 8 P-3 brasileiros fosse feita pela OGMA? Liga não Leandro, o corujito não é muito bom em interpretação de texto e tem mania de perseguição. Afinal, como disse o grande filósofo Hugo Chaves, “O fato de eu… Read more »

Otus scops

Leandro
desconhecia que os patrulhas estavam em renovação e muito menos na Espanha. quanto a vantangens não sei, por vezes são questões políticas.

Bakunin (anarquista frustrado)
fico muito satisfeito pela atenção que me votas.
e vindo de um literato de blog militar ainda mais valor tem.

Flanker

Alguns estão em Espanha outros em Portugal ( OGMA ) , o 7203 foi modernizado cá na OGMA e estão cá também o 7202, 7205 e 7207 ( desculpem eu não me lembro se as matriculas são 72xx ou 74xx ). E já estão agendados mais 2 ou 3. A confusão é porque o contrato principal é com Espanha ( EADS-CASA que também é accionista da OGMA ), e os aviões que são modernizados cá, depois voam para Espanha onde são instalados os novos equipamentos de missão e feitos os ensaios operacionais a esses mesmos equipamentos. Mesmo assim os aviões… Read more »

Flanker

Espero que todos tenham ficado elucidados. O da foto penso que já não voa pois é da nossa anterior frota de P-3.

Deivid

AAAAAAA não meu deus!!!! portugal nãããoo!!,eles odeiam agente,porque devemos ajudar eles!!

Otus scops

Deivid

“…porque devemos ajudar eles!!” porque “voçês” sofrem do mesmo mal que tu: burrice.

Flanker

Tem problema com Portugal ? “…porque devemos ajudar eles!!” não percebo porquê. Ou querias que o Brasil pagasse mais uns belos milhões, ou querias ter aviões que quase pareciam o Electra ( versão civil de transporte de passageiros). Comentários parvos como esse acho que são despensáveis aqui no blog.

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Otus scops

Flanker concordo. ninguém gosta de ser mal compreendido nem amesquinhado. mas quando parte de um país Lusófono é sinónimo de estupidez, é como atacar a própria família. obviamente que da minha parte mantenho uma postura institucional, nunca pessoal, não são os ataques entre cidadãos de AMBOS os países, com resquícios de xenofobia que mudam a minha visão das relações Portugal-Brasil. para mim “a parte” não faz “o todo”. e obviamente que a Embrer (não o Brasil) não veio ajudar ninguém, se veio foi porque tinha interesse e porque em Portugal há competência e excelência. uma empresa desse perfil, 3º maior… Read more »