BNDES financia construção de hangar em base aérea de Gana

13

A obra está sendo executada por uma empresa brasileira

 

hangar contracta em gana

Amos Amaglo

O governo brasileiro , por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),  liberará fundos no valor de US $ 17 milhões para o governo de Gana para a construção de um hangar , escritórios e oficinas da Base da Força Aérea de Gana.

O projeto seria executado pela Contracta , uma empresa brasileira.

Isso envolveria também o fornecimento de equipamentos de combate a incêndio e ônibus para a Força Aérea.

O acordo de financiamento é resultado da reunião Brasil – Gana , realizada pelo ex-presidente John Kufour e pelo ex- presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva durante a primeira Cúpula África -América do Sul (ASA), ocorrida em 2006. Nessa reunião , foi acordado que o Brasil e Gana deverão trabalhar em conjunto com o objetivo de promover o desenvolvimento da infraestrutura em Gana com base nas capacidades e tecnologias brasileiras.

Em 2008, iniciou discussões oficiais entre os dois governos sobre empréstimos oficiais brasileiros e facilidades de crédito em relação ao compromisso assumido por ambos os presidentes. Na verdade, o foco inicial era sobre a possibilidade de concessão de crédito em condições favoráveis ​​para a construção de hidrelétricas nos rios Oti e White Volta.

Negociações posteriores giravam em torno do financiamento e da construção dos lotes 5 e 6 do projeto Corredor Rodoviário Leste e os projetos na Base da Força Aérea.

Com 34% dos recursos já liberados​, o montante restante deverá seguir dentro do período de duração do projeto, que está previsto para ser concluído em julho de 2014, a Contracta já deu início aos trabalhos de fundação.

A embaixadora do Brasil em Gana , Irene Vida Gala, apontou que as condições necessárias haviam sido plenamente estabelecidas para o fortalecimento e a expansão da cooperação financeira Brasil – Gana. Tal ação , ela afirmou , tornará as futuras negociações mais fáceis e breves, porque o caminho já havia sido aberto.

“Existe confiança, conhecimento e entendimento entre as partes e até mesmo o mais importante, o forte compromisso político de ambos os Governos”, ressaltou.

O diplomata revelou que Contracta , a empresa do projeto Base de Força Aérea, tinha sido uma referência notável de capacidade gerencial e tecnológica brasileira e, portanto, poderia fornecer altos padrões de profissionalismo na execução de todos os projetos em Gana.

base aerea de Accra - Gana

Ela também espera que o governo ganês permita que a empresa use esses conhecimentos na renovação do Mercado Central Kumasi, o que certamente trará notáveis ​​benefícios sociais e econômicos para o país, especialmente para Kumasi.

Ela mencionou alguns projetos em andamento que grandes empresas brasileiras na área de construção civil estão executando em Gana.

A Queiroz Galvão está atualmente trabalhando no Kwame Nkrumah Circle, em Accra , no Aeroporto Tamale na Região Norte e em um grande projeto habitacional perto Prampram, na Região da Grande Accra.

Ela expressou otimismo de que as relações cordiais entre Brasil e Gana será reforçada.

Dentre os dignitários , que estiveram presentes à ocasião , estavam o ex-ministro da Defesa, teenente-brigadeiro Joseph Henry Smith (reserva) e o Chefe do Estado Maior da Força Aérea vice-marechal do ar Michael Samson- Oje .

FONTE: DailyGuide (tradução e edição do Poder Aéreo a partir do original em inglês)

IMAGENS: superior – Contracta, inferior Google Earth

COLABOROU: Henrique C.O.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Enquanto isso nossas estradas, portos, aeroportos, ruas, calçadas seguem abandonadas, fazendo vítimas milhares de brasileiros.

Antonio M

Não sou contra mas, falta muito desses investimentos no Brasil mesmo ou como dizemos muito por aqui, falta fazer muita lição de casa.

E os componentes do governo atual diziam, quando eram oposição, que isso era imperialismo.

E teremos contrapartidas ou mais para frente perdão da dívida para propaganda política?!?!?

ricardo_recife

Eles sabem que não precisam pagar ao BNDES. Depois o governo da um perdão da dívida. É o Brasil passando a cultura do calote a outros “povos amigos” na África, por que aqui nos já temos povos “mui, mui amigos”.

Abs,

Ricardo

Guizmo

Exatamente Ricardo!!! O absurdo disso é que o BNDES usa dinheiro nosso pra isso e depois o GF perdoa a dívida….cara, na boa, me faz até mal esse tipo de coisa, não vou ficar mais comentando….bandidos!

Vader

Ah qualé galera, os ditadores africanos que trucidam sua própria gente aos milhões são todos amigos, irmãos e companheiros do ParTido e do Foro de São Paulo. Qual o problema da gente doar um mercado, uma base aérea, um aeroporto e uma auto-estrada pros caras? Se até refinaria de gás a gente doa para os “hermanos” bolivarianos? Afinal de contas, somos um país rico! O Bravfil-PuTânphia, onde as estradas tem camadas de 50 centímetros de asfalto, onde os hospitais são padrão FIFA, onde nas escolas, colégios e universidades só se formam “einsteins”, onde se produzem milhares de patentes por mês.… Read more »

Edgar

Vader, discordo de você!

Acho que temos sim problemas muito sérios de justiça aqui em nosso país!

Afinal, não fosse o honroso ato de nosso ministro decano ontem, 12 heróis nacionais inocentes seriam gravemente punidos pela nossa suprema corte!

E num ato de desrespeito sem tamanho, um dos ministros autoritários que iria impor tamanha pena injusta, falou que “isso aqui não é um tribunal bolivariano”!! Quanta falta de civilidade ao ridicularizar nosso herói latino-americano!!!

BNDES é pra isso mesmo! O Banco das Nações em Desenvolvimento!

Mama Africa!

¡Viva la Revolución!

Baschera

Sem falar nos Us$ 200 milhões para o financiamento dos carros da nova linha do metrô de Buenos Aires, dos Us$ 900 milhões de financiamento dos portos em Cuba….. das estradas e rodovias no Equador, etc….

Sds.

juarezmartinez

Vamos “espraiar” esta noticia: Para quem não be ainda, o O Lula é lobista de duas grandes empreiteiras, municiado de informações sigilosas e mandando no BNDEs com seus capangas vai e vem a África vendendo o pacote completo, a obra, o empreiteiro, o financiamento e a comissão de ambos, dele e do governante envolvido. Se fosse alguém da direita fazendo isto a bancada ptista já tinha pedido a cabeça do FHC. É o fim senhores, é a latrina, só espero que Tio Sam jogue todo o estafilococus que grampeou a frente de um vento minuano forte, mas evidentemente que no… Read more »

Soyuz

O BNDES libera o dinheiro, a empreiteira brasileira constrói e doa depois para vultuosos recursos para campanha do governo que controla o BNDES que libera o dinheiro.

Simples assim

Baschera

Fez-se luz no galinheiro…..

Entendem agora como funciona a “máquina” de perpetuação do poder ??

Entendem agora porque dos 51 (sic!) helicópteros mais caros do planeta ??

Entendem agora como o filho do Deus-Sol virou, da noite para o dia, um “empresário milionário ??

Pois é…. daí saiu também um certo jatinho de vários milhões de dólares…. e seu milionário custo de operação e manutenção.

Depois o povo fica fazendo passeata….. por vinte centavos !!!

“Polvo” brasileirooooooo !!

Sds.

Requena

“Soyuz disse:
O BNDES libera o dinheiro, a empreiteira brasileira constrói e doa depois vultuosos recursos para campanha do governo que controla o BNDES que libera o dinheiro. Simples assim”

BINGO!

cristiano.gr

E lá se vai mais um pouco do nosso suado dinheiro para países inadimplentes que se beneficiam da vontade e benevolência do chefe magnata megaempresário e ex-presidente Lula, que perdoa as dívidas desses países para que o BNDES possa seguir financiando para eles e as empreiteiras recebendo em dia e posteriormente financiando as campanhas do PT. E nosso dinheiro sendo usado para isso.

Oganza

Nóis mereci… a curpa disso é minha, sua, é nossa.

Eles são criminosos inocentes e nós somos inocentes criminosos.

Sds.