Nem só de acrobacias e pós-combustão em excesso viveu a Academia da Força Aérea (AFA) durante as comemorações dos 60 anos da “Esquadrilha da Fumaça” (EDA – Esquadrão de Demonstração Aérea). A Aviação de Transporte compareceu como sempre, tanto em exposições estáticas como no ar.

E não era apenas a aviação de transporte da FAB que estava presente. Logo no início do dia 12, um CC-130J da RCAF (Royal Canadian Air Force) foi a segunda aeronave a decolar para o público naquela fria e chuvosa manhã.

O “J” é a última variante de uma longa linhagem de aviões de transporte projetados e construídos pela Lockheed. Embora o desenho como um todo pouco mudou (mantendo suas vantagens e desvantagens), externamente chama atenção os novos motores Rolls-Royce AE 2100D3 turboprop de 4,637 shp e as hélices tipo cimitarra de seis pás.

 

 

A RCAF possui 17 CC-130J recentemente adquiridos e muitos deles já foram empregados no Afeganistão em apoio às tropas da ISAF (International Security Assistance Force).  O último dos 17 Hercules foi recebido na semana passada! Exatamente por operar em áreas como o Afeganistão, estes aviões estão equipados com uma suíte completa de sistemas defensivos como MAWS (Missile Approach Warning System), RWR (radar warning receiver) e contramedidas. Algumas das antenas podem ser vistas ampliando-se as fotos acima e abaixo.

A Aviação de Transporte da FAB

Além do Hercules canadense, aeronaves da V FAe (uma das quatro grandes unidades do COMGAR, responsável pela Aviação de Transporte e Reabastecimento Aéreo da FAB) estiveram presentes ao evento. Ainda antes da decolagem do Hercules, decolou um C-99 com as cores do GTE (Grupo de Transporte Especial), mas a forte chuva não permitiu que tirássemos uma boa foto da aeronave.

Logo após a decolagem do Hercules canadense, ainda sob chuva intensa, chegou um C-99A (FAB 2524) do 1º/2º GT trazendo convidados para festa dos 60 anos da “Fumaça”.

No estacionamento da AFA estava um C-105A Amazonas do  1º/15º GAv (Esquadrão Onça, baseado em Campo Grande-MS) e mais para a metade do dia, quando o tempo melhorou, ele decolou para a apresentação da equipe de paraquedismo.

Também estiveram presentes ao evento um C-98 Caravan da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr) e um C-97 Brasília do 4º ETA. Pudemos fotografar o C-97 pousando (veja entre as imagens abaixo) bem na cabeceira das pistas principais da AFA, local de onde também fotografamos a decolagem do C-105 Amazonas, das fotos acima.

Ao final do evento, no dia 13 (domingo), o CC-130J canadense decolou mais uma vez, mostrando suas belas linhas em passagens rápidas e lentas sobre a pista. Após o pouso, um dos tripulantes exibiu a bandeira brasileira para o público da AFA, enquanto o quadrimotor taxiava de volta ao pátio.

 

Fiquem atentos! Nos próximos dias, continuaremos trazendo mais matérias contando o que aconteceu no aniversário do EDA e trazendo mais fotos.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROTAnaRUA

Excelente cobertura realizada pelo Poder Aéreo. Olhando para a foto do C-99 em meio a chuva que caía na manhã do sábado, eu me lembrei da angústia daquele momento. A chuva parecia que não iria cessar tão cedo e os oficiais consultados diziam que enquanto o tempo não melhorasse as apresentações não iriam ocorrer. Já estava pensando em voltar pra casa quando, por volta das 10:00 da manhã, o Super Hornet me convenceu do contrário, ele acionou seus motores e fez a chuva que caía não ter tanta importância assim. No final das contas, tive que ficar até a tarde… Read more »

Daglian

Aproveito para elogiar também toda a série de matérias (e o próprio) do Poder Aéreo. Muitas imagens e textos interessantes, simplesmente fantástico. Principalmente a penúltima matéria com o F-2000, que perdi por não ter ido no sábado.

Fernando "Nunão" De Martini

Daglian,

Agradecemos os elogios. Mas, só pra deixar claro, a passagem do F-2000 foi no domingo (por volta do final da manhã), e não no sábado.

Saudações!

Daglian

Isso, quis dizer “por não ter ido no domingo”, e não no sábado. Desculpem o erro.

Mauricio R.

A respeito do C-130 Hércules:

Adeus aos C-130E na USAF:

(http://www.strategypage.com/htmw/htairmo/articles/20120524.aspx)

Este site até que tem informações interessantes, mas o texto é americano em demaisia, melado demais!!!

Bangladesh deseja 4 C-130E reformados, ex-USAF:

(http://www.flightglobal.com/news/articles/Bangladesh-seeks-four-refurbished-C-130Es-from-USA-372217/)