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Oposição canadense pressiona governo a explicar suposta decisão pelo F-35

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F-35A visto de um avião reabastecedor - foto Lockheed Martin

Representante do governo, em resposta, disse que nenhuma decisão foi tomada ainda e recusou-se a revelar quando será divulgada. Há rumores de que só haverá divulgação durante as férias parlamentares do meio do ano

No último sábado, 7 de junho, o jornal Toronto Sun publicou reportagem assinada por Daniel Proussalidis sobre as repercussões políticas de reportagem recente da Reuters, que indicava que o governo do Canadá decidiu-se pelo caça F-35 como substituto da frota atual de CF-18 da Força Aérea Real Canadense.

A polêmica está focada na questão industrial. O parlamentar Matthew Kellway, do NDP (Partido Novo Democrata), perguntou na sexta-feira, no período reservado a questões: “Poderia o ministro, ao menos, dizer-nos se empresas canadenses terão trabalho garantido?”

Em resposta, Bernard Trottier, secretário parlamentar da ministra de Obras Públicas (pasta envolvida no assunto dos caças) Diane Finley, pediu que Kellway “esfriasse os seus motores”: “Nenhuma decisão foi tomada sobre a substituição da frota de  caças CF-18. Nosso governo vai finalizar diversos relatórios relacionados a capacidades de defesa, benefícios ajustáveis, custos e outros fatores com vistas a substituir nossa frota de CF-18.”

EDA 60 anos - CF-18 Hornet apresentação 2 sábado -  foto 5 Nunão - Poder Aéreo

Trottier disse que a avaliação de possíveis caças incluem questões sobre benefícios industriais, mas recusou-se a revelar quando o governo anunciaria a decisão sobre os substitutos do CF-18. Este novo combate político sobre o tema segue-se a uma reportagem da Reuters, baseada em múltiplas fontes, afirmando que a revisão governamental sobre potenciais substitutos da atual frota já estaria pronta, e que o governo estaria prestes a finalizar a decisão de comprar 65 jatos F-35 sem uma competição. O governo não confirmou a informação.

Especula-se que os governistas esperariam até o início das férias parlamentares do meio do ano para anunciar uma decisão, o que está agendado para daqui a duas semanas.

Desde junho de 2012 o governo vem avaliando não só o caça furtivo F-35 da norte-americana Lockheed Martin, mas também o Super Hornet da Boeing (também dos EUA), o francês Dassault Rafale e o Typhoon, do consórcio europeu Eurofighter. Apesar do governo ter estabelecido um orçamento de 9 bilhões de dólares para a compra de caças, a estimativa de custo total ao longo do ciclo de vida de 42 anos, seria de 45 bilhões, para uma frota de 65 caças F-35.

F-35A - foto 2 Lockheed Martin

Nesse meio tempo, dez outros países se comprometeram a comprar o F-35, incluindo Austrália, Japão, Noruega e Coreia do Sul. Os australianos já começaram o treinamento no caça, e espera-se que os dois primeiros exemplares da Austrália deixem a linha de montagem nos próximos meses. A Dinamarca deverá decidir-se no ano que vem se substituirá seus velhos F-16 pelo F-35, enquanto Bélgica e Cingapura são vistos como compradores em potencia.

FONTE: Toronto Sun (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Lockheed Martin e Poder Aéreo

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Vader
6 anos atrás

Nada de novo, a guerra dos lobbyes está a ponto de começar, e vai ser terrível, principalmente quando se tem Airbus e os franceses da Dassault numa mesma competição. Mas os REQUISITOS da Real Força Aérea Canadense apontam para uma única aeronave: o JSF F-35. Tem matéria aqui no Aéreo sobre tais requisitos (não encontrei, mas me lembro dela). Enquanto prevalecer a racionalidade na RCAF, no governo e no parlamento, a escolha é uma só. Se a loucura e a irracionalidade, ou os lobbies em geral, prevalecerem, como na Suíça, pode dar qualquer coisa, inclusive nada. Aguardando o anúncio em… Read more »

Nick
Nick
6 anos atrás

Política e politicos são uma #erda mesmo.

[]’s

HMS TIRELESS
HMS TIRELESS
6 anos atrás

Vader: A guerra suja dos Lobbies está com a corda toda contra o F-35. E a justificativa é apenas uma: Em que pese todos os problemas durante o seu desenvolvimento o F-35 é uma realidade inexorável. Já existem 100 exemplares produzidos, e que estão passando pelo maior e mais rigoroso programa de desenvolvimento da história da indústria aeronáutica. Parafraseando o Caudilho de Garanhus “Nunca antes na história”um caça foi tão levado ao limite no seu desenvolvimento como foi o F-35, onde tem sido levado a condições idênticas as do serviço ativo, o que indica que provevelmente terá uma história operacional… Read more »

Vader
6 anos atrás

Obrigado Nunão, era exatamente esta matéria.

Ali fiz uma análise fria da RFI canadense. Uma análise que considero uma das melhores que já fiz. E que aponta para a inevitável vitória do F-35 no certame canadense.

Saudações.

Soldat
Soldat
6 anos atrás

Não não e não eles os Canadenses vão ficar com os F-18 vão sim…..

Saudações.

Almeida
Almeida
6 anos atrás

País sério é outra coisa, lá se discute a melhor opção.