Home Vídeo Os combates aéreos do dia 10 de fevereiro de 1995

Os combates aéreos do dia 10 de fevereiro de 1995

512
64

No dia 10 de fevereiro de 1995 dois Mirage F.1JA da Força Aérea do Equador interceptaram dois Su-22 peruanos. Ambos os Sukhoi foram abatidos. Este foi o primeiro combate aéreo na América do Sul envolvendo duas aeronaves supersônicas. Neste mesmo dia um IAI Kfir C.2 da FAE derrubou um A-37 peruano.

64
Deixe um comentário

avatar
64 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
21 Comment authors
msfJ RobertoMarco Antonio LinsJoão DSFelipe Cps Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Interessante notar que a FAP tinha na época um dos dois únicos caças modernos na América do Sul, o Mirage 2000 (o outro era o F-16A venezuelano) mas aparentemente não o colocou em combate, deixando os bombardeiros Su-22 sem escolta. Isso nos leva a pensar o que teria acontecido se os Mirage 2000 tivessem operando naquele combate como escoltas.

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Interessante notar que a FAP tinha na época um dos dois únicos caças modernos na América do Sul, o Mirage 2000 (o outro era o F-16A venezuelano) mas aparentemente não o colocou em combate, deixando os bombardeiros Su-22 sem escolta. Isso nos leva a pensar o que teria acontecido se os Mirage 2000 tivessem operando naquele combate como escoltas.

Eleazar Moura Jr.
Visitante
Eleazar Moura Jr.

Caro Clésio, o SU-22 é um intercptador, o “SU” de ataque peruano é o 25-que foi adquirido, junto com os Mig-29 exatamente (coincidência)a´pos este incidente.

Eleazar Moura Jr.
Visitante
Eleazar Moura Jr.

Caro Clésio, o SU-22 é um intercptador, o “SU” de ataque peruano é o 25-que foi adquirido, junto com os Mig-29 exatamente (coincidência)a´pos este incidente.

Eleazar Moura Jr.
Visitante
Eleazar Moura Jr.

diga-se (coincidência?)….claro que não….ficou evidente para as autoridades peruanas que a FAP necessitava de um vetor ainda mais moderno que os Mirage 2000 (que não foram empregados) para se sobrepor ao Equador e com capacidade de lançar mísseis BVR, por isso os Mig-29 foram adquiridos. Por sinal, foi o primeiro país da América do Sul a adquirir tais mísseis.

Eleazar Moura Jr.
Visitante
Eleazar Moura Jr.

diga-se (coincidência?)….claro que não….ficou evidente para as autoridades peruanas que a FAP necessitava de um vetor ainda mais moderno que os Mirage 2000 (que não foram empregados) para se sobrepor ao Equador e com capacidade de lançar mísseis BVR, por isso os Mig-29 foram adquiridos. Por sinal, foi o primeiro país da América do Sul a adquirir tais mísseis.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Eleazar Moura Jr. em 28 mai, 2009 às 12:37

O Su-22 não é um caça interceptador. Ele é uma evolução do Su-17.

Su-22 – Trata-se da versão de exportação que evoluiu paralelamente ao Su-17. Normalmente as aeronaves dinham um desfasamento em termos tecnológicos, sendo comercializadas para exportação, apenas quando outros modelos mais sofisticados entravam ao serviço na União Soviética.

Além do mais os aviões Sukhoi dos anos 60, eram muito maiores e mais caros de fabricar e normalmente mais adequados à função de ataque que à função de caça.

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Eleazar Moura Jr. em 28 mai, 2009 às 12:37

O Su-22 não é um caça interceptador. Ele é uma evolução do Su-17.

Su-22 – Trata-se da versão de exportação que evoluiu paralelamente ao Su-17. Normalmente as aeronaves dinham um desfasamento em termos tecnológicos, sendo comercializadas para exportação, apenas quando outros modelos mais sofisticados entravam ao serviço na União Soviética.

Além do mais os aviões Sukhoi dos anos 60, eram muito maiores e mais caros de fabricar e normalmente mais adequados à função de ataque que à função de caça.

Alecsander
Visitante
Alecsander

Caraba, paresse que toda vez que um caça russo se atracanha com outros caças de origem americano ou de outra origem de forças estrangeras equivalentes, ele acaba levando a pior. Isso nos faz considerar se foi injusto o Sukhoi SU-35, ter ficado fora do projeto da FAB FX-2! Ou foi mesmo preção dos americanos?

Alecsander
Visitante
Alecsander

Caraba, paresse que toda vez que um caça russo se atracanha com outros caças de origem americano ou de outra origem de forças estrangeras equivalentes, ele acaba levando a pior. Isso nos faz considerar se foi injusto o Sukhoi SU-35, ter ficado fora do projeto da FAB FX-2! Ou foi mesmo preção dos americanos?

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Alecsander em 28 mai, 2009 às 13:28

O Su-22 Fitter estava sem escoltas quando foi abatido por Mirages F-1. Além do mais o A-37 Dragonfly é de origem americana e foi abatido por um caça francês, o Mirage F-1. Tanto o A37 quanto o Su-22 são aviões da década de 60 e pouco modernizados, não fazendo de maneira alguma frente ao caça francês que tem tecnologia da década de 80…

Zero Uno
Visitante
Zero Uno

Alecsander em 28 mai, 2009 às 13:28

O Su-22 Fitter estava sem escoltas quando foi abatido por Mirages F-1. Além do mais o A-37 Dragonfly é de origem americana e foi abatido por um caça francês, o Mirage F-1. Tanto o A37 quanto o Su-22 são aviões da década de 60 e pouco modernizados, não fazendo de maneira alguma frente ao caça francês que tem tecnologia da década de 80…

Resc
Visitante
Resc

mais alguns SUs indo pro beleléu, que coisa!

Resc
Visitante
Resc

mais alguns SUs indo pro beleléu, que coisa!

marcandrey
Visitante
marcandrey

Resc

Indo não!!! Que foram pro beleléu…

marcandrey
Visitante
marcandrey

Resc

Indo não!!! Que foram pro beleléu…

Esdras
Visitante
Esdras

MAS Mirage F-1 e SU-22 são relativamente compativeis, o negócio que pode gerar a vitória de um sobre o outro é a questão do preparo dos pilotos e suporte de radares.

Esdras
Visitante
Esdras

MAS Mirage F-1 e SU-22 são relativamente compativeis, o negócio que pode gerar a vitória de um sobre o outro é a questão do preparo dos pilotos e suporte de radares.

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

O Mirage F-1 é uma evolução do Mirage III, mais moderno e equipado, e digo mais, um F-1 modernizado seria páreo duro mesmo nos dias de hoje.
O Fitter é um avião pesado, sem a capacidade razoável para um combate aéreo a curta distãncia, retoma, ascende, rola, faz curva, tudo menos que os F-1… logo o resultado!
O que chama a atenção mesmo é o não uso dos M-2000….

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

O Mirage F-1 é uma evolução do Mirage III, mais moderno e equipado, e digo mais, um F-1 modernizado seria páreo duro mesmo nos dias de hoje.
O Fitter é um avião pesado, sem a capacidade razoável para um combate aéreo a curta distãncia, retoma, ascende, rola, faz curva, tudo menos que os F-1… logo o resultado!
O que chama a atenção mesmo é o não uso dos M-2000….

Andre Luiz
Visitante
Andre Luiz

Mas os equatorianos tambem nao usaram o Jaguar, um belo aviao de ataque que poderia fazer alguns estragos nos peruanos

chega a ser estranho, na hora que é pra valer guandam os seus melhores equipamentos como “mimos”

Toda guerra tem algo do genero

Andre Luiz
Visitante
Andre Luiz

Mas os equatorianos tambem nao usaram o Jaguar, um belo aviao de ataque que poderia fazer alguns estragos nos peruanos

chega a ser estranho, na hora que é pra valer guandam os seus melhores equipamentos como “mimos”

Toda guerra tem algo do genero

Edmar
Visitante
Edmar

Caros Amigos.:

Isso mostra a todos que os “Caças Franceses” também são muito bons.
Os “Mirage” já apareceram em várias guerras e com isso a “Dassault” que é fabricante dos “Mirage” e dos “Rafale” já tem experiências comprovadas com aviões de guerra, e creio que com todas essas experiencias, eles usaram no desenvolvimento do “Dassault Rafale F-3”, que na minha opnião será um bom avião de combate.

Abraços.

Edmar
Visitante
Edmar

Caros Amigos.:

Isso mostra a todos que os “Caças Franceses” também são muito bons.
Os “Mirage” já apareceram em várias guerras e com isso a “Dassault” que é fabricante dos “Mirage” e dos “Rafale” já tem experiências comprovadas com aviões de guerra, e creio que com todas essas experiencias, eles usaram no desenvolvimento do “Dassault Rafale F-3”, que na minha opnião será um bom avião de combate.

Abraços.

Raphael Barros
Visitante
Raphael Barros

Com certeza o Rafale F3 é o melhor dos 3 atualmente no programa FX2 e fora que o Brasil tem tradição com equipamento Francês. No caso aí o Mirage F-1 é muito mais moderno que o Su-22 que como falaram é mais usado em missões de ataque e além do mais é uma evolução do Su-17 do mesmo jeito com o A-37 que tambem é avião de ataque. Agora se fossem usados 5 Su-22 com 5 Mig-29s ou 5 Mirages 2000 em escolta? A História seria outra. O F-16A tem mais ou menos o mesmo desempenho do Mirage F1, Mig-29… Read more »

Raphael Barros
Visitante
Raphael Barros

Com certeza o Rafale F3 é o melhor dos 3 atualmente no programa FX2 e fora que o Brasil tem tradição com equipamento Francês. No caso aí o Mirage F-1 é muito mais moderno que o Su-22 que como falaram é mais usado em missões de ataque e além do mais é uma evolução do Su-17 do mesmo jeito com o A-37 que tambem é avião de ataque. Agora se fossem usados 5 Su-22 com 5 Mig-29s ou 5 Mirages 2000 em escolta? A História seria outra. O F-16A tem mais ou menos o mesmo desempenho do Mirage F1, Mig-29… Read more »

Raphael Barros
Visitante
Raphael Barros

O Rafale F3 é o melhor em desempenho e não tem as restrições do F-18 e nem do Grippen (usa componentes dos estados unidos) e fora que o Rafale F3 é um avião totalmente novo. O único problema do Rafale é o seu custo e se for usar os mísseis russos e alguns europeus precisa fazer modificações no radar bem nas versões anteriores do rafale era assim eu não sei agora. Claro que o melhor caça atualmente para o Brasil é o Su-35BM ou o Su-30 mais o Brasil é pau mandado dos Estados Unidos então vamos negar os vetores… Read more »

Raphael Barros
Visitante
Raphael Barros

O Rafale F3 é o melhor em desempenho e não tem as restrições do F-18 e nem do Grippen (usa componentes dos estados unidos) e fora que o Rafale F3 é um avião totalmente novo. O único problema do Rafale é o seu custo e se for usar os mísseis russos e alguns europeus precisa fazer modificações no radar bem nas versões anteriores do rafale era assim eu não sei agora. Claro que o melhor caça atualmente para o Brasil é o Su-35BM ou o Su-30 mais o Brasil é pau mandado dos Estados Unidos então vamos negar os vetores… Read more »

Alecsander
Visitante
Alecsander

Eu estive fuçando no site da Sukhoi, que por sorte esta em inglês e não em russo, e encontrei sobre o SU- 22, ele é sim um caça de combate aéreo, mais como o Zero Uno disse era dos anos 60, e não faz frente a um caça dos anos 80.
No site da Sukhoi tem todas as informações sobre os SU-22

http://www.sukhoi.org/eng/

Alecsander
Visitante
Alecsander

Eu estive fuçando no site da Sukhoi, que por sorte esta em inglês e não em russo, e encontrei sobre o SU- 22, ele é sim um caça de combate aéreo, mais como o Zero Uno disse era dos anos 60, e não faz frente a um caça dos anos 80.
No site da Sukhoi tem todas as informações sobre os SU-22

http://www.sukhoi.org/eng/

RL
Visitante
RL

E no cenário atual, caso Equador e Peru se atracassem.

O Peru já contando com os Mig-29 modernizados e o Equador com Kfir modernizados.

Como que ficaria essa história?

RL
Visitante
RL

E no cenário atual, caso Equador e Peru se atracassem.

O Peru já contando com os Mig-29 modernizados e o Equador com Kfir modernizados.

Como que ficaria essa história?

Cantarelli
Visitante
Cantarelli

rsrs em 1995 o brasil possuia os poderosos f-5 e mirage III rsrsrs
como somos atrasados no quesito FAAS temos que acordar e comprar ums 500 rafales nao podemos dechar que paises menores que nós em varios quesitos possuan meios de faser frente a nós.

Cantarelli
Visitante
Cantarelli

rsrs em 1995 o brasil possuia os poderosos f-5 e mirage III rsrsrs
como somos atrasados no quesito FAAS temos que acordar e comprar ums 500 rafales nao podemos dechar que paises menores que nós em varios quesitos possuan meios de faser frente a nós.

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Falou tudo Cantarelli!

Francisco AMX
Visitante
Francisco AMX

Falou tudo Cantarelli!

kaleu
Visitante
kaleu

Caro Zero Uno,

O Mirage F1 teve first flight 1.996 exatamente o mesmo ano que o SU-17,

kaleu
Visitante
kaleu

Caro Zero Uno,

O Mirage F1 teve first flight 1.996 exatamente o mesmo ano que o SU-17,

Higgins
Visitante
Higgins

Se houvesse hoje outro conflito, as aeronaves peruanas talvez não decolassem… O governo Alan Garcia está deixando a FAP numa penúria de dar dó.

Foi estranho mesmo o não engajamento dos M-2000 nos combates ao norte. Mas, havia o temor peruano de um ataque oportunista do Chile. Então, ficaram eles como fator dissuasivo ao sul…

Além de tudo, é necessário dizer que os pilotos equatorianos são reputados como muito bons.

Por fim, da forma como se deu a interceptação, poderiam ser Tornados que o resultado seria o mesmo: abate.

Higgins
Visitante
Higgins

Se houvesse hoje outro conflito, as aeronaves peruanas talvez não decolassem… O governo Alan Garcia está deixando a FAP numa penúria de dar dó.

Foi estranho mesmo o não engajamento dos M-2000 nos combates ao norte. Mas, havia o temor peruano de um ataque oportunista do Chile. Então, ficaram eles como fator dissuasivo ao sul…

Além de tudo, é necessário dizer que os pilotos equatorianos são reputados como muito bons.

Por fim, da forma como se deu a interceptação, poderiam ser Tornados que o resultado seria o mesmo: abate.

Henrique
Visitante
Henrique

Tem país que adquire equipamentos mas não preparam seus recursos humanos para utilizá-los, ficam como brinquedos em preteleiras ou para serem usados em desfiles ou datas comemorativas. O Peru pareceu país Árabe, cheio de caças russos mas sem a menor condição de usá-los em sua plenitude com táticas e emprego combinado (não sei como está hoje). Outro fator interessante comentado acima e em outros fóruns é o fato de SEMPRE os caças russos terem levado a pior em conflitos (quando utilizados por outros países que não a Russia), daí a pensar se a qualidade técnica destes equipamentos é válida. Que… Read more »

Henrique
Visitante
Henrique

Tem país que adquire equipamentos mas não preparam seus recursos humanos para utilizá-los, ficam como brinquedos em preteleiras ou para serem usados em desfiles ou datas comemorativas. O Peru pareceu país Árabe, cheio de caças russos mas sem a menor condição de usá-los em sua plenitude com táticas e emprego combinado (não sei como está hoje). Outro fator interessante comentado acima e em outros fóruns é o fato de SEMPRE os caças russos terem levado a pior em conflitos (quando utilizados por outros países que não a Russia), daí a pensar se a qualidade técnica destes equipamentos é válida. Que… Read more »

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Caro Raphael Barros: O Gripen NG é mais novo que o Rafale F3, até porque ainda não está pronto, o demonstrador ainda está incorporando as tecnologias que serão usadas a final. E o Projeto Gripen é pelo menos uma década mais moderno que o Rafale. Por outro lado, a Saab e o governo sueco já deixaram bem claro que não há restrição alguma com a transferência de tecnologia do caça, que é sueco, não americano. A tão falada turbina do Gripen é fabricada pela Volvo Aero, na Suécia; é apenas um projeto originalmente americano, mas que nas mãos dos suecos… Read more »

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Caro Raphael Barros: O Gripen NG é mais novo que o Rafale F3, até porque ainda não está pronto, o demonstrador ainda está incorporando as tecnologias que serão usadas a final. E o Projeto Gripen é pelo menos uma década mais moderno que o Rafale. Por outro lado, a Saab e o governo sueco já deixaram bem claro que não há restrição alguma com a transferência de tecnologia do caça, que é sueco, não americano. A tão falada turbina do Gripen é fabricada pela Volvo Aero, na Suécia; é apenas um projeto originalmente americano, mas que nas mãos dos suecos… Read more »

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Como alguns colegas também percebem, eu já tinha notado (num post de algum tempo atrás que falava s.m.j. sobre a FA Israelense) como, “curiosamente”, sempre que aeronaves russas encontram aviões ocidentais o resultado é um só: CHÃO pros russos… e é sempre de goleada… Mera coincidência? 🙂

E a saga continua, agora em plagas sul-americanas… 🙂

Felipe Cps
Visitante
Felipe Cps

Como alguns colegas também percebem, eu já tinha notado (num post de algum tempo atrás que falava s.m.j. sobre a FA Israelense) como, “curiosamente”, sempre que aeronaves russas encontram aviões ocidentais o resultado é um só: CHÃO pros russos… e é sempre de goleada… Mera coincidência? 🙂

E a saga continua, agora em plagas sul-americanas… 🙂

João DS
Visitante
João DS

Higgins às 20:18 “Se houvesse hoje outro conflito, as aeronaves peruanas talvez não decolassem… O governo Alan Garcia está deixando a FAP numa penúria de dar dó.” Não deve ser por falta de dinheiro, porque a economia do Peru tem tido *bom crescimento nos últimos anos. Acho que é porque Alan Garcia é um neoliberal da mesma laia do FHC, mero representante dos interesses norte-americanos, os quais não querem o fortalecimento das forças armadas Peruanas (e da América do Sul em geral)de jeito nenhum. Alan Garcia apenas cumpre ordens… *Apesar do crescimento, superior ao do Brasil, sua popularidade está lá… Read more »

João DS
Visitante
João DS

Higgins às 20:18 “Se houvesse hoje outro conflito, as aeronaves peruanas talvez não decolassem… O governo Alan Garcia está deixando a FAP numa penúria de dar dó.” Não deve ser por falta de dinheiro, porque a economia do Peru tem tido *bom crescimento nos últimos anos. Acho que é porque Alan Garcia é um neoliberal da mesma laia do FHC, mero representante dos interesses norte-americanos, os quais não querem o fortalecimento das forças armadas Peruanas (e da América do Sul em geral)de jeito nenhum. Alan Garcia apenas cumpre ordens… *Apesar do crescimento, superior ao do Brasil, sua popularidade está lá… Read more »

kaleu
Visitante
kaleu

E…. “os “amados dos balcãs” mais uma vez surrados … pq será que não chegam notícias de “vitórias” de SUs ? …

iiii vô tomá porrada até ficá molim, molim…. rsrsrsrs

nem tô !!!

abraços
Kaleu

kaleu
Visitante
kaleu

E…. “os “amados dos balcãs” mais uma vez surrados … pq será que não chegam notícias de “vitórias” de SUs ? …

iiii vô tomá porrada até ficá molim, molim…. rsrsrsrs

nem tô !!!

abraços
Kaleu