Saab assina novo acordo de cooperação com empresa da Malásia, referente ao Gripen

1

Gripen NG Demo com mísseis Meteor e IRIS T em testes pelos suíços - foto Saab

Nesta terça-feira, 13 de dezembro, a empresa sueca Saab informou em nota que assinou um novo acordo de cooperação industrial com a empresa malaia Defence Technologies Sdn Bhd (Deftech), subsidiária da DRB-HICOM Berhad. A intenção do acordo é aprofundar e alargara a relação existente entre as duas empresas, incluindo o sistema Gripen em seu planejamento conjunto.

Em 2011, as duas empresas já haviam assinado um acordo para colaborar em sistema de alerta aéreo avançado e controle (AEW&C). Isso foi expandido em março de 2013 com a assinatura de um Memorando de Entendimento (memorandum of understanding – MoU) cobrindo diversas áreas tecnológicas.

Saab 2000 Erieye AEW&C - foto Saab

Já o acordo de hoje leva a parceria da Saab com a Deftech a um novo nível, segundo a nota divulgada pela empresa sueca, delineando uma planejada cooperação industrial que vai explorar áreas de transferência de tecnologia e trazer novas capacidades à Malásia. O acordo cobre áreas como atividades relacionadas à manutenção e apoio ao Gripen, projeto e manufatura de sistemas compósitos avançados e transferência de tecnologia associada.

A Saab já forneceu às Forças Armadas da Malásia equipamentos de defesa como radares marítimos e terrestres, sistemas de autoproteção embarcados para helicópteros e caças, sistemas de comando e controle navais, além de armas para o Exército, incluindo armamento anticarro (antitanque).

FONTE / FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Saab

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kojak

Pode significar continuidade do Gripen em futuras compras, muito bom.

AEW&C ??

As futuras plataformas tem que ser nossas – EMBRAER, vai pra cima.