Aeronave multimissão é a primeira a operar fora do Brasil

Beja, Portugal, 19 de outubro de 2023 – O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço hoje na Base Aérea de Beja. A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP. Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira (16), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.

“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.

“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.

A aeronave de transporte tático militar multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves militares de transporte de sua categoria, e voa mais rápido e mais longe. A plataforma multimissão é capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).

A configuração de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já comprovou suas capacidades em operações da Força Aérea Brasileira, tendo reabastecido diferentes modelos de caças e também outro KC-390, a partir de pods instalados sob as asas. O KC-390 é a única aeronave na sua categoria atualmente em operação capaz de realizar tal missão.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer completa 50 anos de atuação nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Psra os próximos, inclusive para outros países OTAN, a aeronave já está certificada com os sistemas adicionais.
Parabéns aos envolvidos!!!!

Pablo

Editores, por favor, disponibilizem lencinhos. Os que nao torciam estao com lágrimas nos olhos.

Brn

Somos uma potência, temos a Embraer, fabricamos submarinos, agora temos fábrica de chips, a Ceitec, o problema é a torcida contra o Brasil aqui dentro. Quando lembro que quase a Embraer foi entregue para os EUA, imagine se tivesse sido concretizado.

Maurício Veiga

A negociação só não deu certo porque a Embraer Defesa não estava no páreo e a Boeing queria o KC390 para bater de frente com o enorme mercado do C130, melou…

Nonato

Nada a ver. Desde o início a Embraer defesa estava de fora.
Sempre fui contra e torcia para que algo acontecesse para a Boeing desistir já que havia o prazo de 2 anos para a conclusão do negócio.
Mandei mensagem no FB do presidente da República para não aprovar.
Mas alguns militares disseram para o presidente que era um bom negócio…

Kommander

Por acaso essa fábrica de chips funciona ou produz apenas Chips para geladeiras? Na teoria é tudo bonitinho, mas na prática é outra realidade.

No mais, parabéns a Embraer. (:

Cristiano GR

Essa Ceitec é só pra ficar bonitinho no papel e para dar tet… digo emprego a uns quantos cumpanheros. Tem gente capacitada trabalhando, mas com poucos recursos e tecnologia obsoleta para usar em geladeiras, talvez, mesmo.
O presidente Bolsonaro já havia fechado por ter pouca atividade.

Underground

Menos, né !?

Brn

Vejo muitos brasileiros, e a mídia tb, sempre criando a imagem do Brasil exportador de matérias-primas… Pq analisando com a razão eu vejo o Brasil como uma potência… Somos do BRICS Temos a Embraer, que está exportando o KC-390 para vários países Temos fábrica de chips, a Ceitec Estamos fabricando o Gripen no Brasil A construção de submarinos está caminhando muito bem, e o sub nuclear já começou a construção Estamos construindo as fragatas Lógico que há muitos problemas no Brasil, mas é continuar avançando para melhorar cada vez mais, e não achar que aqui é o pior país do… Read more »

Makarov

A Colônia superou a metrópole!

No passado, trocávamos espelhos por nosso Ouro, hoje trocamos aviões por bacalhau e azeite Português!!

Nada mau…..

Kommander

Por quê será que os brasileiros continuam migrando pra Portugal em busca de melhor qualidade de vida em vez de ficarem na colônia “desenvolvida”?

Comentário de quem não tem nada para agregar.

AVISO DOS EDITORES PARA TODOS NESTA SEQUÊNCIA DE DEBATE: A DISCUSSÃO ESTÁ COMEÇANDO A FLERTAR COM A XENOFOBIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Andrade

Menos, conheço 3 amigos que foram, ficaram 1 ano e voltaram. Não esta tão bom assim nao!

Jefferson Ferreira

Mas de qualquer forma tem mais gente indo pra lá doq de lá vindo…

Rodrigo LD

Poderia ser KC-390 Rino, para combinar com o tamanho e com o chifre de reabastecimento. O nome do esquadrão ficou perfeito. Poderiam pintar um rinoceronte no estabilizador vertical.

Gus

Caros, alguém poderia detalhar as diferenças dessa configuração OTAN? Quais sistemas de fato diferenciam ele da nossa versão BR? Não encontrei detalhes ou simples menções do sistemas

Lucas Emanuel

Uma observação sobre a seleção da República Checa.
Em uma resposta no twitter, o perfil do ministério da defesa disse que já queria receber o primeiro avião no final do ano que vem.