Home Aviação de Patrulha O patrulheiro e caçador que queria chegar em alto estilo

O patrulheiro e caçador que queria chegar em alto estilo

376
15

História escrita e enviada para o Poder Aéreo por Franco Ferreira

Antes de 1999, eu atuava com ultraleves na empresa existente no hangar 850, no Campo de Marte. Certo dia, a secretária Graça me deu um recadinho manuscrito onde se podia ler: Cmte. Alberto Torres/ 260 6332/Cel Franco. O Cmte. Alberto Torres, que se encontrava no telefone 260-6332, havia me procurado… Mas por que me procurava Alberto Torres”?

Alberto Martins Torres, aviador com 163 missões na 2ª Guerra Mundial (64 na patrulha e 99 na caça), autor do disparo que afundou o U-199 ao Sul da Baia de Guanabara e do lançamento da bóia que salvou os sobreviventes; depois, empresário bem-sucedido. Autor de Overnight Tapachula.

O que queria, o insigne aviador? Pouco, muito pouco: só o canto do cisne! Ele era o convidado especial, na data das festividades da Aviação de Patrulha, em Salvador. Queria chegar em alto estilo, desembarcando de um avião anfíbio, no pátio, nos instantes anteriores à solenidade. Mas como?

Eu trabalhava na venda de ultraleves da EDRA. Com um deles (U-3164) já tinha rompido um efêmero recorde mundial (ver recorte de jornal abaixo) E, com outro, o primeiro exemplar importado da França  –  U-4056,  havia feito um ensaio em voo capaz de vender 300 unidades ao governo do Canadá.

E Alberto Martins Torres sentou-se no banquinho da minha sala para conversar sobre ultraleves anfíbios!

Recorte de jornal (via Franco Ferreira) sobre o voo recorde em Ubatuba, de 29 de julho de 1991.

 Fotógrafo: Arnaldo Oliveira

Foto (via Franco Ferreira) do U-4056, tirada durante uma reforma conduzida em Ubatuba. Na lateral direita aparece a ponta-de-asa de um MX1, o primeiro feito pela Microleve. Ambas as aeronaves são do 850 Aviation Clube e estão apreendidas pela INFRAERO junto com o primeiro Flyer GT.

Sugeri assim: Ele faria o exame médico em um médico credenciado. Depois, nós dois treinaríamos uns toques e arremetidas em Ubatuba. Opôs-se o insigne aviador. Falaria com o Comandante do COMAR e faria o exame médico no HASP (Hospital de Aeronáutica de São Paulo). Eu tentei demovê-lo da ideia, sem sucesso.

Alguns dias depois, um abatido Torres encontrou-se comigo, de novo, na minha sala. Trazia às mãos um exemplar do seu livro que guardo com respeito e admiração. Uma das honrarias que recebi foi ser tratado de companheiro por Alberto Martins Torres!

TEXTO: Franco Ferreira (tenente-coronel da reserva da FAB)

VEJA TAMBÉM:

15
Deixe um comentário

avatar
14 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
12 Comment authors
Jim BubbleTadeu MendesRaptorVaderRobson Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Invincible
Visitante
Invincible

Não sei se é impressão minha, mas parece que faltou um pedaço do texto.

Leandro
Visitante
Leandro

Ué…cadê o final da história?!?!

souzat19
Visitante
souzat19

não entendi nada desta materia!!

Drcockroach
Visitante
Drcockroach

Conclui que ele nao tivesse passado no exame medico.

Li a biografia e me chamou atencao que ele ficou arrepiado quando o final da guerra foi anunciado. Como escutei uma vez de um veterano, guerra nao eh gloria, nobreza, glamour, eh sim horror; herois sabem disto.

Curiosidade: Por que os ultras da foto foram apreendidos pela infraero?

[]s!

W@sh
Visitante
W@sh

Nooossa !!! Quantas dúvidas ficaram . . .
Ele foi fazer um exame no HASP. Quem no HASP poderia impedí-lo de fazer o vôo ao qual intensionava?
Então o que teria havido? Foi reprovado no exame médico?
Também queria saber o motivo da apreensão dos ultraleves.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Caro Alexandre Galante,

Eu criei meu Avatar la no site da empresa que fornece essa Application.

Como tenho que proscender para “colar” a foto do Avatar no seu blog?

Alguem poderia me ajudar?

Obrigado.

Robson
Visitante
Robson

Eu num intidi!!

Vader
Visitante
Member

Tadeu Mendes disse:
20 de setembro de 2010 às 15:23

Tadeu, dê uma olhada nesse post e veja se ajuda.

http://www.aereo.jor.br/2010/05/19/quem-quer-ficar-bonito-na-foto/

Abs.

Raptor
Visitante
Raptor

Eu acho que o desgosto do Coronel e com a absoluta falta de atenção e incentivo, e o excesso de burocracia com a aviação leve e desportiva. Com o preço da AVGAS maior do que a melhor gasolina automotiva aditivada que se possa encontrar, aeroclubes, pequenos empresários, etc… que se utilizam deste meio, não aguentam. E depois reclamam por falta de pilotos qualificados. Quem aguenta pagar hora de vôo na casa da morte… Eu que o diga… A aviação brasileira sofrerá um grande aumento e se nada for feito em prol da aviação geral, local tradicional da formação de pilotos… Read more »

Raptor
Visitante
Raptor

E quanto custaria o desenvolvimento de uma maravilha desta….

Mais barato que manter 1 deputado nos quatro anos de seu mandato…

É ou não é um motivo para se ficar magoado, no mínimo..

Ahhhh….

Raptor
Visitante
Raptor

Pensando bem, não passa do preço de 1 ___________

E rir para não chorar…

COMENTÁRIO EDITADO

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Vader, Obrigado pela dica. Mas eu ja fiz o Upload da “foto”. mas nao sei como baixar essa foto para o site Poder Aereo. Voco poderia me dizer como fazer essa operacao? Como colar essa foto ao lado dos meus comentarios? Obrigado. NOTA DOS EDITORES: TADEU MENDES, NORMALMENTE, SE VOCÊ JÁ SUBIU A IMAGEM NO GRAVATAR E A SELECIONOU PARA SER O SEU AVATAR, ELA VAI APARECER AUTOMATICAMENTE AQUI TAMBÉM, DESDE QUE O SEU E-MAIL CADASTRADO AQUI NO BLOG SEJA O MESMO QUE VOCÊ CADASTROU NO GRAVATAR. ÀS VEZES ISSO DEMORA UM POUCO PARA APARECER, DEVIDO À MEMÓRIA CACHE DOS… Read more »

Jim Bubble
Visitante
Jim Bubble

Esse hangar de Ubatuba (Abul)Abul foi e eh praticamente mninha casa.

Saudades do Sr. Feijao.

Tadeu Mendes
Visitante
Tadeu Mendes

Obrigado. Ja vi a pequena imagen do meu Avatar.
Que pena que sao tao pequenos, mas e melhor do que nada.