MD da Malásia desmente reportagem sobre ‘leasing’ de caças Gripen

3

Gripen da Tailândia que participa do LIMA 2013 - foto via Gripen Blog

País está interessado apenas em compras, disse o ministro em coletiva de imprensa durante o evento LIMA 2013

Segundo reportagem da agência malaia Bernama publicada nesta terça-feira, 26 de março, a Malásia não vai adquirir caças Gripen via “leasing”, como foi noticiado por uma revista internacional de defesa. O ministro da Defesa da Malásia, Datuk Seri Ahmad Zahid Hamidi, desmentiu a reportagem que dizia que o país iria ampliar seu poder aéreo com o “leasing” de 24 a 32 caças Gripen suecos. O Gripen é um avião de combate multitarefa atualmente em uso pelas forças aéreas da Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca e Tailândia.

O ministro disse nesta terça-feira: “Quero enfatizar que a reportagem não é verdadeira, pois a Malásia somente está interessada em comprar equipamentos de defesa”. Ele também deu a entender que, como comprador, o país tem o direito de decidir qual é a melhor aeronave para ele, e que essa decisão não está a cargo da indústria de defesa.

A respeito da participação do caça da sueca Saab no evento LIMA 2013, que começou hoje e vai até o dia 30, o Gripen Blog publicou nesta terça-feira nota informando que um caça Gripen da Tailândia está na Malásia para exibições acrobáticas para o público, e divulgou foto de uma apresentação feita já no sábado, dia 23, antes do evento.

FONTES e FOTO: Bernama e Gripen Blog (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Galeão Cumbica

Achamos onde esta o dinheiro, a Petronas deve estar com ações em alta!

GC

andreas

Por falar em compras: haverá anúncio de compras para a FAB (FX-2) durante a LAAD? Alguém sabe?

virgilio

Acho minha opinião que a Malasia deveria escolher o Gripen.

FX-2 durante a Laad, espero que sim?; Senão só teremos teco-tecos e asas deltas para fazer a defesa do espaço aéreo nas olimpíadas e copa.

E o mais importante que venham o Gripen.