Exibição Rafale - 100 anos da primeira vitória em combate aéreo - foto Força Aérea Francesa

Comemorações realizadas na Base Aérea 113 de Saint-Dizier, que incluíram exibição em voo de caça Rafale, ocorrem no mesmo ano em que a Força Aérea Francesa celebra 80 anos

Em 5 de outubro de 1914, o sargento aviador Joseph Frantz e seu mecânico Louis Quenault conquistaram a primeira vitória em combate aéreo, segundo a Força Aérea Francesa, abatendo um avião Aviatik alemão na região de Reims. Para celebrar o centenário deste feito, em 6 de outubro deste ano de 2014 foi realizada uma comemoração na Base Aérea 113 de Saint-Dizier, que incluiu uma exibição do caça Rafale.

Apesar do mau tempo daquele dia, também houve exibições de Mirage 2000 e de avião acrobático Extra 330, em homenagem aos heróis de 100 anos atrás, com presença maciça de expetadores na base, segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa, acompanhada de algumas fotos (incluindo algumas postadas no Twitter).

Aeronaves em St Dizier - 100 anos da primeira vitória em combate aéreo - foto Força Aérea Francesa

Aeronaves em St Dizier - 100 anos da primeira vitória em combate aéreo - foto 2 Força Aérea Francesa

Também foi realizado um simpósio sobre os 100 anos de combates aéreos, com palestra do comandante (chefe do Estado-Maior) da Força Aérea Francesa, general Denis Mercier (clique aqui para acessar arquivo pdf em francês da palestra).

Entre os temas abordados pelo general, a necessidade de prontidão teve destaque, e ele lembrou que as tripulações francesas são mantidas prontas tanto para missões de longa duração quanto de alerta rápido de defesa aérea, surtidas em que se combinam as capacidades dos pilotos franceses. Ele lembrou que, no ano passado, os pilotos de Rafale estavam a postos e prontos para realizar ataques à Síria, até que as decolagens foram canceladas no último momento.

Simpósio - 100 anos da primeira vitória em combate aéreo - foto Força Aérea Francesa

Mercier destacou a versatilidade dos atuais caças Rafale, com capacidade de fusão de dados, operações em rede, numa integração completa que torna obsoletos conceitos que separam as missões ar-ar, ar-solo e de reconhecimento. Mas fez questão de lembrar, também, que os caças biplanos SPAD e Nieuport franceses da Primeira Guerra Mundial eram multitarefa, polivalentes, mostrando que desde os tempos de Joseph Frantz e Louis Quenault (que também simbolizam a relação próxima e de confiança que devem ter pilotos e mecânicos) quando se começou a disparar com carabinas em aeronaves inimigas, a versatilidade não é uma ideia maluca.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em francês)

NOTA DO EDITOR: combinando com a celebração, segue abaixo uma compilação com algumas das diversas matérias que já foram publicadas aqui sobre combates aéreos, abordando tanto a história quanto as táticas e as tecnologias de ontem, de hoje e do futuro. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

________________

NOTA DOS EDITORES: COMENTÁRIO APAGADO POR FAZER PROVOCAÇÃO TOTALMENTE DESNECESSÁRIA. HÁ DIVERSAS POSSIBILIDADES DE COMENTAR ESSA MATÉRIA SEM PROVOCAR OS DEMAIS COMENTARISTAS E INICIAR DISCUSSÕES SEM UTILIDADE OU FORA DE TÓPICO.

Oganza

Uma pena o dia está horrível, com céu fechado… muitas aeronaves históricas compareceram… só faltou São Pedro… e uma resolução maior para as fotos. =/

História e tradição só são construidas com a experiência no dia-a-dia, todos os dias e por décadas. No caso deles, 1 século

Parabéns a Armée de l’Air.

Joner

É uma força respeitável, Parabéns fizeram por merecer!

Wellitom Villain

Esse calça já é bonito por padrão, mas com essa pintura, me apaixonei!

Como Oganza falou, só faltou uma resolução maior.

Algo meio fora de assunto: Eu sempre quis saber de onde saem os flares para despistar os mísseis. É um compartimento no próprio caça ou é algo posto ali como os mísseis?

Oganza

Wellintom

comment image

Ítem 119 – Chaff/decoy launcher

ele é instalado em ambos os lados da aeronave.

Sds.

Mauricio R.

Raios duplos, raios triplos, raios ao infinito, só tem uma coisa pior que saudar aos franceses pelo feito histórico.
É saudar a Embraer, por algo que ela tenha feito direito.

Phacsantos

Qual a relação entre essa notícia e a Embraer mesmo?

Parece aquelas menininhas da 5ª série que “odeiam” o galã da turma…mas sonham com ele à noite!

Mauricio R.

“Qual a relação entre essa notícia e a Embraer mesmo?”

Bem, eu não gosto de nenhum dos dois.

Vassili

Mauricio,

Se preferires não responder essa minha questão que vou fazer, tudo bem, entendo, afinal vivemos em uma democracia e ainda podemos falar o que queremos ( ou deixar de falar) rssrrsrsss…………

Afinal de contas, pq tú sente tanta raiva da Embraer???? bem ou mau, ela é a terceira maior fabricante de aeronaves civis do nosso planeta……………

Abraços.