Fumaça 60 anos: encerrando a festa e esta série com os donos da casa

1

Já era mais do que hora de encerrar esta série do Poder Aéreo, em que cobrimos um dos mais importantes eventos da FAB no ano: o 60º aniversário da “Esquadrilha da Fumaça”, comemorados nos dias 12 e 13 do mês passado. O final da série só veio agora porque novos compromissos, visitando bases e participando de missões para novas matérias nos sites e no próximo número da revista Forças de Defesa, acabaram adiando a edição de imagens para a publicação dessas duas últimas partes da cobertura – justamente as que falam um pouco mais dos “donos da casa”, os aniversariantes.

 

Esta última parte, dedicada às manobras em solo e no ar do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, abre com a imagem de um dos T-27 Tucano da “Fumaça” num momento especial: “emoldurado” pelas derivas do convidado que mais chamou a atenção pelo ineditismo de sua presença, o caça Super Hornet da Marinha dos EUA. A imagem resume o que foi aquele final de semana, entre chuvas, nuvens e  sol, entre exibições de jatos de alta performance e de equipes de demonstração de alta precisão, entre o óleo queimado da fumaça e o cheiro da gasolina e do querosene de aviação, e de Tucanos aparecendo entre as derivas dos jatos de alto desempenho.

 

 

E a sequência continua com a decolagem, exibição e pouso na tarde do dia 12, seguida pela decolagem e início da primeira exibição do dia 13, representando o contínuo início e reinício que marca toda a trajetória da “Esquadrilha da Fumaça”, e sua rotina anual de apresentações pelo Brasil e pelo mundo.

Quanto à última apresentação do dia 13, domingo, nós optamos por não fotografá-la: deixamos de trabalhar um pouco para simplesmente desfrutar o momento histórico, apreciando o trabalho do esquadrão no ar, com a sensação de dever cumprido e com muito material para trazer, sobre aqueles dois dias, para os nossos leitores. Material que você pode conferir nos links abaixo sobre tudo que foi destaque naquelas comemorações, e que incluem também a penúltima matéria, resumindo em imagens o que foi a festa de dez anos atrás, em 2002.

 

 

Parabéns ao EDA! Vendo novamente como foram as comemorações de 2002 e de 2012, desejamos que os 70 anos, em 2022, venham com ainda mais festa e grandes exibições de novas aeronaves – tanto para os pilotos da “Fumaça” quanto para os dos demais esquadrões da FAB!

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
alan bernini

Gostaria de dar os parabéns também a toda equipe do Poder Aéreo pela cobertura do evento. As reportagens sempre completas e as belas fotografias ficam de registro para aqueles que participaram do evento e para quem não foi (meu caso) deu para sentir pelo menos um “gostinho”… 🙂
Quem sabe não nos encontraremos lá na festa dos 70!?!
Abração!