Rafale na mostra LIMA 2013 da Malásia: ‘o melhor avião do mundo’

18

Rafale na mostra LIMA 2013 com Typhoon ao fundo - foto Força Aérea Francesa

Segundo nota da Força Aérea Francesa publicada na quinta-feira, 28 de março, o comentarista oficial da Malásia disse a seguinte frase após a exibição aérea do Rafale na mostra LIMA 2013, realizada no país: “O melhor avião do mundo!”

A nota informou que as apresentações do Rafale são feitas junto com os jatos Eurofighter e Gripen. Na foto acima, pode ser visto um Eurofighter Typhoon britânico ao fundo. A apresentação do Rafale que rendeu o elogio do comentarista malaio foi a de 26 de março, primeiro dia da LIMA 2013 ((Langkawi International Maritime and Aerospace Exhibition), que vai até 30 de março.

Antes disso, no dia 23, foi realizado um voo de treinamento e certificação para as autoridades locais, no aeroporto de Langkawi. A equipe francesa havia deixado a Base Aérea de Saint-Dizier na França em 19 de março e chegou à Malásia no dia seguinte, após uma escala em Al Dhafra (Emirados Árabes Unidos).

Agência de notícias da Malásia também destaca a apresentação do Rafale

Nota publicada também na quinta-feira pela agência de notícias malaia Bernama, a respeito das apresentações do Rafale, destacou que “as multidões presentes à LIMA simplesmente não conseguiam se fartar (just could not get enough) de ver o caça multitarefa francês Rafale”. O título  é “Rafale ovacionado pelas multidões na LIMA” (Rafale Wows Crowd At LIMA).

Segundo a nota, mesmo já no terceiro dia de exibições, o público continuava ansioso por ver as excitantes manobras do “provado em combate, potente e ainda assim ágil” Rafale. A equipe do Rafale recebeu, naquela quinta-feira, a visita do secretário do Ministério da Defesa da Malásia, general Datuk Seri Dr Ismail Ahmad, que subiu a bordo de um dos jatos.

Abaixo, vídeo publicado no youtube mostrando apresentação do Rafale no primeiro dia do evento.

FONTES: Força Aérea Francesa (também foto do alto) e Bernama (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês e inglês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Mesmo sendo gerente comercial a mais de 25 anos eu sempre me espanto com a modéstia dos “vendedores”…..

Sds.

Edgar

Realmente tem preço de melhor do mundo…

Marcos

Melhor do mundo mas tem esse troço ai na frente, não retrátil, para reabastecimento.

Roberto F Santana

Afirmar que o Rafale é o melhor avião do mundo obviamente é um exagero, mesmo porque, existe um variedade bem grande de funções, cada um com sua peculiariedade. Mas sem dúvida o avião da Dassault é quase que imbatível em suas apresentações ao público, só mesmo superado pelos Sukhoi.A típica manobra final, de sair do looping baixando o trem de pouso na final para pouso, é inigualável, até mesmo impossível para outros. Em outras apresentações pode-se ver outras façanhas, como o voltas completas de 360º acompanhadas por tunôs feitos para o lado de fora, manobra esta que só é possível… Read more »

Hamadjr

Menos Batista, menos …, melhor do mundo é uma hipérbole

Almeida

‘ Rafale (…) o melhor avião do mundo’

HAHAHAHAhHAHAHHAAHhah HAHAHAHAHAHAHAHAHAH HAHHAHAAH
HAHAHAHAHAHAHAHAGHhaahhahaahHAHA HAHAHAHAHAHA
cof cof cof HAHAHAHAHA
HAHAHAHAHAHAHHAhah!!!!!!!!!!!!1!!!11!!!!
!!!onze!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Almeida

Bem, agora que recuperei meu folego, o Roberto tem seu ponto. Tirando o Su-30MKX e o F-22A, as apresentações do Rafale são as mais belas e radicais hoje em dia. Em parte porque quando pelado e com apenas metade do tanque cheio, ele é um avião realmente muito ágil e manobrável. Em parte porque é sim um avião muito bonito. E em parte também porque os pilotos franceses são bons e meio loucos…

http://goo.gl/w0Iub

Roberto F Santana

Com esse último vídeo que o Nunão postou dá para comparar melhor.
O Rafale voa 90% do tempo com os motores no máximo (pós-combustor), não os reduz nem mesmo no mergulho, semelhante a aviões convencionais com motores a explosão e hélices de passo constante.
O voo parece muito mais agressivo e rápido e o piloto não deixa o avião ir longe e não permite, que a aeronave fique ou dê a impressão de que está sem potência.
E diria: “é a melhor apresentação do show”.

Galeão Cumbica

Pensei que o rafale abaixava este pinguelo (sonda de abastecimento), na hora de voar.

GC

Clésio Luiz

Interessante como os canards eliminam o maior defeito da asa delta, que é sangrar muita velocidade em curvas sustentadas. Tudo bem que os eurocanards tem enflechamento menor do que um Mirage 2000 (aumentando a relação envergadura/corda), e esse menor que o Mirage III, mas mesmo assim, hoje os deltas podem fazer curvas sustentadas que não ficam nada a dever aos caças convencionais.

Tirando o F-35, todos os caças de 5ª geração adotaram asa delta, seja à la MiG-21 ou eurocanards.

Nick

Boa apresentação do Rafale. Mas melhor do mundo? 😀

Menos, bemmmmmmmmmmmmmmm menos… hehehehe

[]’s

ricardo_recife

O Rafale é um ótimo caça acrobatico. Fora isto é HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA,HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA.

Melhor caça do mundo, estes caras são hilários, divertidíssimos.

Abs,

Ricardo

Galeão Cumbica

Na opiniao de vcs entao quem seria este caca?

Claro fazendo um balanco das variaveis!

GC

Nick

Caro Galeão Cumbica,

O atual padrão ou benchmark por qual todos os caças são medidos e comparados é o LM F-22A Raptor. E todos perdem, é claro. 🙂

[]’s

Almeida

F-22A, o único verdadeiro caça de quinta geração. Ele possui os 5 S que em tese definem esta geração:
Super maneuverability
Supercruise
Sensor Fusion
Situational Awareness
Stealth

O F-35, por exemplo, só possui os últimos 3 S e não deveria ser classificado como 5a. O PAK-FA pode vir a ter os 5, mas ainda é cedo para dizer. Alguns caças de quarta geração, notadamente o Typhoon, possui uma ou mais dessas características e por isso são ditos 4a+ ou 4a++

tiagobap

Galeão, para melhor “caça do mundo” (ou da história…), eu vou com o Discovery Channel:

http://military.discovery.com/tv-shows/warplane/top-10-fighter-aircraft.htm

P-51 Mustang na cabeça!!!

Tiagobap, um fã de hélices e motores a combustão…

P.S.: desculpem o tangenciamento do tópico, mas não resisti, hehehe