Venda do Rafale foi abordada em visita do MD da França à Malásia

0

Rafale - exercício de guerra eletrônica na Eslováquia - foto ilustrativa Força Aérea Francesa

Na última terça-feira, 4 de novembro, o ministro da Defesa da França Jean-Yves Le Drian afirmou que a venda de caças Dassault a Rafale foi um dos assuntos que tratou em recente visita à Malásia. Em resposta a perguntas de repórteres sobre possível venda do Rafale e as conversas com autoridades malaias, Le Drian disse que os planos da Malásia de renovar sua frota de caças foi um assunto “levantado”.

A informação foi divulgada em reportagem do jornal francês Le Parisien do mesmo dia, que trouxe a seguinte declaração do ministro após reunião duas autoridades da Malásia, o primeiro ministro Najib Razak e o ministro da Defesa Hishammuddin Hussein:  “Acreditamos que o Rafale é um grande avião, e estamos esperançosos de conseguir uma parceria com a Malásia nesse assunto”. Porém, Le Drian afirmou que o conteúdo das conversações é “confidencial” e que a escolha compete aos malaios.

A Malásia quer substituir sua frota de caças MiG nos próximos anos, e a empresa francesa Dassault disputa um contrato para fornecer as aeronaves. O país já tem uma parceria de defesa bem próxima com a França, com o fornecimentos de diversos equipamentos militares como helicópteros e submarinos. Ainda assim, em visita à França no ano passado, o primeiro-ministro malaio Najib Razak foi evasivo quanto à possibilidade da Malásia comprar o Rafale, fazendo referência a problemas financeiros do país.

Artic Thunder - Caças Rafale na Noruega - foto 3 Força Aérea Francesa

FONTE: Le Parisien (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

FOTOS: Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments