Nas imagens, um caça Shenyang J-16 da PLAAF (Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China) com 4 mísseis PL-15, 4 PL-10, um PL-12 e um PL-17.

A China tem desenvolvido uma série de mísseis ar-ar avançados para fortalecer suas capacidades de combate aéreo.

PL-10:

  • Tipo: Míssil ar-ar de curto alcance.
  • Características: O PL-10 é um míssil de combate próximo (WVR – Within Visual Range) projetado para alta manobrabilidade e precisão. Ele usa um buscador infravermelho e é conhecido por sua capacidade de engajar alvos em ângulos fora do eixo, graças à sua agilidade e sistema de guiamento avançado.
  • Uso: É principalmente utilizado para engajamento em curta distância e é considerado comparável aos mísseis AIM-9X Sidewinder dos EUA e ASRAAM do Reino Unido.

PL-12:

  • Tipo: Míssil ar-ar de médio alcance.
  • Características: O PL-12 é projetado para engajamentos BVR (Beyond Visual Range). Ele usa um radar de busca ativa para guiar-se até o alvo. Este míssil representa um avanço significativo em relação às gerações anteriores de mísseis chineses em termos de alcance e capacidade de guiamento.
  • Uso: Seu uso é comparável ao do AIM-120 AMRAAM dos EUA, proporcionando à China uma capacidade melhorada de combate aéreo de médio alcance.

PL-15:

  • Tipo: Míssil ar-ar de longo alcance.
  • Características: O PL-15 é notável pelo seu alcance estendido e sistema de radar avançado. Ele emprega um radar de busca ativa de varredura eletrônica (AESA), o que lhe confere capacidades superiores de detecção e rastreamento.
  • Uso: Este míssil é uma resposta à necessidade de uma capacidade de engajamento aéreo de longo alcance, permitindo à China contestar adversários equipados com mísseis de longo alcance avançados como o AIM-120D AMRAAM dos EUA.

PL-17:

  • Tipo: Míssil ar-ar de muito longo alcance
  • Características e Uso: Existem poucas informações disponíveis sobre o PL-17, mas especula-se que seja um míssil ar-ar de nova geração com alcance ainda maior que o PL-15, para engajar aviões-tanque e AWACS inimigos.

IMAGENS: ChinaMil, via @Rupprecht_A no X

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ChinEs

O Meteor da FAB é ainda mais avançado do que esses misseis chineses, o Meteor dá ao Gripen uma capacidade sem igual no mundo…

Cansado

Tem dois mísseis ali citados que nem prontos estão. Como você sabe que o Meteor é mais avançado que eles, você tem alguma fonte no alto escalão do PC chinês?

Bosco

Ainda que eu não concorde com a afirmação do Chines , se os mísseis chineses ainda não estão prontos então o mais avançado é o Meteor, que já está pronto, já que a afirmação do comentarista é relativo ao momento presente.

Cansado

O português dá margem a interpretações.
Para mim, lendo o que ele escreveu, quando ele disse “esses mísseis chineses”, se referiu ao quadro ilustrativo, que apresenta 5 mísseis.
Enfim, isso não levará a nada, então encerro por aqui. Obrigado por sua resposta.

Cansado

Minha resposta a este post ficou presa, por favor liberem.

Marcelo

O meteor da FAB é comprado no estrangeiro,pode sofrer embargo na compra de mais unidades e tambem na hora que o missil vencer o vendedor pode nao querer fazer o serviço meia vida ao missil.
Certo é os chineses com um missil um pouco inferior mais de fabricação Nacional.

Felipe

Os Sukhoi podem levar esta quantidade enorme de misseis sem precisar de nenhum tanque de combustível externo (que aumenta arrasto, diminui a agilidade e aumenta o RCS) e mesmo sem o tanque tem maior raio de ação que caças leves como Gripen e F-16.

Digo

Com introdução do PL-17 em serviço ativo os chineses assumem a liderança de mais um campo(se bem que eles sempre foram avançados no setor de misseis).

Last edited 4 meses atrás by Digo
Bosco

Digo, Os chineses têm liderança apenas na tecnologia de mísseis balísticos de longo alcance. Nenhuma outra. E essa mesmo é por conta dos EUA, Europa e Rússia terem ficado por mais de 30 anos sem desenvolver esse tipo de tecnologia por conta de estarem presos ao tratado INF que proibia que eles tivessem mísseis lançados de terra com mais de 500 km e menos de 5500 km de alcance. Há cerca de 2 anos o INF foi extinto , o que irá proporcionar que novos atores entrem em campo com mísseis equivalentes, principalmente os EUA que devem colocar em operação… Read more »

Digo

Olha, não sou eu que falei que os chineses estão a frente em misseis ar-ar, foi o proprio jornal do exercito americano. https://www.youtube.com/watch?v=i7JcAvnbRtE&t=1s&ab_channel=ArmyUniversityPress 29:29 minutos. E não, os chineses estão produzindo destroyers superiores ao dos EUA(Type 055 tem mais poder ofensivo do que um arleigh burke com tecnologia embarcada similar), A china tem seu proprio HIMARs(PHL-16) porém com maior alcance, e muitas outras areas. Tirando tecnologia de submarino e de bombardeiros “stealth”, tem poucas áreas que os EUA ainda estão a frente da China, ambos estão basicamente em um estado de equidade, mas de qualquer maneira, a industria chinesa é… Read more »

Bosco

Digo, Você coloca o desempenho como regra para saber quem está na frente de quem na questão tecnológica. Não sei se esse é o parâmetro mais adequado. Os EUA por exemplo podem atacar ativos importantes como aviões tanques utilizando seus caças stealths a partir de distâncias bem menores. Mas só de curiosidade, no ano passado os americanos alegaram terem feito um lançamento com acerto numa distância ar-ar jamais atingida, utilizando um míssil AIM-120D. Recentemente foi divulgado que um sistema Patriot na Guerra da Ucrânia atingiu em menos de 5 minutos 5 aeronaves russas situadas a mais de 200 km da… Read more »

Vinicius Ferreira Soares

Os motores chineses são bem inferiores.

Felipe

fonte?

Digo

Meu comentário foi apagado(provavelmente por que eu linkei um vídeo do youtube). Mas quem disse que os chineses passaram os EUA em tecnologia de mísseis ar-ar foi o próprio jornal do exercito americano no video “Near Peer: China (Understanding the Chinese Military)” aos 29:25 minutos. Em algumas áreas os chineses já passaram os americanos, que návio americano consegue efetuar um lançamento de um missel balístico como o Type 055? A versão chinesa do HIMARs(PHL-16) tem um maior alcance que o dos americanos e dentre outras. Ambos estão praticamente em um estado de equidade com exceção de tecnologia de submarinos e… Read more »

Carlos Campos

sempre foram, copiando míssil da URSS kkkk

Renato

Lembrando que quem chegou ao espaço na frente dos americanos 3 vezes seguidas foram os soviéticos, com o sputnik , a Laika e o primeiro satélite a vênus. Reclame qualquer coisa porém não é vergonha copiar mísseis soviéticos, pois os americanos precisaram de um monte de nazista para o programa espacial deles .

Bosco

Renato,
Parafraseando São Tomaz de Aquino, não existe efeito sem causa. A origem de todo o conhecimento humano pode ser rastreada até o primeiros agrupamento de homo sapiens há uns 300 mil anos em algum lugar da África.
*Os cientistas alemães depois da SGM ajudaram tanto os americanos e britânicos quanto os soviéticos.
E sabidamente muito da tecnologia atual chinesa foi “copiada” da tecnologia americana. Faz parte!

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Bosco

Sem querer ser chato mas já sendo, na verdade quem entendeu primeiro o princípio de causa e efeito foi Aristóteles.

Carlos Campos

Cara tu não entendeu, eu não falai nada da URSS de forma negativa, eu disse da China, como que um país que esteve sempre na frente, era até um dia desses um copiador de mísseis Russos

Claudio

Os chineses como sempre, avançando em todas as áreas. Em quanto isso, Estados Unidos e demais “puxadinhos” envolvidos em uma crise financeira e de conflitos pelo mundo, sem fim. Parabéns aos chineses.

Bosco

Os chineses, ao contrário dos russos, deixam fotos “secretas” vazarem para o Ocidente (ou fazem divulgações extremamente curtas e obscuras) e não divulgam absolutamente nada acerca do dito cujo e deixam para a mídia ocidental colocar o recheio.
E aí, tome liberdade poética. É um monte de “provavelmente”, “muito provavelmente” , “com certeza”, “sem igual”, etc.
*Os russos são diferentes. Eles não mostram as fotos mas dizem que têm e já divulgam os incríveis desempenhos de seus mísseis “cabeças de bacalhau”.

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Santamariense

Pois é, Bosco. Esse trecho aqui: “ conhecido por sua capacidade de engajar alvos em ângulos fora do eixo, graças à sua agilidade e sistema de guiamento avançado”. Conhecido por quem? Qual combate já participou? Os armamentos desse tipo fabricados no ocidente tem exemplos, sejam positivos ou negativos, em vários engajamentos e combates reais.

Bosco

É igual esse: “Ele emprega um radar de busca ativa de varredura eletrônica (AESA), o que lhe confere capacidades superiores de detecção e rastreamento.” Essa informação não deve ser oficial chinesa. É um “achismo”. Há inclusive dúvidas acerca da serventia da tecnologia AESA para mísseis antiaéreos. Os poucos elementos TRMs de um AESA com “antena” de reduzido diâmetro talvez não faça muita diferença. Também a maior rapidez na varredura eletrônica não se traduz em vantagem tendo em vista que mísseis guiados por radar são “vetorados” externamente até chegarem à “janela de varredura”, não se fazendo necessário uma varredura tão ágil.… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Zezão

Bosco, os mísseis equipados com AESA são vantajosos, simplesmente porque podem digitalizar e adquirir o alvo significativamente mais rápido, o que é crítico quando o buscador de radar de um míssil geralmente tem apenas poucos segundos pra travar o alvo antes de atingir a aeronave. Apesar de um míssil com radar AESA ter um número de TRMs limitado, o radar AESA teoricamente é muito mais difícil de ser detectado e identificado, pois é capaz de variar a frequência do sinal do radar, a potência e a taxa de varredura constantemente. Isso permite que o processador selecione a menor potência necessária… Read more »

Bosco

Zezão, essas são vantagens do AESA de modo geral mas se aplicam a mísseis antiaéreas de modo marginal. Um míssil antiaéreo guiado por radar ativo , seja ar-ar ou sup-ar , é invariavelmente levado até o alvo por data-link a partir de um radar de controle de tiro que o deixa na “marca do gol” a poucos quilômetros/segundos do alvo. As vantagens de ser AESA (maior agilidade, maior resistência às CM, capaz de rastrear vários alvos ao mesmo tempo, menor capacidade de ser detectado, etc) se dissipam muito nessa situação. O míssil AA só tem que trancar no alvo que… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Zezão

Bosco, mísseis como o AIM-120D podem ser vulneráveis aos bloqueadores de memória de radiofrequência digital (DRFM) desenvolvidos pela China e pela Rússia, que podem imitar sinais de radar amigáveis e enviá-los de volta ao transmissor, cegando assim os mísseis de radar semiativos. Essa situação tornou imperativo o desenvolvimento de novas técnicas de orientação para derrotar os bloqueadores DRFM, inclusive através da combinação de radar AESA e orientação infravermelha.

Bosco

Pode ser que o AESA tenha uma maior capacidade de resistir às CME (ECCM) por operar com mais de uma frequência ao mesmo tempo mas isso não quer dizer que o radar de varredura mecânica também não tenha. Eles operam com técnicas de salto de frequência, compressão de pulso , etc. sem falar na capacidade HOJ (home on jam) que funciona contra o DRFM. A melhor opção parece ser a combinação de um seeker IIR com o radar. Se for AESA melhor. Só uma coisa, seu texto ficou parecendo que só os russos e chineses é que desenvolveram a tecnologia… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Bosco

A combinação de um seeker IIR em mísseis BVR guiados por radar tem a vantagem de além de melhorar a resistência à interferência permite se contrapor às iscas/interferidores rebocados que têm se tornado comum.

Bosco

E pra falar a verdade, tendo em vista o desempenho dos caças russos na Ucrânia, eles não estão com essa bola toda não. rssss
Eles estão mais é ainda na fase de chaffs e flares. rsss

Carlos Campos

Supostamente a India enganou um AIM 120 do Paquistão, usando um Pod Israelense,

Bosco

As novas tecnologias que “serão” (muitos já as adotam) incorporadas aos mísseis ar-ar podem se resumir nas seguintes:
Propulsão:
1- motor foguete sólido dual-pulse ou multi-pulse
2- motor foguete sólido com duto (aspirado)
3- booster descartável
Direção:
1- TVC e/ou foguetes de controle de atitude
Guiamento:
1- GPS
2- data-link two-way
3- seeker dual mode (radar AESA e IIR, etc) ou multi-mode (radar AESA, IIR, ARH)
Ogiva:
1- alta fragmentação direcional
2- modo hit-to-kill
Flexibilidade:
1- capacidade de atingir alvos na superfície
2- habilitado para ser lançado da superfície sem modificação

Fabio Araujo

Os chineses começaram copiando os mísseis russos depois começaram a fazer projetos próprios e hoje já estão melhor que os russos!

Leandro Costa

Na verdade a coisa é mais para: “começaram copiando mísseis Russos que eram cópias de Mísseis Americanos, depois fabricaram mísseis Israelenses sob licensa, copiaram mais alguns mísseis americanos e agora estão fazendo os seus e, provavelmente, estão muito melhor do que os Russos.”

JS666

Não só israelenses, mas também fabricaram sob licença mísseis franceses e italianos:

PL-7 = R.550 Magic
PL-8 = Python 3
PL11 = Aspide

Heli

Qual míssil russo era copia de míssil americano? exceto o Atoll (que foi desenvolvido a partir de um Sidewinder recuperado de um Mig15 ao não explodir)

Felipe

e americanos…

Clésio Luiz

Esse PL-17, com 6 metros de comprimento, ainda não é o míssil ar-ar mais comprido já transportado por um caça. Essa distinção ainda pertence ao R-40RD do MiG-25.

carvalho2008

O principal problema numa avaliação da efetividade do armamento Chines é que não parece ter tanta relevancia se ja alcançou ou empatou em eficiencia com a industria ocidental, pois mesmo que partamos do principio de que ainda não, pela logica e observação dos investimentos e progressão, não ha como dizer que não igualariam ou superariam em 10 ou 15 anos…isto é quase nada em termos de tempo…. Não há como ultrapassar o Dragão Chines que foi alimentado pelo ocidente e agora ganhou força para bater suas asas, a não ser, encarar de frente a guerra economica para tal e retirar… Read more »

naval762

Bonitinho, mas será que na hora H, no dia D, vai funcionar contra os sistemas de Taiwan?

Nilton L Junior

Nada como um arsenal variado.

Matheus

[OFF] KC-390 vence na Coréia do Sul.

https://en.yna.co.kr/view/AEN20231204009000315

Sebastião

Olha, eu, um simples professor de química quântica recém aposentado fico plasmado com o conhecimento de armas avançadas dos comentaristas desse site. O Pentágono deve estar comendo mosca ao não contratar esse pessoal todo.

Bosco

Eu já estou empregado e não aceito nenhuma oferta de emprego. O que eu já tenho me basta. rsssss
Vale salientar que a Trilogia é aberta a comentários diversos, inclusive de pilotos da FAB ou de qualquer força aérea mundo afora. Assim como é aberto a engenheiros , projetistas de mísseis, etc.
Se eles não aparecem aqui para nos corrigir ou nos refutar eu não duvido que o Pentágono possa ter interesse em nos contratar.
Da minha parte, enquanto entusiasta leigo, sou todo ouvidos aos profissionais que lidam diretamente com os sistemas comentados, sejam usuários (militares) ou os desenvolvedores (engenheiros).

Last edited 4 meses atrás by Bosco