Aterrou hoje, na Base Aérea N.º 11, em Beja, o segundo dos seis aviões P-3C adquiridos pela Força Aérea ao Governo da República Federal da Alemanha.

O voo ferry deste segundo avião – duas semanas após a chegada do primeiro – é reflexo do extraordinário empenho e estreita colaboração entre a Manutenção e as Operações da Esquadra 601, a Gestão do Sistema de Armas P-3C, a Autoridade Aeronáutica Nacional e a Marinha Alemã, fundamentais à conclusão com sucesso desta desafiante etapa deste projeto de transferência.

O aprontamento destas aeronaves foi garantido por equipas destacadas na Base Aérea Naval de Nordholz nos meses de dezembro de 2023 e fevereiro de 2024.

Recorde-se que estes aviões foram adquiridos ao abrigo do contrato celebrado entre o Governo português e o Governo alemão, que contempla todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela República Federal da Alemanha constituído por seis aeronaves; conjuntos Mid-Life Upgrade (MLU); sobresselentes; equipamentos de apoio e bancadas de teste; bem como os simuladores de voo e de procedimentos táticos.

Aos Lobos, “Ser-lhe-á Todo o Oceano Obediente”, cada vez mais.

FONTE: Força Aérea Portuguesa

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Antonio Ribeiro

Esse aí tem que trocar as asas também?

José Manuel

Não já vem tudo feito da Alemanha

Gustavo

Não foi feito na Espanha, então não.

Fabio Araujo

Quando vejo esses P-3C em operação aqui, em Portugal, na Argentina vejo que se a Embraer investir em fazer um avião desse tipo seguindo o que o Paquistão fez com o Lineage 1000 tem muito mercado!

Fernando EMB

E o que o Paquistão fez com o Lineage? Por enquanto aquilo é só uma intenção.

Last edited 1 mês atrás by Fernando EMB
Fabio Araujo

Receberam o primeiro Lineage 1000 em 2021 e contrataram a Leonardo para converter o avião e em 2022 compraram mais dois Lineage 1000 para conversão, um projeto desse não deve ser rápido principalmente o primeiro onde vão estudar como fazer a conversão, depois de feito o primeiro com o caminho definido os outros devem ser um pouco mais rápido pois já se tem o caminho mas mesmo assim não será um trabalho de pouca duração.

Fernando EMB

Que eu saiba o primeiro Lineage deles está ainda no Paquistão.

Camargoer.

Fiquei com a impressão que o nariz deste P3 é diferente dos aviões anteriores.

Fabio Araujo

Como era um avião usado em operações da OTAN pode ter algum sistema de uso da OTAN e como foi para outro país da OTAN mantiveram o sistema!

Rinaldo Nery

O fica no nariz é o radar meteorológico. Não há nada de especial ou segredo nisso.

Teixeira

Cel., no P-95 o radar meteorológico também ficava naquele charmoso radome do nariz?

Sergio Cintra

Era o radar AN / APS 128 com alcance de +/- 100 km ( no Embraer EMB-111 ) e substituido pelo Seaspray 5000E no “modernizado” com alcance de mais de 350 km.
Jogue na pesquisa do site que tem materias, se ajudar.

Santamariense

Ficava, não. Fica, pois os P-95M permanecem operacionais no 2⁰/7⁰ GAV em Canoas e no 3⁰/7⁰ GAV em Belém. E o radome é daquele formato justamente pelo tamanho da antena do radar.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Santamariense

Em 2012, a FAP recebeu o quinto e último P-3C que foi adquirido da Holanda e modernizado ao padrão P-3C CUP +. Esses 6 P-3C adquiridos agora da Alemanha vão substituir ou complementar (operar junto) com os CUP+?

Miguel Carvalho

É para complementar e usar para peças.

Santamariense

Ok. Obrigado.

Miguel Carvalho

Cada vez mais as forças armadas portuguesas são uma vergonha.
Material velho, insuficiente e relegados para missões de vigilância.
Só serve para justificar a existência de oficiais de carreira.

gordo

Bem diz o ditado, fruto não cai longe do pé. Os entendedores entenderão.

Miguel Carvalho

Não culpem os portugueses dos resultados das escolhas dos brasileiros. Nós vivemos com as consequências das nossas escolhas.

Rinaldo Nery

Pensei que eram as brasileiras…

Carlos

Fica-te muito mal falares do que não sabes, aviões modernizados e inspecionados são como aviões novos, estão equipados com sensores que muitos aviões de vigilância não têm como um fabricado em Israel que permite ver a silhueta de um navio a 200km, estão equipados com misseis ar-ar e ar-terra, pode voar durante 16 horas consecutivas, algo que o P-8 não consegue. Estes aviões não são como os navios patrulhas comprados à Dinamarca

Miguel Carvalho

Se assim fosse os alemães não se desfaziam deles. Mas se gostas é contigo.

Leonardo M.

E nada dos P-3 argentinos chegarem.
Se não conseguem nem pagar por 4 avioes velhos como o P-3 da Noruega, imagina F-16?

Guizmo

Eu acho que o mercado está carente de plataformas ASW. Não há muitas opções para subatituir os nosso P-3, por exemplo.

Rinaldo Nery

Na minha humilde opinião, esse espaço deve ser ocupado pelos drones. Noutra matéria, semanas atrás, mostraram um novo drone com capacidade ASW e antisubmarino, coisa que eu não conhecia (a capacidade antisubmarino).

Guizmo

Concordo, Coronel.