Reforço de caças Rafale no Golfo Pérsico já começou a cumprir missões sobre o Iraque

4

Caça Rafale em operações no Iraque - foto Min Def França

Em 7 de outubro, dois dias após sua chegada ao Golfo Pérsico, o reforço de caças franceses Rafale à chamada operação Chammal contra o Estado Islâmico no Iraque começou a realizar missões. Conforme nota divulgada no dia seguinte pelo Ministério da Defesa da França, dois caças desse reforço fizeram uma patrulha de reconhecimento armado na região oeste de Bagdá e de Mossoul.

Uma aeronave era proveniente do Esquadrão 1/7 Provence da Força Aérea Francesa, normalmente baseado em Saint-Dizier (Base Aérea 113) e outro do Esquadrão 2/30 Normandie-Niemen, da base 118 de Mont-de-Marsan. A missão teve duração de sete horas e trinta minutos, e necessitou de quatro reabastecimentos em voo com aeronave KC10 da Força Aérea dos EUA (USAF).

Caça Rafale do esq 1-7 Provence do reforço a operações no Iraque - foto Min Def França

Ainda naquele dia, dois outros caças Rafale do Esquadrão 3/30 Lorraine, apoiados por um avião de reabastecimento C135FR da Força Aérea Francesa, fizeram mais uma missão de reconhecimento armado a noroeste de Mossoul.

Também realizou-se naquele dia 7 uma missão de vigilância e inteligência de 12 horas de duração de um Atlantique 2 da Marinha Francesa. Não foi informado, na nota de 8 de outubro, o ataque a qualquer alvo, apenas que as missões visaram fazer reconhecimento das posições, movimentos e vulnerabilidades dos combatentes do Estado Islâmico (EI, também referido como Daech) com os caças levando armas para garantir ataques em caso de identificação de alvos de oportunidade no solo.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: vale lembrar mais uma vez que o Esquadrão Lorraine, citado a partir da metade da nota, é uma unidade de dotação reduzida baseada permanentemente em Al Dhafra, nos Emirados Árabes Unidos (Base Aérea 104), e que estava incumbida desde 19 de setembro das missões sobre o Iraque na operação Chammal (a parte francesa dos esforços multinacionais contra o EI).

Nota anterior do MD francês trouxe algumas informações e fotos sobre o reforço enviado da França, dos esquadrões Provence e Normandie-Niemen, aos caças Rafale do esquadrão Lorraine.

Caças Rafale do reforço a operações no Iraque - traslado Saint Dizier para Al Dhafra - foto Min Def França

Segundo a nota, a chegada do reforço de três caças Rafale a Al Dhafra deu-se às 15h de 5 de outubro, após um voo de 6 horas de duração que contou com três reabastecimentos em voo com um C-135FR francês que foi enviado para substituir a tripulação que já realizava o apoio aos caças na região. O conteúdo da nota, acompanhada das fotos imediatamente acima e abaixo, dá a entender que os três caças se concentraram em Saint-Dizier (Base Aérea 113, que abriga os jatos do Esquadrão Provence) para a partida rumo a Al Dhafra. Os números das bases que normalmente abrigam e apoiam os caças (104 para Al Dhafra, 113 para Saint-Dizier e 118 para Mont-de-Marsan) podem ser vistos em fotos de caças Rafale logo abaixo das cabines.

Caças Rafale do reforço a operações no Iraque - traslado Saint Dizier para Al Dhafra - foto 2 Min Def França

 

Caças Rafale do reforço a operações no Iraque - traslado Saint Dizier para Al Dhafra - foto 3 Min Def França

 

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Off-Topic: convites da apresentação do KC 390 já estão sendo entregues! Confirmado 21/10 às 11:00.

Clésio Luiz

Bacana a última foto, uma pena não encontrá-la em tamanho maior.

Carlos

Quanto custa a hora de vôo (total) ?