Centenário do nascimento de Nero Moura

    387
    21

    “Camaradas: Para frente, para a ação, com o pensamento fixo na imagem da Pátria, cuja honra e integridade juramos manter incólumes. Cumpre-nos enfrentar, com fortaleza de ânimo, a fim de manter intacto esse tesouro jamais violado: a honra do soldado brasileiro! E nós o faremos, custe o que custar”.
    As palavras foram ditas pelo então Tenente-Coronel Nero Moura em 14 de outubro de 1944, depois do hasteamento da bandeira brasileira, pela primeira vez, em Tarquínia, Itália, antes de os pilotos brasileiros irem, de fato, para o combate. Nos céus da Europa, os aviadores e especialistas da Força Aérea forjaram com suor e sangue o sentimento que embala até hoje a geração de militares da FAB. Um exemplo de coragem, de profissionalismo e de garra.

    O Brigadeiro Nero Moura é conhecido por ter comandado a vitoriosa campanha do recém-criado Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) na Segunda Guerra Mundial. Tornou-se um mito. Os feitos imortalizaram o homem considerado herói brasileiro. É o Patrono da Aviação de Caça Brasileira.

    No dia 30 de janeiro, é celebrado o centenário de seu nascimento e, mais uma vez, sua memória merece homenagem.

    FONTE: CECOMSAER

    Subscribe
    Notify of
    guest