Primeiros três jatos Mirage 2000D franceses chegam à Jordânia para combater EI

    352
    10

    Operação Chammal - Primeiros três Mirage 2000D na Jordânia - foto Min Def França

    Traslado de 4h30 a partir de Nancy, realizado em 28 de novembro, teve dois reabastecimentos em voo com C-135FR, que também transportou equipamentos à Jordânia. Outros suprimentos para operação dos jatos chegaram no mesmo dia ao país a bordo do navio de desembarque-doca Siroco

    Nota divulgada pelo Ministério da Defesa da França informou que, em 28 de novembro, três jatos Mirage 2000D da Força Aérea Francesa, baseados em Nancy, se desdobraram para a Jordânia para integrar o dispositivo militar francês engajado na luta contra o Estado Islâmico (EI), também denominado Daech, na Operação Chammal.

    O traslado durou 4 horas e 30 minutos, sem escalas, com dois reabastecimentos em voo realizados por um avião-tanque C-135FR da Base Aérea de Istres, que também transportou material militar. Com a chegada das três aeronaves ao teatro de operações, o dispositivo francês passa a ter nove caças Rafale, um reabastecedor C-135FR e um avião de patrulha marítima Atlantique 2 (da Marinha, os demais da Força Aérea), aeronaves que já operavam a partir de base na Base Aérea de Al Dhafra nos Emirados Árabes Unidos, além dos três jatos de ataque Mirage 2000D na Jordânia. No mar, a fragata antiaérea Jean Bart integra o grupo aeronaval da Marinha dos EUA (USN) nucleado pelo navio-aeródromo USS Carl Vinson.

    Operação Chammal - Primeiros três Mirage 2000D na Jordânia - foto 2 Min Def França

    A partir da próxima semana, outros três jatos Mirage 2000D completarão o reforço do dispositivo, somando seis aeronaves do tipo. O uso de base na Jordânia marca uma melhoria notável no tempo de voo até os objetivos no Iraque: as quatro horas gastas em rota tendo como base os Emirados diminuirão para uma hora e meia a partir da Jordânia. Os caças Rafale em Al Dhafra passarão, com o início das operações dos jatos Mirage 2000D, a realizar primordialmente missões de reconhecimento em profundidade. Contudo, poderão reforçar a capacidade de ataque a qualquer momento.

    Operação Chammal - Primeiros três Mirage 2000D na Jordânia - foto 3 Min Def França

    Material necessário para a operação dos jatos Mirage 2000D chegou à Jordânia naquele mesmo dia a bordo do navio de desembarque-doca Siroco (TCD –  transport de chaland et de débarquement) que atracou em Aqaba.

    FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

    VEJA TAMBÉM: