O Shenyang J-16D, versão de guerra eletrônica do caça multimissão J-16 da Força Aérea de Libertação Popular da China (PLAAF), fotografado na chegada ao aeroporto de Zhuhai.

O J-16, especializado em ataque ao solo, é um desenvolvimento do J-11, que por sua vez é derivado do russo Sukhoi Su-27. O avião vai participar do Zhuhai Air Show, que acontecerá de 28 de setembro a 3 de outubro.

O J-16 está equipado com um radar AESA e é movido pelo motores chineses Shenyang WS-10A. O peso da aeronave é reduzido com o maior uso de materiais compostos.

O J-16 também recebeu pintura absorvente de radar para reduzir sua assinatura eletromagnética, a fim de melhorar a capacidade da aeronave em missões SEAD de supressão de defesas, juntamente com o emprego de casulos de guerra eletrônica.

A variante da guerra eletrônica J-16D é equipada com casulos EW nas pontas das asas. Um sistema interno de EW substituiu o IRST e o canhão de 30 mm.

Subscribe
Notify of
guest

64 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Guerra Eletlônica

Wagner

Que merd@

Ney Jorge Hitos Ferreira

Nenhum comentário sobre o novo caça argentino?

Maurício.
Ten Murphy

Quando o preconceito supera a capacidade de pesquisa.

Welington S.

Novo? Não sei se será mais… parece o MD argentino deu pra trás em relação ao caça.

Jack

Sim…parece que será mais do mesmo…traduzindo o Ministério da defesa Argentina disse que não emitiu nenhuma ordem de compra. Vamos aguardar.

glasquis 7

Eu ja tinha comentado que o anuncio parecia mais um calmante devido á debandada do gabinete de Fernandez do que uma operação de rearmamento.

Nilton L Junior

Sua defesa então é feita por mísseis.

SteelWing

Russos foram ingênuos ou o suborno foi grande de entregar ou o desespero por dinheiro foi grande após a queda da URSS, ou todos estes fatores juntos, dar o projeto do SU-27 assim foi demais. Se bem que os ucranianos “deram” o do SU-33 e teve também o yak-141 à LOCKHEED, que aprendeu muito com este, não o copiou, mas aprendeu diversas lições que foram fundamentais para vencer a disputa contra o fx-32. Enfim, vários projetos que os russos “deram” à seus concorrentes, pois a guerra fria havia acabado, mas que na guerra comercial os prejudicaram bastante, até os EUA… Read more »

Antoniokings

Prezado.

Creio que vc não tem noção da interação russo/chinesa.
No passado, presente e no que está vindo para o futuro.
Pelo novo desenho que se forma na Ásia, até o Afeganistão vai ter seu papel.

brasil247.com/mundo/em-cupula-asiatica-russia-e-china-defendem-cooperacao-regional-incluindo-relacoes-com-o-afeganistao

Elias

Brasil 247, cartacapital, globo uol folhadesaopaulo veja istoê, kkkkk estais brincando , né? Com fontes assim você está passando é vergonha. Kkk

Andre

Faltou sputinik, tass e mais os sites que ele acha sabe-se lá onde….

Antoniokings

Oxe!
Se uma coisa acontece, não importa se é a Agência Tass, o NY Times ou Diário de Marte que publica.
O fato é fato.
Queira vc ou não.

José de Souza

Eles querem como fonte o Jornal da Cidade On Line e Terça Livre, talvez matérias no Sikêra Junior e no Jornal da Record, só pode!

Last edited 2 anos atrás by José de Souza
Elias

Fontes que dão aval as pesquisas DataFolha não são e nunca serão confiáveis , ( por questão de manipulação e interesses mesmo) abram os olhos foristas.

elias

ingenuo ou esta se fazendo…. a maneira com que os fatos sao relatados e conotaçoes para voce nao é relevante ?

Slow

Ué você se informa por onde ? Nos grupo de zapi zapi ?

Manuel Souza

Passa fontes melhores aí. Pq qualquer fonte que colocarmos aqui que for contra seu tipo de pensamento vc vai chamar de comunista e petista. Mas adora acreditar em fonte de Whatsapp.

elias

apenas leio e vejo entrevistas com quem entende de cada assunto sem que nenhum editor e jornalista interfira e distorça para suas aideas( rsrsrs.. piada)

Luiz Trindade

Passar vergonha é acreditar num inapto que provocar mais de 500.000 mortes por uma gestão de pandemia desastrada para dizer o mínimo e não dizer a verdade!

elias

” provocar mais de 500.000 mortes”, é disso que eu falo , voce lê fontes da mainstream brasileira que é a maior criadora de fhake nyuws (ironia kkk) , e expoe toda sua cegueira( eufemismo )

JuggerBR

Atualiza, tá chegando em 600 mil…

elias

vixi,,, outro…. a pandemia é mundial ( Redundância, toda pandemia é mundial) é preciso explicar…informaçoes “filtradas” resultam nesta confusao , (pela mainstream )

Renato Carvalho

Continue repetindo isso em sua cabeça e um dia vc vai passar realmente a acreditar nessa narrativa.

Pedro Bó

Eu lembro de uma interação em que russos e chineses se bateram com galhos de árvore na fronteira em um conflito mais ridículo que a Guerra das Lagostas…

SteelWing

Cara isso aí do Afeganistão é outro assunto o que os próprios russos falam a é que o j-11 E suas variações são cópias não autorizadas.

https://www.aereo.jor.br/2009/02/13/russia-declara-j-11b-chines-e-copia-ilegal-do-su-27sk/

https://nationalinterest.org/blog/reboot/chinas-j-11-fighter-copied-russias-su-27-flanker-182096

Fabio Mayer

Brasil 247? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk(pausa para respirar)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Marcio A. Dutra

Nada a comentar de quem cita como fonte de referência o site brasil247.

Slow

O certo é pagar cache pro sikeira e usar ele de referência né ..

Last edited 2 anos atrás by Slow
Paulo Neves

A aproximação entre China e Rússia é, no mínimo, antinatural. São países que não têm muito em comum e têm muito para discordar. A Rússia sempre foi voltada para a Europa. Mas, as duas últimas décadas foram muito bizarras. E o “Ocidente”, com os EUA à frente, foi empurrando a Rússia para o lado da China. Sempre pressionando mais e mais. Depois de tantos anos e anos a desconfiança foi diminuindo e sinergias foram aparecendo, com integração entre os países. Até por que, isolados, seriam mais vulneráveis. Mas a China vai continuar mais populosa, mais rica, mais produtiva e mais… Read more »

pupu

a Rússia tem tudo que a China não tem ! recursos minerais e petróleo a perder de vista ! segurança alimentar para se proteger de qualquer embargo ! se o brasil eos e.u.a fizerem uma aliança para o controle global de alimentos ? o que a china poderá fazer ? como ela vai alimentar seus bilhões de escravos ?

Carlos Campos

Xings, sai dessa, os Russos não deram para os chineses seuas tecnologias em troca de ter amiguinho, era pq não tinham dinheiro e os chineses se aproveitaram, quanto ao futuro eu não sei, mas que no passado toda as grandes potências se aproveitaram dos russos no colapso soviético se aproveitaram, por isso eu gosto do Putin, impediu a Rússia de ser castrada.

Marcos Cooper

Fonte:Brasil247!!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…….

Carlos Campos

os Americanos pegaram até S300 na época do colapso soviético, agora quanto a China eles ficaram caladinhos até 2008, não queriam ser embargados, agora não dá para ser embargado.

Turu

Pois é, vamos ver no que isso vai dar, no passado os EUA faziam hipotecas até para cachorros, e agora parece que os Chineses contruiram deus e o mundo, só que esqueceram que alguém tem que pagar.

Pedro Bó

Turu, um colapso socioeconômico (fora o ambiental) mundial em escala muito maior do que 1929 e 2008 é praticamente inevitável.

Antoniokings

Preocupe-se com o teto da dívida americana que vai acabar paralisando o País.
Em tempo.
Até o final do ano, a dívida americana chega perto de U$ 30 tri.
Para o ano que vem, a estimativa é de cerca de US$ 32 tri.
Alguém vai ter de pagar.
Eu particularmente acho que já é impagável, mas economistas falam que os americanos, daqui para frente, já têm 3 gerações endividadas.

forbes.com.br/forbes-money/2021/05/orcamento-trilionario-de-biden-deve-levar-divida-publica-dos-eua-para-nivel-recorde/

Olho vivo.

Carlos Campos

os EUA podem matar o dólar e pagar a dívida, ou a tecnologia 4.0 pode salvar eles, mas se eu soubesse exatamente o futuro ia ficar bilionário e chamar o Soros de funcionário.

sub urbano

Calote nao existe na China. O governo chines dá um jeito nem que seja tirando dinheiro do tesouro pra cobrir a divida. Eles nao ligam pra regras de mercado. Vai por mim essa crise imobiliária de a lá 2008 nunca aconteceria na China.

Antoniokings

Basta vender parte dos títulos do Tesouro dos EUA que ela tem.
Tem cerca de 1 trilhão de dólares.
E vende no mercado secundário com um pequeno desconto.
Perde um pouco de dinheiro, mas afunda a captação americana.

Carlos Campos

mas e como fica o Belt and Road, pq ia tirar dinheiro do BC chinês e capacidade de emprestar dos chineses ia reduzir, e como o Yuan ainda é fraco perante o dólar a economia da China poderia ser prejudicada por uma falta de crédito, eles iam ter regredir vários anos atrás onde dependiam do capital externo para crescer.

José de Souza

A maior parte da dívida não é em dólar, é em grande parte com bancos públicos chineses. Se essa informação for correta não tem grandes riscos sistêmicos. Pronto, acabou.

Antoniokings

Segundo o CEO da Bridgewater.

Bridgewater’s Ray Dalio Says Evergrande Crisis ‘Manageable’

bloomberg.com/news/videos/2021-09-21/ray-dalio-says-evergrande-crisis-manageable-video

Carlos Campos

tem sim, dependendo de como a China ficar depois disso vai ser dificil continuar crescendo, ela vinha puxando o crescimento mundial por muito tempo.

Andre

Enquanto os russos mostram maquetes os chineses mostram evolução. O aluno superou o mestre em muito já…

Antoniokings

Isso.
Não se preocupe com as maquetes russas.
Os americanos também não estão.
hehehe

Welington S.

”Evolução”, você quis dizer né…

Foxtrot

Antes que escrevam falando, nossa cópia descarada do SU-27 e blá blá blá.
O Brasil opera pod,s de interferência há anos e até hoje não desenvolveu e fabricou nenhum.
A MB tem o Mage devedor, que com talvez algumas modificações poderia se tornar um pod de interferência aérea.
O Mage defensor já provou sua extrema capacidade em operações conjuntas com membros da Otan, chegando ao ponto de bloquear e interferir em modernos radares norte americanos.
Sabe- se que a MB está desenvolvendo sua versão veicular, se as FAAs fizessem projetos conjuntos, poderiam desenvolver a versão aérea também.
Parabéns China !

Bardini

O Mage defensor já provou sua extrema capacidade em operações conjuntas com membros da Otan, chegando ao ponto de bloquear e interferir em modernos radares norte americanos.
.
Kkkkk…
.
O MAGE Defensor não bloqueia e não interfere em nada. Ele é um sistema que pura e simplesmente detecta e classifica emissões de um radar…
.
https://www.omnisys.com.br/data-seet/guerra-eletronica-mage-et_slr-1.pdf

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Foxtrot

Realmente errei na empolgação.
Se não me engano o que bloqueia radares é o SLQ da MB.
Mas que seja o Mage, SLQ ou qualquer “sopinha” de letras que a MB utilize para seus equipamentos.
Mas que ele existe, está operacional há anos e realmente teve grande êxito, isso é inegável.
Aprende Lesardine, erra é humano e ninguém sabe tudo.
Ao menos eu admito quando erro e reconheço isso.
Não sou como você que só escreve asneiras, erra e não tem humildade de ver isso !

Bardini

Continua errando…

Foxtrot

Aí ai Lesardine, você é triste !
Entra em seus post,s retirados da weekpédia, várias vezes com outros ip,s para dar vários likes.
Sei que gosta disso !

Carlos Campos

poderíamos usar a tecoligia do Mage e com as de radares que já temos, o Mage classifca a frequência em depois uma antena potente manda o mesmo sinal fazendo interferindo no emissor do sinal original, parece fácil, mas não é, mas que dá para fazer no brasil dá.

Foxtrot

Explica isso para o “gênio” do aladim Lesardine.
Ele detém todo o conhecimento do universo, e com certeza ele irá dizer que é gambiarra.
Esse para egocentrismo é pouco !

Matheus

Então é um J-15D só que pra força aérea chinesa.

J-20

Na verdade, quando a China assinou o contrato para o desenvolvimento do J-11 e outras variantes a partir do SU-27SK, havia uma cláusula que proibia a exportação de qualquer unidade fabricada pela China. Até mesmo com a recisão do contrato original, essa regra se manteve e os posteriores J-11B/D e J-16 são apenas para uso doméstico.

Fabio Mayer

A Rússia sabia que, ao vender o SU-27 para a China, ela o copiaria…

Não existem ingênuos nesse negócio.

SteelWing

Pois é e na década de 90 a Rússia estava quebrada, praticamente deu o projeto por micharia. O Brasil também podia ter aprendido muito com isso, mas aqui só pode comprar coisas ocidentais, passíveis de serem embargadas. Podem até ser melhores , mas os EUA não querem vender os melhores como foi com F4 e agora f35. Fora possíveis embargos,regras e blá blá blá. O que adianta ter o melhor equipamento se não pode usar ou usar com restrições? isso quando vendem. Melhor comprar dos Russos ou Franceses mesmo. Se bem que se comprar dos chineses e copiar, estes não… Read more »

Carlos Campos

quem copia de copião tem 100 anos de perdão kkkkkkk

Jonathan Pôrto

Vamos ver seu batismo de fogo em breve !!!

Last edited 2 anos atrás by Jonathan Pôrto
Camillo

O mundo é Ásia, Europa e América do Norte, sempre foram estes que competiram pela liderança, e agora mais uma vez a liderança voltando para o Oriente, EUA estão em decadência e a beira de uma guerra civil, e chinesses e russos que são extremamente pragmáticos sabem que tudo que o Ocidente (EUA e Europa) querem é vê-los dividos, para derrotar um por um, e China e Rússia aliados ninguém segura. Aqui é Brasil, América do Sul, que não é considerado Ocidente pelo próprio Ocidente, apesar da divisão de torcidas, tanto faz, vai continuar como sempre foi, as matérias-primas sendo… Read more »

Camillo

Moro em Manaus, quando cheguei em 1997 ainda haviam aqui multinacionais europeias e americanas, todas faliram ou foram compradas por asiáticas, hj 100% das indústrias multinacionais aqui são asiáticas, japonesas, sul coreanas, indianas e claro a maioria chinesas.