domingo, fevereiro 28, 2021

Gripen para o Brasil

SIMULAÇÃO: F-5EM da FAB versus Su-30MKV da Força Aérea Venezuelana

Destaques

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Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Modernizados no Programa F-5BR da Embraer, os caças F-5 da FAB ganharam uma sobrevida e também receberam novos armamentos, como os mísseis Rafael Python 4 para combate aproximado e Derby para combates BVR, além do alcance visual.

Em 2016, houve rumores de sobrevoos de caças Sukhoi Su-30 da Venezuela na fronteira com o Brasil e logo após ocorreu a movimentação de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) na região norte de Roraima.

E se ocorresse um combate entre caças brasileiros e venezuelanos?

Para saber como poderia ser o combate aéreo em um cenário hipotético, assista à simulação a seguir.

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Rinaldo Nery

Os SU-30 são muito superiores aos nossos F-5. Precisamos de, pelo menos, cinco F-5 para cada SU-30. Talvez, com o Link BR-2 operacional, podemos ter alguma vantagem. A FAB sabe disso. Nossa chance, atualmente, seriam os A-1M atacando-os no solo. Mas, com o sistema S-400 fica praticamente impossível. Sobrou o MCT-300 a nosso favor.

Glasquis7

Lembro de ter perguntado ao senhor sobre um enfrentamento como este e sua resposta foi exatamente mesma.

“Sem chances”

Alexandre Cardoso

Exatamente no que estava pedindo para ti fazer, Alexandre, combate entre os SU – 30 contra os Gripens. Mas uma dúvida, se o armamento dos Gripens for o mesmo dos F5, o resultado será igual??? No aguardo do novo combate. Abraço, Obrigado pela simulação!!

Alexandre Cardoso

… estava pensando em pedir para ti fazer, …

Pedro Rocha

Cel. Rinaldo Nery saudações! A Venezuela possui S-400? Acredito que todos os sistemas antiaéreos estejam situados na região de Caracas e a cobertura de radar seja dos duvidosos radares chineses (o Equador está destroçando esse sistema). No campo exclusivo de hipóteses, haja vista a menor possibilidade da Venezuela manter um conflito, no mínimo os EUA nos dariam apoio com armamento inteligente (ex misseis, bombas guiadas). O senhor sabe podemos não ter tais armamentos mas tenho proficiência em sua utilização. Eu particularmente acredito que em caso de uma aventura Venezuelana contra o Brasil ou a Colômbia os EUA vão intervir diretamente.

Pedro Rocha

Digo temos total proficiência

Rinaldo Nery

Já temos bombas guiadas. Os S-300 (não 400, como corrigiram) não estão todos em Caracas. Noutra matéria antiga havia um mapa com a localização dos sistemas e sua cobertura radar. Difícil atravessar, só com um jamming muito bom. Até a USAF respeita.

Elcimar menassa

mas acredito,como já li em um canal dedicado a área militar,que os russos não vendem esses misseis e radares com toda sua capacidade de rastreio e detecção,simplesmente para não dar a potenciais inimigos a chance de identificarem as falhas,sistemas embarcados,frequências possíveis,etc.. todo sistema russo é pensado para se trabalhar em conjunto como um todo,seja em varias dimensões da arena ant aérea,baixa,média,e alta altitude. tudo pensado para operar com seus radares,em rede, e sistemas de guerra eletrônica. o que sai para exportação vai com certeza com limitações.e nunca com a mesma capacidade que o que se usa na russia. mas mesmo… Read more »

JORGE PETROLA FERREIRA

S300 é um sistema móvel, não é fixo. Concepção de emprego exige que ele mude sua localização de tempos em tempos.

Glasquis7

Defesa Antiaérea da Venezuela

– S-300VM   30 km Altitude
– BUK-2ME  25 km Altitude
– S-125 Pechora 2M 20km Altitude
– Sistema MANPADS IGLA-S  3,5 km

O Coronel penas se enganou.

Rinaldo Nery

Obrigado pela correção. Já é quase impossível mesmo assim.

Glasquis7

Uma suíte de guerra eletrônica conseguiria enganar os radares de aquisição das baterias antiaéreas da Venezuela?

ADRIANO MADUREIRA

eles são de longe muito mais bem equipados…

300 unidades de artilharia antiaérea rebocadas de 23 mm ZU-23/30M1-4, várias centenas de mísseis antiaéreos Igla-S, pelo menos 11 baterias Pechora-2M S-125, 12 SAMs Buk-M2E e três baterias S-300VM Antey-2500.

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Fonte: Forte.jor

Glasquis7

Em defesa antiaérea, ele são, de longe, melhores do que qualquer país da América Latina, isso eu sei mas, eu queria saber se existe a possibilidade de interferir nos radares das bateria antiaéreas com uma suíte de guerra eletrônica.

Kemen

Interferir nos detectores dos misseis que foram lançados pelas baterias quando próximos do objetivo sim.

Glasquis7

Nos radares em terra não?

Kemen

Vai depender da potencia do sinal do radar terrestre que chega ao objetivo, radares terrestres tem alta potencia de irradiação, e da distancia até esse radar. Depende de variaveis na ocasião. Já a potência do localizador do misil é baixa, dai a facilidade de jammea-lo quando estiver próximo.

MarcosJGB

Aí surgem aquelas perguntas imbecis dizendo: para quê investir de defesa antiaérea moderna e em quantidade? Infelizmente temos que primeiro derrotar os inimigos internos para depois tentar encarar os externos. O Brasil deveria ter no mínimo uma defesa antiaérea descrita acima, já iria deixar qualquer piloto preocupado.

Joao Moita Jr

“ no mínimo os EUA nos dariam apoio com armamento inteligente”
Vai perguntar pra Argentina sobre esse negócio de ficar esperando “país X” chegar na hora H com os mísseis necessários.

Foxtrot

Os americanos nós ajudar dariam com tecnologia de ponta .
Alguns AIM 9L, F-4 Phantom recuperados , mais A4 para a MB e o Interpred que sairá de museu para ativa da MB kkkkkkkk.
Não podemos esquecer dos mísseis Minutman !

Pablo Astorga

João Moita…

No podemos olvidar que el apoyo de Chile fue prácticamente decisivo contra Argentina en la Guerra de Malvinas. Chile transmitió en tiempo real toda la información de la fuerza aérea argentina a las Malvinas. Fueron masacrados en parte por eso.

Chile fue el único país sudamericano que apoyó abiertamente a los británicos en la Guerra de Malvinas.

Glasquis7

Os argentinos perderam por arrogantes e incompetentes.

Mania de culpar os outros pelos seus fracassos.

As ilhas se chamam Malvinas.

Kemen

Alguma incompetência militar houve sim, como se publicou em analises mais detalhadas. Não aumentar a pista do aeroporto das Malvinas, permitindo a FAA operar A-4 e S.E. nas ilhas. Acreditar no inicio que não ocorreria reação do R.U.. Acreditar que o R. U. respeitaria a zona de exclusão que eles mesmos determinaram e divulgaram. Retirar as tropas mais treinadas das ilhas e deixar na maioria recrutas. Acreditar que os U.S.A. apoiariam mais um regime militar que eles ajudaram a criar em um pais da América, em vez do R.U. pais europeu. Acreditar que todos os paises Sul Americanos seriam favoraveis… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Kemen
Gabriel BR

Se chamam Falklands.

Joao Moita Jr

Um veterano dos Royal Marines, que conheci no Oriente Médio, lutou lá naquela campanha e já era velho 10 anos atrás me disse que eles referem-se as tais ilhas como Fucklands. Lol

glasquis 7

“No podemos olvidar que el apoyo de Chile fue prácticamente decisivo contra Argentina en la Guerra de Malvinas”

Falklands meu caro, Falklands.

Si os militares argentinos tivessem brio, coragem e profissionalismo, não teriam enviado e abandonado os seus conscritos nas ilhas.

Culpar os outros pelas suas derrotas não fará com que as ilhas voltem a ser de vcs.

Kemen

Malvinas.

Glasquis7

Falklands meu caro.

Os argentinos se renderam e entregaram a soberania das ilhas a UK. A rendição assinada por Galtieri é fácil de encontrar.

Joao Moita Jr

Y tampoco podemos olvidar la situacion en la cual Francia se negó a hacer la entrega de los misiles Exocet a lá Argentina.
Y acerca la vergonzosa actuación de Chile, el hecho de que se hayan vendido de manera tan deshonrosa nunca se olvidará, y esta traición eternamente se recordará.

glasquis 7

‘Y acerca la vergonzosa actuación de Chile, el hecho de que se hayan vendido de manera tan deshonrosa nunca se olvidará, y esta traición eternamente se recordará” Amigo, vc não faz ideia do que está postando. A Inglaterra e o Chile tem uma história de mutua cooperação desde a guerra da emancipação do Chile. Assim como a Argentina tem um historial longínquo de traições. A começar por ter confiscado as embarcações que o Chile comprou dos EEUU e da Inglaterra na época da independência e a execução dos seus oficiais, passando pela traição da Argentina na Guerra do Pacifico obrigando… Read more »

Joao Moita Jr

Bom, sei que é muito pedir, dado o historial da América Latina, mas o mínimo que o Chile deveria ter feito era ter se declarado neutro nesse conflito, somente pelo fato de ser um país vizinho, inclusive falando o mesmo idioma, em guerra contra uma potência europeia. Agora, que eles tenham tomado o lado da Inglaterra, inclusive participado com inteligência e apoio logístico contra a Argentina está simplesmente errado.

glasquis 7

O Chile apenas cedeu autorização de uso do seu espaço aéreo e dava alerta de decolagem de caças. Isso não foi o motivo pelo qual a Argentina perdeu a Guerra

Digite em You Tube:

tero,tero,tero, hoy le toca alos ingleses y mañana a los chilenos.

Isso quer dizer Hoje mataremos ingleses e amanhã mataremos Chilenos.

A Argentina ameaçou pela terceira vez consecutiva ao Chile. Vc queria que o Chile fosse neutro?

Anthony

Sr Pablo Astorga, me permita perguntar: quando a Argentina apoiou o Chile?

Que eu lembre, a Argentina em outras ocasiões foi e contra o Chile, já se esqueceu?

Quem fere esquece, quem e ferido não!

horatio nelson

as ilhas se chamam falklands…território ultra mariano britânico !

Kemen

Se vamos usar um criterio real, seriam Malouines, que foi asimilado em espanhol como Malvinas. Esses dois nomes, se originam de linguas latinas, não de linguas anglo saxonicas.

Nelson Amura

FALKLANDS…não força…

Kemen

Malvinas, não apela, é histórico. Imagine se o R.U.tivesse ocupado Santos ou Vitória ou São Vicente ou a ilha Grande e muda-se seu nome para Thomas Cavendish. ____”Mas antes disso, atacou e incendiou as residências dos moradores da Ilha Grande, também conhecida como Ilha Placencia. Atracou em Ilhabela, de onde ordenou o ataque pirata à Vila de Santos e São Vicente. Incendiou engenhos produtivos, incendiou o Outeiro de Santa Catarina, fez prisioneiros velhos, mulheres e crianças e roubou muito ouro do Brasil, então Terra de Santa Cruz. Aterrorizou por meses as vilas da costa, perdendo um precioso tempo, o que atrapalhou a… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Kemen
Helio Mello

Se o R.U. ocupar qualquer lugar e tiver apoio da maioria dos seus habitantes ele muda o nome para o que quiser e todos os outros se dobram a isso. Ou aqui ainda é Império do Brasil ou Estados Unidos do Brazil? A própria Ilha Grande que você cita era indígena e seu nome era Ipaum Guaçu, e nem por isso você diz que Ilha Grande tá errado. Já fizeram eleições na ilha, e optaram por manter a soberania britânica. A terra é deles e o nome que eles usam é Falklands.

Joao Moita Jr

FuckLands…

Allan Lemos

João,se você se refere ao não apoio dado à Argentina pelos EUA durante a Guerra das Malvinas,acho que a comparação não é válida pois são cenários muito distintos.A Argentina estava em guerra com o RU,que ao lado do Canadá é o principal parceiro americano no mundo,então era óbvio que os EUA apoiariam os britânicos contra quem quer que fosse. A França era parceira do RU na OTAN e na UE,então também era lógico que não apoiariam os argentinos. Além do mais,a Argentina foi o país agressor. Mas em um cenário onde a Venezuela invada o Brasil,com certeza os EUA nos… Read more »

Joao Moita Jr

Eu mais bem me referia à França.
Simplesmente quero dizer que os meios necessários para lutar e vencer uma guerra seja lá com quem seja, devem estar em prontidão nos estoques das FFAAS brasileiras, já bem antes do começo das hostilidades.

Foxtrot

Caro João está certíssimo.
Mas nossos oficiais trabalham com “arsenal virtual” e não há uma reserva de guerra seja de armamentos seja de recursos financeiros.
Não sabem que na hora que o pau quebra, é exatamente o equipamento feito em casa que faz a diferença.
Mas ao que parece, o mais importante é inflar a folha de pagamentos e choramingar por mais verbas salariais.
Até hoje estão na época em que o tamanho em números de pessoas define o poder de uma força militar.
Brasil é atrasado em tudo, doutrina, tecnologia, independência etc.

Marcelo Andrade

Ai, ai, tava demorando…..

Foxtrot

A verdade é dura e amarga.
Aprenda a conviver com ela Marcelo !

CMitinga

Do outro lado Rússia e China provavelmente também apoiariam, daí não seria de estranhar chegarem alguns SU-35S “comprados” pela Venezuela rapidamente, com R-77-1 e R-37M, este com mais de 300 Km de alcance, o que ameaçaria seriamente nossos AWACS.

ADRIANO MADUREIRA

“no mínimo os EUA nos dariam apoio com armamento inteligente”.

Maravilhoso mesmo ! Ficarmos esperando a caridade e o auxílio de um outro país para resolver nossos problemas em um hipotético conflito, e mostrar realmente que somos incompetentes,incapazes de nos defender de uma possível agressão externa.

Mendigar auxílio para mim seria pior do que perder…

Andre

Isso aconteceu com todos os países em toda história humana. Os núbias ajudaram os romanos contra Cartago. Os ingleses ajudaram os franceses na guerra dos 30 anos. Os soviéticos ajudaram os alemães e depois os americanos ajudaram os soviéticos na segunda guerra. Os soviéticos ajudaram os coreanos. Os americanos ajudaram Israel….e por ai vai.

Rodrigo M

Isso se chama politica. Além do histórico relacionamento USA x UK como aliados quase carnais, soma-se a trapalhada argentina o fato de um desgoverno de ditadura militar com viés populista e já desacreditado, em uma aposta furada. Não era de se esperar nada de diferente do tio Sam. . É preciso entender a volatilidade do contexto politico em cada situação, especialmente nesses países nos quais os governantes não seguem uma politica contínua de Estado mas sim de partidos e não conseguem enxergar um palmo a frente que não seja algo relacionado aos seus próprios interesse pessoais, o resultado nas relações… Read more »

Antunes Neto

Eu acredito que os EUA nos ajudariam sim.

Iam deixar de aproveitar de invadir país rico em Petroleo… Que invadiu país amigo?
.
Acho que não.

Andre

Acho que é situação muito diferente de uma hipotética guerra entre Brasil e Venezuela e da guerra das Malvinas. A Argentina era o agressor contra o maior aliado histórico dos EUA. O Brasil estaria em guerra contra um país subserviente à Rússia.

Poderíamos também pedir ajuda ao nosso fornecedor dos derby. Israel tem muita experiência em atacar territórios protegidos pelos mesmos sistemas aa.

Joao Moita Jr

Aqui está a dura verdade, sem política nem ufanismo. O Brasil simplesmente não tem as menores condições de entrar em guerra contra a Venezuela. Mesmo que debochem, os sistemas anti aéreos estão muito além de alguma ameaça que a FAB poderia apresentar. E até que o Gripen chegue em números suficientes, eles também possuem a superioridade aérea. E a população venezuelana apoia firmemente o regime, mesmo que existam dissidentes. E para terminar o jogo, a economia do Brasil anda a um passo do colapso total. A condição sócio econômica do pais é muito frágil. Inclusive já houveram reuniões entre a… Read more »

Andre

Eu acho que este foram conecta dois universos paralelos e nós dois vivemos um universos muito parecidos mas com algumas diferenças.

Você está falando em economia do Brasil a um passo do colapso total, da condição sócio econômica em comparação com a Venezuela? No seu universo, os venezuelanos não fugiram às dezenas de milhares, a pé, para os países vizinhos? Ai no seu, não virou noticia a falta de papel higiênico na Venezuela?

E imagino que ai, uma guerra é definida apenas entre armas aéreas e armas anti aéreas. Aqui no nosso, nem aviões e nem aa ganham guerras sozinhas.

Sequim

Pois é, João. Os argentinos contavam com os satélites dos EUA para ajudar a localizar a frota da Royal Navy e na “hora h” , o Pentágono desligou os equipamentos e deixou a Argentina na mão. A guerra das Malvinas/Falklands ensinou muitas lições.

Ersn

Adicionando que mesmo armamento inteligente prescisa de treino e capacitação para uso,somente se nossos armeiros,técnicos e pilotos de ataque já estivessem acostumados a utilizar armamento inteligente norte americano isso seria possivel,sem falar na integração nas aeronaves

Daniel Ricardo Alves

Ora, meu amigo . . . Você não quer comparar a Inglaterra que era e é, um aliado da OTAN (além de toda a ligação historica entre os dois paises) com a Venezuela que é aliada dos chineses e russos, né? Fora o fato que os americanos já colocaram a Venezuela sob uma série de sanções. Eu não tenho duvidas nenhuma, que se o negocio ficar feio, os dois lados vão apoiar os seus respectivos aliados.

Francisco Vieira

Prezado Pedro, ao contarmos com os Estados Unidos nesse teatro, a finalidade da simulação perde o sentido.
Abraços.

Ted

Entrar numa guerra contando com alguém para nos defender? VC tá doido. Sera que algum parente seu vai pra linha de frente com um fuzil.

Xerem

Esquece os EUA cara po voces adoram ser colonia hein

Paulo Siqueira

Bom seria se continuássemos satélite de Cuba!!!

JORGE PETROLA FERREIRA

Possui S-300 Comandante. Que já é uma arma fora de série.
A disuasão deles é com os EUA.

FighterBR

Acho que é o S-300. A Venezuela não comprou o S-400.

Tutu

São três sistemas S-300VM.

ADRIANO MADUREIRA

Rinaldo Nery, me esclareça uma dúvida por gentileza :

Bem, não entendo de mísseis e sua funcionalidade, mas ao ser lançando do f-5, o derby apesar de seu próprio radar de guiamento ele poderia ser guiado pelo radar da aeronave E-99 AEW&C ,sendo assim ampliada sua “visão” ou não funciona assim?

será que os E-99 não poderiam usar mísseis?
os ERJ-145 indianos usam mísseis não é?

GFC_RJ

“Será que os E-99 não poderiam usar mísseis?
os ERJ-145 indianos usam mísseis não é?”
Nunca vi um AWACS armado. Para mim não faz sentido.
Minha dúvida é se o E-99M, com o Link BR-2, poderia lockar o alvo e o caça com radar off conseguir engajar bem cedo com um míssil mais longo. Aí sim os Flankers só veriam a ameaça pelo MAWS, quando já estariam a poucos segundos de serem abatidos. 

Rinaldo Nery

Exato.

ADRIANO MADUREIRA

Há muito tempo havia visto uma Imagem do ERJ-145,um imagem publicitária da aeronave com misseis,e se não me engano era da aeronave indiana,como não conheço nada sobre a aeronave deles,eis a razão da minha pergunta,vai que a de lá tinha e eu não sabia…

Fora que veio a lembrança de um Dassault 50 armado com exocets e um dassault falcon com mísseis G-FRAW

Clésio Luiz

Era um conceito da versão de patrulha marítima. Que eu saiba o único comprador foi o México e o deles não é armado.

DanielJr

Acredito que não exista AWACS com mísseis, não faz sentido. Não temos nada com mais alcance do que o Derby, e o SU-30 detectaram os F-5 pelo IRST segundo o vídeo, então acredito que não seriam pegos totalmente desprevenidos.

Acho que na vida real os F-5 tentariam alguma tática um pouco diferente do que foi mostrado na simulação, não sei qual, para tentar ganhar vantagem na distância, lançar o máximo de Derby que der em uma “rodada” de disparos e depois dar um jeito de desengajar. Sem a surpresa do início do combate, as chances caem muito.

Salim

F5 teria chance se fosse vetorado pelo E99 sem emissão radar, se misseis fossem também guiados pelo E99 . O E99 seria o game chante nesta batalha, porem náo temos F5 suficientes para envolver su30 . Ate o gripen na quantidade comprada teria uma batalha difícil. Lembrando que quando tivermos gripem operacional teremos movimentação destes paises e por ser compra por parte deles terão resposta bem mais rápida.

GFC_RJ

“o SU-30 detectaram os F-5 pelo IRST segundo o vídeo, então acredito que não seriam pegos totalmente desprevenidos”. É por isso que precisa de um míssil mais longo, como o Meteor ou um AMRAAM, pois seria possível um fire and forget antes do alcance do radar e do IRST do oponente. Ocorrendo isso, o Flanker só vai notar o perigo no MAWS e pensar “fu…boom”! “lançar o máximo de Derby que der em uma “rodada” de disparos e depois dar um jeito de desengajar”. Não dá. Os Tigers carregam só 2 Derbys. Na simulação, o Sr. Galante deu uma molezinha… Read more »

DanielJr

Concordo com você. Outra realidade é que não dá mais para os Tigers, estão irremediavelmente defasados.
No final desses combates todos, nós aqui iríamos falar coisas como “perdemos 15 caças, mas aqueles 3 que derrubamos foi por causa da manobra tal e tal”, igual fazem com alguns resultados em exercícios contra rafales e outros caças. Os nossos pilotos fazem uma tática diferente, pegam um ou dois em alguma vantagem que só ocorrerá uma vez, depois perdem 10 jatos quando o oponente aprende a novidade.

ADRIANO MADUREIRA

obrigado GFC_RJ !

Tomcat

Prezado Rinaldo Nery, e quando o MCT-300 estará operacional? Me parece que o desenvolvimento dos mísseis aqui no Brasil entraram em quarentena ano passado, pois faz muito tempo que nada se fala…

Rinaldo Nery

Também não sei.

Salim

Venezuela esta cogitando comprar misseis iranianos, ai complica bem cenário. Precisamos dar prioridade neste desenvolvimento e agilizar entrada operação full gripens e nova encomenda.

jef2019

Caramba? 5 para 1? achava algo em 4 para 2, mas então o cenário é pior ainda!!! preocupante!!!

JSilva

Estamos falando de um dos aviões de combate mais bem sucedidos da Rússia, que forma sua espinha dorsal, projetado para combater o F-15, contra um caça de baixo custo que os Estados Unidos usaram para treinamento ou para exportar para países aliados de pouco orçamento…

E a simulação ainda foi camarada com 4 Derby para cada F-5, o que sabemos é que os nossos levam dois, não temos nenhuma persistência em combate (quantidade de armas e autonomia).

Aí é localizar (E-99), encontrar a melhor posição para lançar e desengajar o mais rápido possível.

Agnelo

Prezado Cel Nery
Ainda há a possibilidade das Acoes Diretas de nossos Comandos e Indiretas de nossas Forças Especiais.
Além, claro, da Guerra Cibernética, no C2 deles, por exemplo.
Sds

Rinaldo Nery

Sim. Usar tudo o que temos. E o que temos de melhor. Kid Preto!

Rodrigo Martins Ferreira

O P3 não dispara aquele Harpoon para ataques terrestres ?

Peter nine nine

O p3 deverá ser capaz de disparar o harpoon… Desde que a FAB conte com eles, no entanto, são misseis anti navio, não de ataque ao solo.
Versões recentes deste míssil têm a capacidade de ataque ao solo, estando inclusive a serem integrados em diversos navios de marinhas OTAN, no entanto esta capacidade permite lhe apenas ser vectoado contra alvos fixos, eventualmente infraestrutura ou posições costeiras. O míssil não está de nenhuma forma especializado para o abate de alvos específicos terrestres, como AAs e/ou veículos.

Diogo Luiz Bizatto

Descaso com nossa soberania!
Uma vergonha um país como o nosso não possuir uma avião de caça avançado.

Last edited 5 meses atrás by Diogo Luiz Bizatto
Rinaldo Nery

Acho que o F-39 (que está caminho) vai resolver o problema…

Diogo Luiz Bizatto

Verdade. Mesmo assim é um descaso.
Podemos dizer que estamos vulneráveis considerando a nossa força aérea atual?

Rinaldo Nery

Diria que não estamos muito bem não. Mas treinamos para extrair do que temos o melhor desempenho. Por isso a realização do Exercício Tápio, em Campo Grande, que encerra amanhã.

Rinaldo Nery

Porém, fico extremamente ofendido quando certo comentarista teima em chamar a FAB de ¨aeroclube¨ em TODOS os posts dele, demonstrando TOTAL desconhecimento das ações da Força Aérea do país dele. Da Tápio nunca deve ter ouvido falar, tampouco das demais operações e exercícios (CRUZEX, Ágata etc.).

GFC_RJ

Nestes casos, sugiro que ignore total. Não há o que se fazer contra haters.
Claramente o sujeito nunca viu um projeto na vida. Aliás, nunca sequer leu um livro decente em algum momento. Se perguntar o que acha de Douet ou de Seversky, vai responder que prefere beber gelado…

Ricardo Bigliazzi

Também acho, é um desrespeito total as nossas tripulações e ao nosso conhecimento.

Algo me diz que Eles teriam algumas surpresinhas.

Salim

A FAB sofre com falta material faz tempo, vivendo remendos e soluções meia boca como radar F5 e bvr derby ( pelo menos derby er ) o descaso com AMX também notório, ate o A1 marinha tem radar melhor. Alem da cúpula inflar tropa para justificar NR oficiais. Espero que Gripen e Meteor mude esta situação difícil dos valorosos combatentes FAB.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Gostaria de parabenizar a Força Aérea Brasileira pois há muito tempo vem tirando leite de pedra. Nunca teve vida fácil. Extrair o máximo do equipamento e do piloto demanda muito estudo e treinamento. As pessoas deveriam se colocar no lugar dos pilotos, que têm muito mais chances de ir ao combate real e ter de confiar na doutrina e parar de achar que é piloto porque joga simulador 5h por dia.

Ted

Descaso é diante de uma ameaça ter 70% da tropa na fronteira com a Argentina. Deve ser uma tática para preservar os soldados.

glasquis 7

Antigamente a maior ameaça era a Argentina… Não faz tanto tempo assim, uns 30 a 35 anos.

Wilson Lobe Junior

A maior ameaça ainda é a Argentina.

ted

Realmente! os exportadores tem que tomar cuidado com os calotes. É um perigo vender para a Argentina. Grande ameaça.

CMitinga

Apostando que do outro lado vai/deve chegar SU-35S com R-77-1 e R-37M.
E pessoal, vamos considerar que do outro lado não tem bobo nem ninguém dormindo. Lá o pessoal também não gosta de morrer.

Salim

Fora o risco que teremos se comprarem misseis iranianos.

Andre

Eu topo essa aposta. Aposto r$1000 que o su35s não chega até 2035.

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Diogo Luiz

Maurício.

Sendo bem realista, um combate Su-30 x F-5 seria algo nesse estilo:comment image

alexandre

não haveria combate, somente 2 SU 30 descolariam desarmados, a combinação alerta aereo antecipado, derrubaria os Su 30…

Heinz Guderian

Calma, o matador de Sukhois já está chegando!

Joao Moita Jr

O primeiro está a caminho… de barco.

Flanker

Não entendi a ironia com o “De barco”. Qual o problema de virem de navio???

marcogandolfi

eles são fiotão ainda não sabem voar sozinho

Rene Dos Reis

Ri muito , boa.

Salim

O de barco reflete a falta de urgência verificada, visto que precisamos destes caças operacionais para nossa defesa aerea para ontem.

Flanker

Tu tá falando sério? Tem guerra no horizonte? Qual a diferença entre vir de navio ou voando? No nosso cenário atual, se vierem voando só vai servir para desgastar as aeronaves em um voo desnecessário! Se os primeiros a serem entregues, no ano que vem, tiverem sua entrega atrasada pelo transporte maritimo, aí talvez, quem sabe, pode ser, que possam reclamar pela “demora” do transporte “De barco”……caso contrário , é só reclamação sem o menor motivo….

Andre

Pessoal joga muito video game e não consegue entender que os recursos limitados devem ser usados conforme as ameaças e o tempo mostrou que a fab acertou perfeitamente em não correr de maneira afobada com o fx e o fx2. Os gripen estão chegando não tivemos nenhuma ameaça séria nesse período antes de sua chegada.

Salim

O translado aéreo em si já contribui para homologação e confiabilidade, estes 30 dias entre. Translado ,preparacao e reapronto para vôo traria cronograma homologação em um tempo reduzido. . No mercado civil tentamos ao maximo acelerar e reduzir entrada produto mercado, tempo a mais custa muito, neste caso teremos estrutura parada esperando avião, defesa igual seguro, só sente falta quando precisa. Guerra lagosta deterioro em menos de uma semana, com fragata francesa em nossa costa e forca naval capitaneada por porta aviões costa África. Brasil e rico e previdente RSS só agimos depois que entornou caldo. Falta disciplina e preparo… Read more »

Flanker

Ok. Eu coloquei meu pensamento e vc colocou o seu. São pensamentos conflitantes.Ficamos assim. Ponto.

glasquis 7

Já foi explicado que é um protótipo e é mais seguro trazer de navio.

Operações como esta, em que muito está em jogo, não se corre riscos desnecessários. Se o caça, por algum infortúnio, se perdesse no mar, as possíveis ventas futuras do mesmo, se veriam seriamente afetadas.

Sagaz

Não adianta, deixa a choradeira… Pessoal gosta de novela, tem que ter drama. O blog tem que ter a opção de desenhar, colocar música, afinal escrevendo eles jamais entenderão.

Heinz Guderian

Claro, vem novinho em folha.

Mauro

Seria interessante simular com o uso dos E-99, já com novo radar modernizado. Na real seria essa a configuração. Se o alcance do novo radar for de mais de 700 Km, o F-5M terá uma capacidade situacional bem maior. Não foi a toa que o exército já levou duas vezes o Astros para a fronteira norte, sair de Brasília e ir até o norte não foi sem motivos. Basta localizar a bateria dos S-300 e regular o AV-MTC naquela posição, não tem erro. Lembrando que os S-300 não ficarão 24 horas em alerta, é nessa hora que seria o ataque,… Read more »

Ted

O AV300 não está operacional ainda

glasquis 7

Pois é.

Mauro Cambuquira

Bela simulação, isso deve mudar vários pensamentos aqui. E o Coronel Nery conhece bem o cenário.
Muito esclarecedor. Espero que em uma eventual realidade, que desejamos que nunca aconteça, estejamos em situação diferente.
Parabéns a Trilogia!

Tomcat4,2

Sinceramente ainda creio que a combinação F-5 EM + E-99 sairia vitoriosa numa situação desta mas, estamos a meses se começarmos a voar os Gripen’s E(não entra na conta o primeiro Gripen E que já está vindo, apenas os de produção que começam a ser entregues ano que vem ) e aí a supremacia aérea será ,em absoluto, nossa.

Flanker

Esse que está vindo é de produção…o 1⁰. Assim que encerraram os testes vai ser colocado no mesmo nível de hardware e software dos outros e entregue ao setor operacional.

ted

Exatamente! só falta 35

Gabriel

A simulação, me parece, considera as “condições ideias” dos aviões e mísseis, além de um provavel nivelamento na qualidade dos pilotos.

Pelas informações gerais da Venezuela, essas questões lá estão longe das ideais.

Bille

É que, nesse caso, os SU30 utilizam “magia” para não ver seu inimigo e lançam seus mísseis utilizando os conhecimentos de antigos xamãs que sobrevivem na parte mais alta de salto Angel, sobre manejo das condições climáticas para amplificação do alcance radar utilizando manipulação da unidade do ar atmosférico nos FL350… os pilotos recebem conhecimentos de divindades, juntando isso tudo da esse resultado aí.

O Sr deve ser um grande planejador pelo “aparente” conhecimento. Parabéns jovem, o MD te espera. És poliglota: falas português e muitas outras m3rd4s.

Sagaz

O que que o colega falou demais para tanto alarde? Aquele país que sucumbe diante da miséria, com forças armadas especialistas em surrar civis, contrabandear, traficar, etc… Deve amar muito aquele país para ter ficado tão ofendido.

Fabio Roberto

Parabéns Galante, que venha mais videos desse estilo, com esse simulador é possível simular também confrontos terrestres e navais?

Rene Dos Reis

Ai ai ai já comecei a viajar aqui.

Salim

Muito bom.

Luís Henrique

Sim. É um absurdo os governos brasileiros terem demorado tanto tempo para estabelecer uma superioridade tecnológico para a FAB diante de vizinhos bem menores.

Desde 2006 a Venezuela possui esta vantagem com os Sukhoi.
E o Chile adquiriu F-16 novos em 2002.

Bem, a Venezuela recebeu F-16 em 1983. Então faz quase 40 anos que estamos atrás dos vizinhos em caças. Uma verdadeira vergonha.

Mauro

F-16 do Chile estão anos luz do Gripen. Brasil vai fabricar, Chile comprou alguns da Holanda já obsoletos e muito baratos, mais baratos que um A-29, e alguns novos em menor quantidade, não é tudo isso. Hoje não tem aviar AEW com os E-99. Venezuela comprou há muito tempo alguns F-16, na época eram altamente modernos, tem a ver com o petróleo que exportavam para os EUA e servia como compensação comercial. É duvidoso que tenham capacidade plena de combate de seus Su-30. Segundo alguns militares venezuelanos, suspeita-se que estes aviões eram usados e foram vendidos como novos. O Gripen… Read more »

Glasquis7

F-16 do Chile estão anos luz do Gripen.”

Qual diferença que os faz tão distantes se são caças 4.0 (o 16) e 4.5 (o Gripen E)?

rui mendes

Percebes TT de material militar … que até dá dó.
Há muito tempo, eu tinha dito, que comparar o SU 30 com o F5 MLU Brasileiro, era piada, mais os F16 Chileno comprados da Holanda, eram F16MLU , acho que tinham a versão M5 do MLU, que todos os F16 na Europa tinham, junto com os F16 dos EUA na Europa, pois são modernizados de maneira igual, por causa da NATO, essa versão, na altura, era comparada aos F16 blq 50.
Acho que actualmente, já vexiste a MLU versão M5.5

Glasquis7

Os F16 MLU FACh são compatíveis com os utilizados na Europa. Todos são TAPE IV Os Block 50 são um pouco acima.

Acho que a FACh se daria melhor. Ainda mais se for com apoio do Condor que possui uma boa suíte de guerra eletrônica.

Marcelo Silveira 75

O sistema anti colisão já é usado a um bom tempo!
Não é exclusividade do Gripen-E.
Lembro da matéria da RFA onde o coronel Silvio Potengy vôo no Mig 29, o sistema que em russo significava “botão de pânico” o mesmo(coronel Potengy) fez advertência que pilotos não entram em pânico!
Acidentes podem ocorrer com qualquer caça. Inclusive com o Gripen-E, não há como tu afirmar está tua tese, SOBRE acidente.

Charles

Luís, só para reforçar teus comentários e lembrar que a Venezuela sempre esteve a frente do Brasil em termos de aviões de combate, possuindo o F-16, bronco e tal

Marcelo Silveira 75

Charles.
A Venezuela na frente do Brasil, na mesma época que os aviões precisava estar as 12 horas para disparar seus mísseis.

Imagina-se, a fonia forte de desespero em espanhol
_”aeronave inimiga brasileira as 6horas”!

As nesta época, foi é ruim estár na frente!
.

filipe

Os Sukhois 30 são muito superiores aos F-5M, porém com uma boa tática e electrónca é possível equilibrar esse duelo, dai a razão da FAB ir para os Gripens NG, os combates BVR são os mais adequados para o uso dessas aeronaves… Mas nunca subestime o treinamento e a experiência de um piloto de caça.

DOUGLAS TARGINO

Bom, até chegar os novos aviões e combinando com os aviões de alertas antecipados, sempre seremos fregueses dos Su-30 e defesa antiaérea venezuelana.

Glasquis7

Não há muita tática quando um R 77 te persegue.

Pablo Astorga

Para un F-16 obsoleto de Chile sí, no tiene ninguna posibilidad de escapar, pero para un Gripen E con toda su suite EW y sistemas de autodefensa, es mucho más difícil.

Glasquis7

Para un F-16 obsoleto de Chile sí, no tiene ninguna posibilidad de escapar,”

Não pode faltar quem procura briga gratuita e tenta menosprezar sem ter ideia do que está postando.

Não postei ao senhor e tenha o mínimo de educação de postar em português.

Em respeito aos demais foristas.

Alex Faulhaber

O rapaz só fez um comentário e sem faltar respeito e a mim não incomoda que escreva em espanhol.

Ted

Qual o alcance de um R 77?

glasquis 7

Em condições ideais, acho que 140 a 148 km. Não lembro bem mas sei que não atingem os 150 km.

DSC

Em condições ideais, o alcance máximo do R-77/RVV-AE (a versão original) é de cerca de 100km 🙂comment image

Last edited 5 meses atrás by DSC
Glasquis

Tenho a impressão de que o alcance já foi ampliado.

JuggerBR

É bem hipotetico, afinal eles não tem REVO pra atravessar a selva e vir aqui, nem nós temos motivos pra ir até lá.

Ted

Revo? Sabes o alcance de um Su30. Cindacta 4 já era.

glasquis 7

Se não me engano, o SU 30 MKII, tem um raio de ação de 3.000 km.
Saindo ,de La Esmeralda, conseguiriam cobrir os Céus de Roraima e o Amazonas. Se conseguissem estabelecer bases mais próximas à fronteira, conseguiriam aumentar um pouco esse raio.

Isso em teoria.

bjj

Na verdade esse é o alcance máximo sem reabastecimento. O raio de combate é um valor difícil de saber porque depende da configuração do avião, altitude de voo, velocidade, etc.., mas segundo o ausairpower o raio de combate do SU-30 fica entre 700 e 1000 mn (1300 e 1850 km,respectivamente).

Alexandre Fontoura

Não chega a 1300km, não.

Alexandre Fontoura

Isso não é raio de ação, mas alcance de traslado, sem armas e com máximo de combustível. Não sei o raio de combate ar-ar do Su-30, mas o do Su-35, segundo o seu fabricante (Knaapo), é de cerca de 1.100 km Hi-Hi-Hi.

Glasquis7

o SU 30 MKII, tem um raio de ação de 3.000 km.”

Me referia ao alcance. Veja que postei:

” Saindo ,de La Esmeralda, conseguiriam cobrir os Céus de Roraima e o Amazonas.”

Isso dá 1.200 km. Dá pra vir, lutar e retornar com tranquilidade. Meça o mapa e verá que estou certo.

Last edited 5 meses atrás by Glasquis7
Flanker

Raio de ação é o mesmo que o raio de um círculo. É a distância máxima que a aeronave pode percorrer com determinada configuração de combate e poder retornar. Digamos que com x bombas e mísseis, a aeronave possa voar um total de 1000 km com o combustível carregado. Nesse caso, se a aeronave irá decolar e pousar na mesma base, o raio de ação é de 500 km.

glasquis 7

Eu usei o termo errado. Mas se calcular a rota desde La Esmeralda, vai ver que está dentro do raio.

Luiz Antonio

Claro, todos ficariam olhando bovinamente o Cindacta 4 ser destruído. Sei. Menos colega. Bem menos.

glasquis 7

Mas, vai contrarrestar o ataque deles com o que, Guepard, Igla?

Ted

É verdade! Temos iglá e rbs 70. Sem falar nos poderosos f5. Tenho até pena dos SU30

Alexandre Fontoura

Su -30 cai no meio do caminho por pane seca. Uma missão de ataque seria somente num sentido, sem retorno. O raio de combate, hi-lo-hi, é de pouco mais de 800km, com 4ton de carga bélica, para poder levar o máximo de combustível.

Luiz Antonio

muitos não fazem cálculos. Tem que explicar.

Johnny

Considerando que a Venezuela tem 22 SU-30 e o Brasil mais de 50 F-5, acredito que a simulação mais adequada fôsse um número maior de F-5 contra os caças venezuelanos, embora os F-16 bolivarianos ainda estejam operacionais, não sabemos quantos.

joel eduardo soares

Boa tarde, já que é no campo imaginário a sugestão é de 6 gripen apoiando os f5BR.
Abraço!

MFB

Mas quantos SU estão em condições de voo lá kings?

JSilva

Galante, um cenário com uma ou duas esquadrilhas de A-1M, escoltadas por F-5M e/ou Gripen, contra um alvo na Venezuela.

O banco de dados do jogo já possui o A-1M e Gripen E?

Salim

Teria que levar em consideração os que estão operacionais, ai ficaria mais equilibrado.

Caio Cipriano

Mas depois da simulação ficou claro que p enfrentar eles ou é “independence day” (mandando um numero bem maior que os deles) ou é “fuga das galinhas”. Meio termo (em igualdade numérica) é “esquadrão suicida” hahaha

Flanker

A FAB não tem “mais de 50 F-5″…..são 43 EM e 5 FM…..48 aeronaves.

Charles

Seria um suicídio estratégico, mas numa simulação tudo vale. Pergunta? A FAB faz esses tipos de simulações

Ted

A FAB tem um simulador em Brasília. Tipo jogos de guerra numa tela gigante

Johnny

Nesse caso, o dobro de tigers contra os quatro sukois, mas, pelo visto, não rola não. Pode torturar a simulação da forma que for. Resta mesmo aguardar o longo tempo até a chegada de um bom número de gripen.

MCruel

Parabéns pela simulação. Assisti até o final? Não.. .minha raiva com tanto tempo de descaso com as coisas sérias no nosso Brasil não permitiu..

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Ficou com raiva de tantos Derby despistados??? Kkkkkkkk cómo eu.

ADRIANO MADUREIRA

Em uma parte do vídeo, alguns mísseis derby perderam o alvo devido a contramedidas dos sukhoi, provavelmente contra medidas eletrônicas.

Uma pergunta de um simples leigo: Se nossas aeronaves f-5 são desprovidos de tais meios, algo que só veremos nos F-39 Gripen, existem também meios de contramedidas eletrônicas baseadas em terra?

Gabriel

Senhores, muita calma, por favor. Nem 8 e nem 80. A simulação feita comprova, como a grande maioria já sabia, que o SU-30 é superior ao F-5M e vida que segue (isso considerando que os SU-30 da Venezuela estão minimamente operacionais e os misseis já recebidos ainda válidos). Com a inevitável chegada do Gripen E o cenário vai mudar rapidamente. Porém a realidade atual na região é bem diferente da vista na simulação. A preocupação “hoje” em relação a Venezuela não são seus SU-30 ou S-300, mas sim como acolher os venezuelanos que entram no Brasil por Roraima. O “cenário… Read more »

DanielJr

Você tem razão, não estamos no caminho de lutar contra os Venezuelanos, mas ajudá-los através da Acolhida e isso não torna imoral a realização dessas simulações, elas apenas mostram possibilidades teóricas para debates como ocorrem aqui. Eu vejo que a maioria do pessoal que participa do fórum também não querem que o Brasil guerreie contra a Venezuela, mas mesmo assim discutimos o assunto como grupos que gostam de outras coisas também fazem pela internet. Se os argentinos forem realmente a falência, provavelmente o Brasil irá ajudá-los de alguma forma e isso também não é motivo para não ter uma simulação… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

“Você tem razão, não estamos no caminho de lutar contra os Venezuelanos, mas ajudá-los através da Acolhida”. 

Prefiro operação contenção ! Não deixar nenhum passar pela fronteira,acho que já recebemos nossa cota de venezuelanos,não somos o celeiro do mundo.

Ted

Quem te falou que os Su30 estão inoperante?

glasquis 7

Conjecturas. Menosprezar o inimigo é o primeiro passo pra derrota.

Alexandre Fontoura

E quem te disse que todos estão operantes?

Glasquis7

Mas quando vc vai pra uma guerra, deve partir do pressuposto que o seu inimigo está 100% equipado pra não ter surpresas.

Tomcat4,2

Excelente Gabriel !!!

Bille

Colocar como conjectura uma informação inverídica complica a analise.

Se tens informações 100% “confiáveis” de que os SU30 estão com pouca manutenção e degradados, está desprezando os mercenários russos que aportaram naquele país há pouco tempo. E ainda despreza o fato de poderem ser operados por mercenários russos (no desespero do regime, basta pagar).

Ou “aparentemente” tens mais informação que o MD (ou CIE, ABIN, etc…)

Ou pode ser sabedoria xamânica.

karlyson

Já simulou os F-5BR com algum pod de guerra eletrônica? Ou junto com algum avião de guerra eletrônica?

Foxtrot

Só simulação mesmo, ávida Real é completamente diferente. Nossos F-5 perdem em manobrabilidade, raio de ação, carga de armamento, camuflagem IR etc etc etc. Os R-77 não são facilmente enganados assim como prega a simulação. As poucas vantagens de vitória dos F-5 seriam em combates Dog fight com canhões e mísseis. Aí teríamos ótimas vantagens pois acredito na capacidade técnica de nossos pilotos e nas capacidades do A-darter, porém aí encontra-se outro problema, a FAB postergou a compra dos A-Darter. Outra vantagem teríamos com os MAR-01 abatendo os radares das baterias Venezuelanas, após isso ataque massivo com os MT-300 e… Read more »

glasquis 7

após isso ataque massivo com os MT-300″

Mas nesse caso, a Venezuela poderia neutralizar o Ataque de MT 300 com misseis Kh-555

Capa Preta

A única chance dos F,5 , seria a operação conjunta com os R99.

O jogo vira com a operação Griphen- Reven essa,R99, meteor…com isso osa sukois gigantes brilhando igual uma árvore de natal nós radares não vão nem ver de onde veio o golpe

bjj

Parece que o que desequilibrou o combate não foi necessariamente o alcance dos mísseis e dos radares, nem o desempenho de voo, mas sim a efetividade dos mísseis. O Derby foi enganado com muita facilidade e teve uma taxa de acerto muito baixa. Se fosse um pouco mais resistente aos sistemas de despistamento, poderíamos ter pelo menos igualado o número aviões destruídos..

GFC_RJ

O principal problema no nosso lado foi que os R-77 são muito superiores aos Derbys. Para chegar a distância de engajamento necessária nos Derbys, os Flankers já tinham identificado e disparado contra os F-5, mesmo com guardião já passando o cenário aos Tigers antecipadamente. Para piorar, as contra-medidas dos Flankers tiraram muita onda com os Derbys… foi uma lavada. Também, o payload dos Flankers é uma covardia com os Tigers. O editor ainda deu uma canja, equipando os F-5 com 4 Derbys, coisa que eu nunca vi. Em terceiro, os radares curtos dos Tigers para engajar os Flankers complicaram ainda… Read more »

Marcelo Silveira 75

No simulador não pode abater ganhando dos Flankers!
Más na Cruzex, aonde os caças voam de verdade, conseguiu “abates” sobre F-15 e até Rafale!
Que coisa não???

Rinaldo Nery

Nunca teve F-15 nas CRUZEX.

Marcelo Silveira 75

Rafale na Cruzex.
F15 na Red Flag

O importante é que houve abates de F-15, pelo f-5M!

Glasquis7

Daqui a pouco vão dizer que derrubaram Raptores.

Marcelo Silveira 75

Muito irônico da sua parte Glasquis 7.

Pensamento pra refletir:
“Chileno só conhece asa, porque vive no sovaco argentino”!

horatio nelson

kkkkkk

bjj

Inclusive é curioso o fato dos Derby terem tido um desempenho aparentemente melhor contra os Rafales franceses, sendo que os Rafales possuem menor RCS e melhor sistema de guerra eletrônica em comparação com os SU-30 venezuelanos.

Fabio Araujo

Os F-5M são muitos inferiores aos SU-30, mas a FAB tem uns pod’s de guerra eletrônica para os A-1M, os F-5M podem usar esses POD’s? E usando eles poderiam ter uma melhor chance de evitar o R-77?

Fabio Araujo

Eu gostaria de ver os SU-30 contra os Kfir C-10 colombianos armados com o I-Derby!

Marcelo Silveira 75

Olá Alexandre Galante. Talvez há algumas ponderações como bem citastes, de o simulador não estiver atualizado. É inigualável comparações no que se A superioridade dos aviões Sukhoi SU-30 vs F-5 M. Más a TÁTICA apresentada no simulador é até grosseria quando comparado num cenário real hipotético.. 1°- O R-99 o detectou o inimigo antes e o f-5M não fez o uso de táticas eficiente! Porém na Cruzex já “abateu” Mirage 2000, F16, F-15 e até Rafale! No simulador não pode? 2°- O ECM(Contra medidas eletrônica) do F-5M não atuaram a contento? Uso do Sky Shield é só pra uso de… Read more »

Glasquis7

Porém na Cruzex já “abateu” Mirage 2000, F16, F-15 e até Rafale! “

poderia postar a fonte desses abates pra analisarmos os dados?

Marcelo Silveira 75

Postei errado F-15.
O F-15 foi na Red Flag em 2008.
Os demais na Cruzex.
Porém não foge à temática, que foram “abatido” pelo F-5M.

Rinaldo Nery

O F-5 é o que temos, e modernizá-lo foi a melhor opção antes da chegada de uma nova aeronave (F-39). Já imaginou o resultado se fosse o modelo antigo? A guerra é a administração das incertezas, e muita coisa acontece num combate. Eu quero um Porsche que vi numa loja aqui em Indaiatuba, mas meu salário só paga a minha Captur. O que posso fazer?

Glasquis7

Grande parte dos operadores de F5 os tem modernizado pois são Caças Táticos Supersónicos que operam a custos muito abaixo dos caças empregados na atualidade e permitem manter a doutrina.

Acho que tanto os F5 BR quanto os F5 TIII seguirão operativos até 2030.

É um caça no final da sua história mas, na nossa região, apenas Peru, Venezuela e Colômbia tem caças superiores.

Marcelo Silveira 75

Precisa de mais?

glasquis 7

Como assim? não entendi a sua pergunta, precisa de mais o que?

Marcelo Silveira 75

“Apenas Peru, Venezuela e Colômbia”

Precisa de mais países?

Marcelo Silveira 75

Valeu Coronel Rinado Nery.
Concordo com o Sr, e, estou tentando entender..
Porém é difícil aceitar a justificativa do simulador dando a vitória aos venezuelanos!rsrsrsrs.

E aquela “estórias” do valor humano!
O simulador levou em conta,a qualidade atrás do manche?
Era pilotos russos operando no Sukhoi venezuelanos?

Rinaldo Nery

A qualidade do piloto e do seu treinamento faz diferença, sim. Mas, precisamos ter cuidado em simplesmente desmerecer os venezuelanos. Assim como pilotos de qualquer país sul americano. Não tive boa impressão dos venezuelanos nas CRUZEX e na VENBRA em que participei, mas isso foi antes dos SU-30. Acho que não ficaram parados no tempo.

Salim

No passado recente Iraque acreditou que forca aérea iraniana.estava inoperante apos revolução e fuga pilotos e sem suporte USA. O que vimos foi Ira dar surra no Iraque com os f14 e f4 e também f5.

Alexandre Fontoura

Mas também não devem ter avançado muito, cel. Lembro de ter lido uma notícia no site da FAMBV comemorando os 8 anos de emprego dos Su-30 que, na ocasião, os 23 aviões disponíveis haviam completado, no período, 6.800 h de voo. Acho difícil que os pilotos deles tenham um excelente nível de treinamento, com cada aeronave voando menos de 50h/ano…

Glasquis7

Desculpe, eu tenho entendido que a FAV tem sim uma série de limitações tanto na sua organização quanto na sua logística mas, será que os pilotos entram nesse pacote?

Pergunto por que considero que os pilotos de aeronaves uma elite dentro das FA’s e os pilotos de caça, uma elite dentro da elite.

Desde este ponto, acredito que deve haver na Venezuela um grupo de 100 caras capacitados para pilotar com grande efetividade os SU. Se os caças vão estar 100% em condições bom, aí já é outro problema.

Luís Henrique

Os F-5 são caças leves da década de 60, derivados de um Treinador a jato. A modernização trouxe sua eletrônica embarcada para a década de 90, com radar mais moderno e um missil bvr com radar ativo. Porém devido às limitações do caça o radar é pequeno e não se compara a radares instalados em caças maiores em termos de alcance de detecção e os misseis não são os mais modernos e possuem alcance Inferior à maioria dos outros BVR. Os Su-30 foram fabricados após 2006. Derivam do Su-27 que é um caça pesado de superioridade aérea da década de… Read more »

Marcelo Silveira 75

Luís Henrique. A M2 Browning .50 é de criação de 1918 e faz ainda muito estragos, uma das melhores pistola a Colt 1911 é base de muitos exército ainda hoje, B52 é tão antigo quanto o F-5. O SISTEMAS embarcado evoluiu infinitamente mais rápido que a parte física, mas isso não quer dizer que o aparelho não seja ainda capaz de certas atribuições! O f-16 é da década de 70 sua base, más evoluiu, e está igualmente mortal! Porque? Por que o sistema é atualizado e sua forma física refeita “rejuvenesce”. É apenas uma máquina, podendo ser modificada estruturalmente, nada… Read more »

Glasquis7

Não se comparam metralhadoras com caças,

tecnologicamente não há como apoiar uma comparação como essa.

Se seguirmos essa linha de raciocínio, uma boa pedrada na cabeça também faz muito estrago e as pedras foram criadas antes do planeta existir.

O F5 BR ainda é um caça de respeito no contexto no qual se encontra inserido, salvo algumas exceções, como mencionei antes, MIG 29 do Peru, SU da Venezuela, IAI Kfir da Colômbia. Com a chegada do JAS 39 E deverá encontrar seu valor como caça da segunda linha de defesa

Marcelo Silveira 75

A comparação é como uma parábola:.
Não é por ser feito no tempos atrás que ainda não funciona., não se adequa.

glasquis 7

Nisso vc está certo.

Alexandre Fontoura

Os F-5 dos anos 60 eram os do modelo A/B. Nem radar tinham. Os F-5E/F são da década de 70. No mais, concordo.

Flanker

1. F-15 só na Red Flag 2008 2. Os Sky Shield operam com os A-1. 3 e 4. Os pilones certificados para operar o Derby no F-5 são os externos das asas. Para o F-5, levar 2 Python 4 e 2 Derby, mais o tanque no centerline, já está no limite. Não limite de peso, mas limite aerodinâmico, pois os Derby provocam bastante arrasto, prejudicando a manobrabilidade. 4 Derby seriam demais. Quanto à serventia dos F-5M: colocou a FAB em contato com tecnologias de geração, como HMD e introduziu a FAB na arena BVR, em conjunto com os F-2000. O… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Flanker
Glasquis7

Dúvida,

F-15 só na Red Flag 2008″

Nessa época já operavam os Derby?