Sinal verde para a Holanda comprar 37 caças F-35 por 4,5 bilhões de euros

7

Caças F-35 AF-6 e AF-7 em formação - foto Lockheed Martin

Segundo notícia publicada pelo Dutch News nesta terça-feira, 17 de setembro, a partir de informações do jornal Telegraaf, a Holanda vai seguir em frente com a compra do controverso caça a jato F-35, apesar das objeções. A reportagem diz que serão comprados 37 jatos F-35 dentro do orçamento de 4,5 bilhões de euros (cerca de 6 bilhões de dólares ou 13,6 bilhões de reais) reservado para esse fim. Conforme fontes do Telegraaf, anualmente a operação dos caças custará outros 270 milhões de euros (aproximadamente 360 milhões de dólares ou 816 milhões de reais).

A decisão termina com uma briga política que durou 18 anos sobre o uso de tanto dinheiro num caça, num momento em que o Ministério da Defesa luta para encontrar onde cortar 1,33 bilhões de euros.  Ainda nesta terça-feira, quando revelar a visão do futuro para as Forças Armadas, a ministra da Defesa Jeanine Hennis-Plasschaert deverá confirmar a compra. Ainda segundo o Telegraaf, é possível que num próximo estágio o país adquira mais exemplares do F-35.

roll-out do primeiro F-35 da Holanda - foto Lockheed Martin

No início deste mês, fontes do Partido Trabalhista indicaram que este estava apoiando o plano após ter se oposto no passado, e isso abria o caminho para a aprovação do Gabinete. A questão dividiu o Parlamento por anos, devido ao alto preço da aeronave, assim como críticas sobre atrasos e aumento de custos. Atualmente, um jato destinado à Holanda está realizando testes de voo e uma segunda aeronave deverá ser entregue neste ano. Espera-se que o F-35 substitua gradualmente a frota de caças F-16 da Holanda entre 2019 e 2023.

Ainda assim, há críticas à compra, como um relatório do Instituto de Política Externa Clingendael, que no início do ano afirmou que a aquisição do F-35 seria o cenário menos atraente para o futuro das Forças Armadas Holandesas. Isso porque só haveria necessidade de usar esse caça furtivo caso a Holanda quisesse fazer parte na fase inicial de intervenções militares, coisa que o país raramente faz. Além disso, o alto custo da compra dos caças traria sérias limitações às operações marítimas do país, como o papel que a Holanda atualmente realiza na proteção do comércio marítimo contra a pirataria.

F-35A em voo visto de avião reabastecedor - foto Lockheed Martin

FONTE: Dutch News (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Lockheed Martin

NOTA DO EDITOR: a Holanda inicialmente desejava adquirir 85 caças F-35 entre 2019 e 2027 (veja segundo link da lista abaixo), número que, se confirmada a notícia do Dutch News / Telegraaf, caiu para 37 aeronaves num período menor, entre 2019 e 2023, havendo porém a intenção de adquirir mais aeronaves em seguida. Pelo que se pode entender da notícia, a aquisição de 37 caças é devido a esse número “caber” no orçamento reservado de 4,5 bilhões de euros. A frota de caças F-16 a ser substituída é de cerca de 68 jatos, o que já representa considerável diminuição em relação a quase 100 exemplares que o país operava há alguns anos (de mais de 200 que foram recebidos entre o 1979 e 1992).

Curiosamente, esse número de 37 jatos F-35 de quinta geração que a Holanda deverá adquirir é bastante próximo ao de 36 novos caças de 4,5 geração que a FAB pretende receber caso o programa F-X2, que tem como finalistas Super Hornet, Gripen e Rafale, seja concluído com sucesso. Será interessante, caso um dia realmente se chegue a uma decisão do F-X2, comparar esse valor de 4,5 bilhões de euros da aquisição da Holanda (aproximadamente US$6 bi ou R$13,6 bi), que é um dos parceiros do programa do F-35, com o de uma aquisição dos jatos concorrentes do programa brasileiro.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fighting Falcon

121 milhões a unidade para a Holanda.
Com certeza aqui não teríamos condições de adquirir e operar uma aeronave assim.

jcsleao

Off topic: Dilma cancela ida aos EUA. Está no O Globo Online

jcsleao
Vader

Tanto mimimi, tanto fuqui fuqui da canalha esquerdóide rasgadora de calcinhas que adora as soluções alternativas, e taí.

A Holanda é mais um comprador do F-35.

Contra fatos não há argumentos. Esse caça JÁ É um sucesso de vendas.

costamarques

Com certeza a aposta Americana é nos caças de 6 geração, não acredito que ela abriria as portas assim para o mundo comprar um caça de 5 geração tão fácil assim!!! o F35 não é o maior vetor que eles tem!

Baschera

Os problemas do F-35…. Vejam esta matéria (inusitada para este tipo de publicação) : http://www.vanityfair.com/politics/2013/09/joint-strike-fighter-lockheed-martin?mbid=social_retweet Parece que menos de 2% dos 8,6 milhões de códigos necessários 8,6 milhões de linhas de código necessárias para voar um completamente funcional F-35, para não mencionar o adicional de 10 milhões de linhas para os computadores necessários para manter o avião. O abismo entre o contratante e o cliente estava em plena exibição em 19 de junho de 2013, quando o chefe “tester” de armas do Pentágono, Dr. Michael J. Gilmore, testemunhou perante o Congresso. Ele disse que “menos de 2 por cento” do… Read more »

Baschera

Dilma cancela não….. adia !!

Sds.