SEUL, 4 dez (Yonhap) – As autoridades de defesa da Coreia do Sul escolheram na segunda-feira o C-390 da empresa brasileira Embraer para a nova grande aeronave de transporte da Força Aérea, em vez de concorrentes dos pesos pesados aeroespaciais Lockheed Martin e Airbus.

O Comitê de Promoção do Projeto de Defesa selecionou o modelo para o projeto de aquisição de 710 bilhões de won (US$ 544,4 milhões) previsto para durar até 2026, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA).

A agência não divulgou o número de novas aeronaves a serem introduzidas no projeto, embora a Coreia do Sul deva comprar três unidades.

A Força Aérea Sul-Coreana opera atualmente o Lockheed Martin C-130J como sua grande aeronave de transporte militar.

“Através deste projeto, espera-se que as capacidades em transporte aéreo e operações de manutenção da paz sejam melhoradas”, afirmou a DAPA num comunicado.

A Coreia do Sul tem mobilizado cada vez mais os seus aviões de transporte militar para operações de transporte aéreo globais, como o transporte de 163 sul-coreanos e 57 outros cidadãos para fora de Israel em Outubro, após a eclosão da guerra Israel-Hamas.

KC-390_Cutway.jpg

O comitê também selecionou oficialmente o F-35 da Lockheed Martin para o projeto de aquisição do país para caças adicionais de próxima geração, em um movimento amplamente esperado.

No âmbito do projeto de 4,26 trilhões de won previsto para 2028, a Coreia do Sul deverá comprar mais 20 F-35 como parte dos esforços para aumentar a dissuasão contra as crescentes ameaças militares norte-coreanas.

A Coreia do Sul tem atualmente uma frota de 40 F-35, embora a Força Aérea tenha decidido aposentar um deles na semana passada, pois foi danificado por uma colisão de pássaro em janeiro do ano passado.

A DAPA disse que os F-35 adicionais ajudarão a expandir as capacidades independentes de dissuasão e resposta do país, citando as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

Além disso, o comitê aprovou um plano de produção para o helicóptero leve armado local no valor de cerca de 5,7 trilhões de won até 2031. A produção, que marca a segunda desse tipo, visa substituir os antigos helicópteros 500MD e AH-1S do Exército.

Também endossou o quarto plano de produção do veículo de combate de infantaria K21, no valor de cerca de 780 bilhões de won e programado para funcionar até 2028.

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MAURICIO SIQUEIRA

Sensacional… depois de entrar em operação na FAP, o C390 vai literalmente “voar”…. Parabens Embraer!!!

Matheus

Isto chama-se Holanda.

Alexandre

Isto se chama BRASIL!!!!!!! Isto se chama coragem!!!! Isto se chama competência! Isto chama povo brasileiro! Isto, sim , se chama PATRIOTISMO!!!!

RPiletti

Como já escrevi em outros comentários, máquina por máquina o 390 leva vantagem sobre o 130…
Com o tempo até os yankes terão que entender e aceitar isto…

The Brazilian Gripen

Parece que os desacreditados do KC-390 estão tendo que engolir seco mesmo. Os críticos diziam que o projeto era um fracasso e que ninguém iria adquiri-lo. Hoje, vemos o contrário! É uma aeronave que crescerá muito ainda e, tenho acompanhado diversos comentários em relação ao KC-390 no “X” de diversas nacionalidades diferentes e o que eles mais dizem é que querem a aeronave na força aérea daquele país. Meus parabéns a EMBRAER! Que venha mais e mais vendas.

Last edited 4 meses atrás by The Brazilian Gripen
Alexandre Galante

Os críticos do KC-390 sumiram dos comentários 🙂

The Brazilian Gripen

Igual Homer Simpson se escondendo na moita.
KKKKKKK

Camargoer.

Temo que estão criticando o F39 agora.

Alexandre

Caro! Não tema! Quem deve estar tremendo agora é a quinta coluna que sempre vão criticar o acerto e as vitórias dos brasileiros e do Brasil!

Tomcat

Hahahahaha, quem eram? Como só leio comentários de uma meia dúzia de sensatos aqui, sempre passei batido e nunca dei a menor atenção a eles 🙂

Alexandre

EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Tomcat

Roger 🙂

fabio_bsb

Tinha um caboclo aqui que metia o cacete no avião e em outro comentarista que trabalhava na Embraer.
Não deixava passar uma notícia sem falar mal do equipamento.
Como o Galante escreveu acima, esse com certeza sumiu, mas acho que faz um tempo.

Fernando EMB

Sumiu mesmo… Pois a verdade se impôs e a vergonha deve ter sido insuportável.

Fabio Araujo

Era só uma questão de tempo, aviões de transporte não são comprados o tempo todo, são aviões que são projetados para voar por muitos anos, na medida que vão surgindo as licitações para as trocas da frotas envelhecidas o C-390 com seu excelente projeto vai levando vantagem e conquistando o mercado!

Ozires

Brasil, Portugal e Hungria – contratos firmes.

Holanda, Áustria, Rep Tcheca e Coreia – selecionados pelos respectivos governos, contratos finais em negociação.

Vários outros países negociando, em vários estágios das conversas.

Joaquim Araujo

Com a Coreia já tem contrato! 710 bilhões de Won equivalentes a aproximadamente a US$ 545,0 milhões por três unidades. Esse contrato já vai ser adicionado no Backlog do 4º trimestre. Provavelmente, serão compradas outras unidades para a substituição de todos C-130 H que atualmente compõem a frota da RKAF.

Ricardo Marsaro

A aeronave é muito eficiente. Foi um tiro certeiro da Embraer, ver um mercado com aeronaves antigas já se aposentando.

Gilberto

Não podemos esquecer a FAB, que participou ativamente no desenvolvimento da aeronave, seja financeiramente, seja com expertise em um segmento que a Embraer não tinha know-how.

A gente costuma criticar as escolhas e os projetos das FFAA, mas nesse caso temos que parabenizar a FAB, que poderia ter se contentado com o mais cômodo: comprar mais Hércules

Heli

Geralmente, um projeto aeronáutico para cobrir os custos de pesquisa e desenvolvimento, assim como iniciar uma linha de produção, tem que vender mais de 200 unidades para que esse break even seja atingido.

BK117

A era do C-130 acabou.

Parabéns a todos os envolvidos no desenvolvimento do C-390! Avante Embraer!

André Sávio Craveiro Bueno

Ótima notícia, ótima vitrine.

André Sávio Craveiro Bueno

A aceitação do mercado está em alta. Seria importante uma “venda monstro”, algo acima de 15-20 unidades, para satisfazer o ego.

Samuel Asafe

Tomara que essa viagem da presidência pro Oriente Médio resulte em algumas vendas para aquela região.

André Sávio Craveiro Bueno

Seria muito bom. Penso na Índia, que compra tudo e de todos. Os árabes também agem de forma similar. Quem sabe não tem alguma boa venda prosperando por ali.

Willber Rodrigues

A Índia seria a jóia da coroa.
Umas 30 unidades alí, e abririam-se ainda mais as porteiras do 390 pro resto do mundo.

Alexandre

O anterior e indecente tentou e conseguiu obter presentes,jóias e vergonha! Hoje , o atual tentou e se esforçou em obter contratos e investimentos! Também torço para que haja sucesso nessa tentativa! Mas, já fica claro e evidente que não haverá vergonha em eventual fracasso,pois, caso ele (o fracasso) venha, não será pela falta de esforço e dignidade!

Santamariense

Não relativizando o escândalo das jóias do presidente anterior, algo rasteiro e vergonhoso, tu tem que usar a mesma escala de medida para o atual, envolvido até o pescoço em escândalos sucessivos, começando com o mensalão. O mérito das vendas do KC-390 são dos funcionários da Embraer, não enxovalhe os esforços e o trabalho da empresa ao tentar colher frutos para o atual ocupante do Planalto. Cada coisa no seu lugar. Até porque elogios, sucesso e vergonha na cara não combinam com o atual e nem com o ex-ocupante do Planalto.

Santamariense

Os méritos das vendas**

Alexandre

Meu comentário foi sobre negociação com a Arábia Saudita e não das vendas já realizadas! Não enxovalhe qualquer coisa sem ao menos compreender do que se trata! E pode dizer qualquer coisa mas nada nem ninguém se assemelha ao indecente!

Santamariense

Meu caro, eu compreendi muito bem, por isso escrevi meu comentário anterior, e o mantenho. Enquanto tu defenderes o atual chefe do executivo, não terás legitimidade para apontar o dedo para quem quer que seja, mesmo que seja para o ex e tudo que ele fez de errado. O atual é hors-concours em tudo que possa ser adjetivado negativamente.

Alexandre

O indecente jamais deixará de ser indecente. Você pode dizer qualquer coisa sobre o atual mas o fato é que nada nem ninguém é pior que o indecente!!!!! Pelo menos o indecente está inelegível! Dê resto, tenho toda legitimidade, tanto quanto você! Não adianta dar uma de nem nem!

Santamariense

EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Alexandre

EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Rinaldo Nery

Flanker, esquece. Nunca ganharemos uma discussão com esquerdista. Eles são uma seita.

Joao Motta

Sei nao, mais acho que essa venda grande vira da India.

Andromeda1016

Sobre o F35 que colidiu com uma águia, o reparo iria sair muito mais caro que uma caça novo, logo a decisão de descartá-lo. Com isso os defensores do KF-21 ganharam um grande argumento a favor num momento importante em que o governo dá sinais de que irá diminuir a quantidade de caças do primeiro lote, dos previstos 40 unidades para 20.

Adriano madureira

Cacete, colidiu com uma águia e o preço da manutenção seria inviável?! Depois tem gente que acha essa aeronave perfeita.

Santamariense

Isso não é raro de acontecer. O A-1A FAB 5542 colidiu com um urubu ao aproximar-se para o pouso na BASM há vários anos atrás, e os danos foram determinantes para sua desativação. Hoje, essa célula, após ter as chapas externas da fuselagem do nariz substituídas, serve de monumento em frente aos prédios dos esquadrões Poker e Centauro na BASM.

Rinaldo Nery

Acho que, nesse caso, os danos maiores foram causados pelo pouso e saída da pista, visto que o avião perdeu vários sistemas essenciais após a colisão. Não foi a colisão em si que descartou o avião.

Santamariense

O 5542 saiu da pista após ter sido “amortecido” pela barreira de conteção loc

Santamariense

Bem observado. O 5542 saiu uns 5 metros da pista após ter sido “amortecido” pela barreira de conteção existente na pista principal da BASM. Pode ter sido isso a causa da desativação? Pode sim, mas os danos causados pela ave também podem ter sido a causa.

Andromeda1016

Dizem que a forma como as partes internas do caça foram projetadas exige o concerto de um conjunto grande de componentes e da turbina. Fora que pelo fato de não ter comprado a licença para consertar o caça localmente na Coreia, o caça danificado tem que ser enviado aos EUA e isso só já dá uma grande aumento nos gastos. O caça não pode ser operado ou sequer ser colocado para funcionar sem autorização do fabricante que faz isso por satélite, não pode sequer ser consertado sem autorização também. É uma verdade jaca mesmo.

FERNANDO

Boa mais três, de grão em grão a galinha em o papo.

wwolf22

Não foi o comandante da força aérea francesa que disso que o KC390 era carrinho de mão?!?!?!

André Sávio Craveiro Bueno

Não tenho certeza se o comandante ou um ministro, na época de Sarkozy. Talvez um Cessna Caravan, com todo o respeito possa ser assim chamado. Mas em uma escala crescente de grandeza teríamos algo assim, apenas como exemplo: Cessna Caravan, C-295, C-130, C-390, A400, C-17 e C-5.

Santamariense

Ficaria mais completa sua lista incluindo o C-95 ou o SkyCourier entre o Caravan e o C295.

Clésio Luiz

Pois é, nosso carrinho de mão tá fazendo um sucesso danado. Uma pena que o Peugeot Hoggar deles não está vendendo, e os donos atuais estão tentando diminuir as encomendas feitas…

Adriano madureira

Entretanto o caminhão caçamba deles para vender é uma tarefa árdua…

O A-400 white elephant é grande e “Very,Very expensive”, poucos países o tem.

F-39 Gripen

Quando vão admitir que erraram com o A400M?

Rinaldo Nery

Cadê aquele forista que disse que o C-390 morreu? Acho que era um tal de mv4v, sei lá… Um Nick assim.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Creio que ele agora está dizendo que o F39 está obsoleto.

Filipe Prestes

Era o M4l4vit4 kkkkkk

Santamariense

Pelo nome já dava para se ter uma ideia do pessimismo do cidadão…

Tomcat

Passo batido por essa galera de nick estranho. Nem leio para não me aporrinhar

adriano Madureira

O pessoal da Embraer sabe onde mirar, e são espertos ao irem logo nos cabeças de chave…

Mirando na Coréia do Sul, ela poderia servir de vitrine para outros países ricos da região como Indonésia, Tailândia , Filipinas, Malásia e Singapura, Brunei e porque não Timor Leste?!

Sem esquecer o oriente médio, onde uma venda para a Arábia saudita poderia puxar Emirados árabes unidos, Egito, Qatar entre outros…



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Rafael Oliveira

Cantei essa bola faz tempo. O KC-390 tem várias peças sul-coreanas. Ou seja, a Embraer plantou a sementinha faz tempo.
O único argumento pró-C-130 seria a relação militar entre Coreia do Sul e EUA.
Esse argumento foi insuficiente diante de todos os outros serem favoráveis ao KC-390.
Comparar o KC-390 com o C-130 chega a ser covardia. É como comparar uma Mercedes-Benz Sprinter com uma Volkswagen Kombi.

André Sávio Craveiro Bueno

De fato, o que mais sustenta vendas externas de C-130 é a influência política.

Rafael Oliveira

Influência política e militar pesam, mas o que sustentava as vendas era falta de concorrentes.
Desde que o KC-390 ficou completamente operacional quantas vendas de C-130 novos foram feitas? Não lembro de nenhuma.
As últimas vendas que me lembro, um pouco antes da FOC, foram para a Austrália e Nova Zelândia, grandes aliados dos EUA. Pouquíssimos países tem laços tão fortes com os EUA como eles, então, acredito que a tendência é o KC-390 vencer a maior parte das concorrências que tiver com o C-130.

André Sávio Craveiro Bueno

Entendo e concordo.

adriano Madureira

A diferença entre KC-390 e 130 seria algo assim talvez…

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Rinaldo Nery

Boa! Rsrs

Tutu

Os caras já uma frota da C-130J, isso é bem revelador.

Antonio Neto

4 C-130J e 12 C-130H, estes bem mais antigos.
Tomara que no futuro ampliem a encomenda. Não entendi o porquê de apenas 3 unidades agora, se esta for de fato a quantidade adquirida.

Marcos

Muitos comentários desacreditando a aeronave talvez venha da falta de entendimento de quanto tempo leva para uma aeronave desta excelência ficar pronta e ter todos atributos que fazem dela uma escolha racional em qualquer força aérea. Muitos acostumados a rapidez da internet que não reflete a realidade do mundo e do desenvolvimento de tais projetos. projeto que pode ter produção por décadas, podendo ser atualizado sempre que necessário. Parabéns aos funcionários da Embraer.

Fabio Araujo

O C-390 vai conquistando o mercado por suas qualidades é um excelente avião, bem projetado, e a FAB teve sua parcela ao solicitar modificações no projeto, acertaram em cheio nas necessidades do mercado!

André Sávio Craveiro Bueno

Inclusive ganha royalties por conta de sua participação no projeto.

Joaquim Araujo

A FAB é dona do projeto! Daí os royalties. A Embraer só pode vender para qualquer país com o consentimento do Governo brasileiro! O Governo Brasileiro pagou por todo o desenvolvimento do projeto incluindo os dois protótipos e a certificação, por intermédio de um contrato de US$ 1,4 bi, que posteriormente foi aditado, chegando a um montante de cerca de US$ 2,5 bi. A Embraer tomou um prejuízo de cerca de R$ 480,0 milhões com a perda do primeiro protótipo (PT-ZNF). Louve-se o competência da FAB ao especificar e acompanhar pari passu o desenvolvimento do projeto e louve-se a competência… Read more »

Alejandro Perez

GOL DE MEIO CAMPO!!!!!!!

Willber Rodrigues

Hahahahahaha

Oh, yes!!!!

Ótima semana a todos.

Emmanuel

Vocês têm noção do que isso significa???
Derrotar o lobby americano dentro da Coréia do Sul???
Fantástico.
Vejo vendas cada vez maiores para o melhor cargueiro do setor.
Parabéns Embraer e Coréia do Sul.

Allan Lemos

Bem que o MD poderia aproveitar e tentar ver a aquisição de alguns produtos da Coreia do Sul, hein?

Alexandre

O MD deveria se inspirar nesse caso e promover projetos estratégico para a defesa e indústria nativa!

adriano Madureira

Com certeza… já pensou um helicoptero leve de ataque armado com misseis antitanque e drones suicidas?!

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A6MZero

Impressionante e uma grande venda para o C390.

Realmente não acreditava que a DAPA iria escolher algo que não fosse americano ou coreano o C390 é superior ao Hércules, mas o lobby americano lá é pesado.

Agora resta torcer para que esse seja o primeiro passo para uma aproximação maior nesse setor entre Brasil e a Coreia do Sul.

Alexandre

Parabéns a FAB!!!!! Parabéns a Embraer!!! Parabéns ao executivo brasileiro que apostou e fez ótimo uso do dinheiro público ao bancar esse projeto!!!!
Coragem e grandeza de brasilidade! Visão e firmeza de propósito! O Brasil pode e deve jamais ser brazil!!!!! Os patriotas brazileiros nunca foram nada além de quinta coluna do neoliberalismo !Aprovaram a venda da Embraer para a Boeing sob o argumento de que a mesma estava fadada ao desastre caso não fosse vendida (destruída) para a Boeing!!!! Os verdadeiros patriotas Brazileiros nunca deixaram de acreditar que o BRASIL é CAPAZ de honrar os brasileiros!

Tio Velho Comuna

O trem está bom de mais! E olha que além da Índia, Árabes, África do Sul e Grécia estão de olho também

André Garcia

Fantástico!

ODST

KCTÃO tá voando, literal e não literalmente falando haha

Maurício.

Ué, mas não tinha um pessoal que dizia que a Embraer não venderia mais nenhuma aeronave militar, pelo posicionamento do governo na guerra na Ucrânia? 🤔 Quem é contra o C-390 deve estar chorando em posição fetal…🤭

Camargoer

Tinha….agora danaram a falar que o Brasil cai ser isolado diplomaticamente por causa do plebiscito na Venezuela .. vida que segue.

Marcelo Tatsch

Quero ver a cara da Austrália que escolheu o C-130J (claro que o lobby americano é forte lá), vendo a Coréia do Sul ter escolhido a melhor opção, do Brasil. Lembrando que teve mal estar interno na Austrália criticando a decisão de escolha do C-130J e não a do C-390. Lembrando que a Coréia do sul é uma referência dentro da Ásia em compras militares, para seus vizinhos. Se a Coréia escolhe é por que o produto é bom.

Hulyk

Agora sebo nas canelas, arregaçar as mangas e acelerar a produção.
Maravilha ver as coisas se encaminhando para o KC-390.
Parabens Embraer !!!

F-39 Gripen

Os Australianos vendo que vão pagar mais caro por um avião pior 🤡

adriano Madureira

espero que com essa aproximação Brasil-Coréia do sul no âmbito militar muitas outras oportunidades para ambos os lados possam ser ofertadas e aproveitadas.
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A BID sul-coreana tem muitos produtos que poderiam servir para os propósitos de nossa defesa e até mesmo alguns que poderiam sanar deficiências em algumas áreas nossas.
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Nemo

O sucesso comercial está garantido. Em relação ao valor do contrato me parece que U$ 545 milhões para três unidades está um pouco excessivo. Certamente novas informações virão.

Joaquim Araujo

Inclui muita coisa além do avião propriamente, como treinamento de pessoal, manutenção (peças e serviços) etc. O contrato com Portugal é de 827 milhões de Euros, incluindo um simulador, treinamento de tripulação e manutenção pelos 12 primeiros anos do contrato. Se for fazer uma conta simples de dividir o valor do contrato pelo numero de aviões chegaríamos a algo como 166 milhões de euros cada unidade, o que não corresponde à realidade!

adriano Madureira

“O Comitê de Promoção do Projeto de Defesa selecionou o modelo para o projeto de aquisição de 710 bilhões de won (US$ 544,4 milhões) previsto para durar até 2026, de acordo com a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA)”.

Caramba, o dinheiro deles é desvalorizado…