Aeronaves da Força Aérea Venezuelana (Aviación Militar Bolivariana) receberam novas artes de cauda reivindicando a região de Essequibo da Guiana.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro convocou um referendo nacional para 3 de dezembro, próximo domingo, no qual mais de 21 milhões de venezuelanos responderão entre “sim” e “não” a cinco perguntas. A última pergunta concretiza-se na proposta de estabelecer um novo estado denominado Guayana Esequiba.

A Venezuela retomou a cobiça por Essequibo por causa da descoberta de reservas marítimas de petróleo em 2015. A região abriga depósitos significativos de ouro, diamantes, bauxita e outros minerais valiosos, correspondendo a 74% do território guianense.

Além disso, as imensas reservas de petróleo e gás na área, especialmente no bloco Stabroek, contribuem para o rápido enriquecimento econômico da Guiana. A importância estratégica das águas costeiras de Essequibo, com sua zona econômica exclusiva, está sendo acentuada diante às projeções de crescimento do país.

O ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, disse à CNN nesta sexta-feira que o governo está atento a eventuais movimentações na fronteira com a Venezuela diante da possibilidade de que o país tente invadir a Guiana usando o território brasileiro.

IMAGENS: Via CNW (@ConflictsW) no X

SAIBA MAIS:

Múcio afirma que Defesa não permitirá que Venezuela tente entrar na Guiana pelo território brasileiro

Petróleo no Mar da Guiana acirra disputa territorial com a Venezuela sobre a região de Essequibo

Maduro diz que ‘defenderá Essequibo’ após Corte de Haia reconhecer ameaça da Venezuela à Guiana

Subscribe
Notify of
guest

171 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Mayer

Esse Nicolas Maluco, digo, Maduro, vai inventar uma guerra para tentar ficar no poder. É daquelas cretinices tipicas de ditador de bananas: primeiro faz um acordo com a comunidade internacional levantando sanções e prometendo eleições livre, depois ataca um país vizinho para posar de líder e salvador da nação. Na Argentina, a aventura militar custou o fim da ditadura com o agravamento dramático das condições econômicas do país. Até hoje a Argentina sofre efeitos da derrota na guerra das Falklands.

Romão

Antes do Hugo Chaves, os venezuelanos consideravam o Brasil como seu maior inimigo em potencial, amiguinho… Pelas reservas de urânio de Roraima… Vamos estudar a doutrina de Marcos Perez Jimenez amiguinho!

Luis Flávio

Tem q estudar nada…Maduro fique onde está…simples assim…amigão…

Joao

Cara…. Já li asneira, mas essa…..

Marcelo

A única certeza do mundo é que a Venezuela vai invadir !!!

chris

Eu acredito que sim… O referente eh apenas a velha forma covarde de depois culpar a populacao !

Faver

Isto é o começo do fim dele

chris

Do mesmo jeito que aconteceu na 2a guerra… A escalada de invasoes promovida por ditadores… Agora que estao achando que os EUA nao devem intervir !

Guará

“É daquelas cretinices tipicas de ditador de bananas…”

Não duvido da possibilidade de guerra motivada por fins políticos internos, mas esta é uma prática utilizada recorrentemente por presidentes dos EUA ao longo de sua história…por isto não faz sentido dizer que é coisa de “ditadores bananeiros”.

Santamariense

Gostaria de saber de onde vem os sobressalentes para manter os F-16 venezuelanos operando.

Jefferson Ferreira

F-16 é o fusca dos caças… não deve ser difícil achar mercados que tenham peças

FELIPE

o fusca é o F-5 kkkk

Eduardo

F5 já está no nível chevete level

F-5

Prefiro ser uma Brasília!!!! Kkkk

Fabio Araujo

Peças encontra, mas a qualidade dessas peças pode não ser a ideal, e outra coisa esses F-16 A/B não sofreram nenhuma upgrade ainda estão no padrão inicial e estão completamente ultrapassados e acho que nem capacidade BVR devem ter, os mísseis se ainda estiverem na validade também são versões ultrapassadas dos AIM-9 Sidewinder.

Santamariense

Peças existem aos montes. A questão não é essa. Me refiro ao embargo que a venezuela sofre dos EUA, fabricante do caça e seus equipamentos, peças, sensores, motor, etc. Muitos países possuem F-16 e todos eles tem apoio logístico fornecido pela fabricante, exceto a venezuela. Qual desses países forneceria suprimentos para Maduro sabendo que podem ser descobertos e sofrer embargos dos EUA para manter seus próprios aviões?

JORGEMATEUS77

Turquia

Santamariense

Tem fonte para isso, ou é sua opinião?

Carlos Crispim

Mesmo sendo opinião, é possível.

Santamariense

Não estou desacreditando. Só queria saber mais sobre o assunto.

erikbomberman

Fusca é o F-5 . . . o F-16 é o UNO quadrado com escada em cima!

Last edited 4 meses atrás by erikbomberman
Jhonatan

Talvez eles mesmo fabriquem as peças de reposição. Trabalhei 5 anos numa fabrica de papel, onde as maquinas eram alemãs do anos 90, excluindo a parte de sensores, eletrônica e peças de fácil compra no mercado. todas as outras peças eram fabricadas internamente na empresa, desde parafusos até rolos, engrenagens, laminas, prensas, etc. Fica mais barato fabricar as próprias peças de reposição do que comprar da fabricante alemã, tendo que importar as peças e pagar em USD/EUR, logico que levou vários anos para os engenheiros projetarem e testarem a compatibilidade das peças até acertarem tudo 100%, mas hoje em 2023… Read more »

Santamariense

Meu caro, a engenharia reversa é algo muito comum hoje, sem dúvida. Mas, em matéria de aviação, principalmente caças, os equipamentos são bem mais complexos. Radar, aviônicos, assento ejetável e principalmente o motor, são itens difíceis de manter. Já para produzir peças para eles, como as palhetas de compressor para o turbofan P&W F100, por exemplo…. Nem se fala. E qual a capacidade industrial e tecnológica da venezuela para produzir itens assim?

Carlos Crispim

Verdade.

Esteves

“Quando o F-14 foi aposentado, os EUA descartaram deliberadamente todos os que existiam em que pudessem colocar as mãos. Aqueles que foram salvos das garras dos raspadores tiveram todos os componentes utilizáveis ​​removidos e são conchas vazias em um museu. Um dos grandes argumentos de venda para os aliados do F-16 é que muitos componentes poderiam ser fabricados pelos países que os compram. Muitas compras de F-16 também vieram com um acordo de licenciamento para produzir alguns componentes para eles. Por último, muito mais F-16 foram produzidos e posteriormente retirados do que o F-14. O que isto significa é que há muitos,… Read more »

Carlos Crispim

Foi o que a China fez.

Romão

Provavelmente a Turquia, com ouro Qatari como fiador.

Marcelo

No mercado negro o que não falta é peça do F-16.
Pagando bem $$ que mau tem em vender um pecinha né (capitalismo yankee ) sendo usado contra eles mesmo.

LUIZ CARLOS - Pará de Minas - MG

Concordo.
E acrescento ,
Não é de assustar se a própria china já não fabrica essas peças a anos pra manter esquadrões do F-16 voando no mundo todo.
São os reis da engenharia reversa.
Tem que ser muito ingênuo pra acreditar que não façam isso

Jadson S. Cabral

Eles podem ter comprado muitos sobressalentes no contrato e como não voam tanto, podem durar mais tbm: vai saber quantos motores eles têm… e cá como todos estão dizendo, não deve ser impossível achar peça de F-16 no mercado.
Do jeito que são as coisas eu não duvidaria que as peças estejam saindo dos Estados Unidos mesmo e que a CIA até saiba e deixem pq é melhor manter a Venezuela com F-16 velho que comprando caça novo da Rússia ou da China.
Se o Irã conseguia peça pra F-14, a Venezuela não vai conseguir pra F-16?

Santamariense

“…e que a CIA até saiba e deixem pq é melhor manter a Venezuela com F-16 velho que comprando caça novo da Rússia ou da China.”

Pois é. Bom raciocínio.

chris

No mercado de Singapura… Se bobear, vc acha peca ate pra naves extraterreste !

A velha estrategia que ate os EUA ja fizeram, com o Titanio russo… Abrem empresas laranjas em paises neutros… E estas repassam tudo que precisam !

Russia esta sob sancoes… Mas se vc andar por la… Parece que simplesmente nada aconteceu !

Last edited 4 meses atrás by chris
Luiz

Mercado negro (ops) escuro rsrsrs

Mars

Imagina uns F-15 ou F-35 operando de Porto Rico e engajando esses SU-30 e F-16? Seria interessante( do ponto de vista da USAF) para aumentar a pontuação do F-15 e tirar a virgindade do F-35. rs
Dá até para imaginar a foto da capa dos jornais no dia seguinte, um desses estabilizadores verticais pintados de um aeronave abatida.

FELIPE

Pois o mesmo pode acontecer ao inverso se um S-300 venezuelano conseguir abater um caça americano. Não creio que eles vão querer correr o risco.

KKce

Os cacarecos soviéticos e os drones xing ling dos ucranianos destruindo alvos na Criméia “protegida” pelos S-300/400 que o diga.

paulo

Acabou a mandioca gulosinh.a. Tá vendo muito Mavericks.

Romão

Quanto patriotismo, amiguinho… Torcer para a USAF currar um vizinho, bem no seu quintal…

Last edited 4 meses atrás by Romão
Santamariense

Se o vizinho estiver tentando currar outro vizinho seu …

Leonardo Cardeal

Quer dizer pela sua lógica torta que o vizinho deve ser abraçado acima de tudo, mesmo tentando fazer besteira. Que analise medonha a sua.

Fabio Araujo

Nem precisa manda uns B-52 e B-2 baseados nos EUA mesmo lançarem mísseis de cruzeiros do meio do Caribe sem chegar perto da Venezuela, com esses aviões fazendo isso todo dia a defesa venezuelana vai aguentar quanto tempo se não tiver reposição dos mísseis usados na defesa? E olha que a marinha americana também teria sua cota diária de ataques com mísseis de cruzeiro. Aí sim depois os F-35, F-16 e F-15 podem agir quase sem defesa aérea.

RRN

Sinceramente pode ocorrer uma escalada sem precedentes essa brincadeira do Maduro.
O Brasil que se cuide pois se realmente acontecer um conflito armado vai virar uma guerrilha de selva e nem quero saber quantos Venezuelanos vão fugir para cá.

F-5

Qual o problema nisso? Os portugueses, holandeses fizeram o mesmo há cinco séculos…

Rodolfo

Provavel que a USAF usaria Aruba e Curaçao como bases já que já operam de lá.

https://www.12af.acc.af.mil/About-Us/Fact-Sheets/Display/Article/319233/curacaoaruba-forward-operating-locations/

Sequim

Maduro emulando a ditadura argentina ao criar uma guerra para disfarçar os graves problemas internos.

Willber Rodrigues

A disponibilidade real dos SU venezuelanos e de seus sistemas AA é, talvez, a maior incógnita do meio militar da AL.

JapaJantador SP

Eu aposto na inoperância, nas más condições.

Willber Rodrigues

Não apostaria nisso não.
Se as FA’s venezuelanas tiverem dois neurônios funcionais, saberiam que suas AA ( que é a melhor da AL ) e seus Sukhois são as únicas coisas que fazem seus vizinhos pensarem 2X antes de se “engraçarem” com eles.
O correto seria presumir que eles sacrificam o resto, pra manter esses 2 meios acima sempre prontos.

Fabio Araujo

Não faz muitos anos o Putin mandou um pessoal técnico da Rússia colocar em operação todos os SU-30 venezuelanos e creio que ainda possa ter técnicos russos ajudando nas manutenções dos SU-30 por isso creio que a situação deles esteja muito boa. Mas a quantidade é pequena para defender tanto a Venezuela quanto a região do conflito, a Venezuela vai ter que fazer malabarismo para estender a proteção aérea para a região de conflito sem comprometer a defesa de seu território, os americanos tem meios para fazerem uma chuva de mísseis de cruzeiros diariamente sem precisar chegar perto da Venezuela… Read more »

Macgaren

Se a russia estava naquela penuria que são os fabricantes de boa parte dos equipamentos Venezuelanos, o país do Maduro então deve estar usando silvertape nos caças.

Stene Pires

Eu sou leigo, não sou estrategista e ninguém perguntou, mas vou dar minha opinião:

Pra mim a Venezuela foi convencida a fazer este movimento por um motivo bem simples, os EUA já estão sinalizando enviar um porta-aviões para a área. 2 já tinham sido deslocados para Gaza… Será que eu estou imaginando que é uma estratégia da China para pulverizar a força americana para Taiwan ficar bem mais fácil?

Se for o caso, o que virá depois?

Camargoer

Caro. Creio que não. Está disputa entre os dois países é anterior aos governos de Maduro e Chaves. Aliás eu nem sabia disso até há alguns duas atrás.

Eu não sei dizer o que motivou Maduro a chamar o plebiscito. Isso tambem importa pouco para uma boa analise. A gente só precisa focar nos fatos. Isso de tentar fazer abuse psicológica ou moral não funciona.

Para saber, teria que perguntar para um psicólogo depois de um grande número de sessões.

Nunes Neto

Só o fato de naquele território ter sido encontrada a maior reserva de petroleo dos ultimos 20 anos no mundo, com a atual população somado a grana que vai ser gerada a Guiana vai ser uma Dubai nas americas…O girafales abriu os olhões em cima da riquesa da Guiana…pior que uma parte daquele território ja foi do Brasil que perdeu numa disputa arbitral,nas o território nao alcançava o litoral.

Fernando XO

Prezado Camargo, a convocação do plebiscito está inserida na estratégia para a questão… os argentinos demonstraram apoio nas ruas para a retomada das Falklands… para Maduro esse apoio virá de uma aceitação “formal”, digamos assim… ele busca uma legitimidade no âmbito interno para, eventualmente, levar isso para o campo externo… abraço…

Camargoer.

Olá XO, Ainda me falta elementos para entender o contexto deste plebiscito. Tenho duas hipóteses, mas preciso de mais elementos para validá-las ou revisa-las. Talvez, este plebiscito seja uma vacina contra uma decisão contrária da Corte Internacional. Se a Venezuela perder a disputa, isso poderia ser um fato usado pela oposição na eleição de 2024. A outra hipótese é que o plebiscito criaria um fato para ser usado para contestar a decisão da Corte, caso seja desfavorável para a Venezuela. Não faz sentido pensar que o plebiscito sirva de termômetro para as próxima eleições. É mais fácil uma pesquisa de… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Camargoer.
H.Saito

O objetivo e pressionar o painel de arbitragem da ONU que julgará no dia seguinte a questão.

Rinaldo Nery

A ONU não serve mais pra nada.

Camargoer.

Olá Rinaldo. A ONU possui vários organismos, o que inclui a OMS, Unicet e tudo mais. A maior crise da ONU hoje é o Conselho de Segurança. Ele foi pensado para o pós-guerra quando a Guerra Fria ainda não havia começado. São quase 80 anos.

Em outubro, vi uma entrevista da Profa Danielle Alves que tinha a chamada, se referindo á ONU, “Ruim com ela, pior sem ela”

“https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/10/27/onu-perde-cada-fez-mais-forca-ruim-com-ela-pior-sem-eladizprofessora.htm”

Camargoer.

Oĺa Saito. Eu ainda não sei. Tenho a impressão que o objeto do plebiscito é mais para política interna do que para política externa. Até agora, tudo o que li, foi insuficiente para eu entender a complexidade da situação, lembrando que hoje é a Corte Internacional que está avaliando a disputa. Desde 2018, pelo que lembro, o Secretários Geral da ONU transferiu a questão para o CJI. Não me parece que o tribunal possa ser influenciado por um plebiscito feito com a população da Venezuela. Se fosse com a população da Essequibo, talvez. No modelo do plebiscito, acho que não… Read more »

carvalho2008

O objetivo é o mesmo da junta militar argentina na invasão das malvinas em 82, apenas conquistar união interna politica num momento em que se encontra em nova decisão de transição de governo.

suspeito até que tambem seja criar mais um factoide politico interno no sentido de barrar eleições internas sob a justificativa de momento marcial em que o país viva….

Salomon

Concordo. Também não consigo enxergar a efetividade do tal plebiscito para o público externo. E (minha simples opinião) é que pode escalar “para cima”, com ações dos EUA e RU, com alguma ajuda russa pro Maduro, ou “para baixo”, virando uma guerra assimétrica na selva, que faria, com tudo o que existe hoje de bom e ruim, o Vietnã ser um passeio. Óbvio que com reflexos intensos para o Brasil. Está parecendo, de longe, a Guerra do Chaco. Os motivos são os mesmos.

Stene Pires

Hugo Chavez já tinha ido até lá e reconhecido a soberania da Guiana… Será que é só petróleo? Porque pensa bem, a Venezuela não precisa de petróleo… Ou precisa?

Zatch

Pra botar mais lenha na fogueira da conspiração, observem também os movimentos do roliço norte-coreano.

Eduardo

E iraniano.

JapaJantador SP

Sim. Estão dividindo forças dos EUA, lá vai se desenhando o esquema da terceira guerra. Venezuela está aproveitando um momento oportuno, Rússia assoprou muito no ouvido de Maduro pedindo uma baguncinha.

Rodolfo

Nesse momento, o USS Abraham Lincoln Carrier Group está operando no Atlântico após manutenção que terminou em Maio, se houvesse uma crise na Guiana esse que provavelmente seria enviado.
O Eisenhower e Ford estão perto de Israel.
O Carl Vinson e John Stenis no Pacífico leste.
Regan, Nimitz e Roosevelt no Pacífico oeste.
O resto em manutenção, reabastecimento.

Se necessário, seria fácil ter 5 carrier groups perto da China em pouco tempo.

Eduardo

Seria. Mas teria que destacá-los da Sexta e Sétima frotas.

Franz A. Neeracher

Muitos erros: 🙄🙄🙄 USS Abraham Lincoln em fase de treinamento no Pacífico e não no Atlântico. USS John C. Stennis em manutenção de meia vida numa doca seca no Atlântico. USS Eisenhower perto do Irã e não de Israel. USS Nimitz na sua base em Bremerton. USS Theodore Roosevelt em fase de treinamento no Pacífico Leste. USS Carl Vinson em comissão no Pacífico Oeste. USS Ronald Reagan na sua base em Yokosuka. USS Gerald Ford, correto…..perto de Israel / Chipre. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Demais porta-aviões: USS George Washington em fase de treinamento no Atlântico depois de sair do período de manutenção de… Read more »

Carlos Campos

Querem passar vergonha mesmo

Romão

Dois pontos aqui…
1 – Pela pintura judiada dos Su-30MKI, eles estão bem mais operacionais do que pensávamos.
2- Os F-16 continuam operacionais, provavelmente com peças fornecidas pela Turquia e operação fiduciada por ouro Qatari. O Qatar é o maior atravessador de armas “sem nota fiscal” do mundo. São os senhores da guerra do século XXI.

Funcionário da Petrobras

Também notei a pintura do Su-30 só na carcaça do grilo, bem como os F-16 alinhados no chão.
Só não sei se isso já é propaganda enganosa antes mesmo do suposto conflito começar.

Allan Lemos

Os Gripens já estão prontos para derrubar essas latas velhas?

JapaJantador SP

Os F-5 voando baixo fora do radar dão conta. Pilotos Brs são muito superiores.

JORGEMATEUS77

O Su-30 invadindo o território amazônico brasileiro há uns anos atrás que o diga….mas faça que nem o resto… finja que isso não aconteceu e que é conspiração

Last edited 4 meses atrás by JORGEMATEUS77
Charle

Respeito a sua opinião. Contudo, me responda à essa pergunta a fim de embasá-la melhor. Eles (os pilotos brasilieiros) já foram testados em quantos combates reais?

Plinio Jr

Tem 06 deles com a FAB e outros dois chegando ….junta com F-5s, A-1s e R-99M , dá uma briga boa ,,,,,

Allan Lemos

Mas um está sendo usado só para testes, tem que ver se os outros 5 já estão operacionais para combate.

Santamariense

São sete. Tem 6 em Anápolis (4101 a 4106). O exemplar usado para testes é o 4100. Mas, nenhum deles está pronto para combate ainda.

Funcionário da Petrobras

Se não estão prontos para o combate, estão fazendo o que em Anápolis?
Infelizmente muitos críticos aqui têm razão em dizer que as coisas aqui andam devagar.

JORGEMATEUS77

amigo… não ouse criticar o caça dos caças aqui no blog… mas sendo sincero… implementação lentíssima do Gripen aq na FAB, esse é o preço q se paga por comprar um caça “virgem”

Santamariense

Sem entrar no mérito de que o Gripen é o melhor ou não, se é matador de Sukhoi ou não, etc. O fato é que é uma aeronave em implantação, com uma quantidade absurda de procedimentos a serem cumpridos até que alcancem a capacidade operacional mínima, a chamada IOC, o que é previsto, salvo engano, para o primeiro semestre de 2024. Até lá, eles não podem ser considerados caças operacionais no sentido de prontos para o combate.

Felipe

Ele não está totalmente certificados mas é óbvio que poderia ser utilizado se necessário criatura. É cada um! Se tem piloto e armamento é o que importa.

Bjj

Supondo que fosse extremamente necessário, seria possível usá-los em combate atualmente? Sei que não seria o ideal e estaríamos queimando etapas, mas haveria algum impeditivo intransponível no momento?

Santamariense

Não sei dizer, pois já li que a integração de alguns sistemas esraria enfrentado problemas (algo comum em aeronaves em final de desenvolvimento e implantação). Se isso é verdade, ou não, não sei dizer. Mas, havendo urgência, acredito que poderiam ser usados, mesmo que não em suas capacidades plenas.

Rinaldo Nery

Estão sim.

Fabio Araujo

E muito bem armados!

Santamariense

Os Gripen não estão nem cumprindo o alerta de defesa aérea. As armas já chegaram e estão nos paióis, mas a IOC já está alcançada?

Santamariense

Estão operacionais? Sem IOC? Nós explique Rinaldo.

Felipe

Senhor se tem piloto e armamento pode ser utilizado se necessário , precisa desenhar?

Santamariense

Tu acha que é simples assim? Em caso de grande necessidade, até poderia. Mas, dentro da normalidade, não. Tem muito mais coisa do que ter ploto e armamento.

Rinaldo Nery

E o que seria, prum conflito?

Rinaldo Nery

Você acha que alguém vai esperar FOC prum conflito, se necessário? Se apertar o botão, a bomba cai. Se apertar o gatilho, o projétil sai. Se apertar outro botão o míssil é lançado. Vem assim de fábrica.

Santamariense

Eu não falei FOC. Eu falei IOC. Além disso, todo resto que tu falou eu escrevi mais acima para o Bjj. Mas, te perguntei da IOC? Já foi obtida?

Rinaldo Nery

Não. E não impede de usar o avião em combate, se necessário.

Felipe

Só não estão totalmente certificados amigo, mas numa emergência podem ser utilizados sem problemas já tendo um piloto treinado pra isso.

Santamariense

Leia o que eu escrevi mais scima para o Bjj.

Felipe

Latas velhas não são, mas já precisariam de uma modernização em avionica e radar, a avionica dos nossos Gripen NG sem dúvida é melhor. E pra quem não sabe a versão do Su-30 que a Venezuela comprou veio com alguns downgrade em especial no radar que o alcance é relativamente pequeno, maior que dos F-5M mas menor que o dos Gripen NG. Sinceramente apostaria nos nossos 8 Gripen NG com misseis Meteor contra os 23 Su-30 venezuelanos, na verdade 12 pois só metade estaria em condições de voo.

Santamariense

Já chegaram o 7º e o 8º exemplares do F-39??

Franz A. Neeracher

Previsto de chegarem terça-feira dia 05/12.

Ivan herrera

Achei que seria dia 12 , o importante é que estão vindo.

Franz A. Neeracher

Pode ser….a informação que eu tinha, era para o dia 05….não sei dizer se houve mudanças.

Franz A. Neeracher

Oi Ivan

Vc está certo, previsão de chegar dia 12 🙂

Ivan herrera

Ok, 👍 todos na expectativa.

Santamariense

Valeu.

Charle

Ou serem derrubados…

Jagdverband#44

Vai ser lindo!

Jorge Gustavo Nunes Oliveira

A parti Sul de Essequibo não era parte integrante do Brasil?

Renato

Prefiro a Cisplatina..

Fabio Araujo

Saddam ao invadir o Kuwait achou que por ser um país pequeno com uma população minúscula ninguém daria importância e ao consumar a anexação ficaria com todo o petróleo do Kuwait, a história mostrou como ele estava errado. O Maduro esta fazendo a mesma aposta, vou atacar um país pequeno com uma população pequena e vou anexar a região rica de petróleo e vai ficar por isso mesmo, será? Os EUA já se falaram que vão defender a Guiana, como no Kuwait existem empresas americanas com contrato de exploração de petróleo, eu recomendaria a ele prestar atenção no que houve… Read more »

Kornet

Só que pode ter um porém,naquela época os EUA eram os reis absolutos e o Iraque não tinha apoio de nenhum país anti-americano,hoje há uma China,uma CN,um Irã e uma Rússia que são aliados do ditador da Venezuela e opositores dos americanos.

Fabio Araujo

A Rússia já esta com muita bronca na Ucrânia e na Síria e a Venezuela é muito longe o que complica ainda mais para uma ajuda decisiva, o Irã pode até querer ajudar mais esta longe e não tem como mandar muita ajuda, a China até poderia fazer algo mas tem companhias chinesas com contrato para explorar o petróleo da Guiana ela ganha mais ficando neutra. Nicarágua e Cuba com certeza tentariam ajudar mas fariam pouca coisa, e Cuba já não é o país que conseguia agir com tropas no exterior como fez na Angola, na Angola Cuba recebia armamento… Read more »

Kornet

Na guerra do golfo o Iraque não tinha aliados e os americanos opositores.
Quanto à Venezuela tudo pode acontecer ou pode não acontecer nada.
A distância é um fato,mas se houver interesse por parte desses países em ajudar e prejudicar os EUA,vc tem dúvidas de que eles não farão?

Camargoer.

Olá K. Segue uma entrevista fantástica do embaixador Paulo Tarso sobre a repatriação dos brasileiros que estavam no Iraque durante a primeira guerra do Golfo, quando Collor era presidente. Sensacional

https://www.poder360.com.br/opiniao/um-embaixador-no-inferno-por-marcelo-tognozzi/

Salomon

Nossa, aí era outra coisa. Paulo de Tarso e Azambuja. Diplomacia de verdade. Tive a honra de, indiretamente, trabalhar com os dois e jogar tênis com o Embaixador Azambuja por poucas vezes.
Hoje temos aparelhamento e pessoas sem muito brilho, sem falar que o Itamaraty está sublevado, com os “tenentes e capitães” reclamando forte do processo de ascensão na carreira.

Camargoer.

Pois é.
Que legal. Parabéns.
Morrendo de inveja aqui.
Imagino que você trabalhe no Itamaraty.
Uma vez, participei de um grupo de trabalho que elaborou um documento para uma visita que o presidente faria ao Japão.
Foi bem legal.

Bruno Vinícius

Em 1991 o Iraque possuía uma das maiores e mais bem equipadas Forças Armadas do planeta (e com quase uma década de experiência de combate contra o Irã). A Venezuela não chega sequer perto da capacidade militar iraquiana à época. Os americanos terminariam o serviço antes mesmo de qualquer ajuda militar sequer ter tempo de chegar ao regime de Maduro.

Last edited 4 meses atrás by Bruno Vinícius
Kornet

O Iraque era um blefe,a imprensa daquela época,inclusive um pseudo especialista barbudo daqui,criou um Iraque com um exército incrível e formidável,deveriam pesquisar sobre a guerra Irã e Iraque e iriam se surpreender.
No fim o Iraque era um tigre de papel.

Bosco

A OTAN está expandindo para oeste e Maduro está certo em criar um estado tampão que fique longe da França mesmo porque há grupos de neonazistas que estão implementando um genocídio dos falantes de “venezuelano” na região.

Bruno Vinícius

hahahaha

Em breve o Brasil247 estará publicando algo nessa linha mesmo.

Leandro Costa

Boa Bosco hehehhehehe

Macgaren

Estou lendo esse comentário e fazendo u L

Sergio

Ha ha ha ha…pior que a loucura deles vai nessa vibe.

Fabio Araujo

Agora falando da pintura o trabalho ficou bonito, bem que poderiam ter feito um trabalho artístico com outro tema menos polêmico, pena que se insistirem na loucura esses aviões com tão belo trabalho de pintura podem vir a ser derrubados e a pintura vai ficar só na lembrança!

Last edited 4 meses atrás by Fabio Araujo
jose benedito

Pessoal, fiquem tranquilos, não vai haver invasão nenhuma, o Maduro ao contrário do que pregam, é muito inteligente. Se invadir vai se indispor com o resto do mundo, USA e UK que de fato são os donos do petroleo guianense, agiriam militarmente, toda a America Latina ficaria contra os venezuelanos, e dizem os especialistas que uma invasao por terra teria que ser a partir de territorio brasileiro, o que implicaria em conflito armado com o Brasil,então esquece; isso aí são só bravatas do Maduro para o seu publico interno, para capitanear votos nas eleições de 2024, jamais aconteceria, não é… Read more »

Rodolfo

Eu também concordo que é mais bravata que já vem de anos. Se ele invadisse, seria o fim do seu governo, o governo americano não toleraria invasão contra um país de língua inglesa na Amazônia que tem grandes reservas de petróleo sendo exploradas pela Exxon… esquece, seria igual invasão do Kuwait.

JORGEMATEUS77

esse argumento de língua inglesa é meio que irrelevante
Aonde tiver um petróleo ali e uma instituição nacional fraca os EUA irão falar q vão defender o povo
Nenhum americano deve saber oq é Guiana, assim como nenhum britânico fazia ideia do que eram as Falklands/Malvinas até que foram invadidas

Rodolfo

Existe um movimento pra tornar a Guiana um território americano assim como Porto Rico. Se a população local eventualmente aceitar essa opção, principalmente por proteção contra um vizinho louco, bastaria aprovação pelo congresso americano. Então ser de língua inglesa ajudaria numa decisão favorável do congresso americano, que hoje teria aversão a incorporar outro território de língua espanhola.

Eduardo

Porto Rico quando foi “associada” aos EUA só falava espanhol.

Camargoer.

O maior risco seria a Guiana gerar um outro grupo de adolescentes cantores-dançarinos tipo Menudos. Isso me apavora.

Saldanha da Gama

Imagina se gerassem então anita e pablo vittar…… kkkkkk kkkkkkk kkkkkk

Camargoer.

Riso. Destruição em massa. riso.
Enquanto isso, os russos usam o Trololó.

https://www.youtube.com/watch?v=2Z4m4lnjxkY

Fernando Vieira

E vocês ficam querendo que o Brasil invista em armas de destruição em massa…
Já temos essas armas.

Zeca

Pouca gente acreditava que a Rússia realmente invadiria a Ucrânia.

Camargoer.

Não. Muita gente alertava para o risco do conflito. Moscou deu sinais claros sobre isso, inclusive concentrando tropas na fronteira.

A pergunta é porque os serviços de inteligência dos países que são invadidos fracassam ou porque as autoridades dos países invadidos ignoram os alertas dos serviços de inteligẽncia

Até onde sabemos, a Venezuela não está concentrando tropas na fronteira com o Brasil o com a Guiana.

Funcionário da Petrobras

Seriam o batismo de fogo dos nossos Gripens se já estivem prontos para o abate.

Rodolfo

O governo atual jamais entraria em guerra contra o Maduro.

Camargoer.

O Brasil só entrará em guerra com a Venezuela se for atacado. Então, a pergunta seria qual motivo levaria a Venezuela a atacar o Brasil para gerar uma resposta tão grave como uma guerra?

Santamariense

Se o ditador venezuelano resolver invadir a Guiana usando o território brasileiro, inicialmente (algumas horas ou 1 dia, no máximo ) até que uma resposta diplomática enérgica seria aceita, mas se ele o bigodudo ignorar isso, o Brasil DEVE usar a força para resguardar nosso território.

Saldanha da Gama

Boa tarde caro Camargo!!!!!
Uma invasão em essequibo passando pelo nosso território ( sem autorização) , não seria um ataque?
Abraços

Camargoer.

Caro. Preciso responder com outra pergunta. O que levaria os militares venezuelanos a elaborar um plano de invasão da Guiana que demandaria atravessar o território brasileiro com tropas, caracterizando um ato de agressão, que teria um enorme potencial de desencadear uma resposta brasileira que prejudicaria o objeto inicial de ocupar e manter o controle de uma região da Guiana que também faz fronteira com o Brasil? È um cenário que não faz sentido estratégico nem diplomático. A pergunta que precisa ser feita é o que o Brasil fará caso a Venezuela ocupe áreas da Guiana sem violar a soberania brasileira,… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Camargoer.
carvalho2008

O Norte de Essequibo com a venezuela é floresta…a unica viabilidade de passagem de material é pelo sul….

Camargoer.

Fui o primeiro a comentar isso aqui que se os venezuelanos atravessassem a região desmatada na fronteira entre os dois países para chegar em Essequibo, encontrariam um muro de floresta. Também comentei que teriam que percorrer 600 km até chegar em Georgetown, uma pequena cidade no litoral….

Essa ideia de cruzar o território brasileiro para ocupar o sul de Essequibo, ficando isolado entre a floresta e Roraima, com dificuldade de abastecer as tropas, a não ser que a Venezuela ocupasse Roraima, mas isso seria uma declaração de guerra contra o Brasil….

Heinz

O que me conforta é saber que já temos o Gripen.

Funcionário da Petrobras

O Gripen deu um salto abismal em nosso poder de fogo, mas mesmo sem eles a combinação F-5M + E99 + Derby dariam conta do recado.

Zeca

Não dão conta, não.

carvalho2008

Na simulação do Galante, a taxa foi 4X1 a fvor do SU-30 Vs F5M ( sem E-99)
https://www.aereo.jor.br/2020/09/03/simulacao-f-5em-da-fab-versus-su-30mkv-da-forca-aerea-venezuelana/

carvalho2008

ja na simulação dos Gripen NG Vs Su-30
foi 4X0 a favor do gripen
e depois 4 Gripens destruiram 08 SU-3o sem perder nenhu Gripen…
https://www.aereo.jor.br/2020/09/07/simulacao-gripen-ng-versus-sukhoi-su-30mkv/

Eduardo

3 deles

Edlustig

Isso esta ficando bom….
Veremos os Próximos capítulos depois do referendo.
Posicionamento do Gigante adormecido (Brasil, Governado pela esquerda…

Não existe posicionamento FIRME, de governo sério…

Vamos assistir caso haja conflito, os EUA, dominarem ainda mais vizinhos. E o Gigante????

Renato

O Gigante bobão vai continuar fazendo o de sempre:
“Deitado eternamente, dormindo em berço esplêndido..” zzzZZ.. zzZZ..
Psiu.. Silêncio.

Last edited 4 meses atrás by Renato
Felipe

O Brasil é isso mesmo, um gigante bobo desarmado, e nossos militares sabem disso.

rommelqe

Notar que grande parte do territorio ilegalmente e aéticamente reivindicado pelo maduro é BRASILEIRO!!! E ninguem fala nada sobre isso? Nem aqui neste forum?

Camargoer.

Não. O território em litígio entre a Venezuela e a Guiana está além do território brasileiro. Os dois países reconhecem a fronteira com o Brasil.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-12/entenda-disputa-territorial-entre-venezuela-e-guiana

rommelqe

Após unificar as três colônias sob a denominação de Guiana Inglesa em 1831, os britânicos contrataram Robert Schomburgk para realizar expedições no interior da região com o intuito de determinar as linhas fronteiriças. Dessas viagens resultou a Linha Schomburgk, que com algumas correções posteriores (a partir de demandas políticas na Grã-Bretanha) afiançava que a colônia inglesa começava no rio Courantyne (que faz a fronteira com o atual Suriname) e seguia na direção oeste até a desembocadura do rio Orinoco. Essa concepção, ademais, acabou gerando um contencioso lindeiro com o Brasil, a chamada Questão do Pirara, solucionada por Joaquim Nabuco e… Read more »

Fernando Vieira

Eu não concordo em absolutamente nada com essa ideia da Venezuela de invadir a Guiana.

Mas a arte da cauda ficou legal, se eu fosse abrir uma companhia aérea na América do Sul acho que eu aproveitaria as cores e as aves pintadas na cauda.

Bruno

Os guianenses já vieram por aqui conversar, pedir nossa mediação nessa crise, e o nosso governo vai “fazer a egípcia”, daí quando der m*rda e os estrangeiros intervirem, vai vir o chorôrô dizendo que os americanos e aliados são malvados e todo aquele bla bla bla, mas de quem os guianenses pediram ajuda primeiro, mesmo? E um detalhe, o atual nível de desmoralização das nossas forças, que já é baixo, vai ficar praticamente inexistente.
Belas pinturas! Me lembraram a falecida TransBrasil.

Last edited 4 meses atrás by Bruno
GRAXAIN

Pinturas malvadonas. Será que os F-39 dão conta?

Felipe

É preciso comparar a versão do Su-30 venezuelano com a do Gripen NG que recebemos. E os nossos são superiores em avionica, radar, mísseis, e o radar do venezuelano é um de baixo desempenho perto do que poderia ser. Enfim está respondido.

GRAXAIN

Obrigado pela luz! Já posso dormir mais tranquilo sabendo que o F-39 resolve a parada – pelo que entendi os SU-30 Bolivarianos são praticamente nossos F-5s! Só rezo para que os S-300 deles não tenham a capacidade de “enxergar” os F-39s antes que esses últimos enxerguem os Su-30s. Tudo só na teoria tá… Não vai rolar nada. Supertrunfo 10!

Rock

Dois submarinos nucleares com mísseis Trident dos EUA e dois Britânicos. Primeiro uma bela chuva de mísseis Trident. Depois 10 bombardeiros B-52 lançando mísseis de cruzeiros a mil quilômetros de distância. Por fim a destruição de todos os portos, aeroportos, depósitos de combustível, oleodutos e refinarias da Venezuela. No oil!

Um bloqueio naval com quatro ou cinco submarinos nucleares, nem pesqueiro navega. Acabou a guerra em dois ou três dias.

Não precisa de porta aviões e nem fragatas. Só os submarinos e bombardeiros resolvem o caso.

O maior problema é o Biden em si. Ele é um presidente muito fraco.

Ivan herrera

Kkkkkkkkkkkkkk calma The Rock.

Sergio

O silêncio da CASA BRANCA é eloquente. O dedo ja deve estar no gatilho.Teremos o teatro de sempre. Votações no conselho de segurança, com os já esperados vetos chinês e russo e depois choverao toneladas de aço na cabeça dos pobres coitados fardados a serviço desse débil mental. Quem insufla isso? Irã? Moscou? Pequim? Estará ele contando com eventual fraqueza americana? Os democratas? Duvido!

rommelqe

Prezados, o fato que não foi destacado: essa invasão venezuelana compreende inclusive anexar um grande territorio brasiliero. Não só é totalmente lastimável ver um pais fronteiriço falando em invadir outro vizinho mas, principalmente, eles querem declarar guerrra ao BRASIL. Vejam o mapa desta matéria!

Saldanha da Gama

pensei o mesmo, se pegarem essequibo e , traçarem uma linha, se quiserem , podem pegar quase metade de roraima…
abraços

Camargoer.

Não. A região em litígio entre os dois países está ao norte do território brasileiro. É uma disputa entre os dois países, que reconhecem a fronteira com o Brasil.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-12/venezuela-consulta-neste-domingo-eleitores-sobre-disputa-com-guiana

carvalho2008

uai, mestre camargoer….mas a venezuela reconhecia a fronteira com a guiana, confere? na decada de 60 é que passaram a desconhecer a sssinatura do acordo quando a Guiana conquistou a independencia….rzrzrzrz

Last edited 4 meses atrás by carvalho2008
Camargoer.

Uai.. o fato da Venezuela contestar a fronteira com a Guiana significa que ela também contesta a fronteira com o Brasil?

Qual a relação de causa-efeito nisso ai, uai?

carvalho2008

rzrzrz…que independente de reconhecimento passado, ou acordo assinado…pode contestar de uma hora para outra….pois o assinado e acordado não vale nada se eles mudam de ideias…..rzrzrz…tal como foi o caso….rzrzrz

Camargoer.

Olá Carvalho. Nos seus termos, então toda a fronteira brasileira estaria sob ameaça de contestação potencial por qualquer vizinho. Seu argumento não faz sentido. Se a fronteira entre o Brasil e a Venezuela estivesse sendo contestada, o Brasil seria parte desta questão desde a década de 60, o que não ocorreu. O fato da Venezuela e da Guiana terem um litígio não significa que exista um litígio entre o Brasil e a Venezuela ou entre o Brasil e a Guiana. Isso vai de encontro com qualquer análise de causa-efeito. Se os EUA têm problemas com a imigração com o México… Read more »

rommelqe

Exatamente. As fronteiras atuais foram estabelecidas segundo um critério pautado por território definido por bacias hidrograficas. Assim, parte do território do BRASIL poderia (a) ser contestado pela venezue la mais tarde, logicamnte se ela “ganhar” sua causa, pois estaria seguindo o mesmo raciocínio.

Rinaldo Nery

Vou passar por Georgetown hoje, a caminho de Punta Cana.