Fumaça 60 anos: um floco de neve intrigante

0

Conforme já informado em matéria anterior (veja link ao final), uma das aeronaves canadenses presentes às comemorações dos 60 anos da “Esquadrilha da Fumaça”, nos dias 12 e 13 de maio, foi ornamentada com 13 flocos de neve carregados de simbologia. Em um desses flocos de neve, localizado logo atrás do canopí do piloto, era possível ver uma sequência de seis pares de caças CF-18. Na porção interna deste mesmo floco haviam seis (embora a RCAF tenha somente cinco) Airbus A310, localmente designados CC-150.

Mas havia um floco de neve que intrigou este editor. Localizado na parte interna da deriva esquerda, o floco apresentava alguns aviões que pareciam ser jatos de treinamento CC-114 Tutor. Se assim fosse, seria uma justa homenagem a este avião de desenvolvimento e produção local, que também é utilizado pela equipe de demonstração aérea oficial do Canadá, os “Snowbirds”. Isso faria todo o sentido,  pois a aeronave que recebeu a pintura  é um Hornet dedicado à demonstração aérea.

Com a ajuda da lente da câmera, os elementos foram trazidos para perto e a foto foi ampliada. Surpreendentemente, não eram jatos de treinamento Tutor, mas sim antigos caças CF100! Este avião, projetado e construído pela Avro Canadá, foi o único caça canadense produzido em larga escala. Quase 700 CF100 voaram entre 1953 e 1981 (isso mesmo! Até o início da década de 1980 ele ainda voava).

A homenagem ao CF100 faz sentido quando relembramos o tema deste ano para a equipe de demonstração do CF-188 Hornet do Canadá: “The True North Strong and Free” (o verdadeiro Norte forte e livre), que vem do Hino Nacional do país e simboliza a presença canadense no Norte e os seus compromissos de defesa do espaço aéreo da região – tarefa que coube ao CF100 no passado.

O CF100 deveria ser substituído pelo CF-105, outro projeto canadense espetacular, mas que não atingiu a fase de produção em massa. As razões para o término deste projeto são bastante controversas. Há informações de que houve pressão, por parte dos Estados Unidos, para uma uniformização dos meios e principalmente dos fornecedores de material de defesa para ambos os países.

Para saber mais sobre o projeto do CF-105, CLIQUE AQUI.
VEJA TAMBÉM:
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments