Caças Rafale fazem primeira missão noturna sobre o Iraque

12

Rafale - primeira missão noturna na operação Chammal - foto Min Def França

Em nota divulgada na sexta-feira, 3 de outubro, o Ministério da Defesa da França informou a realização da primeira missão noturna da Operação Chammal (como é chamada a contribuição francesa aos esforços contra o Estado Islâmico) sobre o Iraque, envolvendo dois caças Rafale e reabastecimentos em voo com C135-FR da Força Aérea Francesa e um KC10 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

A missão ocorreu na quinta-feira, dia 2, sobre a região de Mossoul, em apoio às Forças Armadas Iraquianas que lutam contra o Estado Islâmico (EI), também referido como grupo terrorista Daech. A duração foi de sete horas, e a nota não informou se houve algum ataque durante a missão, embora possam ser vistos armamentos como bombas guiadas e míssil ar-ar, nas fotos.

C-135-FR - primeira missão noturna na operação Chammal - foto 2 Min Def França

A nota destacou que as funções de designação laser e de reconhecimento de longa distância do pod (casulo) de aquisição de alvos multifunção Damoclès, conferem ao Rafale a capacidade de lançar bombas guiadas a laser e fazer reconhecimento tático tanto de dia quanto de noite. Durante a missão, os caças ficaram em contato permanente com o centro operacional aéreo americano de Al Udeid, no Qatar, encarregado de coordenar os meios engajados na região.

Rafale - primeira missão noturna na operação Chammal - foto 2 Min Def França

Também houve um voo de 10 horas de duração de um avião de patrulha marítima Atlantique 2 da Marinha Francesa, em missão ISR (Intelligence, surveillance and reconnaissance – inteligência, vigilância e reconhecimento) a noroeste de Bagdá. A missão do Atlantique 2 permitiu estabelecer posições, movimentos e vulnerabilidades do Daech.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Legal,

How much ?

Carlos

Boas fotos, para MKT boas mesmo.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França

Jean-Marc Jardino

Enquanto isso o Gripen NG é um otimo caça de papel, qdo for lançado o mundo estara lançando caças de Sétima Geraçao…..Brasil ta bem pra caramba.

Vader

Loser…

Oganza

“o mundo estara lançando caças de Sétima Geraçao”– EUA, China e talvez Rússia e Índia… kkkkkk

sem… sem… sem noçããão !!!!!! kkkkkkk

Será muito ilário quando a DGA fizer o seu primeiro RFI do Lightining para substituir seus M-2000 kkkkk 😀

Carlos

“Vader
4 de outubro de 2014 at 18:28 #”

Lord & Oganza

http://www.youtube.com/watch?v=n8sYdFHtbJE

Oganza

Carlos…. kkkkkkkk

parei…. ainda tô rindo aki….

Ele como muita brochet(?)…. kkkkkkk

Carlos

Lord Vader,

lembra o que comentei sobre o face ?

“Jean-Marc Jardino Saiu do papael ja???

Curtir · Responder · Ontem às 13:07”

papael???

kkkk rsrsrs

Iväny Junior

Em relação à missão, estamos vendo caças fazendo trabalho que poderia ser feito por bombardeiros antigos. Coisas pra Bear e B-52. Também por patrulheiros modernos com capacidade de ataque ar-solo como o P-3C, P-8 e os novos AC-130 gunship. Bombardeiros modernos como Tu-22 e Tu-160, B-1 e B-2 já seria até exagero de equipamento em relação aos alvos. F-22’s, rafales, tornados, Typhoon’s, eagles, vipers e super lobbys precisam de REVOs constantes e muitos desdobramentos de equipes de solo e logística. Propaganda de todo lado porque o segmento está caro e se ninguém no ocidente entender que dá pra utilizar aviônicos… Read more »

Pangloss

Carlos, já estava demorando para os turcos se apresentarem para o combate.

Eles são os maiores interessados em estabilizar a região, de modo a não estimular movimentos separatistas curdos em seu território, que devem estar bastante entusiasmados com a proximidade da independência do Curdistão iraquiano.

HMS TIRELESS

Esse Jean Marc Jardino é um loser mesmo! Ainda acho que ele é o Rafrutinha positrônico….rs!