• C-390 é o vencedor do programa LTA-II, que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia
  • O país será o primeiro operador do C-390 Millennium da Ásia

Seul, Coreia do Sul, 04 de dezembro de 2023 – A Administração de Programas de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA, na sigla em inglês) anunciou a vitória do C-390 Millennium da Embraer no processo de licitação pública para o programa Large Transport Aircraft (LTA) II, que fornecerá novas aeronaves de transporte militar à Força Aérea da República da Coreia (ROKAF, na sigla em inglês). A Coreia do Sul é o primeiro cliente do C-390 Millennium na Ásia.

De acordo com o contrato assinado, a Embraer fornecerá um número não revelado de aeronaves C-390 Millennium configuradas para atender aos requisitos específicos da ROKAF. O acordo também inclui a prestação de serviços e suporte, incluindo treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição. O valor do contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2023.

A Embraer também oferecerá um amplo pacote de cooperação com entidades locais, incluindo a fabricação de uma quantidade significativa de peças do C-390 Millennium por empresas parceiras coreanas e o desenvolvimento de um fornecedor local de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul – Manutenção, Reparo e Revisão).

“Damos as boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia por se juntar ao crescente número de forças aéreas que operam o C-390 Millennium – a mais moderna aeronave de transporte tático militar. Dia após dia, a aeronave tem comprovado sua capacidade de executar uma ampla gama de missões de forma extremamente eficiente, veloz e fácil de operar.”, disse Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Esta é uma nova era nas relações Brasil-Coreia do Sul. Estamos comprometidos em aumentar as capacidades das indústrias aeroespacial e de defesa locais em conjunto com nossos parceiros coreanos”.

A Coreia do Sul é o sétimo país a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria e República Tcheca. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a lógica por trás das plataformas da geração atual e futura, oferecendo capacidade multimissão, confiabilidade e interoperabilidade.

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 10.800 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instaladas sob as asas.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

SAIBA MAIS:

Primeiro KC-390 Millennium na configuração OTAN entra em serviço na Força Aérea Portuguesa

Embraer avança na produção do primeiro KC-390 Millennium para a Hungria

Áustria pretende comprar jatos C-390 em conjunto com a Holanda, segundo jornal austríaco

República Tcheca seleciona o C-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte militar

Dubai Airshow: Saab e a Embraer colaboram para oferecer o C-390 Millennium como a solução preferida à Força Aérea Sueca

SAMI e Embraer assinam Memorando de Entendimento para iniciar cooperação entre Brasil e Arábia Saudita em Defesa e Segurança

Subscribe
Notify of
guest

226 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ferreras

Vitória de peso considerando que o principal concorrente possuí base militar no país.

Oráculo

Não foi a toa tentaram comprar a EMBRAER. Eles sabem do potencial comercial do avião.

E em breve a Índia deve anunciar o C-390 também.
Daí meus amigos, vira “pão quentinho”.
Todo mundo vai querer.

Carlos Campos

Chora Boeing

Mauro Cambuquira

Que bom que ela está chorando… Vida que segue. Isso serve pra gente dar valor no NACIONAL e não querer perder o que realmente é bom para o país.

Maurício.

“Não foi a toa tentaram comprar a EMBRAER.”

Aliás, cadê aquele pessoal que afirmava que a Embraer quebraria se não aceitasse a parceria caracu? 🤭

Thiago Marques

Esses “patriotas”…

Joelson

Pra ficar na mão de politico corrupto, de bandido, sendo gerida por sindicalista, que vendam logo esse elefante que o Estado tem de carregar nas costas.
Petrobras não se vende como tomate na feira, tem regras similares a venda da Embraer… o importante é tirar o controle da mão do Estado, tem de vender!

João Augusto

Esse liberal fica feliz vendo estatal petroleira nacional indo pra controle de estatal petroleira estrangeira. Vai entender…

Camargoer.

Olá João. A simples privatização de uma empresa estatal não muda a capacidade de produção no país. No caso de uma refinaria, o país continua produzindo a mesma quantidade de derivados e tendo que importar o que supera a capacidade de produção. Pior, A partir do momento que a refinaria passa para as mãos de um controlador estrangeiro, começa um fluxo de remessa de lucros para o exterior, piorando o deficit crõnico que o Brasil tem na balança de pagamentos A ideia que uma estatal é menos eficiente e menos corrupta que uma empresa privada não se sustenta na prática.… Read more »

Walsh

Simples, o prejuízo da estatal nacional é coberto com impostos pagos do meu bolso, se for privatizada o prejuízo é do seu dono privado, se for outra estatal estrangeira, o prejuízo será do povo de lá.

Estatais não pertencem ao povo, amigo, pertencem aos políticos, eles ficam com os benefícios e o povo com os prejuízos.

Brasileiro é engraçado, é roubado todo dia pelo Estado, reclama do Estado, xinga os políticos o tempo inteiro e na primeira oportunidade que tem entrega tudo pra eles tomarem conta. É o orgulho de ser roubado por politicos brasileiros, vai entender né?

Demolidor

Não funciona desta forma, nem todos os setores são atrativos para a iniciativa privada, o EUA também tem empresas estatais em diversas áreas, eu sou a favor da privatização, mas reconheço que muitas empresas vai dar mais prejuízo se privatizar, um exemplo são as privatizações em São Paulo que recebem subsídios do governo do estado.

Marcelo

Pelo visto você não aprendeu nada com a guerra na Ucrânia onde a Europa parou de comprar o gás e o petróleo russo barato e depois que foi lembrar que a competitividade da industria européia esta automaticamente ligado ao petróleo e gás russo barato,sem isso a indústria européia quebra.
A Petrobrás tem a mesma importância que a Gazprom tem para o estado russo,entendeu agora.

Nonato

“Patriota” é o pessoal da turma de Maduro, que planeja implementar uma grande pátria na América latina, sob o comando dele próprio.

Camargoer.

Estão defendendo a privatização da Petrobras.. riso

Underground

Mas a Embraer foi privatizada.

Matheus

Mas o governo tem Golden Share e poder de veto.
O problema é que tem gente que quer literalmente entregar a Petrobrás sem salvaguardas como foi com a Embraer.

Nonato

Eu sou contra privatizações ou venda de empresaa brasileiras.
O pão de açúcar foi vendido para os franceses…
Por sinal a OI era uma empresa próspera até alguém mexer com ela…

Demolidor

A Embraer quando foi privatizada o governo manteve a Golden Share que dá poder de veto para o governo.

Walsh

Daaahhhh… a Embraer é uma empresa privatizada e já tem algumas décadas sabia?

Camargoer.

Olá Walsh. Sim, eu sei. Ainda assim agradeço atenção. Só recomendo você ir a uma fonoaudióloga para corrigir este seu problema de fala.

Mauro Cambuquira

Vixee. Falando isso ao Camargo Air? Definitivamente ele não sabia…
Agora, ele vai estudar esse caso…

Demolidor

A Embraer foi privatizada mas o governo manteve o poder de veto nas decisões da empresa, o governo ficou com a Golden Share da Embraer.

Nonato

Ainda bem que a PDVSA é uma empresa publica no país com as maiores reservas de petróleo do mundo.
Por isso o desenvolvimento da Venezuela…
Uma nação livre e prospera.
Cuba e Venezuela são os modelos de governança e propriedade dos “governantes” do Brasil…

Underground

Inclusive tem gasolina barata para o povo.
Aquele sim é um país que pensa no social.

Marcelo

Deixa de ser mentiroso, a venezuela esta na quela draga todo por causa das sanções americanas para tomar o petróleo venezuelano.
O próprio Trump assumiu que quase conseguiu.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/trump-diz-que-teria-tomado-a-venezuela-e-pegado-todo-o-petroleo-se-tivesse-sido-reeleito/#:~:text=O%20ex%2Dpresidente%20dos%20Estados,Seria%20%C3%B3timo%E2%80%9D%2C%20disse

Rinaldo Nery

Ainda essa narrativa de “sanção americana”? Viu o saci pererê hoje? E o curupira?

Camargoer.

Bem. Acho que vale listar as maiores petroleiras do mundo, começando com a Saudi Aramco (estatal saudita), depois a Sinpec (estatal chinesa), PetroChina (outra estatal chinesa)… dai em quarto tem a Exxon (privada dos EUA)… agora, para pensar nas corruptas e ineficientes… teve a Enron, O Leman Brothers (que quase levou o mundo a uma depressão), teve a Purdue Pharma (que desencadeou uma crise de dependẽncia em opióides nos EUA), a Enel (que deixou a Assembleia de São Paulo sem energia no dia do depoimento do seu presidente), VW falsificando dados de emissão de poluentes, Theranos, a corretora do Bernie… Read more »

Underground

Vc pode enfileirar todas as empresas estatais e privadas do planeta, daí podemos analisar caso a caso. O que não dá é partir de exceção.
Poderíamos começar enfileirados cada Município, cada Estado e a própria União e analisar a eficiência dessas gestões.

Santamariense

:…Purdue Pharma (que desencadeou uma crise de dependẽncia em opióides nos EUA)…” A Purdue foi quem desenvolveu e comercializou o Oxycontin (princípio ativo: oxicodona), opióide potente para a dor, mas altamente viciante. A indústria Purdue foi uma das culpadas, por esconder o alto potencial de causar dependência, mas o governo dos EUA também deveria ser responsabilizado, através do FDA, que permitiu, e aindapermite, a comercialização desse medicamento nos EUA, assim como os médicos, por prescreveram largamente esse medicamento para os norte-americanos. Além disso, o Ocycontin também é comercializado aqui no Brasil, autorizado pela ANVISA com registro no MS, sendo necessária… Read more »

Alexandre

Eram os mesmos que diziam que o KC-390 seria o maior fiasco da Embraer.

Demolidor

Pior que realmente o KC-390 poderia fracassar, estas vendas recentes não aconteceriam se não tivéssemos mudado o governo, a União Europeia estava estudando colocar um embargo no Brasil por causa do governo anterior, eu não acredito que eles comprariam um avião militar de um governo que eles queriam isolar e colocar embargo.

Underground

Não viaja.
A negociação com Portugal deu-se tem muito tempo.

Demolidor

Portugal e Hungria foi no governo anterior, as outras negociações foram após a mudança de governo, provavelmente se o governo anterior tivesse permanecido no poder os clientes atuais não teriam fechado negócio.

chris

Foram os executivos da Embraer que disseram !

Marcelo

Os americanos tambem saiu ganhando com a vitoria do kc-390 na Coréia,americanos nunca perde,o kc-390 tem 50% de componente de empresas americanas.

Santamariense

Só para esclarecer, sem entrar na discussão da venda da Embraer, se tivesse sido sacramentada, a venda seria “apenas” da parte da aviação comercial. Aviação de defesa e executiva continuariam por aqui.

Underground

Todo mudo sabe disso. Mas o pessoal tem de ficar no mi-mi-mi, no discursinho.
Fato é que as vendas dos E2 vai muito aquém do esperado.

Demolidor

O mais incrível era a galera que afirmava que a Embraer ia falir se não se não fosse comprada pela Boeing, e até o governo anterior nós víamos eles se esforçando para ajudar a fechar o negócio o mais rápido possível, e o mais incrível é que todos sabiam que a linha de produção seria fechada no Brasil e transferida para os EUA e mesmo assim eles defendiam o negócio.

Alexandre

Tentaram comprar a Divisão Aviação Comercial, não a Militar.

Bispo

E se tentarem comprar de novo … venderiam ???

chris

A divisao militar da Embraer… Nao fazia parte do acordo ! Alias, no acordo, os EUA ajudariam a Embraer a vende-lo !

Mas… Nao tem noticia melhor… Pois o lobby e tradicao da L. Martin eh muito forte !

Caerthal

Sinalização importante. Os coreanos querem performance.

Pablo

Espero que essa escolha da CS pelo c 390, pese a favor para os indianos e chame mais atenção de outros paises na região. Lembrando que a Embraer tem outros clientes (militares) no continente.

Adriano madureira

Se essa venda puxar outros clientes, como indonésia, Singapura e Filipinas, já seria bom.

Rafa

Bela vitória.

Last edited 4 meses atrás by Rafa
karl Bonfim

Quem será o próximo? Grécia?

Underground

Coreia possui 4 C130J e 12 C130H.
Apostaria em 8 unidades em substituição aos H.

Rinaldo Nery

Cadê aquele forista que disse que o C-390 morreu? Acho que era um tal de mv4v, sei lá… Um Nick assim.

Esteves

Aviso dos comentaristas.

Você está repetindo comentários. Mantenha o foco na matéria.

Boa semana, Coronel Nery. Vida longa e fartura a todos os fabianos que contribuíram no avião.

Voa K/C390. Voa.

Minuteman

Também quero saber a opinião dos derrotistas brasileiros sobre isso.

Essa vitória é mais que comercial, é política.

O Brasil é uma potência, é nada nem ninguém pode mais ofuscar isso.

Gilson

Concordo com vc

ODST

Menos, vai.

EduardoSP

Menos. Estamos em um dos últimos lugares no teste PISA, que avalia o nível de proficiência dos alunos de primeiro e segundo grau em mais de 50 países.
Não é possível ser potência com uma população com baixíssima instrução.

Marcelo

A baixa instrução é proposital,assim voce tem mão de obra barata e pode escravizar as pessoas .
Essa é a escravidão disfarçada nos tempos moderno !!!

Rodrigo

Culpa do George Soros

Underground

Coloca aí: processo contínuo de desindustrialização, redução permanente de produtividade, baixo nível de liberdade econômica.

Rodrigo

Vendas são boas, mas potência menos…não viaja o anão diplomático não consegue resolver a galinhagem na fronteira entre maduro e guiana

Santamariense

Cara, apesar do sucesso crescente do KC-390, algo excelente e para se comemorar, você considerar que ninguém mais pode ofuscar ou negar o “Brasil potência” é um ufanismo gigantesco. Nos falta muuuuuito, em todas as áreas, para sermos considerados uma potência.

Mauro Cambuquira

Muita calma nessa hora. Deixe as coisas acontecerem… Somos o Brasil. Aqui é tudo nebuloso desde os descobrimento.

Ivan herrera

Parabéns Embraer, cadê aquele povo que só torciam contra, lembro quando Portugal selecionou o milenium o que tinha de portuga descendo a lenha, tão tudo quietinho agora 🤣🤣

Camargoer.

Temo que esse pessoal está agora reclamando que só o Brasil e a Suecia operam o F39E

Magalhaes

Eu tenho certeza que estão.

Camargoer.

Riso. Tem aqueles que ficam preocupados com os erros do corretor automático do Androide.

é preciso entender o significado de 3nTr0q1A

Magalhaes

Agora vão ter n mil motivos pra ficar de olho nas próximas entregas de F-39. Se vem com IRST, se a suíte EW vai ser melhorada, se o Meteor já vai ser lançado, se os F-39 vão estar na Cruzex e por ai vai….

Fernando Vieira

Ninguém viu um F-39 da FAB armado com mísseis ainda.
Fica a dica para reclamarem.

hitoera

Essa portuguesada sumiu! Viúvas do A400…

Ivan herrera

Verdade rssss as vezes entro em páginas portuguesas e a choradeira ainda continua kkkk

Coutinho

Tinha um forista que chamava o C-390 de “mais um” e que ninguem se interessaria. Sumiu tambem.

Fernando EMB

Mas ele estava certo, o KC-390 é o “mais um”… Mais um sucesso da Embraer.

Kornet

Era inveja.

Jorge Augusto

Eu acreditei! E ainda sim não acredito!

Wilton Santos

O Brasil podia comprar pelo menos uma dúzia de aeronaves de treinamentos supersonicas KAI T-50 Golden Eagle da Coreia do Sul como contrapartida pela escolha dos sul coreanos pelo KC390.

Camargoer.

Não. A FAB deve focar na aquisição de mais F39.

Há algum tempo escrevi que se a FAB precisa de mais aviões de primeira linha, então deve comprar mais F39. Se precisar de treinadores, tem que comprar A29.

Minuteman

Caro Camargo, o que pensa sobre um futuro com o KF-21 junto do Gripen em nossas bases?

Last edited 4 meses atrás by Minuteman
Camargoer

Oi. Neste momento a FAB deve ficar no F39, talvez até chegar n frita de 70-80 caças. Isso vai dar uma folga de uns 40 anos.

O sucessor do F39 será um.outro caça que começa a ser pensado agora. Talvez seja o caso de desenvolve-lo com a Saab ou entrar em um outro consórcio.

O que seria errado é montar uma primeira linha de caças com dois modelos.

Santamariense

Há algum tempo escrevi que se a FAB precisa de mais aviões de primeira linha, então deve comprar mais F39.”

Eu gosto da “modéstia” e “humildade” … heheheheheh

Tu escreveu? E daí? Quem decide isso é o Comando da FAB, não um forista de internet.

Alexandre

Mas o Camargo está correto. O Comando da FAB, ao lançar o F-X2, disse que a ideia era, justamente, operar um único modelo de caça multifuncional, para substituir os Mirage 2000, F-5 e A-1.
Apesar da ideia de jerico de alguns em adquirir um lote de F-16 usados, oficialmente isso ainda não mudou.
Então, não há nada de dois caças na FAB por hora. E o correto é, de fato, focar no F-39.

Santamariense

Isso eu sei há anos e anos. Mas eu falei sobre a maneira que o cidadão se expressou. Leia de novo o que ele escreveu e vai entender o que eu quero dizer.

André Sávio Craveiro Bueno

Wilton, não é o caso. Contrapartidas são exigidas no âmbito do negócio e devem ter sinergia com os interesses do país e, no nesse caso, da FAB. E a FAB não menciona qualquer interesse em treinadores supersônicos.

Nilo

Até mesmo porque Portugal tem projeto de uma escola para pilotos de caça utilizando o A-29N.

Alexandre

A notícia já diz a contrapartida: produção de componentes do KC-390 na Coreia do Sul e parcerias com empresas locais.

marcos.poorman

Não seria melhor, futuramente a versão 5G do KAI KF-21? Assim seria o Hi do Gripen.

Camargoer

Não. Creio que agora o fico é no F39 como caça de primeira linha. O próximo caça será aquele que irá substituir o F39. Não faz sentido operar um caça intermediário entre o A29 e o F39.

Alexandre

Não há qualquer interesse da FAB em Hi-lo mix de caças…

Joao Motta

Para que?

Alexandre

Para quê o T-50? Os coreanos pediram off-se? Tem é que arredondar o lote inicial de Gripen para 50 unidades e, mais adiante, comprar mais 30 ou 36 aviões.

Fernando Vieira

As contrapartidas estão na matéria. Peças serão produzidas na Coreia do Sul além de centros de manutenção e revisão.

marku

aguardar pra ver se os EUA não “convencem” seu protetorado a voltar a atrás na escolha.

Matheus

Sai dessa mermão. O mundo não é assim, felizmente.

Camargoer.

Olá Marku. Vocẽ tem razão. Lembro da concorrência de treinadores para o Canadá. Contudo, acredito que os coreanos confirmarão a aquisição.

Minuteman

O mundo em que os estadunidenses faziam o que queriam acabou.

Não apitam mais nada.

E está na hora dos brasileiros entenderem de vez e se libertarem do espírito de vira-lata que nos assombrou durante décadas.

No One

Meu nobre, a Coréia do Sul é parte fundamental do mundo a guia Ocidental/americana. Entenda, até agora o C-390 está suscitando interesse justamente na fileira ocidental, inclusive é um produto inserido em uma cadeia de produção ocidental. Largue o seu antiamericanismo patológico, análise os fatos pragmaticamente. Mais um aliado americano se interessou pela aeronave da Embraer. Aceite, dói menos.

Depois da Europa, a Embraer pousou na Ásia, mais um aliado americano.

Minuteman

Caro não sou contra os EUA, e admiro muitas de suas conquistas.

Sou contra essa mania de estadunidenses ainda acharem que podem mudar o que quiserem e a hora que quiserem como foi em Séc. XX.

E da mania de brasileiros sempre acharem que nossas conquistas, posições e decisões tem que chanceladas por eles para se tornarem realidade.

A vitória da Embraer em zona de influência dos EUA é mais viva prova desse novo mundo, em que nós também influenciamos e não somos pau mandados de ninguém.

No One

Tá, em uma aeronave recheada de componentes e tecnologias ocidentais, vendendo para mais um mercado ocidental. Mas nós influenciamos eles . Certo . Passou pela sua cabeça que o fato dos EUA aceitarem de boa fornecer tecnologia( sem sancionar, boicotar e proibir ) e mercado para determinados países não é uma maneira de cooptar e influenciar para própria esfera de influência? Quando a indústria coreana vende para a OTAN( exemplo , a Polonia) os seus interesses e sua cadeia produtiva ficam mais atrelados e gananciosos justamente naquele mercado. Além de ajudar indiretamente mais uma aliado dos EUA, já que o… Read more »

Santamariense

O que os outros comentaristas estão querendo te explicar é que, analisando o peso político e econômico dos EUA naquele país e um precedente histórico em que o A-29 ganhou mas não levou, é de bom tom aguardar a assinatura do contrato para comemorar essa venda. Simples assim, Sem isso de pau mandado, vira-lata, blá blá blá … Fique claro que torço para que os sul coreanos comprem dezenas de exemplares do avião brasileiro.

Makarov

O certo seria também um C-390 com motorização e avionicos não-americanos, para vender para todos, inclusive o Oriente.

Alexandre

Seria outro avião e ele perderia um de seus atrativos, que é usar um motor que tem manutenção em qualquer boteco da esquina, espalhado pelo mundo. O IAE 2500 usado no KC-390 é uma versão do mesmo motor usado nos A319/320/321.

Rinaldo Nery

A linha Neo substituiu o motor pelo CFM Leap 1A. Só os Airbus antigos (Ceo) usam o IAE.

Franz A. Neeracher

Além do CFM Leap1A; os Neo`s tb usam PW1100

Bruno Vinícius

É impressionante essa insistência de parte dos brasileiros numa suposta conspiração americana para sabotar o Brasil em todas as áreas possíveis.

Nossos erros nunca são culpa de nós mesmos, sempre de uma cabal estrangeira; nossos acertos, a um fio de serem destruídos pela mesma cabal.

É cansativo e só faz mal para o país.

No caso dos C-390, se os americanos estivessem com essa ânsia toda para sabotar as vendas, simplesmente proibiriam a Embraer de oferecer o avião, afinal, a aviônica é americana e a P&W é dona de 50% da IAE, que fabrica os motores.

Last edited 4 meses atrás by Bruno Vinícius
No One

È um discurso tão raso que chega a ser entediante ter que explicar o básico… Até parece que o principal mercado da Embraer é a RPC ou a Rússia, que os seus principais fornecedores estejam nos BRICS, ou que a empresa surgiu do nada com auxílio dos soviéticos e chineses… Putz

Alexandre

Perfeito!!!!! Que os Estadunidenses continuem sendo um exemplo de competidores civilizados e que a Embraer continue sendo um exemplo de competidora sul americana, latino americana e fundamentalmente Brasileira!______________________________________________________

EDITADO

Last edited 4 meses atrás by Alexandre
No One

EDITADO
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Victor Carvalho

O fato da empresa ser americana não significa que o governo americano possa vetar o uso do material/tecnologia. Um dos motivos que a Embraer usou para optar pelo turbofan da IAE foi exatamente a impossibilidade do governo americano vetar uma possível venda, usando isso como requisito. Os americanos são sim um obstáculo ao nosso desenvolvimento tecnológico. Podemos ver isso na questão do desenvolvimento do nosso programa espacial e na questão do desenvolvimento do nosso programa de submarinos nucleares. Na questão da aviação a competição é mercadológica e não geopolítica. Agora, independentemente disso, as pessoas precisam enxergar as coisas de uma… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Victor Carvalho
Makarov

Sim.

“Nunca permitiremos um Japão no hemisfério sul” – Henry Kissinger

“O Único país neste hemisfério com o potencial para se tornar uma grande potência é o Brasil, os EUA precisam saber como lidar com o Brasil” – John Mearsheimer

Eles nós veem como uma futura ameaça que poderia abalar a su influencia e por isso nos sabotam.

Fabio Mayer

Quem realmente sabota o Brasil é o próprio Brasil. É o país que _______________, que briga para manter o setor de informática fechado por 2 décadas, que não dá continuidade em programas militares que paga a peso de ouro, que tinha na sua Constituição uma diferenciação entre empresa nacional e empresa estrangeira, que contingencia verbas de pesquisa e tecnologia, e que mantém a casta de agentes públicos mais bem remunerada do mundo, alguns recebendo salários de 6 digitos, com direito a auxilio-moradia, auxilio-paletó, auxilio-livro, assessores em profusão, carro de luxo á disposição, passagens aéreas sem limitação. “Inveja” de americano é… Read more »

Victor Carvalho

Mais um Victor, desta vez também Carvalho, vou ter que mudar o nome de novo?!

adriano Madureira

Eles podem se dar ao luxo de adquirir outra aeronave ao invés do C-130, sabemos a histórica ligação entre americanos e sul coreanos, mas apesar do vínculo, eles querem ser independentes em certas áreas.

Enquanto a aeronave cargueiro deles não está pronta, eles podem comprar o KC, que é superior ao Hércules, e tal compra não afetará a aquisição do KAI MC-X ,que é de uma categoria acima do 390 e que é planejada como uma plataforma multifunção:

Cargueiro, patrulha marítima/ ASW, lança-mísseis e “mother Ship” para o lançamento de drones…

comment image?itok=nsfF8aGx

comment image

comment image

Sidy

Excelente notícia! Aos poucos, o C-390 vem provando a que veio.

marcos.poorman

Redefiniu o padrão da categoria. Se tudo correr bem, quem sabe não teremos uma versão alongada, com novos motores para a faixa de 30ton? Pode ser a solução para os coreanos no programa MC-X. Produção local pela KAI reduzindo o prazo de desenho/validação/protótipo do MC-X de 10-12 anos para uns 4-5 anos com o “C-390-30”. Bilhões de dólares economizados.

Ivan herrera

Uma dúvida aos entendidos , do jeito que as vendas estão aumentando e espero que aumentem cada vez mais , a linha de montagem dará conta ou terá que ser ampliada?

Camargoer.

Sim. Pelo que lembro, um Kc390 leva entre 2~2,5 anos para ser construído e entregue. A sua linha de montagem tem espaço para aumentar a cadência, não necessariamente o tempo de fabricação. Ainda assim, a FAB tem o hábito de ceder slots para exportações. É comum que a FAB concorde atrasar a entrega de novos aviões, permitindo que a Embraer incie a construção de uma aeronave para a exportação. Creio que a cadência de entregas para a FAB é uma aeronave por ano, enquanto que a linha de produção tem condições de produzir bem mais que isso por ano. Há… Read more »

Ivan herrera

Haa sim entendi, 👍

Marcelo M

Bem, se acontecer o negócio da India, pelo que entendi, a Embraer vai ter que abrir uma linha de montagem lá. Considerando o numero de pedidos, a exigência indiana vem a calhar.

Rafael Oliveira

Lá no início da produção do KC-390 eu li que a linha de produção iria funcionar com apenas um turno de trabalho.
Então dá para adotar o segundo turno e dobrar a cadência. Claro que pode ter um gargalo aqui e outro ali e também não é tão simples contratar dezenas, quiçá centenas de empregados e treiná-los para abrir um novo turno, mas o que quero ressaltar é que não seria necessário uma grande investimento em máquinas e ferramentas para “dobrar a produção”.

Santamariense

“É comum que a FAB concorde atrasar a entrega de novos aviões, permitindo que a Embraer incie a construção de uma aeronave para a exportação.” Onde, quando e para quem isso aconteceu??? A cadência de 1 exemplar anual do KC-390 para a FAB se dá por força de orçamento. Nenhum KC foi atrasado para a FAB para permitir a entrega para outros países, até porque só 1 exemplar construído até agora do Millenium foi para outro cliente, o primeiro exemplar para a FAP. Se aconteceu alguma vez esse procedimento, foi nos tempos do A-29 sendo produzido para a FAB, mas… Read more »

Willber Rodrigues

A linha de produção pros 390 da FAB está em estado mínimo, entregando uma aeronave pra FAB por ano. Não sera difícil pra Embraer usar sua capacidade ociosa pra produzir na frente os 390 dos outros clientes, desde que os clientes desejem isso.

Alexandre

Por isso a Embraer propôs parceria para produção de componentes na Coreia do Sul, como off-set.
Com aumento nas encomendas, ela precisará dimensionar a cadeia de fornecedores de acordo com o aumento da demanda por aeronaves.

Nilo

Muito pouco, especulação de 3 KC-390, para uma frota de 12 aeronaves C-130H e quatro C-130J, mais irá servi com certeza para nortear a construção do projeto MC-X. rsrsrs
Parabens a EMBRAER e a FAB (por ter financiado o projeto).

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Eduardo Angelo Pasin

Até esse avião sair do chão o vai demorar bastante tempo, e o kc vais estar totalmente consolidado no mercado.

Camargoer.

Olá Nilo. Vocẽ tocou em um ponto interessante. Será que esta venda terá financiamento do BNDES? A Embraer nunca divulga como é feito o financiamento destas aeronaves.

Talvez, a Embraer obtenha um financiamento direto com o BNDES para fazer a produção, fazendo um contrato de venda direta. Dai, o comprador paga para a Embraer e a Embraer para o banco.

Talvez fosse legal uma matéria com a Embraer para entendermos como é feito o financiamento de suas exportações. Fica a sugestão.

Nilo

O dados do BNDES, financiou cerca de US$ 25,4 bilhões em exportações de aeronaves da fabricante até hoje. Em uma declaração recente do atual Presidente do banco disse que o Banco estará apoiando as venda não só de aeronaves civis como as aeronaves militares, por considerar a empresa Estratégica, ou seja e só baterem na porta rsrsr

Camargoer.

Olá Nilo. Vocẽ tem razão. Minha dúvida é sobre o modelo adotado para financiar a venda dos Kc390. Existem ao menos dois modelos para o financiamento. No primeiro, o importador faz o financiamento e paga as parcelas ao banco. No segundo, o fabricante pega o financiamento para a construção e pagas as parcelas ao banco, enquanto que o importador pode fazer um financiamento interno e pagar ao seu próprio banco.. coisa assim,

Matheus

O programa é para até seis aeronaves. Muitas dúvidas pairam sobre o possível MC-X.

Jadson S. Cabral

O MC-X, até onde sei, não é um programa do governo. É da KAI. A KAI fez a proposta, mas o governo não aceitou. Esqueçam! Já não ia rolar antes, imagina agora com a Coreia indo de Kctão… a KAI vai botar dinheiro num projeto que vai durar 15 pra ficar pronto para quem comprar, depois que o mercado estiver dominado pela Embraer???

Nilo

Isso dar um outro significado a aquisição, pra mim enterra de vez os C 130, com possíveis aquisições futuras, mesmo com o projeto MC-X que é de outra categoria.

H.Saito

MC-X possui capacidade de carga prevista para 30T, que o colocaria como concorrente do Airbus A-400M.
E provavelmente será bem mais caro que o C-390…

Art

Poderia rolar uma parceria (KAI/Embraer) com a FAB aquirindo 05 unidades de 30T

Camargoer.

A pergunta seria se há viabilidade comercial em desenvolver um outro cargueiro desta classe. Eu não sei nem se a FAB teria interesse em adquirir este tipo de avião. Se a FAB fosse adquirir estes aviões, seria por meio da redução da frota de Kc390. Não faz sentido.

Aliás, o Kc390 tem se mostrado eficiente mesmo para operações além de seu alcance, fazendo missões que demandam reabastecimento

Alexandre

Se a Coreia do Sul fizer isso, de criar um concorrente para um avião com uns 10 anos de dianteira no mercado quando o suposto MC-X dela estiver no mercado, estará sendo burra.
A menos que seja uma aeronave totalmente diferente, concorrendo em outro nicho, não faz sentido algum.

Adriano madureira

Você está falando de que concorrente para o KAI? O A400M ou 390?

Porque se for quanto ao 390, nem concorrente o MC-X é, pois são de categorias diferentes…

Matheus

Sempre acreditei que daria C-390. Hércules acabou. Eu tô muito feliz!!

Adriano RA

Acabar não acabou, mas está ficando claro que é uma plataforma superada.

Marcelo M

Sem dúvidas, pra ganhar dos americanos uma concorrência na Coreia o produto não pode ser apenas marginalmente superior, tem que ser muito melhor!

Yoshihara

Esse é o fim do KAI MC X?

marcos.poorman

Talvez não, seria o MC-X mais rápido e mais barato para o governo coreano com um possível versão alongada de 30 toneladas, que sabe um C-390-30.

Nilo

Como assim mais rápido que o KC390?
Fico com o Saito, e não é só a questão do preço por tonelada transportada, mais TB o fato do tamanho que permite maior agilidade e maior dificuldade em detecção.
Como Yoshihara diz isso pra cheira a uma boa cotovelada no MC-X rsrsr

Andromeda1016

Os Emirados Árabes ficou de financiar este projeto, logo não acho que será o fim desse projeto. A Força aérea coreana quer um avião com autonomia de voo maior que a do KC-390 por isso entendo que insistirá naquele projeto.

Jadson S. Cabral

Não é um projeto do governo coreano. É da KAI. E até aqui o governo não abraçou a ideia deles.

Andromeda1016

Sim, mas acho que é questão de tempo para o governo aprovar, afinal tem tantas coisas que dá para fazer com um cargueiro como esse que a força aérea coreana vai precisar dele. O país quer desenvolver muito a sua indústria aeroespacial logo acho que o projeto terá futuro sim. Além do mais como já comentei por aí os Emirados Árabes já disseram que vão financiar o desenvolvimento desse cargueiro

Fabio Araujo

E o C-390 segue firme no mercado internacional! Um sucesso! Temos que valorizar a nossa engenharia desenvolvemos um produto de primeira qualidade acima dos concorrentes e que vai mostrando suas qualidades e ganhando o mercado!

Heinz

Uma excelente, esplendorosa notícia para começar a semana!

737-800RJ

Eu fico feliz de verdade toda vez que vejo o KC-390 sendo selecionado!
Tem muita gente dentro da EMBRAER dando o sangue nesse projeto: dos engenheiros, mecânicos e executivos até o pessoal do Marketing e Comunicação.
Sucesso não é sem querer!
Cadê os espertinhos que há uns anos falavam que não venderia nada?

André Sávio Craveiro Bueno

Uma aeronave moderna e capaz. E sem a Boeing no negócio. – Considerando que ela poderia ajudar a alavancar as vendas se a incorporação da Embraer por ela tivesse ocorrido.
Uma questão: em caso de uma venda para os EUA, que empresa montaria os C-390 desse país? Sim, eu sei que dependeria de uma negociação etc. Talvez a Sierra Nevada que já tem relações com a Embraer?

Rafael Oliveira

Dependendo da encomenda, a própria Embraer pode ampliar suas instalações nos EUA para montar o KC-390.

André Sávio Craveiro Bueno

Verdade, se não me engano em Melbourne, Flórida, onde fabricam os executivos.

Alexandre

Considerando que no universo do Poderia a Boeing poderia simplesmente promover a erradicação por inanição daa Embraer, talvez não estaríamos sequer vendo o 390 com outras bandeiras voando.

Santamariense

Sem entrar na discussão da venda da Embraer para a Boeing, se concretizada, essa transação incluiria a parte da aviação comercial. Defesa e executiva não estariam incluídas.

Alexandre Costa

Aviação comercial e KC-390. Isso foi sondado na época sim.

Santamariense

Não, o que se aventou foi uma joint-venture para promover o KC-390 com ajuda da Embraer. O avião continuaria sendo da Embraer.

André Sávio Craveiro Bueno

Exato.

Santamariense

Ajuda da Boeing*

Pedro Fullback

São 4 vitória importante nesse anúncio: 1. Os sul-coreanos são referência em questão de qualidade de equipamentos militares, isso vai abrir portar para países que não tem meios e expertise para analisar um produto no seu ápice. Além do mais, os sul-coreanos tem preferência por produtos próprios e de origem americana, quando adquirem um produto fora do eixo, significa que a aeronave é muito boa e confiável. 2. Elimina o único possível concorrente do Kc-390, que os sul-coreanos estavam na tentativa de entrar nesse mercado. Com isso, damos um recado que entrar no mercado de aeronaves de transporte médio é… Read more »

Andromeda1016

Os Emirados Árabes ficou de financiar o projeto MC-X, logo não acho que será o fim desse projeto. A Força aérea coreana quer um avião com autonomia de voo maior que a do KC-390 por isso entendo que insistirá naquele projeto.

Carlos Campos

Venceu na Austrália e Nova Zelândia, mas é dificil, os EUA, UK e as Monarquias Britânicas são quase Irmãos, fato mais escancarado é o 5 eyes, em que um espiona a população do outro e entrega as informçãoes entre eles.

Caerthal

Por exemplo o Vietna.

GRAXAIN

Os australianos ficarão com aquela “dorzinha” no cotovelo quando cruzarem com os C-390 da Embraer.

OSEIAS

KC390, agora o K significa Korea. kkkkk
Parabéns a todos aqueles loucos e desajustados que sempre acreditaram no programa (falo do pessoal da FAB e Embraer). Voces sempre serão a ponta da espada. Vida Longa ao programa KC-390.

Minuteman

No início do programa só eles acreditavam e foram feitos de chacota.

Eles sempre souberam de sua capacidade e a do Brasil.

Quem ri por último, ri melhor.

H.Saito

Os coreanos estão sendo pragmáticos, uma vez que essa venda pode HIPOTETICAMENTE diminuir eventuais tensões políticas contra a Coreia do Sul, nas pode não funcionar desse jeito. Repito, hipoteticamente.

Adicionalmente irá ajudar a alavancar as vendas da Embraer na Ásia.

Quanto ao concorrente Sul Coreano, o KAI MC-X está em uma categoria diferente de 30T, mais para o Airbus A-A400M, sendo que a Embraer ainda pode participar como fornecedor de componentes.

taso

talvez eles compraram o C390 e pediram para fabricar varias peças e quem sabe transferência de tecnologia justamente para poder fazer esse projeto no futuro.

Caerthal

A aeronave coreana parece otimizada para transporte em pistas asfaltadas. Mais frágil e provavelmente mais eficiente nessa missão. Muito menos versátil.

Allan Lemos

Pena que no mapa dos militares só existe EUA e Europa, se não a gente bem que poderia ver algumas aquisições do mercado da Coreia do Sul, como o Cheolmae-2.

No One

Feitas poucas e raras exceções, quase solitárias, me parece que no radar dos coreanos também só existe EUA e Europa…

Santamariense

O K2 Black Panther é uma máquina…

marcos.poorman

Essa foi uma vitória incrível. Essa encomenda pode surgir uma versão alongada em parceria com a KAI de um C-390-30 (30 toneladas e duas seções a mais) para atender o programa coreano do MC-X, provavelmente com participação financeira dos EAU, Arábia Saudita e Coréia do Sul.

É aguardar confirmação da Arábia Saudita, Grécia, Suécia e as concorrência da Índia e o Agile tanker da USAF. Como cargueiro tático, já levou na Europa.

Parabéns a todos os envolvidos. O Brasil que dá certo.

André Sávio Craveiro Bueno

Li em algum lugar que no C-390 foi considerada a possibilidade de expansão da fuselagem. Seriam necessários novos motores por conta de mais carga?

marcos.poorman

Sim, os motores atuais não atendem. Segue um comentário: “Neste momento, se o motor for substituído pelo motor mais recente, como o CFM LEAP, não apenas a carga útil, mas também o alcance podem ser competitivos.”

André Sávio Craveiro Bueno

Obrigado.

Caerthal

Não, você troca peso de carga por maximização do volume.

Bruno Vinícius

Desses aí, o único que acho que o C-390 não tem chance de conseguir é o Agile Tanker (porque parece que a USAF dará preferência para um design com RCS reduzido)

Last edited 4 meses atrás by Bruno Vinícius
Magalhaes

Não sei não hein…quais as opções que poderiam atender ao programa ? KC-46 com os n mil problemas que enfrentam?
Acho que o KC-390 pode atender e muito bem a USAF nesse programa.

Bruno Vinícius

A USAF está financiando um programa para o desenvolvimento de um protótipo de aeronave BWB. Pelo que li, a expectativa é que o próximo avião-tanque deles viria de um desenvolvimento desse programa, pois seria uma aeronave mais stealth (para aumentar a sobrevivência em conflitos de alta intensidade).

Last edited 4 meses atrás by Bruno Vinícius
Leonardo Bastos

O Brasil precisa agora entrar em cooperação com outros países para o caça de nova geração…

Nilton L Junior

O Papai Noel então é da Asia, PARABÉNS a todos que contribuíram para esse sucesso.

Fish

Com a seleção C390, poderemos ver a familia KM-SAM e L-SAM nas FA?

Renato de Mello Machado

É o tipo de avião que os operadores vão pensar: não posso ficar sem você.

Marcelo Andrade

Espetacular!!!!!

Luís Henrique

Ótima notícia. Quando o governo e a FAB resolvem colocar o dinheiro e desenvolver um produto com a Embraer, a chance de sucesso é grande. O A-29 também foi exportado para vários países e agora é a vez do KC-390. Espero que aprovem o novo orçamento militar, com ele a FAB poderá solicitar a Embraer para desenvolver várias outras aeronaves, provavelmente um caça nacional de 5a geração, talvez uma aeronave de transporte de maior porte, provavelmente uma aeronave de patrulha marítima e uma aeronave de alerta antecipado no futuro para complementar e substituir os E-99. Também uma nova aeronave leve… Read more »

ODST

Grande dia!

Pedro

Excelente notícia!
Que venha a Índia agora.

wwolf22

será que vai ter reviravolta na Austrália ??

Jadson S. Cabral

Na Austrália? Jamais! Eles podem até estar arrependidos, mas jamais dariam o braço a torcer. E tem o AUKUS

Makarov

A Austrália é o país de primeiro mundo mais bananeiro que existe, nem programa nuclear eles tem, agora tem que retribuir o AUKUS……

adriano Madureira

Duvido, adesculpa deles é que o hércules podem levar seus recém comprados HIMARS…

Carlos Campos

Parabéns, é Expectativa é que nos próximos anos a Embraer por meio C390 traga ao Brasil quase 200bi de doláres, espero que isso abra os olhos do Congresso de que investir na Defesa e principalmente na BID é bom para o Brasil. agora é pensar na versão civil que poderá vender mais que a Militar

Gabrieltito23

Baita notícia pra começar a semana!

Andromeda1016

Tenho a impressão de que o pragmatismo ganhou nesta decisão. Entendo que a CS deseja ver na Embraer um parceiro comercial que possa contribuir de alguma forma para seu projeto MC-X. A ambição na indústria aeroespacial na CS é muito grande e eles sabem que precisam de parceiros para conseguir o que querem.

Fernando T

Uma vitória IMENSA de dois aspectos: tecnológico e político. Não existe bom produto se o vendedor não é respeitado. Não existe bom produto se as lideranças políticas do país vendedor são fracas ou mal-vistas na comunidade internacional. A EMBRAER é uma das poucas vitórias tecnológicas do Brasil, que cresceu e deu certo da MESMA forma que todas as grandes empresas de tecnologia do planeta terra: com apoio ESTATAL. Os Brasileiros tem TVs de LED coreanas nas suas casas. Tem carros chineses e japoneses. Pena o Brasil não ter investido fortemente em todas essas outras indústrias. Teríamos potencial para muito além… Read more »

deadeye

Agora para fechar com louvores, só falta a Suécia, Grécia, África do Sul e ÍNDIA

Ivan herrera

África do Sul não creio, está falida.

Camargoer.

Ola Ivan. Isso depende muito das condições de venda. O problema de todo Estado é fazer uma dívida em moeda estrangeira. Nestes casos, é possível assinar contratos de offset que garantam a entrada de uma quantidade igual ou superior de moeda estrangeira para compensar e garantir os pagamentos.

Se o Brasil oferecer condições de compensação comercial, como por exemplo aumento de cotas de importação ou mesmo de investimentos diretos na África do Sul na mesma proporção que os sulafricanos tiverem que pagar as parcelas do financiamento de importação do Kc390, esta questão contábil fica solucionada.

adriano Madureira

Falida? Por mim tanto faz com oque eles paguem, Seja com dolar, diamantes ou Krugerrands, desde que paguem…

comment image

Felipe M.

E EAU e/ou AS. Aí fica bonito

jhduarte

Em Qt isso a Austrália 😅
Eu nunca acreditei que o KC iria entrar na CS, sobre tudo dps da Austrália, realmente a geopolítica mudou.

Maurício.

É impressionante essa vitória da Embraer na Coreia do Sul, país que tem um lobby enorme dos americanos, o AW159 sabe muito bem disso, e mesmo assim venceu o C-130J.

jose pereira

agora cabe ao governo brasileiro solidificar esta parceria e adquirir o mbt black panter, k9 e tantos outros equipamentos sul coreano.

jose pereira

comment image

jose pereira

comment image

Fábio CDC

Eita Pleura!!!

Tiago da cruz pinto

E assim a Embraer vai conquistando mercado, projeto super acertado desde de a escolha de nicho, parabéns a engenharia Brasileira da Embraer

fewoz

São tantos países que a gente até já perde a conta!

Fabio Mayer

Ótima notícia!

A EMBRAER sempre soube, durante toda sua história, encontrar nichos de mercado que alavancaram suas vendas, o C390 é apenas mais um capítulo de sucesso. E creio que aquela previsão de 20 aeronaves de um “nicho”, será completa em 10 ou 12 anos.

Fabio Mayer

200 aeronaves, corrigindo!

Harpia

Jesus! Que notícia extraordinária!
Mesmo sendo um entusiasta da Embraer e do projeto, sinceramente não acreditei que poderíamos levar essa da CS.
Do jeito que a coisa tá indo, começo a suspeitar que a USAF é logo ali! Rsrsrs

FELIPE

O bichinho tá indo bem, vergonhoso foi a FAB reduzir de 28 para 19 unidades.

Demolidor

Tomará que com a mudança de governo eles mudem está decisão.

Camargoer

Talvez a FAB aumente a frota de KC390 mas isso só quando forem entregues todos os 19… Daí pode ser que se avalie a necessidade de mais aviões. Antes disso, improvável.

Nonato

Para quem fala que a Embraer é orgulho do Brasil é bom lembrar que é uma empresas privada.
Quem se diz nacionalista, o que o atual governo fez para evitar que empresas estrangeiras comprem as nossas?
Seja siatt, mectron etc

Demolidor

A Embraer é privada mas o Governo tem a Golden Share da Embraer o governo tem poder de veto dentro da Embraer.

José de Souza

Privada, aliás, “privatizada”. Só se tornou possível por maciço investimento do governo, já que nosso empresariado não investe de fato em nada, não investe em pesquisa, desenvolvimento ou inovação, só na ciranda financeira.
Se não fosse o GF e a teimosia e visão de alguns São José dos Campos ainda seria um fazendão Agro é Pop!

Privatizada quando já tinha produtos de sucesso em sua carteira, a maioria, aliás, demanda do próprio GF/FFAA.

Santamariense

Sem tirar todo o mérito do governo em investir e promover o crescimento da Embraer, durante décadas, quando a mesma foi privatizada era um cabidão de empregos, com muito mais funcionários do que trabalho para os mesmos. As dívidas eram enormes. A empresa e o país não perderam nada com a privatização, pelo contrário.

Demolidor

Boa notícia e a tendência é ter muitas outras vendas, com a mudança de governo no Brasil isso facilita bastante para as empresas exportadoras porque o Brasil não está mais isolado.

Toro

Que ótimo ano para o projeto KC390! Coisa linda de se ver!!!
Parabéns enorme para toda a equipe desse projeto e para a Embraer. Engenharia e criatividades nacionais a pleno vapor!!

[sonho meu] A FAB na rasteira disso virar parceira no 5 geração deles (KF-21). [/sonho meu]

willhorv

Fantástica notícia!! Outros players utilizando o KC fomenta e angaria mais ainda o mercado…pena o BR ter diminuído suas aquisições…espero que isto se reverta e traga mais vetores as nossas forças…

adriano Madureira

espero que com essa aproximação Brasil-Coréia do sul no âmbito militar muitas outras oportunidades para ambos os lados possam ser ofertadas e aproveitadas.

comment image

comment image

A BID sul-coreana tem muitos produtos que poderiam servir para os propósitos de nossa defesa e até mesmo alguns que poderiam sanar deficiências em algumas áreas nossas.

comment image

comment image

comment image

Carlos Pietro

Boa noite, excelente notícia. Parabéns para a Embraer, Força Aérea Brasileira e seus engenheiros. É apenas o começo. A era do C 390 está apenas começando. Vai dominar os céus do planeta.