Força Aérea Argentina restaura A-4B veterano das Malvinas

    840
    12

    A-4B C222 El Tordillo restaurado pela Área de Material Rio IV - foto 2 Força Aérea Argentina

    ‘El Tordillo’  foi apresentado nos 70 anos da Aérea de Material Rio IV

    Em 15 de agosto, os 70 anos da Área de Material Rio IV da Força Aérea Argentina, organização instalada em Río Cuarto, província de Córdoba, foram comemorados com um feito especial: a apresentação de um jato A-4B Skyhawk restaurado.

    Trata-se do A-4B de matrícula C222, denominado “El Tordillo”, que participou em várias missões de sucesso no Conflito do Atlântico Sul (Guerra das Malvinas / Falklands), de 1982. No discurso antes de descobrir a aeronave, o chefe do “Grupo Mantenimiento del Área Material Río IV”, comodoro Julio Ayut, afirmou: “Este avião leva sobre sua fuselagem o nome dos nove heróis da V Brigada Aérea mortos nas Malvinas, como um testemunhos de que nunca esqueceremos seus sacrifícios para conosco. El Tordillo é história e lenda. Quando se fala de Malvinas, sempre alguém se recordará deste A-4.”

    A-4B C222 El Tordillo restaurado pela Área de Material Rio IV - foto Força Aérea Argentina

    Em seguida, o capitão reformado Carlos Varela, veterano das Malvinas e piloto da última missão com a aeronave, juntamente com os restauradores da Área de Material Rio IV, descobriram o avião, numa apresentação que culminou com o voo de dois jatos A-4AR da V Brigada Aérea, além de saltos da Equipe Militar de Paraquedismo da Força Aérea (EMPARFA), carregando bandeiras da Argentina e da FAA e o encerramento com uma passagem de avião Twin Otter.

    A organização que comemorou seus 70 anos é uma das mais importantes instalações logísticas de manutenção dos meios de combate da Força Aérea Argentina.

    FONTE / FOTOS: Força Aérea Argentina (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em espanhol)

    VEJA TAMBÉM:

    Subscribe
    Notify of