Placar ‘pré-jogo’ do LIMA 2013 da Malásia: Typhoon 4, Rafale 2

5

Typhoons dos esquadrões 3F - 11F - 17R e 29R da RAF - foto Eurofighter

Eurofighter informa que 4 Typhoons estarão na exibição na Malásia, enquanto a Dassault faz referência a 2 Rafales – evento começa nesta terça-feira e inclui exibições aéreas destas e outras aeronaves

Se para a futura concorrência da Malásia para caças valesse alguma coisa a quantidade de aeronaves mandadas para o LIMA 2013 (Langkawi International Maritime & Aerospace Exhibition), o consórcio Eurofighter estaria largando na frente da francesa Dassault. Segundo o site do consórcio europeu, nada menos do que quatro jatos Typhoon da RAF (Força Aérea Real Britânica) foram deslocados para participar do evento, que começa nesta terça-feira (26/3) e vai até sábado (30/3). Por seu lado, os franceses levaram “apenas” dois caças Rafale, segundo o site da Dassault.

Mas quantidade não deverá fazer diferença no evento (a não ser para formar uma bela linha no pátio), e sim a qualidade das exibições em voo para o público e do marketing de seus fabricantes para os políticos e militares da Malásia. Sobre as exibições,  nota do consórcio Eurofighter destaca que haverá apresentações do Typhoon, e que o tenente Jamie Norris, que deverá pilotar o caça nas apresentações, treinou duro para esses voos durante o rigoroso inverno inglês com sua equipe, do esquadrão 29 da RAF.

Rafale - foto armee de lair

Já o site da Dassault, em uma nota bastante discreta e sucinta (comparada a duas notas que a BAE Systems / consórcio Eurofighter dedicou ao tema) não menciona apresentações em voo dos  dois caças Rafale enviados à Malásia. Apenas afirma que estarão em exibição estática, assim como uma maquete para estande.  Porém, a página do LIMA 2013 informa que o Rafale vai exibir suas qualidades de voo para o público do evento.

Os dois “eurocanards” bimotores não estarão sozinhos: ainda segundo a organização do LIMA 2013, o “eurocanard” monomotor Gripen da sueca Saab também se exibirá, com a apresentação de um exemplar da Força Aérea Real da Tailândia. Além dos caças europeus, um F/A-18F Super Hornet da norte-americana Boeing tem exibição em voo agendada.

O motivo de todos esses deslocamentos é óbvio: a concorrência para substituir os MiG-29 da Malásia, que deverá ocorrer mais tarde neste ano. Falando nos MiG-29, nada menos do que sete exemplares malaios deverão se exibir, assim como dois Su-30 da Força Aérea Real da Malásia. Da família Flanker, também comparecerão cinco Su-27 da equipe de exibição “Russian Knights”.

LIMA 2013 Malásia - apresentações em voo - imagem LIMA 2013

Para conferir todas as aeronaves que estarão no LIMA 2013 (além das que se exibirão em voo, mostradas na tabela acima), clique no site do evento, logo abaixo.

FONTES: Eurofighter, Dassault e LIMA 2013

IMAGENS: RAF , LIMA 2013 e Armée de l’air

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Ao ver a imagem da propaganda do show, cheguei a pensar que o Sukhoi T-50 iria fazer uma passagem por lá. Malditos marketeiros…

Vader

Porque que terá mais Typhoons que Rafales?

Ora, simples: porque foram fabricados mais Typhoons que Rafales.

Não sei se fui muito sutil… 😉

Nick

E mais um F-X vai começar…

[]’s

Marcos

coming soon: FX-3 – a volta das moscas mortas

vai ser divertido ver o GF pedindo tot irrestrita de um F-35

(deixe-me rir: ho, ho, ho…)

Edgar

Rapaz, qd bati o olho no título do tópico já achei que o Peru tinha confirmado a compra dos EFs e que ainda esse ano as aeronaves já iam estar na mão dos caras… que susto! Achei que nossa leseira política ia nos deixar atrás de mais uma nação da AS…