JF-17 no almoço e J-31 no jantar para os famintos caçadores argentinos

27

JF-17 - foto Força Aérea Paquistanesa

Argentina é vista como potencial compradora do caça sino-paquistanês JF-17, num relacionamento que poderia levar, no futuro, a caças furtivos chineses J-31 de exportação. Outro país interessado é a Nigéria

Reportagem publicada no jornal The Diplomat nesta sexta-feira, 5 de dezembro, especula se finalmente o caça sino-paquistanês JF-17 terá seus primeiros clientes de exportação, entre eles a Argentina e a Nigéria, e até onde essas compras poderiam levar.

O caça monomotor JF-17, desenvolvido pela China e o Paquistão, é conceitualmente uma espécie de MiG-21 moderno. Dada a deterioração das forças aéreas de vários países após o final da Guerra Fria, a ideia parecia boa: um caça de baixo custo que não apresentaria grandes dificuldades técnicas, servindo como uma opção barata para revitalizar muitas forças. Porém, como muitos outros projetos do tipo, o “talvez bom o suficiente” caça JF-17 ainda precisa conquistar ministérios da defesa que têm fixação em prestígio e tecnologia.

A mudança de sorte parece surgir agora, com alguns países mostrando interesse no caça sino-paquistanês. A Argentina é um exemplo. O país sul-americano precisa urgentemente reequipar sua frota de caças, que ainda é dotada de alguns dos mesmos aviões que lutaram a Guerra das Falklands / Malvinas.

Infelizmente para os argentinos, o Reino Unido exerce todos os vetos que pode sobre compras na Europa. A natureza transnacional de moderna indústria aeroespacial, especialmente no setor de defesa europeu, possibilita múltiplas possibilidades de vetos em acordos de defesa. Empresas britânicas fornecem componentes do caça americano F-35, dos europeus Eurofighter Typhoon e Saab Gripen, e Londres não perdeu tempo em se contrapor a potenciais compras argentinas de caças, aplicando pressão também sobre fabricantes dos Estados Unidos.

Isso deixa poucas opções para a Argentina, que pode se voltar para a Rússia ou a China. No momento, o Governo Argentino parece conversar com ambos.

JF-17 - foto 2 Força Aérea Paquistanesa

Aparentemente, a Nigéria também expressou algum interesse no JF-17. Sua Força Aérea é uma organização pequena, com poucos aviões de combate dedicados, e vem se apoiando em caças Chengdu F-7 (clone chinês do MiG-21). O JF-17 foi bastante influenciado pelo F-7 em seu desenvolvimento, tendo algumas características deste último, o que poderia ser ideal para a Nigéria. A publicação Jane’s já noticiou que os nigerianos poderiam adquirir até 40 exemplares, que significariam um grande impulso para sua Força Aérea e para possibilidades futuras de exportação do caça.

Por seu lado, os caças russos se posicionam um pouco acima das possibilidades de países como a Nigéria ou mesmo a Argentina. Caso estes comprem a aeronave, outros países como Venezuela e Egito poderiam se interessar.

Outro fator importante é que, caso a compra de caças JF-17 levem a um relacionamento mais sólido entre a China e um cliente, outro caça surge no horizonte, o J-31 de quinta geração, desenvolvido pelos chineses para atender ao mercado externo. Uma Força Aérea Argentina satisfeita com seus JF-17 pode considerar uma compra futura de J-31, e é importante frisar que histórias de sucesso no mercado de armamentos surgem com relações bem construídas. Assim, uma venda de JF-17 pode ser entendida como o início de um “high-low mix” de caças chineses.

J-31 - 12J-31 first flight - 5

FONTE: The Diplomat (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS (do alto e do meio): site de divulgação da Força Aérea Paquistanesa

COLABOROU: Zampol

NOTA DO EDITOR: na sua opinião, qual seria o melhor “cardápio” para o almoço de hoje e o jantar de amanhã da Aviação de Caça da Força Aérea Argentina: o que é mostrado nesta matéria (JF-17 e depois J-31), o da primeira matéria da lista abaixo (Kfir e depois Gripen) o da segunda da lista (Pampa III hoje e pensar no jantar depois) ou você vê a possibilidade de algum outro “menu”? Outra pergunta é: na hora em que o garçom trouxer a conta, qual delas seria menos salgada, sem obrigar o freguês a lavar pratos?

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

Acho que é preferível JF-17 novos que Kfirs recauchutados, mas se a Argentina escolher este caminho sinalizaria um rompimento mais profundo com o mundo ocidental. Será que é o que eles querem?
Quanto ao J-31 parece estar muito longe de se tornar um programa oficial e se tornar operacional. Esse (ao contrário do J-20) parece ser apenas um exercício de engenharia.
Abraços.

ci_pin_ha

A pergunta que fica é: seria o Pampa capaz de fazer a conversão dos pilotos para o JF-17 até a versão biplace estar pronta (se é que os chineses irão fazer mesmo)?
Quanto a uma possível escolha do JF-17 para FAA, não há duvidas que seja a opção mais viável e a melhor atualmente, exceto se eles conseguissem adquirir e manter MiG-29/35.

Baschera

Rssss…. semanas atrás era isto justamente que eu disse que faria se fosse a “Senhora K”… e de quebra iria provocar um medinho medonho na A. Latina… e quem sabe até mesmo em Washington.

A menos que o J-31, que agora se chama Shenyang FC-31 (4th Generation Multi-Purpose Medium Fighter”) seja muito aquém do que se espera dele.

Mas se, ao contrário, o FC-31 fosse o que dizem que ele pode ser…. seria muito interessante se ver como se reequilibraria o poder aéreo no continente.

Mas por hora estamos só sonhando….

SDs.

Baschera

No caso específico no JF-17 sairíamos até ganhando…. pois o Piranha e o MAR-1 são homologados e compõem o arsenal do Paquistão.

Sds.

Iväny Junior

O Kfir é resultado de uma expertise ótima em Israel. Plataforma antiga, confiável, fácil de manter e modernizar. Se a argentina quiser partir para algo chines, deveria olhar antes para o F-7, que também é uma cópia do venerável Mig-21. O F-7 com equipamento e armamento israelense ainda é um vetor formidável (lembrem a declaração do coronel americano que enfrentou os Mig-21bis indianos equipados com radares israelenses). Partir pra FBW? Tem que ter uma cadeia de fornecedores confiáveis e uma célula muito bem arquitetada em hardware e software. A China está encontrando problemas em conseguir o motor (RD-93) de ultima… Read more »

Ivan

A questão mais grave passa longe de almoçar JF-17 ou jantar J-31. O risco para ingleses, além de americanos do norte e do sul é quem os argentinos estão convidando para sua casa. Os chineses vão – inicialmente -vender aviões e receber em comodities, como fazem com seu comércios com países do 3º mundo (como os latino americanos…). Depois vão assinar acordos de parcerias estratégicas, abertura comercial de portos e aeroportos, depois exercíos conjuntos, facilidade portuárias para a frota e, quando menos se esperar ou houver uma crise na Ásia que lhes interesse, botam fogo no Atlântico Sul por procuração.… Read more »

ci_pin_ha

Não acho que o motor russo seja um problema, haja vista que eles serão fornecidos para o J-31, que provavelmente a MiG terá um caça de pequeno porte e eles serão concorrentes.
http://www.aereo.jor.br/2014/11/10/rosoboronexport-motor-russo-rd-93-vai-equipar-caca-chines-j-31-de-5a-geracao/

Mauricio Silva

Olá.

“Quem não tem cão, caça com o gato”. Provavelmente é a opção mais acessível e, talvez, com a melhor relação custo benefício.
Mas acredito apenas no JF-17, para almoço, jantar e sobremesa. Mais que isso, ainda é difícil prever.
SDS.

Iväny Junior

O JF-17 também usa o R-93, que é sim um ótimo motor em que pese sua sensibilidade a objetos estranhos maior que os ocidentais.

O problema é que a China e o Paquistão estão tendo dificuldade em obtê-lo da Rússia, bem como, não têm capacidade de fabricá-lo ainda.

nunes neto

Respondendo a pergunta o melhor seria “Kifir-Gripen” (até mesmo pra nós), agora o mais viavel “JF-17 e depois J-31”, porém na atual conjuntura vai mesmo de PampaIII e depois de Pampa III modernizado, depois Pampa III M.02, M.03 ….

Baschera

Ivan,

O amigo tem razão… o jogo geopolítico é que pesa…. mas este jogo esta sendo jogado á tempo, desde a guerra de 82…. pela UK. Jogar a Argentina no colo de russos e/ou chineses pode ser comprometedor a longo prazo.

Ivãny Junior,

O JF-17 ainda utiliza a RD-93 (block 1), mas esta previsto a utilização de sua variante mais moderna a RD-33 (block 2)… mas foi noticiado a tempos que o fabricante chinês procura um motor ocidental capaz de substituir os motores de origem russa, cuja vida útil é muito inferior a motores de fabricação ocidental.

Sds.

Iväny Junior

Baschera

Acredito que o amigo se equivocou. O RD-33 é a primeira versão desse motor, que equipava os Migs-29 mais antigos e tinha a fama de soltar muita fumaça. Agora tem uma RD-33MK que é utilizada nos Mig-29K e KUB navais.

Ao que me consta, a versão que equipa o Mig-35 e seria a mais nova é o RD-93.

Baschera

Mesmo problema de turbinas tem o FC-31 (J-31) que também tem seu protótipo impulsionado por um par de turbinas Klimov RD-93.

Sds.

Baschera

Ivany Junior,

Sim… troquei as bolas ao postar de cabeça… Obrigado por corrigir.

“RD-93 turbofan engines, a variant of the RD-33, to power the FC-1 Fierce Dragon (JF-17) fighter aircraf…”

Sds.

Baschera

Artigo que explica este imbróglio das turbinas do JF-17 (FC-1)….

http://www.globalsecurity.org/military/world/china/ws13.htm

Sds.

Iväny Junior

Interessante esse link Baschera. Com o JF-17 a 10 milhões, provavelmente é a melhor opção custo-benefício do mercado, se cumpre o que promete.

Uma venda para argentina impulsionaria as vendas dos jatos, sem dúvida. É também digno de nota o baixo valor do Fulcrum (imagino que deve ser o SMT), 35 milhões. Pra quem tem pouca grana e infraestrutura, acredito que a opção de central hidromecânica é mais adequada do que comandos totalmente eletrônicos, além de ser bem mais fácil de modernizar.

Abração.

Soldat

é isso ai Hermanos…….

Que venha o JF-17.

E manda os Inglese plantarem batatas.

ci_pin_ha

Acho que o link postado por mim acima, mostra que os russos passaram a enxegar o JF-17 e o próprio J-31 não mais como como concorrente. O maior concorrente do MiG-29/35 está dentro das próprias fronteiras russas, Su-30/35, sendo os Sukhoi o favorito até da rosoboronexport para disputar as concorrências mundo afora.

ci_pin_ha

Já quanto a adoção de um motor ocidental, o único que faria sentido e manteria certa independência dos chineses sobre o caça, seria o M-88 que é usado no Rafale. O motor francês é pouco mais fraco que o RD-93, mas é mais leve e menos comprido (isso poderia possibilitar um aumento na capacidade de combustível).

Nick

Para os argentinos as opções realistas( e otimistas) seriam o JF-17 Sino-paquistanês ou o FA-50 Sulcoreano.

Mas a realidade realidade são os Pampas. HSAUSHAUHSUHAUHSAUHSUHUH!!!!! 😀

[]’s

ci_pin_ha

O FA-50 sofreria das mesmas pressões que os Gripen.

Nick

Caro ci pin ha,

Os ingleses até poderiam pressionar, mas não teriam tanto poder de veto, o caça é mais americano que outra coisa. 🙂

[]’s

Nautilus

Apesar de se tratar de argentinos, dá pena da situação que estão passando… 😉

Ivan

“The economy, stupid”. . . . . . . . . (James Carville – 1992) Pois é, a Argentina está quebrada… … e querendo arrastar outros para o buraco. Mas também está na mão de irresponsáveis a meio século. Pode haver aí um infeliz traço popular, que anseia por um “salvador da pátria”, aquele iluminado que trará paz e prosperidade preferencialmente sem esforço. Oportunidades para entregar o poder democraticamente a grupos melhores houveram, mas o remédio para as mazelas deles era e será inexoravelmente amargo, e mais amargo a cada ano que passa. Para nós não será diferente… … pois… Read more »

Clésio Luiz

OFF Topic:

Vídeo do Rafale mostrando a operação dentro do cockpit. E me pareceu muito apertado para um caça moderno:

https://www.youtube.com/watch?v=Acxj1DNBqe0

Baschera

Matéria da Voz da Rússia. China compra motores russos para caça de quinta geração O futuro caça chinês de quinta geração J-31 será equipado com motores russos RD-93. Nesta configuração o avião será vendido em mercados de países terceiros. A declaração do representante da Rosoboronexport Serguei Kornev foi a primeira confirmação de que a Rússia e a China estão discutindo fornecimentos de motores RD-93 para o J-31 a longo prazo. Até agora sabia-se da aquisição de tais motores pelos chineses apenas para caças de exportação FC-1. O uso do RD-93 em J-31 era considerado uma solução temporária até que começasse… Read more »

Iväny Junior

Anteontem um Mig-31 ou um Flanker se aproximou sorrateiramente de um F-16 noruegues e deu um baita susto no piloto.

Com os J-31… A qualidade dos sensores e armamentos poderá até ser questionável. Mas o RCS será muito pequeno. Incursões chinesas serão praxe, principalmente nos seus vizinhos.

Vai haver uma urgencia de demandas na região. Coreia e Japão precisarão de mais F-35, e a India precisará do seu T-50 funcionando e rápido.